Programa Escola da Inteligência

PREFEITURA DE GOIÂNIA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
POLÍTICA ARTICULADA DE EDUCAÇÃO DA PAZ - EPAZ

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA
O Programa Escola da Inteligência (EI), foi direcionado a três segmentos: educandos, professores e familiares, objetivou fornecer ferramentas para a promoção da saúde emocional e, assim, prevenir fobias, ansiedade, depressão, transtornos psicológicos, agressividade, uso de drogas e baixa autoestima; estimular o desenvolvimento das funções mais complexas da inteligência humana: pensar antes de reagir, colocar-se no lugar do outro, gerenciar pensamentos, administrar e proteger a emoção; superar perdas e frustrações, além de buscar o desenvolvimento das relações interpessoais: ética e honestidade nas relações sociais, educação para a cultura de paz, atitudes de contribuir sem esperar contrapartida, resolução de conflitos de forma amistosa e trabalho em equipe.
11. TABELA PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA
ANO
QUANTITATIVO DE INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
2012
11
2013
60
2014
136
A EPAZ foi responsável em implementar, acompanhar e avaliar o Programa Escola da Inteligência (EI), no ano de 2012 implantado em 11 escolas, enquanto Projeto Piloto; 2013, 60 escolas nos Ciclos I II e III, sendo avaliado por amostragem por formulário específico nos meses de setembro e outubro de 2013 por 165 professores(as) participantes do programa, conforme especificado abaixo:

12. TABELA AVALIATIVA DO PROGRAMA EI EM 2013
  1. 100% dos participantes acham importante trabalhar as funções mais complexas da inteligência, como: pensar antes de reagir; determinação; perdas e frustrações.
  2. 95% dos professores consideram o Programa Escola da Inteligência como "ótimo/bom".
  3. 91% dos professores consideram o material trabalhado junto aos pais e alunos como "ótimo/bom".
  4. 66% dos professores consideram "ótimo ou bom" as capacitações fornecidas pela Escola da Inteligência, quanto à metodologia e aplicação dos materiais. Insatisfações apontadas: local, carga horária e a não liberação das aulas nos respectivos dias, impedindo todos os professores de participarem.
  5. 80% dos professores consideram "ótimo ou bom" os acompanhamentos e postura do Consultor(a) Pedagógico(a) durante a aplicação do Programa.
  6. Os professores aplicadores afirmam interesse à participação ativa no Programa de 93% dos alunos.
  7. Os entrevistados afirmam interesse à participação ativa de 53% dos pais e responsáveis no Curso de Pais desenvolvido na escola com o apoio do Programa.
  8. 96% dos professores afirmaram que o Programa contribuiu com o seu trabalho junto aos alunos.
  9. 98% dos professores consideram que houve melhorias no desempenho escolar de seus alunos.
  10. 96% dos professores afirmam melhorias no vocabulário, escrita e leitura de seus alunos.
  11. 94% dos professores afirmam aumento do interesse dos alunos nas disciplinas regulares.
  12. 96% dos professores consideram melhorias no desenvolvimento intrapessoal de seus alunos, tais como autoestima, timidez, entre outros.
  13. 97% dos professores consideram que houve melhoria no nível de ansiedade dos alunos.
  14. 95% dos professores consideram que houve melhoria nos relacionamentos entre os alunos.
  15. 94% dos professores consideram que houve diminuição do nível de violência entre os alunos.
  16. 92% dos professores consideram que houve diminuição do nível de violência de alunos contra recursos físicos da escola.
  17. 85% dos professores consideram que houve diminuição do índice de faltas dos alunos.
  18. 90% dos professores afirmaram ter apresentado melhorias em sua vida pessoal e/ou profissional com a aplicação do Programa, como: aumento da autoestima, controle das emoções, a arte de ouvir e de falar, contemplar o belo, maior tolerância e determinação, pensar antes de reagir, autoconfiança, se colocar no lugar do outro sabendo que todos nós temos uma história, etc.
  19. 88% dos professores afirmaram interesse na continuidade do Programa no ano de 2014.
  20. Os demais comentaram ser devido aos muitos projetos que desenvolvem no município, refletindo em grande sobrecarregada de trabalho para a equipe pedagógica.


PROJETO PILOTO 2012
PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA
Os desafios da sociedade moderna

As últimas décadas têm nos apontado um quadro verdadeiramente preocupante dentro de nossa sociedade, principalmente diante da nossa infância e juventude: inúmeras pesquisas e, a constatação prática cotidiana, têm revelado uma evolução assustadora dos índices de: 
  • depressão;
  • violência social (e, de modo direto, no ambiente escolar);
  • uso de drogas lícitas e ilícitas;
  • bullying;
  • anorexia;
  • suicídio;
  • agressividade e impulsividade;
  • dificuldade de relacionamento interpessoais;
  • déficit de atenção;
  • estresse e ansiedade;
  • doenças psicossomáticas;
  • gravidez precoce;
  • prostituição infantil e juvenil;
  • doenças sexualmente transmissíveis (DST) etc.
Diante dessa situação preocupante, o Programa Escola da Inteligência visa oferecer às instituições de ensino e órgãos públicos, um material que fornece ferramentas essenciais para que as crianças e jovens, além dos professores, gestores e famílias possam elaborar e desenvolver importantes habilidades nas relações que estabelecem consigo mesmos e com os outros.
Nossos parceiros têm trabalhado, de maneira acentuada, o conhecimento sobre o fabuloso universo em que nos encontramos, o Programa Escola da Inteligência, por sua vez, vem somar a esse conhecimento a oportunidade de que cada aluno possa igualmente conhecer o fabuloso universo que somos, - buscamos conduzir o aluno a pensar sobre o que ele pensa e como ele pensa para mudar como se comporta consigo mesmo e com os outros.

OBJETIVOS DO PROGRAMA:

O Programa Escola da Inteligência possui quatro principais objetivos:
  • Estimular o desenvolvimento das funções mais complexas da inteligência humana, tais como: aprender a gerenciar os pensamentos, a pensar antes de reagir, aprender a se colocar no lugar dos outros, a trabalhar perdas e frustrações, a superar ofensas, a proteger a emoção etc
  • Estimular o desenvolvimento da maturidade intelectual e emocional, tais como: a desenvolver a tolerância, a disciplina, a liderança, autoconfiança, autocrítica, a determinação, a generosidade, a elaboração do caráter etc.
  • Aprimoramento das relações interpessoais, tais como: ética, honestidade, aprender a expor e não impor opiniões, a resolução de conflitos, o trabalho em equipe etc.
  • Fornecer ferramentas para a Saúde Emocional, e, assim, prevenir: a baixa autoestima, a ansiedade, os transtornos psicológicos, a agressividade, o uso de drogas etc.
  •  Colaborar para que o aluno consiga identificar suas características psicológicas saudáveis, expandindo-as, e as não saudáveis, trabalhando-as em si, bem como identificar essas mesmas características no outro, considerando-as a partir da perspectiva do respeito à sua própria constituição e à constituição do outro; 
  •  Conduzir o aluno a refletir sobre as relações que estabelece consigo mesmo, com os outros e com o meio ambiente em que se encontra, enfocando o processo de aprendizagem que permeia essa relação: o quanto podemos ensinar e o quanto podemos aprender ao nos relacionarmos;
  • Conduzir pais e professores, de uma maneira acessível e prazerosa, a refletirem sobre os caminhos que a humanidade tem percorrido nas relações sociais desenvolvidas, sobre o funcionamento da mente, sobre a interferência de nossos pensamentos em nosso viver cotidiano e a relação existente entre a saúde emocional individual e a saúde emocional social.
     
  • Investimento na saúde emocional, qualidade de vida e melhora do desempenho escolar
A Escola da Inteligência promove as funções mais complexas da inteligência, a promoção da saúde emocional e das relações saudáveis para crianças e jovens de 6 a 15 anos e para gestores, professores e famílias das instituições de ensino da rede pública e privada, além de servidores públicos.

Os resultados que temos obtido diante das escolas que já estão aplicando o Programa Escola da Inteligência têm demonstrado que, além de termos uma acentuada queda no volume de ocorrências quanto à violência, indisciplina, bullying etc, de termos uma visível evolução no nível de compromisso, participação e envolvimento de pais e Professores na educação dos alunos participantes do Programa, ao enfocarmos a necessidade de se aprender a proteger a emoção, ao diminuir a ansiedade, ao fomentar o gerenciamento de pensamentos, ao apresentar uma melhora substancialmente positiva nas relações que os alunos e Professores elaboram consigo mesmos e com os outros, ao estimular a reflexão constante sobre a determinação etc têm ocorrido, de maneira direta e com resultados rápidos e qualitativamente bem definidos, uma acentuada evolução no nível de atenção, concentração e motivação do público escolar, fornecendo ao processo ensino-aprendizagem uma dimensão significativa, bem elaborada, com rendimentos e desempenhos superiores ao que era aferido antes da aplicação do Programa Escola da Inteligência nas instituições de ensino e órgãos públicos parceiros.
Por todo esse contexto acreditamos que toda a estrutura oferecida pelo Programa Escola da Inteligência possa tornar-se um diferencial na sua comunidade escolar, possibilitando o estreitamento e a qualidade nas relações entre equipe escolar, pais e a escola, entre Professores e alunos e entre os próprios alunos, propiciando uma melhora substancialmente positiva e importante na relações interpessoais, no universo escolar e social do município e no desempenho escolar.

ESCOLAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO QUE FAZEM PARTE DO PROJETO PILOTO


1. E. M. DOM FERNANDO G. DOS SANTOS / URE JARBAS JAYME

AL. PARQUE TAQUARAL QD. 48 Nº 464 - RESIDENCIAL GOIÂNIA VIVA
Fone: 3573-7189
Diretor: Joaquim Antônio de Paula e Silva

Quantitativo:
Ciclo I – 110 estudantes (Vespertino)
Ciclo II – 125 “ (Vespertino)
Ciclo III – 290 “ (Matutino)
Total: 525

2. E. M. ENGENHEIRO ROBINHO M. AZEVEDO/ URE JARBAS JAYME

Av. BL-1 QD. B-1 LT. ÁREA S/N - JARDIM EUROPA
Fone: 32887395
Diretora: Bruna Gadêlha de Oliveira

Coordenadora Pedagógica: Alcione – Ciclo II Vesp; Alessandra Ciclo I Vesp.; Maria Lúcia Ciclo III Mat.; Elaine Ciclo III Mat.; Oclair EAJA Not.
Coordenadora de Turno: Mat. Terezinha; Vesp. Ana Carolina; Maria Lúcia Noturno
Secretário Geral: Jonas Raimundo dos Santos

Quantitativo:
Ciclo I – 133 estudantes (Vespertino) Professora Dinamizadora
Ciclo II – 162 “ (Vespertino) Cristiane Língua Portuguesa
Ciclo III – 342 “ (Matutino) Coletivo – Referencia: Luiz Geografia / Angela Ciências
Total: 637

3. E. M. JESUÍNA DE ABREU / URE THOMÉ

RUA IGARITÉ, QD.65-A, N° 50 - PARQUE AMAZÔNIA
Fone: 3280-3136
Diretora: Cláudia Vitoriano e Silva

Quantitativo:

Ciclo I – 115 estudantes (Vespertino)
Ciclo II – 190 “ (Vespertino)
Ciclo III – 200 “ (Matutino)
Total: 505

4. E. M. PROF. TRAJANO DE SÁ GUIMARÃES / URE THOMÉ

AV. T-15 QD.3 N.º 2155 - PARQUE AMAZÔNIA
Fone: 3259-2013
Diretora: Suely Domingas e Silva
Secretária: Rose Mary Matias Rodrigues

Responsáveis pela execução do programa:

Ciclo I- profª Fernanda
Ciclo II – profª Liviane e Maria de Fátima
Ciclo III – profª Cristina / Noemia / Edinéia (coord.) / Lezy

Quantitativo:

Ciclo I – 150 estudantes (Vespertino)
Ciclo II – 110 “ (Vespertino)
Ciclo III – 196 “ (Matutino)
Total: 456

5. E. M. BERNARDO ÉLIS / URE BRASIL

RUA SC-33 C/AV. COMERCIAL QD. 80 ÁREA 5 - BAIRRO SÃO CARLOS
Fone: 3298-4455
Diretora: Eliane Martins Rodrigues Araujo

Quantitativo:
Ciclo I – 210 estudantes (Vespertino)
Ciclo II – 350 “ (Matutino / Vespertino)
Ciclo III – 282 “ (Matutino)
Total: 842

6. E. M. CEL. JOSÉ VIANA / URE BRASIL

RUA CM-7 ENTRE CM-8 E CM-10 QD.8 Nº 150 - SETOR CÂNDIDA DE MORAIS
Fone: 3297-3682
Diretora.: Adriana da Silva Aguiar de Deus

Quantitativo:
Ciclo I – 120 estudantes (matutino)
Ciclo II – 200 “ (matutino)
Ciclo III – 320 “ (vespertino)
EAJA - 110 “ (Noturno)
Total: 750

7. E. M. MARIA DA TERRA / URE BRASIL

RUA BF-1A QD. 25 - ÁREA IV - Bairro FLORESTA
Fone: 3298-2479
Diretora: Dallas Mendes da Silva Cardoso
Secretária Geral: Aparecida Augustinho da Silva Ferreira
Coordenação Pedagógica: Nara e Daniele Mat.; Kenia Vesp.; Paulo Not.
Coordenação Turno: Juraci Mat.; Cristina e Juraci Vesp.; Lelia Not.

Quantitativo:

Ciclo I – 270 estudantes (Vespertino)
Ciclo II – 365 “ (Vespertino)
Ciclo III – 387 “ (Matutino)
Total: 1022

8. E. M. SANTA HELENA / URE BRETAS

AV. CURITIBA N.º 400 - VILA PARAÍSO
Fone: 3211-6668
Diretora: Giselle Martins Mendes Xavier
Responsáveis pela execução do programa:

Responsáveis pela execução do programa:

Ciclo I- profª Vanir
Ciclo II – profª Helen / Marinezjuliana
Ciclo III – não tem na escola

Quantitativo:

Ciclo I – 174 estudantes (Vespertino)
Ciclo II – 175 “ (Matutino)
Total: 349

9. E. M. DONA ROSA MARTINS PERIM / URE BRETAS

AV. PERIM QD. 12 N.º380 - SETOR PERIM
Fone: 3586-3957
Diretor: Adamo Jesus Bernardes Arantes

Quantitativo:

Ciclo I – 187 estudantes (Vespertino)
Ciclo II – 193 “ (matutino e Vespertino)
Ciclo III – 295 “ (Matutino)
Total: 675

10. E. M. BÁRBARA DE SOUZA MORAIS / URE CENTRAL

AV. URUGUAIANA, N° 42 - JARDIM NOVO MUNDO
Fone: 3284-2536
Diretor: Claudio José da Silva

Quantitativo:

Ciclo I – 127 estudantes (Vespertino)
Ciclo II – 202 “ (Vespertino)
Ciclo III – 391 “ (Matutino)
Total: 720

11. E. M. PEDRO CIRÍACO DE OLIVEIRA / URE CENTRAL

RUA LUIZ DO COUTO QD. Y-3 LTS. 6 A10 N.º 169 - VILA CONCÓRDIA
Fone: 3208-2635
Diretora: Nivalda Lima Machado Gomes
Responsáveis pela execução do programa:

Ciclo I- profª Barbara
Ciclo II – profª Barbara e Keila
Ciclo III – prof. William e Ana Beatriz

Quantitativo:

Ciclo I – 91 estudantes (Vespertino)
Ciclo II – 192 “ (Vespertino)
Ciclo III – 305 “ (Matutino)
EAJA – 223 “ (Noturno)
Total: 811




Em continuidade às ações de promoção da cultura da paz e de prevenção e acompanhamento de situações de conflito, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por intermédio da Política Articulada de Educação da Paz – EPAZ, promoverá a Palestra do “SAÚDE EMOCIONAL E EDUCAÇÃO DA PAZ”, com o Dr. Augusto Cury.


Data: 21 de junho de 2012
Horário: 19:00 às 22:00
Local: TEATRO RIO VERMELHO NO CENTRO DE CONVENÇÕES DE GOIÂNIA-GO


Importante: Serão disponibilizadas 2.100 vagas. As vagas serão preenchidas pela ordem da inscrição.

Inscrições encerradas!

Escola para o coração 



Proposta preventiva contra doenças psíquicas e para acompanhamento emocional de alunos, professores e familiares inicia atividades em 11 escolas municipais de Goiânia

Por Roseneide Ramalho  
O mês de abril marca o início de uma proposta inovadora nas escolas públicas de Goiâ­nia. O programa Escola da Inteligência chega para possibilitar o desenvolvimento de qualidade de vida e promover a saúde emocional de mais de seis mil alunos, familiares e professores, com ações preventivas.
O programa implantado inicialmente em 11 unidades piloto é uma criação do psiquiatra, pesquisador e escritor, Augusto Cury, que por meio de equipe multidisciplinar especializada, propõe o desenvolvimento da inteligência, formação da personalidade e desenvolvimento de relações interpessoais.
A partir da iniciativa, os alunos passam a ser incentivados a pensar antes de agir, colocar-se no lugar dos outros, trabalhar perdas e frustrações e, assim, melhorar o desempenho escolar. O idealizador do programa aponta os resultados já observados com o desenvolvimento do programa em outros municípios. “As relações sociais são construídas de maneira mais profunda, o respeito entre alunos e alunos, alunos e professores e também entre pais e filhos se expandiram. Expandiu-se também a consciência crítica, a cidadania, o raciocínio e a capacidade de interpretação dos textos”, aponta Cury.
A secretária de Educação de Goiânia, Neyde Aparecida, acredita que o envolvimento de familiares, alunos e professores contribuirá com a qualidade da educação em Goiânia. “Uma pessoa bem preparada para lidar com suas emoções e conhecedor das aptidões de seu coração, certamente estará mais preparada a dizer não para o preconceito, a violência e as drogas”, afirma.
De acordo com a Política Arti­culada de Educação da Paz (Epaz), equipe que coordenadora a execução do programa pela Secretaria Mu­nicipal de Educação (SME), as ações aumentarão a compreensão entre os envolvidos, impactando na saúde emocional, mental, física e espiritual dos mesmos.
“Ao trabalhar a inteligência multifocal, possibilitaremos ao estudante compreender o meio em que vive, auxiliar os profissionais a compreender ainda mais os estudantes e envolver as famílias, para que juntos tenham entendimento e domínio de suas emoções”, afirma a coordenadora geral, Genivalda Cravo.
As escolas Pedro Ciríaco de Oliveira, Coronel José Viana, Dona Rosa Martins Perim, Dom Fernando Gomes dos Santos, Santa Helena, Jesuína de Abreu, Maria da Terra, Bernardo Élis, Professor Trajano de Sá Guimarães, Enge­nhe­iro Robinho Martins de Azevedo, Bárbara de Sousa Moraes são as beneficiadas nesta fase inicial.
Um desafio para família e escola

As escolas que participam do programa realizarão encontros semanais, com a exposição dos temas por meio de materiais para os alunos e para os professores que também recebem formação inicial e capacitação à distância. Durante a implementação do programa, estão previstas visitas mensais a cada escola.
Para a psicóloga e representante do programa, Camila Cury, um dos diferenciais do programa é a abrangência aos familiares. “Nós queremos trazer a família mais próxima à escola, mas não para falar de desempenho escolar, mas para falarmos de estratégias educacionais”, explica.
De acordo com a psicóloga, em um cenário de globalização, em que as pessoas estão cada vez mais agitadas, é um desafio educar. “Não vamos entrar no embate sobre o que é o papel da escola, o que é o papel da família, mas pensar no que a família e a escola podem fazer juntas para contribuir para a formação integral desse aluno”, explica.

Preparo também para o professor

Ansiedade, estresse crônico, depressão, pânico ou, em casos mais complexos, síndrome de burnout – a também chamada síndrome do esgotamento profissional, figuram entre as patologias que podem acometer indivíduos cujo exercício profissional requer comprometimento interpessoal intenso.
Entre as categorias mais atingidas, estão os professores.
Para o diretor do Departa­mento Pedagógico da SME, Francisco Prim, um dos maiores desafios no campo educacional é propiciar melhores condições de trabalho e formas de acompanhamento da saúde psíquica dos profissionais da educação, além de buscar diminuir a indisciplina em sala de aula.
O diretor acredita que a chegada do programa Escola da Inteligência é um importante passo para a concretização desse ideal. “O processo educacional está permeado por conflitos. Trabalhar a inteligência emocional tanto de alunos, quanto de professores será fundamental para a formação de cidadãos conscientes e saudáveis”, reflete.
De acordo com Prim, o programa destaca-se entre outras perspectivas de atuação. “Dentre as várias tentativas de programas que hoje se almeja implantar nas escolas, acreditamos que este programa possa ser uma ferramenta que ajude mais especificamente na implementação de uma politica pública educacional, com reflexos na melhoria e na qualidade da aprendizagem dos alunos nos ciclos de formação e desenvolvimento humano”.
A psicóloga Camila Cury destaca que a conscientização e promoção da saúde deve começar pelo educador. “Ninguém dá o que não tem. Trabalhamos muito essa questão emocional do professor. Rece­ntemente fizemos um questionário em uma das prefeituras em que nós atuamos e 87% deles, numa escala de zero a cinco, disseram que sua vida mudou cinco com a aplicação do programa”, aponta. Para a representante, cedo ou tarde, metade da população sofrerá algum transtorno emocional. “Apesar de o foco ser a criança e o adolescente, é imprescindível preparar o professor e também a família”, completa.
Além de alunos com idade entre seis e 14 anos, participam da Escola da Inteligência professores, coordenadores e apoios técnicos-pedagógicos das unidades regionais de educação nas escolas participantes encontram-se jurisdicionadas. (R.R.)

Paz nas escolas: uma consequência

O projeto psico-pedagógico proposto por Augusto Cury objetiva a paz como resultado do gerenciamento das emoções. Diante de inúmeros casos de impulsividade, agressividade e embates ligados a causas comportamentais, os casos de violência em ambientes escolares têm sido um problema a ser enfrentado.
Para Camila Cury, a sociedade está diante de uma geração que não suporta negativas e frustrações. “Segundo a Universidade de Harvard, estamos diante da geração mais fraca de todos os tempos, uma geração que não suporta um não, uma contrariedade, uma perda. Claro que é uma geração mais agressiva, porque não tem ferramentas para proteger essa emoção”.
A psicóloga esclarece que o caminho é conscientizar esses alunos de que situações adversas fazem parte da vida, seja da infância, adolescência ou melhor idade e que aprender a conviver com essas frustrações é uma capacidade da inteligência que resulta em saúde psíquica e também na paz.
Na direção da escola Professor Trajano de Sá Guimarães, que integra as atividades do programa, Suely Domingas e Silva, observa que a maioria de seus alunos tem controle emocional, entretanto uma parcela que não consegue gerenciar conflitos, acaba tumultuando o ambiente escolar.
Para a diretora, a proposta contribuirá bastante. “Acredito que, melhorando a autoestima, auxiliando a interiorizar valores, podemos ajudar muitos alunos a saírem de uma perspectiva negativa da vida”, pondera.
Atualmente, em todo o país, são mais de 50 mil alunos atendidos pelo programa que é desenvolvido em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Aparecida de Goiânia e cidades do Nordeste.

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FORMAÇÃO CONTINUADA PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA

Dia 06/08 - das 7h30 às 11h30 - na sala 402 - Bloco G, Puc - Goiás, Setor Universitário - Formação com a equipe gestora ( Coordenadores; Diretores (as) e Apoio Técnico Pedagógico sobre o trabalho com os pais, mães ou responsáveis.

Dia 07/08 - das 7h30 as 11h30 e  das 13h30 as 17h30 - nas salas 402, 403 e 404 - Bloco G, Puc - Goiás, Setor Universitário - Formação com os/as professores/as aplicadores/as e apoios das URES sobre a segunda parte do material.

ATENÇÃO: Se faz necessário que encaminhem até sexta-feira o nome completo dos/as professores/as aplicadores/as, diretores (as), coordenadores/as, apoio técnico pedagógico, seguido de e-mail pessoal e telefone celular,  para inscrição ao Curso Inteligência Multifocal. O curso será de 120 horas na modalidade EAD (a distância), para isso nós precisamos destes dados antes da formação para prepararmos  login e senha que serão entregues no encontro.



PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA
ADESÃO 2014


N.

DATA

INSTITUIÇÃO
EDUCACIONAL

URE
MATUTINO
VESPERTINO

RESPONSÁVEL PELA ADESÃO

TELEFONE
ED
INF
CICLO I
CICLO II
CICLO III
ED
INF
CICLO
I
CICLO
II
CICLO III
03/12/13
EM Balneário Meia Ponte
BRETAS





121
85

Roseliane Alves Borges Silva

03/12/13
EM Prof. Dalísia Elizabeth M Doles
BRETAS





92
128

Solange M Lima de Lucena

05/12/13
EM Agripina Teixeira Magalhães
BRETAS

105
129

48
111


Patricia Glória C Brito

05/12/13
EM Nova Conquista
BRETAS


140
307

212
234

Alexandre de Carvalho Pereira

03/12/13
EM Amâncio Seixo de Brito
BRETAS





222


Aparecida Teles de Camargo

06/12/13
EM Residebncial Orlando de Morais
BRETAS


78
149
25
137
64

Maria D'Alka de L. Carvalho

06/12/13
EM Alonso Dias Pinheiro - integral
BRETAS

115
98







06/12/13

EM Alto do Vale
BRETAS




21
167




06/12/13
EM Dona Rosa Martins Perim
BRETAS


111

22
170


Adamo J B Arantes

06/12/13
EM Irmã Veneranda
BRETAS

125
193


160




06/12/13
EM Rui Brabosa
BRETAS




24
95




06/12/13
EM Donata Monteiro
BRETAS
27



27





06/12/13
EM Dona Belinha (integral)
BRETAS





98


Lecia Araujo Mendes

06/12/13
EM Padre Pelágio
BRETAS


161


138


Ana Flávia Olivera Castro

09/12/13
EM João de Paula Teixeira
BRETAS
23

88

24
79


Madalena Gomes da Silva

09/12/13
EM José Carlos Pimenta - integral
BRETAS

40
40
33




Elenir Batista de Miranda

09/12/13
EM Brice Francisco Cordeiro
Bretas





220




09/12/13
EM Edna de Roure
BRETAS




26
90


Michelle de Urzêda Reis

05/12/13
EM Jd. do Cerrado VI
JARBAS

176
171


219


Sandra A G Araujo

05/12/13
EM Joaquim Câmara Filho
JARBAS


380


364


Sandra B C Milagres

05/12/13
EM Osterno Potenciano e Silva
JARBAS
29

144

25
133


Maria Lúcia de Souza Castro

06/12/13
EM Residencial Monte Carlo
JARBAS

150
211

25
171


Edson elias Nascente

02/12/13
EM Arão Fernandes de Oliveira
JARBAS

123



127




04/12/13
EM Dr Nicanor de Assis Albernaz
JARBAS



263
25
122
142

Ana Cristina da Silva

05/12/13
EM Frei Nazareno Confaloni
JARBAS





83
203

Leandro Fonseca Giani

03/12/13
Escola Neio Lucio Naciff
JARBAS


210


222


Sebastião alves de Souza

09/12/13
EM Arcebispo Dom Emmanuel
JARBAS




26
112




09/12/13
EM Dom Fernando Gomes dos Santos
JARBAS



297


68
161


09/12/13
EM Jarbas Jaime
JARBAS


149

25
122




09/12/13
EM João Vieira da Paixão
JARBAS



275

135
142



09/12/13
EM Lorena Park
JARBAS
22
99


24
132




09/12/13
EM Monteiro Lobato
JARBAS





181
193



09/12/13
EM Renascer
JARBAS


174
322






09/12/13
EM Carlos Eurico de Camargo Alves
JARBAS


409


420




09/12/13
EM Educandário Rainha da Paz
JARBAS

192


123





03/12/13
EM Prof Antonia Maranhão do Amaral
Jarbas
27

211


273




03/12/13
EM Ernestina Lina Marra
Jarbas



354

150
205



09/12/13
EM Marechal Ribas Junior
JARBAS





202
124



03/12/13
EM Laurindo Sobreira do Amaral
Jarbas



201


214



05/12/13
EM Eva Vieira de Almeida
JARBAS
25

182

26
172




03/12/13
EM João Alves de Queiroz
JARBAS


165
210

231
139



10/12/13
EM Targino Aguiar
Jarbas

96
126





integral

06/12/13
EM Stephânia Alves Bispo
BRASIL


99
194

159
93



06/12/13
EM São José
BRASIL
53

417







04/12/13
EM Nossa Senhora Aparecida
BRASIL


217


194




06/12/13
EM Maria Clara Machado
BRASIL





169


Simone Kozlowski
3524 3444
04/12/13
EM Prof. Paulo Freire
BRASIL
25

245

50
212


Enivaldo Borges de Rezende

05/12/13
EM Prof. Salmon Gomes Figueiredo
BRASIL
25

223

28
187


Edma Maria de Rezende

05/12/13
EM Odília Mendes de Brito
BRASIL



277

98
154

Juliana Bastos de Lima

05/12/13
EM Nossa Senhora da Terra
Brasil

102
207


153
139



05/12/13
EM Cel José Viana
BRASIL
23
113
202





Adriana da Silva Aguiar de Deus

06/12/13
EM Ayrton Senna
BRASIL

212



218


Luciana F Monteiro Cordeiro

06/12/13
EM Dª Angelina Pucci Limongi
BRASIL


108
229

193
140

Áurea Divino Lino de Sousa

06/12/13
Centro Promocional Todos os Santos II
BRASIL

115



117


Geralda Magela da mata Pedrosa


04/12/13
EM Maria da Terra
BRASIL


151
300

183
190

Dallas Mendes S cardoso

06/12/13
EM Presidente Vargas
BRASIL


98


99
213

Claúdia Borges Santos Amaral

03/12/13
Educandário Espirita Euripedes Barsanulfo
BRASIL
50
78
76
78




Rita Maria Ferreira

09/12/13
EM Geralda de Aquino
BRASIL

87








09/12/13
EM Waterloo Prudente
BRASIL
24
122


48
220




05/12/13
EM Vitor Hugo Ludwig
Brasil
79

174







09/12/13
EM Pedro Gomes de Menezes
BRASIL



269

109
129



09/12/13
EM Rotary Goiânia Sul
BRASIL
37

252

38
240




05/12/13
EM Mônica de Castro Carneiro
CENTRAL



131


82

Wdes W R Barco

06/12/13
EM Lions Club de Goiânia
CENTRAL


203







06/12/13
EM Padre Lima
CENTRAL


253


264




06/12/13
EM Laurício Pedro Rasmussem
CENTRAL


145
114






06/12/13
EM Maria Genoveva
CENTRAL


78


84


Maria Aparecida de Azevedo

06/12/13
EM Grande Retiro
CENTRAL


111
141
99
160


Vânia Mª Resende Teles

06/12/13
EM Madre Francisca
CENTRAL



315




Amélia Teles dos Santos

03/12/13
EM Alice Coutinho
CENTRAL


128
114

138


Antonia Cristina Mendes Teixeira

09/12//13
EM Ary Ribeiro Valadão Filho
CENTRAL


106


109




09/12/13
EM Bárbara de Souza Morais
CENTRAL


30
410
25
308
175



09/12/13
EM Benedito Soares de Castro - integral
CENTRAL

104
82







09/12/13
EMTI Jardim Novo Mundo
CENTRAL




91
162




09/12/13
EM João Clarimundo de Oliveira
CENTRAL
39

102


133




09/12/13
EM Paulo Teixeira de Mendonça
CENTRAL





100




09/12/13
EM Pedro Ciríaco de Oliveira
CENTRAL





108
149



09/12/13
EM Profª Marília Carneiro A. Dias
CENTRAL



287






09/12/13
EM Profª Silene de Andrade - integral
CENTRAL



131






09/12/13
EM Vicente Rodrigues do Prado
CENTRAL


207

24





09/12/13
EM Evangelina Pereira da Costa
CENTRAL
23

156

24
153




04/12/13
EM Santa Rita de Cássia - integral
THOMÉ

22
24





Maria do Socorro F. Melo

04/12/13
EM Maria A raújo de Freitas
THOMÉ

89




145

Suzy Gonzaga da Silva

04/12/13
EM Zevera Andrea Vecci - integral
THOMÉ

125
93





Karla Niana S M Rezende

03/12/13
EM Prof. Percival Xavier Rebelo
THOMÉ




24
106




06/12/13
EM Olegário Moreira Borges
THOMÉ
22



23
178




06/12/13
EMTI Frei Demétrio Zanqueta
THOMÉ





116
117



06/12/13
EM Professor Trajano de Sá Guimarães
THOMÉ


62

24
160
104



05/12/13
EM Ana das Neves de Freitas
THOMÉ




20
81
85

Orgélia Mª Rosa de Souza

04/12/13
EM João Paulo I
THOMÉ
25

161

25



Andrea Dias Gomes

09/12/13
EM Benedita Luiza da Silva de Miranda
THOMÉ


227

51
273




09/12/13
EM Manoel José de Oliveira
THOMÉ


141

25
115




09/12/13
EM Prof. Maria Camargo
THOMÉ
21

142

24
124




09/12/13
EM Professora Amélia Fernandes
THOMÉ


89
279
21
89
149



04/12/13
EM Prof. Moacir M Brandão
THOMÉ
24

211


204


Cláudia Vieira de Santana

09/12/13
EM Jardim Atlântico
THOMÉ
40

106

21
128




09/12/13
EM Francisco Mathias
THOMÉ
25

130

25





10/12/13
EM Izabel Esperidião Jorge
THOMÉ





120




10/12/13
EM Vila Rosa
THOMÉ




48
99




10/12/13
EM Jardim América
THOMÉ


175

110
181




EDUCAÇÃO INFANTIL CMEI E CEI
09/12/13
CMEI Dep. Solon Amaral
THOMÉ
68









09/12/13
CMEI Dra Elizabete
THOMÉ
42









09/12/13
CMEI Pq Amazonas
THOMÉ
34









09/12/13
CMEI Vila Faiçalville
THOMÉ
20









09/12/13
CMEI Colemar Natal e Silva
THOMÉ
27









09/12/13
CMEI Jardim Marilisia
THOMÉ
45









09/12/13
CMEI Matheus Barcelos
THOMÉ
26









09/12/13
CMEI Pq Atheneu
THOMÉ
17









09/12/13
CMEI Presidente Costa e Silva
THOMÉ
43









09/12/13
CMEI Professora Alzira
THOMÉ
44









09/12/13
CMEI Tio Romão
THOMÉ
49









05/12/13
CMEI Jardim Europa II
THOMÉ
15







Maíra Borges Adorno

09/12/13
CEI Menino Jesus de Praga
THOMÉ
45









09/12/13
Instituto Santa Mônica
THOMÉ
70









09/12/13
CMEI Santa Luzia
THOMÉ
34









09/12/13
CEI Maria Genoveva
CENTRAL
69









10/12/13
CMEI Recanto das Minas Gerais
CENTRAL
50







Elisvânia da Cunha

05/12/13
CMEI Vivendo e Aprendendo
BRASIL
19







Rosimeire M. R. Neris

04/12/13
CMEI Goiânia Viva
JARBAS
50







Regina Alves Mendonça Lemes

09/12/13
CMEI Setor União
JARBAS
21









03/12/13
CMEI Monteiro Lobato
JARBAS
42







Lis Aparecida D Silva Rodrigues

02/12/13
CMEI Clemente Raimundo Sartler
JARBAS
72







Amélia Khamy Porto

03/12/13
CEI Serafim Rodrigues de Moraes Filho
JARBAS
45







Elaine Azevedo Batista Silverio

03/12/13
CEI Juliana Pires
JARBAS
18







Regina Medeiros Soares Alves

03/12/13
CMEI Jardins do Cerrado I
JARBAS
47







Vânia de Fátima Alves

03/12/13
CMEI 13 de Maio
JARBAS
22







Romilda C de Araújo Mendes

03/12/13
CMEI Tio Oscar
BRETAS
50







Karla Rocha de Almeida

03/12/13
CMEI Vila Finsocial I
BRETAS
38







Anatilia Simone Afonso

09/12/13
CMEI Bem Me Quer
BRETAS
48









03/12/13
BRETAS
95











TOTAL

1853
2390
9201
5628
1384
11927

4005
161



INFANTIL: 3.237
CICLO 1: 14.317
CICLO 2: 13.206
CICLO 3: 5.789

TOTAL GERAL DE EDUCANDOS(AS): 36.549

APLICAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA
MUNICÍPIO: GOIÃNIA / 2014

KITS DO PROGRAMA EI – INFANTIL
A CIRANDA DA INTELIGÊNCIA
Público alvo: a partir de 4 anos 

Material: 
- 8 revistas para os alunos ;
- 2 CDs (sonoplastia) para os alunos;
- 2 cadernos de atividades para professores aplicadores;
- 2 CDs (sonoplastia) para o professor;
- Apostilas para os pais;
- Curso EAD para os professores aplicadores, com tutoria e mediação.

OS JOGOS DA INTELIGÊNCIA
Público alvo:a partir de 5 anos 

Material: 
- 8 revistas para os alunos;
- 2 CDs (sonoplastia) para os alunos;
- 2 cadernos de atividades para professores aplicadores;
- 2 CDs (sonoplastia) para o professor;
- Apostilas para os pais;
- Curso EAD para os professores aplicadores, com tutoria e mediação.

KITS DO PROGRAMA EI – 1º AO 5º ANO DO FUNDAMENTAL
OLIMPÍADAS DA INTELIGÊNCIA
Público alvo:  1° ano  (A)

Material: 
- 2 apostilas para os alunos;  
- 2 CDs (sonoplastia) para os alunos;
- 2 apostilas para os professores aplicadores;
- 2 CDs (sonoplastia) para os professores aplicadores;
- Apostilas para os pais;
- Curso EAD para os professores aplicadores, com tutoria e mediação.

INTELIGÊNCIA SAÚDAVEL 
Público alvo: 2° ano (B)

Material: 
- 2 apostilas para os alunos;  
- 2 CDs (sonoplastia) para os alunos;
- 2 apostilas para os professores aplicadores;
- 2 CDs (sonoplastia) para os professores aplicadores;
- Apostilas para os pais;
- Curso EAD para os professores aplicadores, com tutoria e mediação.

AS RELAÇÕES SAUDÁVEIS
Público alvo: 3° ano (C)

Material: 
- 2 apostilas para os alunos;  
- 2 CDs (sonoplastia) para os alunos;
- 2 apostilas para os professores aplicadores;
- 2 CDs (sonoplastia) para os professores aplicadores;
- Apostilas para os pais;
- Curso EAD para os professores aplicadores, com tutoria e mediação.

A CIDADE DA MEMÓRIA 
Público alvo: 4° ano (D)

Material: 
- 2 apostilas para os alunos;  
- 2 CDs (sonoplastia) para os alunos;
- 2 apostilas para os professores aplicadores;
- 2 CDs (sonoplastia) para os professores aplicadores;
- 1 encarte para construção da maquete (1 por turma); 
- Apostilas para os pais;
- Curso EAD para os professores aplicadores, com tutoria e mediação.

AS ARMADILHAS DA MENTE
Público alvo: 5° ano (E)

Material: 
- 8 revistas para os alunos;
- 2 apostilas para os professores aplicadores;
- Apostilas para os pais;
- Curso EAD para os professores aplicadores, com tutoria e mediação.

KITS DO PROGRAMA EI – 6º AO 9º ANO DO FUNDAMENTAL

MENTES BRILHANTES
Público alvo: 6°  ano (F)

Material: 
- 2 apostilas para os alunos;
- 2 apostilas para os professores aplicadores;
- 2 DVD para os professores aplicadores;
- Apostilas para os pais;
- Curso EAD para os professores aplicadores, com tutoria e mediação.

CÓDIGOS DA INTELIGÊNCIA
Público alvo: 7° ano (G)

Material: 
- 2 apostilas para os alunos;
- 2 apostilas para os professores aplicadores;
- 2 DVD para os professores aplicadores; 
- Apostilas para os pais;
- Curso EAD para os professores aplicadores, com tutoria e mediação.

SER HUMANO SEM FRONTEIRAS
Público alvo: 8° e  9° ano  (H,I)

Material: 
- 2 apostilas para os alunos;
- 2 apostilas para os professores aplicadores;
- Apostilas para os pais;
- Curso EAD para os professores aplicadores, com tutoria e mediação.



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