quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

SME distribui uniformes para os estudantes - uma ação de Educação da Paz

Todos iguais

 

Duas camisetas, uma calça, um short ou saia-short e um casaco. Esses itens compõem o kit uniforme que todos os alunos  vestirão para começar o próximo ano letivo.
A vestimenta visa a segurança e a identificação dos educandos como componentes da rede municipal de educação (RME).
Com investimento de aproximadamente sete milhões de reais a Pre­feitura de Goiânia beneficiará, a­té 25 de janeiro de 2012, início do ca­lendário escolar, cerca de 120 mil a­lunos das escolas e Centros Mu­ni­cipais de Educação Infantil (CMEIs).
A entrega simbólica dos primeiros uniformes foi realizada na última segunda-feira, 28, no CMEI Con­suelo Nasser, localizado no Residencial Ana Clara, região Oeste da Capital.
O evento contou com a presença da secretária municipal de Educa­ção, Neyde Aparecida; da primeira-da­ma, Tereza Beiler; diretores de departamentos da Secretaria Muni­cipal de Educação (SME), bem co­mo de pais, comunidade e crianças que desfilaram com o novo modelo.
O prefeito Paulo Garcia afirma que esse é mais um compromisso cumprido na sua gestão. “É um benefício que contribui para a qualidade da Educação oferecida ao goianiense. Aos poucos e com muito empenho, estamos atendendo aos anseios da população. Te­nho certeza que esses uniformes fa­ci­litarão a vida de muitos e que nos­sos alunos serão reconhecidos por onde passarem”, declarou o prefeito.
Para a secretária Neyde Apare­cida, a iniciativa da Prefeitura visa promover a condição igualitária entre os alunos. “O produto que a SME está entregando vai minimizar as diferenças entre os educandos. Uniformizada, a criança não poderá mais ser julgada por aquilo que veste. O objetivo é estabelecer o respeito entre as condições socioeconômicas de todos os alunos da rede municipal”, ressaltou.
Até este ano, o uso de uniformes pelos educandos era facultativo, uma vez que as unidades educacionais mandavam confeccionar a vestimenta de comum acordo com a comunidade escolar. Processo que frequentemente gerava custo aos responsáveis.
Com o fornecimento gratuito pela SME, a partir do próximo ano, as escolas e CMEIs poderão exigir o uso da vestimenta, conforme orientação do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Infância, Juventude e da Educação do Ministério Público de Goiás.
Mais segurança
Segundo a secretária Neyde Aparecida, a entrega dos uniformes é algo inédito na RME e certamente contribuirá para a identificação e maior segurança dentro das escolas. “O aluno uniformizado é identificado em qualquer lugar e, dentro da escola, o uniforme promove a igualdade entre todos, afastando possíveis problemas relacionados ao bullying, discriminação e violência”, explicou.
Os uniformes serão entregues nas escolas pela empresa responsável pela confecção dos mesmos, a partir do dia 3 de janeiro de 2011. A proposta da SME é de que todos os alunos estejam devidamente uniformizados já no primeiro dia de aula.
O diretor da Escola Municipal Balneário Meia Ponte, na região Noroeste da Capital, Roberto Borges de Oliveira, prestigiou o evento de entrega e falou o quanto a comunidade esperava pelos uniformes.
“Era um anseio de todos nós, diretores, professores, alunos e principalmente dos pais. É um ganho muito grande, pois os uniformes têm o poder de evitar a discriminação dentro da escola e um aluno não será mais bem vestido que o outro”, declarou.
Francisca Bandeira, mãe de Dandara Bandeira Freitas, 4 anos, atendida no CMEI Consuelo Nasser, comemorou o benefício. “Vai ser uma economia. Às vezes, minha filha sujava três roupas em um dia, agora vou gastar menos. Sem contar que a segurança dela vai ser maior e não vai ter ninguém melhor vestido que o outro, vão ser todos iguais”, comemorou a mãe.
Wiltony Júnior Oliveira, 6 anos, recebeu o uniforme, desfilou durante o evento de entrega e afirmou sua satisfação. “Eu achei bonito, adorei a cor azul. Agora não vou mais usar minhas roupas para ir à escola. Só para passear”.
Compromisso assumido
Ao receber o kit uniforme, pai, mãe ou responsável pelo aluno matriculado, assinará um termo de recebimento e cuidado com as peças. Os diretores de cada unidade educacional foram orientados quanto as informações que devem repassar às famílias em relação aos cuidados e obrigatoriedade do uso diário do uniforme.
A diretora do CMEI Consuelo Nasser, Delza Maria de Oliveira, conta que os pais estão muito satisfeitos com o kit. “Todos assinaram termo de compromisso, estão sendo orientados quanto aos cuidados e quanto ao uso. As famílias estão agradecidas à Prefeitura”, afirmou.
A chegada dos novos uniformes foi recebida com alegria e entusiasmo pelos educandos atendidos no CMEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário