PREFEITURA
DE GOIÂNIA
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
POLÍTICA ARTICULADA DE EDUCAÇÃO DA PAZ - EPAZ
PROJETO PILOTO 2012
POLÍTICA ARTICULADA DE EDUCAÇÃO DA PAZ - EPAZ
PROGRAMA
ESCOLA DA INTELIGÊNCIA
O
Programa
Escola da Inteligência (EI),
foi direcionado a três segmentos: educandos, professores e
familiares, objetivou fornecer ferramentas para a promoção da saúde
emocional e, assim, prevenir fobias, ansiedade, depressão,
transtornos psicológicos, agressividade, uso de drogas e baixa
autoestima; estimular o desenvolvimento das funções mais complexas
da inteligência humana: pensar antes de reagir, colocar-se no lugar
do outro, gerenciar pensamentos, administrar e proteger a emoção;
superar perdas e frustrações, além de buscar o desenvolvimento das
relações interpessoais: ética e honestidade nas relações
sociais, educação para a cultura de paz, atitudes de contribuir sem
esperar contrapartida, resolução de conflitos de forma amistosa e
trabalho em equipe.
11.
TABELA PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA
-
ANOQUANTITATIVO DE INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS2012112013602014136
A EPAZ foi responsável em
implementar, acompanhar e avaliar o Programa Escola da Inteligência
(EI), no ano de 2012 implantado em 11 escolas, enquanto Projeto
Piloto; 2013, 60 escolas nos Ciclos I II e III, sendo avaliado por
amostragem por formulário específico nos meses de setembro e
outubro de 2013 por 165 professores(as) participantes do programa,
conforme especificado abaixo:
12.
TABELA AVALIATIVA DO PROGRAMA EI EM 2013
-
-
100% dos participantes acham importante trabalhar as funções mais complexas da inteligência, como: pensar antes de reagir; determinação; perdas e frustrações.
-
95% dos professores consideram o Programa Escola da Inteligência como "ótimo/bom".
-
91% dos professores consideram o material trabalhado junto aos pais e alunos como "ótimo/bom".
-
66% dos professores consideram "ótimo ou bom" as capacitações fornecidas pela Escola da Inteligência, quanto à metodologia e aplicação dos materiais. Insatisfações apontadas: local, carga horária e a não liberação das aulas nos respectivos dias, impedindo todos os professores de participarem.
-
80% dos professores consideram "ótimo ou bom" os acompanhamentos e postura do Consultor(a) Pedagógico(a) durante a aplicação do Programa.
-
Os professores aplicadores afirmam interesse à participação ativa no Programa de 93% dos alunos.
-
Os entrevistados afirmam interesse à participação ativa de 53% dos pais e responsáveis no Curso de Pais desenvolvido na escola com o apoio do Programa.
-
96% dos professores afirmaram que o Programa contribuiu com o seu trabalho junto aos alunos.
-
98% dos professores consideram que houve melhorias no desempenho escolar de seus alunos.
-
96% dos professores afirmam melhorias no vocabulário, escrita e leitura de seus alunos.
-
94% dos professores afirmam aumento do interesse dos alunos nas disciplinas regulares.
-
96% dos professores consideram melhorias no desenvolvimento intrapessoal de seus alunos, tais como autoestima, timidez, entre outros.
-
97% dos professores consideram que houve melhoria no nível de ansiedade dos alunos.
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95% dos professores consideram que houve melhoria nos relacionamentos entre os alunos.
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94% dos professores consideram que houve diminuição do nível de violência entre os alunos.
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92% dos professores consideram que houve diminuição do nível de violência de alunos contra recursos físicos da escola.
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85% dos professores consideram que houve diminuição do índice de faltas dos alunos.
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90% dos professores afirmaram ter apresentado melhorias em sua vida pessoal e/ou profissional com a aplicação do Programa, como: aumento da autoestima, controle das emoções, a arte de ouvir e de falar, contemplar o belo, maior tolerância e determinação, pensar antes de reagir, autoconfiança, se colocar no lugar do outro sabendo que todos nós temos uma história, etc.
-
88% dos professores afirmaram interesse na continuidade do Programa no ano de 2014.
-
Os demais comentaram ser devido aos muitos projetos que desenvolvem no município, refletindo em grande sobrecarregada de trabalho para a equipe pedagógica.
-
PROJETO PILOTO 2012
PROGRAMA
ESCOLA DA INTELIGÊNCIA
Os desafios da sociedade moderna
As últimas décadas têm nos apontado um quadro verdadeiramente preocupante dentro de nossa sociedade, principalmente diante da nossa infância e juventude: inúmeras pesquisas e, a constatação prática cotidiana, têm revelado uma evolução assustadora dos índices de:
- depressão;
- violência social (e, de modo direto, no ambiente escolar);
- uso de drogas lícitas e ilícitas;
- bullying;
- anorexia;
- suicídio;
- agressividade e impulsividade;
- dificuldade de relacionamento interpessoais;
- déficit de atenção;
- estresse e ansiedade;
- doenças psicossomáticas;
- gravidez precoce;
- prostituição infantil e juvenil;
- doenças sexualmente transmissíveis (DST) etc.
Diante dessa situação preocupante, o Programa Escola da Inteligência visa oferecer às instituições de ensino e órgãos públicos, um material que fornece ferramentas essenciais para que as crianças e jovens, além dos professores, gestores e famílias possam elaborar e desenvolver importantes habilidades nas relações que estabelecem consigo mesmos e com os outros.
Nossos parceiros têm trabalhado, de maneira acentuada, o conhecimento sobre o fabuloso universo em que nos encontramos, o Programa Escola da Inteligência, por sua vez, vem somar a esse conhecimento a oportunidade de que cada aluno possa igualmente conhecer o fabuloso universo que somos, - buscamos conduzir o aluno a pensar sobre o que ele pensa e como ele pensa para mudar como se comporta consigo mesmo e com os outros.
OBJETIVOS DO PROGRAMA:
O Programa Escola da Inteligência possui quatro principais objetivos:
- Estimular o desenvolvimento das funções mais complexas da inteligência humana, tais como: aprender a gerenciar os pensamentos, a pensar antes de reagir, aprender a se colocar no lugar dos outros, a trabalhar perdas e frustrações, a superar ofensas, a proteger a emoção etc
- Estimular o desenvolvimento da maturidade intelectual e emocional, tais como: a desenvolver a tolerância, a disciplina, a liderança, autoconfiança, autocrítica, a determinação, a generosidade, a elaboração do caráter etc.
- Aprimoramento das relações interpessoais, tais como: ética, honestidade, aprender a expor e não impor opiniões, a resolução de conflitos, o trabalho em equipe etc.
- Fornecer ferramentas para a Saúde Emocional, e, assim, prevenir: a baixa autoestima, a ansiedade, os transtornos psicológicos, a agressividade, o uso de drogas etc.
- Colaborar para que o aluno consiga identificar suas características psicológicas saudáveis, expandindo-as, e as não saudáveis, trabalhando-as em si, bem como identificar essas mesmas características no outro, considerando-as a partir da perspectiva do respeito à sua própria constituição e à constituição do outro;
- Conduzir o aluno a refletir sobre as relações que estabelece consigo mesmo, com os outros e com o meio ambiente em que se encontra, enfocando o processo de aprendizagem que permeia essa relação: o quanto podemos ensinar e o quanto podemos aprender ao nos relacionarmos;
- Conduzir pais e professores, de uma maneira acessível e prazerosa, a refletirem sobre os caminhos que a humanidade tem percorrido nas relações sociais desenvolvidas, sobre o funcionamento da mente, sobre a interferência de nossos pensamentos em nosso viver cotidiano e a relação existente entre a saúde emocional individual e a saúde emocional social.
- Investimento na saúde emocional, qualidade de vida e melhora do desempenho escolar
A Escola da Inteligência promove as funções mais complexas da inteligência, a promoção da saúde emocional e das relações saudáveis para crianças e jovens de 6 a 15 anos e para gestores, professores e famílias das instituições de ensino da rede pública e privada, além de servidores públicos.
Os resultados que temos obtido diante das escolas que já estão aplicando o Programa Escola da Inteligência têm demonstrado que, além de termos uma acentuada queda no volume de ocorrências quanto à violência, indisciplina, bullying etc, de termos uma visível evolução no nível de compromisso, participação e envolvimento de pais e Professores na educação dos alunos participantes do Programa, ao enfocarmos a necessidade de se aprender a proteger a emoção, ao diminuir a ansiedade, ao fomentar o gerenciamento de pensamentos, ao apresentar uma melhora substancialmente positiva nas relações que os alunos e Professores elaboram consigo mesmos e com os outros, ao estimular a reflexão constante sobre a determinação etc têm ocorrido, de maneira direta e com resultados rápidos e qualitativamente bem definidos, uma acentuada evolução no nível de atenção, concentração e motivação do público escolar, fornecendo ao processo ensino-aprendizagem uma dimensão significativa, bem elaborada, com rendimentos e desempenhos superiores ao que era aferido antes da aplicação do Programa Escola da Inteligência nas instituições de ensino e órgãos públicos parceiros.
Por todo esse contexto acreditamos que toda a estrutura oferecida pelo Programa Escola da Inteligência possa tornar-se um diferencial na sua comunidade escolar, possibilitando o estreitamento e a qualidade nas relações entre equipe escolar, pais e a escola, entre Professores e alunos e entre os próprios alunos, propiciando uma melhora substancialmente positiva e importante na relações interpessoais, no universo escolar e social do município e no desempenho escolar.
ESCOLAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO QUE FAZEM PARTE DO PROJETO PILOTO
1.
E. M. DOM FERNANDO G. DOS SANTOS / URE JARBAS JAYME
AL. PARQUE TAQUARAL QD.
48 Nº 464 - RESIDENCIAL GOIÂNIA VIVA
Fone: 3573-7189Diretor: Joaquim Antônio de Paula e Silva
Quantitativo:
Ciclo I – 110 estudantes (Vespertino)
Ciclo II – 125 “ (Vespertino)
Ciclo III – 290 “ (Matutino)
Total: 525
2. E. M. ENGENHEIRO ROBINHO M. AZEVEDO/ URE JARBAS
JAYME
Av. BL-1 QD. B-1 LT. ÁREA
S/N - JARDIM EUROPA
Fone: 32887395Diretora: Bruna Gadêlha de Oliveira
Coordenadora Pedagógica:
Alcione – Ciclo II Vesp; Alessandra Ciclo I Vesp.; Maria Lúcia
Ciclo III Mat.; Elaine Ciclo III Mat.; Oclair EAJA Not.
Coordenadora de Turno:
Mat. Terezinha; Vesp. Ana Carolina; Maria Lúcia NoturnoSecretário Geral: Jonas Raimundo dos Santos
Quantitativo:
Ciclo I – 133
estudantes (Vespertino) Professora DinamizadoraCiclo II – 162 “ (Vespertino) Cristiane Língua Portuguesa
Ciclo III – 342 “ (Matutino) Coletivo – Referencia: Luiz Geografia / Angela Ciências
Total: 637
3.
E. M. JESUÍNA DE ABREU / URE THOMÉ
RUA IGARITÉ, QD.65-A, N°
50 - PARQUE AMAZÔNIA
Fone: 3280-3136Diretora: Cláudia Vitoriano e Silva
Quantitativo:
Ciclo I – 115
estudantes (Vespertino)
Ciclo II – 190 “
(Vespertino)Ciclo III – 200 “ (Matutino)
Total: 505
4.
E. M. PROF. TRAJANO DE SÁ GUIMARÃES / URE THOMÉ
AV. T-15 QD.3 N.º 2155 -
PARQUE AMAZÔNIA
Fone: 3259-2013Diretora: Suely Domingas e Silva
Secretária: Rose Mary Matias Rodrigues
Responsáveis pela
execução do programa:
Ciclo I- profª Fernanda
Ciclo II – profª
Liviane e Maria de FátimaCiclo III – profª Cristina / Noemia / Edinéia (coord.) / Lezy
Quantitativo:
Ciclo I – 150
estudantes (Vespertino)
Ciclo II – 110 “
(Vespertino)Ciclo III – 196 “ (Matutino)
Total: 456
5.
E. M. BERNARDO ÉLIS / URE BRASIL
RUA SC-33 C/AV. COMERCIAL
QD. 80 ÁREA 5 - BAIRRO SÃO CARLOS
Fone: 3298-4455Diretora: Eliane Martins Rodrigues Araujo
Quantitativo:
Ciclo I – 210
estudantes (Vespertino)Ciclo II – 350 “ (Matutino / Vespertino)
Ciclo III – 282 “ (Matutino)
Total: 842
6. E. M. CEL. JOSÉ VIANA / URE BRASIL
RUA CM-7 ENTRE CM-8 E
CM-10 QD.8 Nº 150 - SETOR CÂNDIDA DE MORAIS
Fone: 3297-3682Diretora.: Adriana da Silva Aguiar de Deus
Quantitativo:
Ciclo I – 120
estudantes (matutino)Ciclo II – 200 “ (matutino)
Ciclo III – 320 “ (vespertino)
EAJA - 110 “ (Noturno)
Total: 750
7.
E. M. MARIA DA TERRA / URE BRASIL
RUA BF-1A QD. 25 - ÁREA
IV - Bairro FLORESTA
Fone: 3298-2479Diretora: Dallas Mendes da Silva Cardoso
Secretária Geral: Aparecida Augustinho da Silva Ferreira
Coordenação Pedagógica: Nara e Daniele Mat.; Kenia Vesp.; Paulo Not.
Coordenação Turno: Juraci Mat.; Cristina e Juraci Vesp.; Lelia Not.
Quantitativo:
Ciclo I – 270
estudantes (Vespertino)
Ciclo II – 365 “
(Vespertino)Ciclo III – 387 “ (Matutino)
Total: 1022
8.
E. M. SANTA HELENA / URE BRETAS
AV. CURITIBA N.º 400 -
VILA PARAÍSO
Fone: 3211-6668Diretora: Giselle Martins Mendes Xavier
Responsáveis pela execução do programa:
Responsáveis pela execução do programa:
Ciclo I- profª Vanir
Ciclo II – profª Helen
/ MarinezjulianaCiclo III – não tem na escola
Quantitativo:
Ciclo I – 174
estudantes (Vespertino)
Ciclo II – 175 “
(Matutino) Total: 349
9.
E. M. DONA ROSA MARTINS PERIM / URE BRETAS
AV. PERIM QD. 12 N.º380
- SETOR PERIM
Fone: 3586-3957Diretor: Adamo Jesus Bernardes Arantes
Quantitativo:
Ciclo I – 187
estudantes (Vespertino)
Ciclo II – 193 “
(matutino e Vespertino)Ciclo III – 295 “ (Matutino)
Total: 675
10.
E. M. BÁRBARA DE SOUZA MORAIS / URE CENTRAL
AV. URUGUAIANA, N° 42 -
JARDIM NOVO MUNDO
Fone: 3284-2536Diretor: Claudio José da Silva
Quantitativo:
Ciclo I – 127
estudantes (Vespertino)
Ciclo II – 202 “
(Vespertino)Ciclo III – 391 “ (Matutino)
Total: 720
11.
E. M. PEDRO CIRÍACO DE OLIVEIRA / URE CENTRAL
RUA LUIZ DO COUTO QD. Y-3
LTS. 6 A10 N.º 169 - VILA CONCÓRDIA
Fone: 3208-2635Diretora: Nivalda Lima Machado Gomes
Responsáveis pela execução do programa:
Ciclo I- profª Barbara
Ciclo II – profª
Barbara e KeilaCiclo III – prof. William e Ana Beatriz
Quantitativo:
Ciclo I – 91 estudantes
(Vespertino)
Ciclo II – 192 “
(Vespertino)Ciclo III – 305 “ (Matutino)
EAJA – 223 “ (Noturno)
Total: 811
Em continuidade às ações de promoção da cultura da paz e de prevenção e acompanhamento de situações de conflito, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por intermédio da Política Articulada de Educação da Paz – EPAZ, promoverá a Palestra do “SAÚDE EMOCIONAL E EDUCAÇÃO DA PAZ”, com o Dr. Augusto Cury.
Data: 21 de junho de 2012
Horário: 19:00 às 22:00
Local: TEATRO RIO VERMELHO NO CENTRO DE CONVENÇÕES DE GOIÂNIA-GO
Importante: Serão disponibilizadas 2.100 vagas. As vagas serão preenchidas pela ordem da inscrição.
Escola para o coração
Proposta preventiva contra doenças psíquicas e para acompanhamento emocional de alunos, professores e familiares inicia atividades em 11 escolas municipais de Goiânia
Por Roseneide Ramalho
As escolas que participam do programa realizarão encontros semanais, com a exposição dos temas por meio de materiais para os alunos e para os professores que também recebem formação inicial e capacitação à distância. Durante a implementação do programa, estão previstas visitas mensais a cada escola.
Para a psicóloga e representante do programa, Camila Cury, um dos diferenciais do programa é a abrangência aos familiares. “Nós queremos trazer a família mais próxima à escola, mas não para falar de desempenho escolar, mas para falarmos de estratégias educacionais”, explica.
De acordo com a psicóloga, em um cenário de globalização, em que as pessoas estão cada vez mais agitadas, é um desafio educar. “Não vamos entrar no embate sobre o que é o papel da escola, o que é o papel da família, mas pensar no que a família e a escola podem fazer juntas para contribuir para a formação integral desse aluno”, explica.
Preparo também para o professor
Ansiedade, estresse crônico, depressão, pânico ou, em casos mais complexos, síndrome de burnout – a também chamada síndrome do esgotamento profissional, figuram entre as patologias que podem acometer indivíduos cujo exercício profissional requer comprometimento interpessoal intenso.
Entre as categorias mais atingidas, estão os professores.
Para o diretor do Departamento Pedagógico da SME, Francisco Prim, um dos maiores desafios no campo educacional é propiciar melhores condições de trabalho e formas de acompanhamento da saúde psíquica dos profissionais da educação, além de buscar diminuir a indisciplina em sala de aula.
O diretor acredita que a chegada do programa Escola da Inteligência é um importante passo para a concretização desse ideal. “O processo educacional está permeado por conflitos. Trabalhar a inteligência emocional tanto de alunos, quanto de professores será fundamental para a formação de cidadãos conscientes e saudáveis”, reflete.
De acordo com Prim, o programa destaca-se entre outras perspectivas de atuação. “Dentre as várias tentativas de programas que hoje se almeja implantar nas escolas, acreditamos que este programa possa ser uma ferramenta que ajude mais especificamente na implementação de uma politica pública educacional, com reflexos na melhoria e na qualidade da aprendizagem dos alunos nos ciclos de formação e desenvolvimento humano”.
A psicóloga Camila Cury destaca que a conscientização e promoção da saúde deve começar pelo educador. “Ninguém dá o que não tem. Trabalhamos muito essa questão emocional do professor. Recentemente fizemos um questionário em uma das prefeituras em que nós atuamos e 87% deles, numa escala de zero a cinco, disseram que sua vida mudou cinco com a aplicação do programa”, aponta. Para a representante, cedo ou tarde, metade da população sofrerá algum transtorno emocional. “Apesar de o foco ser a criança e o adolescente, é imprescindível preparar o professor e também a família”, completa.
Além de alunos com idade entre seis e 14 anos, participam da Escola da Inteligência professores, coordenadores e apoios técnicos-pedagógicos das unidades regionais de educação nas escolas participantes encontram-se jurisdicionadas. (R.R.)
Paz nas escolas: uma consequência
O projeto psico-pedagógico proposto por Augusto Cury objetiva a paz como resultado do gerenciamento das emoções. Diante de inúmeros casos de impulsividade, agressividade e embates ligados a causas comportamentais, os casos de violência em ambientes escolares têm sido um problema a ser enfrentado.
Para Camila Cury, a sociedade está diante de uma geração que não suporta negativas e frustrações. “Segundo a Universidade de Harvard, estamos diante da geração mais fraca de todos os tempos, uma geração que não suporta um não, uma contrariedade, uma perda. Claro que é uma geração mais agressiva, porque não tem ferramentas para proteger essa emoção”.
A psicóloga esclarece que o caminho é conscientizar esses alunos de que situações adversas fazem parte da vida, seja da infância, adolescência ou melhor idade e que aprender a conviver com essas frustrações é uma capacidade da inteligência que resulta em saúde psíquica e também na paz.
Na direção da escola Professor Trajano de Sá Guimarães, que integra as atividades do programa, Suely Domingas e Silva, observa que a maioria de seus alunos tem controle emocional, entretanto uma parcela que não consegue gerenciar conflitos, acaba tumultuando o ambiente escolar.
Para a diretora, a proposta contribuirá bastante. “Acredito que, melhorando a autoestima, auxiliando a interiorizar valores, podemos ajudar muitos alunos a saírem de uma perspectiva negativa da vida”, pondera.
Atualmente, em todo o país, são mais de 50 mil alunos atendidos pelo programa que é desenvolvido em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Aparecida de Goiânia e cidades do Nordeste.
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FORMAÇÃO CONTINUADA PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA
Dia 06/08 - das 7h30 às 11h30 - na sala 402 - Bloco G, Puc - Goiás, Setor Universitário - Formação com a equipe gestora ( Coordenadores; Diretores (as) e Apoio Técnico Pedagógico sobre o trabalho com os pais, mães ou responsáveis.
Dia 07/08 - das 7h30 as 11h30 e das 13h30 as 17h30 - nas salas 402, 403 e 404 - Bloco G, Puc - Goiás, Setor Universitário - Formação com os/as professores/as aplicadores/as e apoios das URES sobre a segunda parte do material.
ATENÇÃO: Se faz necessário que encaminhem até sexta-feira o nome completo dos/as professores/as aplicadores/as, diretores (as), coordenadores/as, apoio técnico pedagógico, seguido de e-mail pessoal e telefone celular, para inscrição ao Curso Inteligência Multifocal. O curso será de 120 horas na modalidade EAD (a distância), para isso nós precisamos destes dados antes da formação para prepararmos login e senha que serão entregues no encontro.
PROGRAMA
ESCOLA DA INTELIGÊNCIA
ADESÃO
2014
N.
|
DATA
|
INSTITUIÇÃO
EDUCACIONAL
|
URE
|
MATUTINO
|
VESPERTINO
|
RESPONSÁVEL
PELA ADESÃO
|
TELEFONE
|
||||||
ED
INF
|
CICLO
I
|
CICLO
II
|
CICLO
III
|
ED
INF
|
CICLO
I
|
CICLO
II
|
CICLO
III
|
||||||
03/12/13
|
EM
Balneário Meia Ponte
|
BRETAS
|
121
|
85
|
Roseliane
Alves Borges Silva
|
||||||||
03/12/13
|
EM
Prof. Dalísia Elizabeth M Doles
|
BRETAS
|
92
|
128
|
Solange
M Lima de Lucena
|
||||||||
05/12/13
|
EM
Agripina Teixeira Magalhães
|
BRETAS
|
105
|
129
|
48
|
111
|
Patricia
Glória C Brito
|
||||||
05/12/13
|
EM
Nova Conquista
|
BRETAS
|
140
|
307
|
212
|
234
|
Alexandre
de Carvalho Pereira
|
||||||
03/12/13
|
EM
Amâncio Seixo de Brito
|
BRETAS
|
222
|
Aparecida
Teles de Camargo
|
|||||||||
06/12/13
|
EM
Residebncial Orlando de Morais
|
BRETAS
|
78
|
149
|
25
|
137
|
64
|
Maria
D'Alka de L. Carvalho
|
|||||
06/12/13
|
EM
Alonso Dias Pinheiro - integral
|
BRETAS
|
115
|
98
|
|||||||||
06/12/13
|
EM
Alto do Vale
|
BRETAS
|
21
|
167
|
|||||||||
06/12/13
|
EM
Dona Rosa Martins Perim
|
BRETAS
|
111
|
22
|
170
|
Adamo
J B Arantes
|
|||||||
06/12/13
|
EM
Irmã Veneranda
|
BRETAS
|
125
|
193
|
160
|
||||||||
06/12/13
|
EM
Rui Brabosa
|
BRETAS
|
24
|
95
|
|||||||||
06/12/13
|
EM
Donata Monteiro
|
BRETAS
|
27
|
27
|
|||||||||
06/12/13
|
EM
Dona Belinha (integral)
|
BRETAS
|
98
|
Lecia
Araujo Mendes
|
|||||||||
06/12/13
|
EM
Padre Pelágio
|
BRETAS
|
161
|
138
|
Ana
Flávia Olivera Castro
|
||||||||
09/12/13
|
EM
João de Paula Teixeira
|
BRETAS
|
23
|
88
|
24
|
79
|
Madalena
Gomes da Silva
|
||||||
09/12/13
|
EM
José Carlos Pimenta - integral
|
BRETAS
|
40
|
40
|
33
|
Elenir
Batista de Miranda
|
|||||||
09/12/13
|
EM
Brice Francisco Cordeiro
|
Bretas
|
220
|
||||||||||
09/12/13
|
EM
Edna de Roure
|
BRETAS
|
26
|
90
|
Michelle
de Urzêda Reis
|
||||||||
05/12/13
|
EM
Jd. do Cerrado VI
|
JARBAS
|
176
|
171
|
219
|
Sandra
A G Araujo
|
|||||||
05/12/13
|
EM
Joaquim Câmara Filho
|
JARBAS
|
380
|
364
|
Sandra
B C Milagres
|
||||||||
05/12/13
|
EM
Osterno Potenciano e Silva
|
JARBAS
|
29
|
144
|
25
|
133
|
Maria
Lúcia de Souza Castro
|
||||||
06/12/13
|
EM
Residencial Monte Carlo
|
JARBAS
|
150
|
211
|
25
|
171
|
Edson
elias Nascente
|
||||||
02/12/13
|
EM
Arão Fernandes de Oliveira
|
JARBAS
|
123
|
127
|
|||||||||
04/12/13
|
EM
Dr Nicanor de Assis Albernaz
|
JARBAS
|
263
|
25
|
122
|
142
|
Ana
Cristina da Silva
|
||||||
05/12/13
|
EM
Frei Nazareno Confaloni
|
JARBAS
|
83
|
203
|
Leandro
Fonseca Giani
|
||||||||
03/12/13
|
Escola
Neio Lucio Naciff
|
JARBAS
|
210
|
222
|
Sebastião
alves de Souza
|
||||||||
09/12/13
|
EM
Arcebispo Dom Emmanuel
|
JARBAS
|
26
|
112
|
|||||||||
09/12/13
|
EM
Dom Fernando Gomes dos Santos
|
JARBAS
|
297
|
68
|
161
|
||||||||
09/12/13
|
EM
Jarbas Jaime
|
JARBAS
|
149
|
25
|
122
|
||||||||
09/12/13
|
EM
João Vieira da Paixão
|
JARBAS
|
275
|
135
|
142
|
||||||||
09/12/13
|
EM
Lorena Park
|
JARBAS
|
22
|
99
|
24
|
132
|
|||||||
09/12/13
|
EM
Monteiro Lobato
|
JARBAS
|
181
|
193
|
|||||||||
09/12/13
|
EM
Renascer
|
JARBAS
|
174
|
322
|
|||||||||
09/12/13
|
EM
Carlos Eurico de Camargo Alves
|
JARBAS
|
409
|
420
|
|||||||||
09/12/13
|
EM
Educandário Rainha da Paz
|
JARBAS
|
192
|
123
|
|||||||||
03/12/13
|
EM
Prof Antonia Maranhão do Amaral
|
Jarbas
|
27
|
211
|
273
|
||||||||
03/12/13
|
EM
Ernestina Lina Marra
|
Jarbas
|
354
|
150
|
205
|
||||||||
09/12/13
|
EM
Marechal Ribas Junior
|
JARBAS
|
202
|
124
|
|||||||||
03/12/13
|
EM
Laurindo Sobreira do Amaral
|
Jarbas
|
201
|
214
|
|||||||||
05/12/13
|
EM
Eva Vieira de Almeida
|
JARBAS
|
25
|
182
|
26
|
172
|
|||||||
03/12/13
|
EM
João Alves de Queiroz
|
JARBAS
|
165
|
210
|
231
|
139
|
|||||||
10/12/13
|
EM
Targino Aguiar
|
Jarbas
|
96
|
126
|
integral
|
||||||||
06/12/13
|
EM
Stephânia Alves Bispo
|
BRASIL
|
99
|
194
|
159
|
93
|
|||||||
06/12/13
|
EM
São José
|
BRASIL
|
53
|
417
|
|||||||||
04/12/13
|
EM
Nossa Senhora Aparecida
|
BRASIL
|
217
|
194
|
|||||||||
06/12/13
|
EM
Maria Clara Machado
|
BRASIL
|
169
|
Simone
Kozlowski
|
3524
3444
|
||||||||
04/12/13
|
EM
Prof. Paulo Freire
|
BRASIL
|
25
|
245
|
50
|
212
|
Enivaldo
Borges de Rezende
|
||||||
05/12/13
|
EM
Prof. Salmon Gomes Figueiredo
|
BRASIL
|
25
|
223
|
28
|
187
|
Edma
Maria de Rezende
|
||||||
05/12/13
|
EM
Odília Mendes de Brito
|
BRASIL
|
277
|
98
|
154
|
Juliana
Bastos de Lima
|
|||||||
05/12/13
|
EM
Nossa Senhora da Terra
|
Brasil
|
102
|
207
|
153
|
139
|
|||||||
05/12/13
|
EM
Cel José Viana
|
BRASIL
|
23
|
113
|
202
|
Adriana
da Silva Aguiar de Deus
|
|||||||
06/12/13
|
EM
Ayrton Senna
|
BRASIL
|
212
|
218
|
Luciana
F Monteiro Cordeiro
|
||||||||
06/12/13
|
EM
Dª Angelina Pucci Limongi
|
BRASIL
|
108
|
229
|
193
|
140
|
Áurea
Divino Lino de Sousa
|
||||||
06/12/13
|
Centro
Promocional Todos os Santos II
|
BRASIL
|
115
|
117
|
Geralda
Magela da mata Pedrosa
|
||||||||
04/12/13
|
EM
Maria da Terra
|
BRASIL
|
151
|
300
|
183
|
190
|
Dallas
Mendes S cardoso
|
||||||
06/12/13
|
EM
Presidente Vargas
|
BRASIL
|
98
|
99
|
213
|
Claúdia
Borges Santos Amaral
|
|||||||
03/12/13
|
Educandário
Espirita Euripedes Barsanulfo
|
BRASIL
|
50
|
78
|
76
|
78
|
Rita
Maria Ferreira
|
||||||
09/12/13
|
EM
Geralda de Aquino
|
BRASIL
|
87
|
||||||||||
09/12/13
|
EM
Waterloo Prudente
|
BRASIL
|
24
|
122
|
48
|
220
|
|||||||
05/12/13
|
EM
Vitor Hugo Ludwig
|
Brasil
|
79
|
174
|
|||||||||
09/12/13
|
EM
Pedro Gomes de Menezes
|
BRASIL
|
269
|
109
|
129
|
||||||||
09/12/13
|
EM
Rotary Goiânia Sul
|
BRASIL
|
37
|
252
|
38
|
240
|
|||||||
05/12/13
|
EM
Mônica de Castro Carneiro
|
CENTRAL
|
131
|
82
|
Wdes
W R Barco
|
||||||||
06/12/13
|
EM
Lions Club de Goiânia
|
CENTRAL
|
203
|
||||||||||
06/12/13
|
EM
Padre Lima
|
CENTRAL
|
253
|
264
|
|||||||||
06/12/13
|
EM
Laurício Pedro Rasmussem
|
CENTRAL
|
145
|
114
|
|||||||||
06/12/13
|
EM
Maria Genoveva
|
CENTRAL
|
78
|
84
|
Maria
Aparecida de Azevedo
|
||||||||
06/12/13
|
EM
Grande Retiro
|
CENTRAL
|
111
|
141
|
99
|
160
|
Vânia
Mª Resende Teles
|
||||||
06/12/13
|
EM
Madre Francisca
|
CENTRAL
|
315
|
Amélia
Teles dos Santos
|
|||||||||
03/12/13
|
EM
Alice Coutinho
|
CENTRAL
|
128
|
114
|
138
|
Antonia
Cristina Mendes Teixeira
|
|||||||
09/12//13
|
EM
Ary Ribeiro Valadão Filho
|
CENTRAL
|
106
|
109
|
|||||||||
09/12/13
|
EM
Bárbara de Souza Morais
|
CENTRAL
|
30
|
410
|
25
|
308
|
175
|
||||||
09/12/13
|
EM
Benedito Soares de Castro - integral
|
CENTRAL
|
104
|
82
|
|||||||||
09/12/13
|
EMTI
Jardim Novo Mundo
|
CENTRAL
|
91
|
162
|
|||||||||
09/12/13
|
EM
João Clarimundo de Oliveira
|
CENTRAL
|
39
|
102
|
133
|
||||||||
09/12/13
|
EM
Paulo Teixeira de Mendonça
|
CENTRAL
|
100
|
||||||||||
09/12/13
|
EM
Pedro Ciríaco de Oliveira
|
CENTRAL
|
108
|
149
|
|||||||||
09/12/13
|
EM
Profª Marília Carneiro A. Dias
|
CENTRAL
|
287
|
||||||||||
09/12/13
|
EM
Profª Silene de Andrade - integral
|
CENTRAL
|
131
|
||||||||||
09/12/13
|
EM
Vicente Rodrigues do Prado
|
CENTRAL
|
207
|
24
|
|||||||||
09/12/13
|
EM
Evangelina Pereira da Costa
|
CENTRAL
|
23
|
156
|
24
|
153
|
|||||||
04/12/13
|
EM
Santa Rita de Cássia - integral
|
THOMÉ
|
22
|
24
|
Maria
do Socorro F. Melo
|
||||||||
04/12/13
|
EM
Maria A raújo de Freitas
|
THOMÉ
|
89
|
145
|
Suzy
Gonzaga da Silva
|
||||||||
04/12/13
|
EM
Zevera Andrea Vecci - integral
|
THOMÉ
|
125
|
93
|
Karla
Niana S M Rezende
|
||||||||
03/12/13
|
EM
Prof. Percival Xavier Rebelo
|
THOMÉ
|
24
|
106
|
|||||||||
06/12/13
|
EM
Olegário Moreira Borges
|
THOMÉ
|
22
|
23
|
178
|
||||||||
06/12/13
|
EMTI
Frei Demétrio Zanqueta
|
THOMÉ
|
116
|
117
|
|||||||||
06/12/13
|
EM
Professor Trajano de Sá Guimarães
|
THOMÉ
|
62
|
24
|
160
|
104
|
|||||||
05/12/13
|
EM
Ana das Neves de Freitas
|
THOMÉ
|
20
|
81
|
85
|
Orgélia
Mª Rosa de Souza
|
|||||||
04/12/13
|
EM
João Paulo I
|
THOMÉ
|
25
|
161
|
25
|
Andrea
Dias Gomes
|
|||||||
09/12/13
|
EM
Benedita Luiza da Silva de Miranda
|
THOMÉ
|
227
|
51
|
273
|
||||||||
09/12/13
|
EM
Manoel José de Oliveira
|
THOMÉ
|
141
|
25
|
115
|
||||||||
09/12/13
|
EM
Prof. Maria Camargo
|
THOMÉ
|
21
|
142
|
24
|
124
|
|||||||
09/12/13
|
EM
Professora Amélia Fernandes
|
THOMÉ
|
89
|
279
|
21
|
89
|
149
|
||||||
04/12/13
|
EM
Prof. Moacir M Brandão
|
THOMÉ
|
24
|
211
|
204
|
Cláudia
Vieira de Santana
|
|||||||
09/12/13
|
EM
Jardim Atlântico
|
THOMÉ
|
40
|
106
|
21
|
128
|
|||||||
09/12/13
|
EM
Francisco Mathias
|
THOMÉ
|
25
|
130
|
25
|
||||||||
10/12/13
|
EM
Izabel Esperidião Jorge
|
THOMÉ
|
120
|
||||||||||
10/12/13
|
EM
Vila Rosa
|
THOMÉ
|
48
|
99
|
|||||||||
10/12/13
|
EM
Jardim América
|
THOMÉ
|
175
|
110
|
181
|
||||||||
EDUCAÇÃO
INFANTIL CMEI E CEI
|
|||||||||||||
09/12/13
|
CMEI
Dep. Solon Amaral
|
THOMÉ
|
68
|
||||||||||
09/12/13
|
CMEI
Dra Elizabete
|
THOMÉ
|
42
|
||||||||||
09/12/13
|
CMEI
Pq Amazonas
|
THOMÉ
|
34
|
||||||||||
09/12/13
|
CMEI
Vila Faiçalville
|
THOMÉ
|
20
|
||||||||||
09/12/13
|
CMEI
Colemar Natal e Silva
|
THOMÉ
|
27
|
||||||||||
09/12/13
|
CMEI
Jardim Marilisia
|
THOMÉ
|
45
|
||||||||||
09/12/13
|
CMEI
Matheus Barcelos
|
THOMÉ
|
26
|
||||||||||
09/12/13
|
CMEI
Pq Atheneu
|
THOMÉ
|
17
|
||||||||||
09/12/13
|
CMEI
Presidente Costa e Silva
|
THOMÉ
|
43
|
||||||||||
09/12/13
|
CMEI
Professora Alzira
|
THOMÉ
|
44
|
||||||||||
09/12/13
|
CMEI
Tio Romão
|
THOMÉ
|
49
|
||||||||||
05/12/13
|
CMEI
Jardim Europa II
|
THOMÉ
|
15
|
Maíra
Borges Adorno
|
|||||||||
09/12/13
|
CEI
Menino Jesus de Praga
|
THOMÉ
|
45
|
||||||||||
09/12/13
|
Instituto
Santa Mônica
|
THOMÉ
|
70
|
||||||||||
09/12/13
|
CMEI
Santa Luzia
|
THOMÉ
|
34
|
||||||||||
09/12/13
|
CEI
Maria Genoveva
|
CENTRAL
|
69
|
||||||||||
10/12/13
|
CMEI
Recanto das Minas Gerais
|
CENTRAL
|
50
|
Elisvânia
da Cunha
|
|||||||||
05/12/13
|
CMEI
Vivendo e Aprendendo
|
BRASIL
|
19
|
Rosimeire
M. R. Neris
|
|||||||||
04/12/13
|
CMEI
Goiânia Viva
|
JARBAS
|
50
|
Regina
Alves Mendonça Lemes
|
|||||||||
09/12/13
|
CMEI
Setor União
|
JARBAS
|
21
|
||||||||||
03/12/13
|
CMEI
Monteiro Lobato
|
JARBAS
|
42
|
Lis
Aparecida D Silva Rodrigues
|
|||||||||
02/12/13
|
CMEI
Clemente Raimundo Sartler
|
JARBAS
|
72
|
Amélia
Khamy Porto
|
|||||||||
03/12/13
|
CEI
Serafim Rodrigues de Moraes Filho
|
JARBAS
|
45
|
Elaine
Azevedo Batista Silverio
|
|||||||||
03/12/13
|
CEI
Juliana Pires
|
JARBAS
|
18
|
Regina
Medeiros Soares Alves
|
|||||||||
03/12/13
|
CMEI
Jardins do Cerrado I
|
JARBAS
|
47
|
Vânia
de Fátima Alves
|
|||||||||
03/12/13
|
CMEI
13 de Maio
|
JARBAS
|
22
|
Romilda
C de Araújo Mendes
|
|||||||||
03/12/13
|
CMEI
Tio Oscar
|
BRETAS
|
50
|
Karla
Rocha de Almeida
|
|||||||||
03/12/13
|
CMEI
Vila Finsocial I
|
BRETAS
|
38
|
Anatilia
Simone Afonso
|
|||||||||
09/12/13
|
CMEI
Bem Me Quer
|
BRETAS
|
48
|
||||||||||
03/12/13
|
BRETAS
|
95
|
|||||||||||
TOTAL
|
1853
|
2390
|
9201
|
5628
|
1384
|
11927
|
4005
|
161
|
|||||
INFANTIL:
3.237
CICLO
1: 14.317
CICLO
2: 13.206
CICLO
3: 5.789
|
|||||||||||||
TOTAL
GERAL DE EDUCANDOS(AS): 36.549
|
APLICAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA
MUNICÍPIO: GOIÃNIA / 2014
KITS DO PROGRAMA EI – INFANTIL
A CIRANDA DA INTELIGÊNCIA
Público alvo: a partir de 4 anos
Material:
- 8 revistas para os alunos ;
- 2 CDs (sonoplastia) para os alunos;
- 2 cadernos de atividades para professores aplicadores;
- 2 CDs (sonoplastia) para o professor;
- Apostilas para os pais;
- Curso EAD para os professores aplicadores, com tutoria e mediação.
OS JOGOS DA INTELIGÊNCIA
Público alvo:a partir de 5 anos
Material:
- 8 revistas para os alunos;
- 2 CDs (sonoplastia) para os alunos;
- 2 cadernos de atividades para professores aplicadores;
- 2 CDs (sonoplastia) para o professor;
- Apostilas para os pais;
- Curso EAD para os professores aplicadores, com tutoria e mediação.
KITS DO PROGRAMA EI – 1º AO 5º ANO DO FUNDAMENTAL
OLIMPÍADAS DA INTELIGÊNCIA
Público alvo: 1° ano (A)
Material:
- 2 apostilas para os alunos;
- 2 CDs (sonoplastia) para os alunos;
- 2 apostilas para os professores aplicadores;
- 2 CDs (sonoplastia) para os professores aplicadores;
- Apostilas para os pais;
- Curso EAD para os professores aplicadores, com tutoria e mediação.
INTELIGÊNCIA SAÚDAVEL
Público alvo: 2° ano (B)
Material:
- 2 apostilas para os alunos;
- 2 CDs (sonoplastia) para os alunos;
- 2 apostilas para os professores aplicadores;
- 2 CDs (sonoplastia) para os professores aplicadores;
- Apostilas para os pais;
- Curso EAD para os professores aplicadores, com tutoria e mediação.
AS RELAÇÕES SAUDÁVEIS
Público alvo: 3° ano (C)
Material:
- 2 apostilas para os alunos;
- 2 CDs (sonoplastia) para os alunos;
- 2 apostilas para os professores aplicadores;
- 2 CDs (sonoplastia) para os professores aplicadores;
- Apostilas para os pais;
- Curso EAD para os professores aplicadores, com tutoria e mediação.
A CIDADE DA MEMÓRIA
Público alvo: 4° ano (D)
Material:
- 2 apostilas para os alunos;
- 2 CDs (sonoplastia) para os alunos;
- 2 apostilas para os professores aplicadores;
- 2 CDs (sonoplastia) para os professores aplicadores;
- 1 encarte para construção da maquete (1 por turma);
- Apostilas para os pais;
- Curso EAD para os professores aplicadores, com tutoria e mediação.
AS ARMADILHAS DA MENTE
Público alvo: 5° ano (E)
Material:
- 8 revistas para os alunos;
- 2 apostilas para os professores aplicadores;
- Apostilas para os pais;
- Curso EAD para os professores aplicadores, com tutoria e mediação.
KITS DO PROGRAMA EI – 6º AO 9º ANO DO FUNDAMENTAL
MENTES BRILHANTES
Público alvo: 6° ano (F)
Material:
- 2 apostilas para os alunos;
- 2 apostilas para os professores aplicadores;
- 2 DVD para os professores aplicadores;
- Apostilas para os pais;
- Curso EAD para os professores aplicadores, com tutoria e mediação.
CÓDIGOS DA INTELIGÊNCIA
Público alvo: 7° ano (G)
Material:
- 2 apostilas para os alunos;
- 2 apostilas para os professores aplicadores;
- 2 DVD para os professores aplicadores;
- Apostilas para os pais;
- Curso EAD para os professores aplicadores, com tutoria e mediação.
SER HUMANO SEM FRONTEIRAS
Público alvo: 8° e 9° ano (H,I)
Material:
- 2 apostilas para os alunos;
- 2 apostilas para os professores aplicadores;
- Apostilas para os pais;
- Curso EAD para os professores aplicadores, com tutoria e mediação.
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