terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

EDUCAÇÃO GAIA É EDUCAÇÃO DA PAZ

EDUCAÇÃO GAIA EDUCAÇÃO
Rio + 20 - Rumo à Quinta Dimensão – RIO + 20

 
Num final de semana encantador e produtivo, de 10 a 12 de fevereiro de 2012, os representantes das organizações que realizam a Educação Gaia no Brasil, reuniram-se na UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, que fica no Parque Ibirapuera, em São Paulo.
Foi lá, em 2006, que nasceu a primeira turma da Educação Gaia no Brasil.
O que isto significa?
Depois que Rede Internacional das Ecovilas - assentamentos humanos sustentáveis - apresentou às Nações Unidas uma colaboração para Década Internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), fruto dos laboratórios das Ecovilas, com quase cinquenta anos de experiência na implantação desses assentamentos, a maioria delas na área rural, o Brasil, trouxe essa experiência para ser compartilhada no eixo urbano.
Hoje, já começa a ecoar em mais de mil pessoas de várias cidades do Brasil, um país que tem o compromisso em ser sustentável e pacífico.
Esse modelo de Educação já está implementado, pelo Gaia Education, em 28 países. O maior número de cidades se encontra no Brasil, demonstrando a responsabilidade que o nosso país assumiu, diante de um cenário de incertezas nessa transição planetária.
Também no Brasil, em janeiro de 2010, na UMAPAZ, aconteceu a primeira revisão do currículo, com a presença dos educadores brasileiros e da diretora do Gaia Education. Ali foi gerado um momento de riqueza e integração da Rede Internacional com o Brasil, e nasceu a Quinta Dimensão como proposta para agregar ao Currículo.
Aproveito para associar, às dimensões que constituem a estrutura do currículo, com os elementos que compõem a Natureza:
Dimensão Ecológica = Terra
Dimensão Econômica = Ar
Dimensão Social = Água e
Dimensão Visão de Mundo = Fogo.
Como é dito pelos antigos Sábios, nós somos constituídos por 5 elementos, e o quinto é o Éter.
Esse Éter, na consciência da Educação Gaia, tomou força a ponto de tocar no coração da Rede Brasileira de Educação Ambiental, através do Ecobairro: Os OITO NÍVEIS DE SUSTENTABILIDADE QUE COMPÕEM AS ECOVILAS - O MESMO DNA DO ECOBAIRRO PARA A SUSTENTABILIDADE URBANA - que foram incluídos no VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, que ocorrerá entre os dias 28 a 31 de março de 2012 – na Bahia de Todos os Santos.
Não acabou não. É bom lembrar que foi no Brasil que aconteceu um dos maiores eventos ambientais de nosso planeta, a RIO 92, quando nasceu a Agenda 21 e a Carta da Terra. E agora, no mesmo palco planetário, um novo cenário é montado para fazermos um balanço de nossos esforços ao longo de 20 anos intitulado de RIO + 20, para alí encontrarmos novos caminhos para um planeta sustentável e pacífico.
Esse planeta possível se aproxima de uma busca que deve gerar um salto quântico - a QUINTA DIMENSÃO - a capacidade de enxergarmos além do óbvio, do racional e exato. Uma Sabedoria que se oculta na vida e que a faz mover-se em profundo estado de harmonia. Uma música audível para os ouvidos extra-sensoriais, que faz os planetas dançarem e entoarem novos acordes aos mais sensíveis que, em sua maioria, deixam ensinamentos de amor, paz, solidariedade, e de que somos um, incluindo todos os seres, visíveis e invisíveis; tudo expressado por artistas que compõem o nosso planeta e provocado por aqueles que amam o invisível e por vezes esquecem da importância do visível.
Chegou o momento de definirmos se queremos uma Felicidade Bruta ou uma Felicidade Única, para todos os que habitam essa Casa chamada Terra, Gaia, e para nossos vizinhos de outras Estrelas.
Rio + 20. Vamos definitivamente admitir que a TERRA é uma ESCOLA SAGRADA - UM TEMPLO DO SABER - vamos aprender e ensinar, todos juntos.
Habitantes de Gaia, Servidores da Educação, ousemos rumo à Quinta Dimensão. É possível que essa seja a dimensão que nos fará materializarmos as aspirações da humanidade, redigidas em vários documentos e lembradas em muitos dos ensinamentos.
Chegou a hora de sermos, na íntegra, o que pensamos, sentimos e fazemos - esse é o desafio para a EDUCAÇÃO.

Paullo Santos
Membro do Ecobairro

Nenhum comentário:

Postar um comentário