CURSO CONFLITO NAS RELAÇÕES HUMANAS: O QUE CABE ÀS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
PROJETO: Humanizando
Convivências de Paz no Ambiente Escolar
Escola
Municipal Eva Vieira de Almeida
CNPJ:
01.414.457/0001-05
Rua
Rovigo n. 280 Vila Alvorada – Goiânia/Goiás
Telefone:
(62) 3287-5522
Email:
emeva7@yahoo.com.br
Profissionais
envolvidas no Projeto:
Andréa
de Figueiredo Ferreira
Dhayle
Dayane Martins
Maria
Teresinha Guimarães
-2012-
Somos professores? Muito
Mais!
Somos educadores? Mais
ainda!
Somos vendedores de
sonhos!
Vendemos sonhos para o
abatido se animar,
Para o tímido ousar, para
o ansioso se tranquilizar,
Para o poeta se inspirar e
para o pensador criticar e criar.
Sem sonhos, somos servos!
Sem sonhos, obedecemos a
ordens!
Que vocês, alunos, sejam
grandes sonhadores!
E, se sonharem, não
tenham medo de tropeçar!
E, se tropeçarem, não
tenham medo de chorar.
Levantem-se, pois não há
caminhos sem acidentes.
Deem sempre uma nova
chance para si mesmos.
Pois a liberdade só é
real se após falharmos
Existir o direito de
recomeçar..
Fonte: Augusto Cury
– Filhos brilhantes,
alunos fascinantes –
Editora Academia
Inteligente
Introdução
Considerando a
realidade de nossa sociedade, onde a violência é o resultado de
conflitos mal resolvidos, quer seja na família, na escola, consigo
mesmo, no trabalho, na sociedade, em todas as dimensões da vida
social e observando o comportamento, os sentimentos, as palavras, a
postura e conduta de uma pessoa e de si próprio, diante dessa
violência estampada na sociedade, vimos a necessidade da elaboração
de um Projeto de Paz para a mediação de conflitos no ambiente
escolar, local onde estamos construindo futuros cidadãos do “bem”
para nossa futura sociedade. Após estudos realizados, chegamos à
conclusão de que todo o trabalho realizado deve ser por nós mediado
para com toda comunidade escolar, educandos e funcionários buscando
uma nova maneira de viver, e de viver em paz. É preciso deixar claro
que crise, essa crise de existência e de violência a qual estamos
vivendo, não é coisa ruim e que depende do que a gente faz dela e
que pode ser uma grande oportunidade para evoluir e se transformar.
Dessa ideia elaboramos o Projeto Humanizando Convivências de Paz no
Ambiente Escolar, descrito logo a seguir.
Objetivo Geral
Implantar a
cultura de Paz no convívio escolar e na comunidade escolar, com a
adesão dos profissionais de educação da escola e a parceria com a
família.
Objetivos
Específicos
- Perceber que a escola está a serviço da comunidade e que a comunidade necessita de auxilio na educação das crianças e muitas vezes da família;
- Procurar ser uma equipe ou comunidade escola consistente e humanizada;
- Qualificar a vida fundamentando-a na valorização do ser humano como fonte de riqueza e transformação, em valores morais e humanos;
- Especializar nossos alunos para o desenvolvimento pessoal de forma humanística;
- Estabelecer vínculo de afetividade e cooperação entre todos;
- Proporcionar aos educandos situações que exijam a compreensão de que na escola deve-se aprender a conviver com as diferenças de cor, raça, religião, tipo físico e situação econômica, bem como com diferenças culturais existentes na escola mediante atividades significativas que oportunizam a reflexão, a fim de exercitar e resgatar valores morais, muitas vezes esquecidos ou ignorados por nossa sociedade;
- Buscar no encontro da escola, aluno e família a construção de uma relação de troca mútua que possibilite a todos educar e serem educados;
- Desenvolver no educando e nos educadores a construção de atitudes que promovam a paz, tanto na sala de aula quanto na família e por extensão na sociedade.
- Contribuir com os pais no auxilio a educação dos filhos;
- Conscientizar os pais em relação a afetividade e sobre o seu papel na educação dos filhos;
- Diferenciar o papel da escola, dos pais e do Estado;
- Integrar e interagir os profissionais da escola;
Justificatica
Por em prática o
aprendizado do Curso Conflito nas Relações Humanas – Epaz.
Um projeto que
atenda a necessidade e os anseios de todos da escola.
A importância de se
realizar um trabalho de formação d cidadão de caráter e cultivo
de valores morais em paralelo aos conteúdos curriculares,
tornando-os assim significativos e capazes de propiciar uma boa
convivência de harmonia na escola e por extensão na família e na
sociedade.
Entender-se que o
aluno precisa de princípios e não só de regras, daí a importância
do resgate de valores morais esquecidos que acabou por gerar ações
e situações de violência repudiadas por esse projeto que vislumbra
a Paz, no sentido de vivências harmoniosas e felizes, um aprendizado
significativo.
Os conflitos
vivenciados na escola geram momentos de insatisfação, e certa
violência, por isso o Projeto Humanizando Convivências de Paz no
Ambiente Escolar vem contemplar o desejo de humanização nas
relações interpessoais.
Regulamento
-
Apreciar e cobrar na prática cotidiana os direitos e deveres que
permeiam a vivência escolar dos educandos e educadores.
Direito
e Deveres do aluno (a)
- Manter o recreio dirigido;
- Beneficiar-se do ensino e das atividades em sala de aula e em outros ambientes da escola;
- Receber equidade de tratamento sem qualquer distinção de caráter familiar religioso, político, de raça, sexo ou diferenças culturais;
- Apresentar-se pontualmente à escola;
- Cumprir com assiduidade e aproveitamento todas as atividades escolares;
- Manter conduta condizente com os padrões morais, éticos e culturais pré-estabelecidos;
- Respeitar os colegas e fazer-se por eles respeitado;
- Dirigir-se à diretoria, aos coordenadores, aos professores, funcionários e aos estudantes, tratando-os com a devida consideração e respeito, nos conatos diretos na vivência diária;
- Perceber-se como parte da engrenagem social da escola em que frequenta;
- Garantir que todo patrimônio da escola não seja destruído e que prevaleça a limpeza e a conservação do ambiente físico como um todo;
- Cooperar ativamente para a manutenção da ordem disciplinar e nas tarefas diárias;
- Aderir de forma consciente ao projeto, tornando-se corresponsável para o êxito do mesmo;
Na
escola
- Fazer uso do uniforme diariamente;
- Trazer o material de uso escolar completo;
- Chegar no horário;
- Ser assíduo;
- Fazer do recreio um momento de descanso e integração entre os alunos;
- Realizar as tarefas de casa.
Na
sala
- Levantar o dedo para falar, aguardando a própria vez;
- Jogar lixo na lixeira;
- Manter o caderno organizado;
- Realizar as tarefas e pesquisas propostas em tempo hábil;
- Respeitar os colegas, professores e funcionários (não agredindo com gestos e palavras);
- Não trazer brinquedos fora do dia determinado pela professora;
- Procurar palavras agradáveis e virtuosas;
- Ser responsáveis pelas próprias atitudes;
- Preservar a higiene dos banheiros, salas de aula e do prédio em geral;
- Obedecer às normas da Escola;
- Contribuir para a construção do conhecimento de forma sólida e saudável.
Congregam-se
neste regulamento, os já vigentes na escola que foram elaborados
pelos próprios alunos há dois anos e que constam no Projeto
Político Pedagógico desta Unidade Educacional.
Metodologia
- Incorporação de situações e ações para conhecer os conceitos e as vivências de:
- Ética;
- Diálogo;
- Respeito mútuo;
- Cooperação;
- Solidariedade;
- Responsabilidade;
- Senso de justiça;
- Ações e atitudes
de paz, através da interdisciplinaridade e da transversalidade
predisponibilizada pela adesão ao Projeto de toda comunidade escola.
- Apresentações
musicais e coreografias;
- Através da
música A Paz, do grupo Roupa Nova, trabalhar a importância da
escola na formação da Cultura de Paz no processo de construção da
cidadania, abordando e refletindo sobre valores como a disciplina
escolar, o respeito mútuo, a ética, a solidariedade e afetividade,
entre outros, valores morais que se fizerem necessários;
- Dicas de limites
para a família no jornalzinho;
- Criação de um
jornalzinho para a Comunidade Escolar dando a conhecer sobre projeto:
textos sobre a paz, textos que estimulem a prática de valores
morais, noticias sobre o regulamento que permeia as ações entre os
educandos e os profissionais de educação, entre outras matérias
pertinentes às varias situações da vida escolar. Dicas de boa
convivência.
- Estipular um dia
para que todos venham de branco.
- Confecção de
cartazes pelos alunos.
- Declamação de
poemas.
- Contações de
histórias.
- Montagem de murais
educativos.
- Roda de conversas
com as famílias, com os alunos e com a comunidade escolar.
- Diariamente os
professores escreverem uma frase sobre paz na lousa, antes do inicio
da aula.
- Criar um
regulamento ajustado aos objetivos do Projeto e a necessidade da
escola em si.
- Estabelecer
parcerias com estagiários;.- Fazer passeios em
teatros, museus, clubes, estabelecendo vínculos afetivos.
- Reuniões
coletivas e individuais.
Recursos
Recursos para
materiais impressos, através do PAFIE.
Parcerias
A efetivação do
Projeto conta com a adesão de todos os professores da E.M.E.V.A. –
Escola Municipal Eva Vieira de Almeida, através de um trabalho
contínuo e paralelo aos conteúdos curriculares.
Conta ainda com a
boa vontade das famílias com as quais convivemos e que serão
sensibilizadas a serem corresponsáveis pelo sucesso do Projeto
Humanizando Convivências de Paz no Ambiente Escolar.
Sempre que for
necessário recorreremos à S.M.E. e Epaz, ao núcleo Jarbas Jaime e
ao Conselho Tutelar da região.
Cronograma
De
maio de 2012 até o final desse ano letivo e com o firme propósito
de continuidade para os próximos anos, adequando sempre que
necessário as ações para a eficácia dos resultados.
Avaliação
A avaliação se
dará de forma contínua e processual, durante e após a realização
das atividades, principalmente na observância das atitudes dos
alunos e educadores na convivência escolar.
Referências
Bibliográficas
ASSIS, Machado.
Contos
de Escola.
São Paulo: Escala Educacional, 2008. p.p. 25 a 26.
CALLADO, Carlos
Velázquez.
Educação para a Paz.
São Paulo: ed. Projeto Cooperação, 2003.
CRAVO, Genivalda,
Márcia Telma. Curso
conflitos nas relações humanas: o que cabe às instituições
educacionais?
Projeto de Mediação Transdisciplinar do Conflito Escolar, Goiânia,
2011.
CURY, Augusto.
Filhos
brilhantes, Alunos Fascinantes.
Rio
de janeiro: ed. Pegaminho 2006.
FRITZEN, José.
Relações humanas interpessoais.
Petrópolis: ed. Vozes, 2005.
LISBOA, Carolina,
Luiza de Lima Braga, Guilherme Ebert. O
fenômeno bullying ou vitimização entre pares na atualidade:
definições, formas de manifestação e possibilidades de
intervenção. São
Leopoldo, RS: Contextos Clínicos, 2009.
NETO, Aramis A.
Lopes. Bullying
– comportamento agressivo entre estudantes.
Jornal da Pediatriz, 2005.
REVISTA EDUCAÇÂO.
Ano 16 – n. 177, ed. Segmento.
WEIL, Pierre. A
arte de viver em PAZ.
São Paulo: ed. Gente, 2002.
WEIL, Pierre.
Relações
Humanas na Família e no trabalho.
Petrópolis: ed. Vozes, 1997.
Comentário:
O
amor é a coisa mais bela de todas, porque o amor é ação. O amor é
cuidado. E Deus nos ama. E o Seu amor nos dá a paz cotidiana, como
diz o poema.
Para
o mural:
O
poema da paz de Madre Tereza de Calcutá
O
dia mais belo? Hoje.
A
coisa mais fácil? Equivocar-se.
O
obstáculo maior? O medo.
O
erro maior? Abandonar-se.
A
raiz de todos os males? O egoísmo.
A
distração mais bela? O trabalho.
A
pior derrota? O desalento.
Os
melhores professores? As crianças.
A
primeira necessidade? Comunicar-se.
O
que mais faz feliz? Ser útil aos demais.
O
mistério maior? A morte.
O
pior defeito? O mau humor.
A
coisa mais perigosa? A mentira.
O
sentimento pior? O rancor.
O
presente mais belo? O perdão.
O
mais imprescindível? O lar.
A
estrada mais rápida? O caminho correto.
A
sensação mais grata? A paz interior.
O
resguardo mais eficaz? O sorriso.
O
melhor remédio? O otimismo.
A
maior satisfação? O dever cumprido.
A
força mais potente do mundo? A fé.
As
pessoas mais necessárias? Os pais.
A
coisa mais bela de todas? O amor.
A Paz
É
preciso pensar um pouco nas pessoas que ainda vêm
Nas crianças
A gente tem que arrumar um jeito
De achar pra eles um lugar melhor.
Para os nossos filhos
E para os filhos de nossos filhos
Pense bem!
Nas crianças
A gente tem que arrumar um jeito
De achar pra eles um lugar melhor.
Para os nossos filhos
E para os filhos de nossos filhos
Pense bem!
Deve
haver um lugar dentro do seu coração
Onde a paz brilhe mais que uma lembrança
Sem a luz que ela traz ja nem se consegue mais
Encontrar o caminho da esperança
Onde a paz brilhe mais que uma lembrança
Sem a luz que ela traz ja nem se consegue mais
Encontrar o caminho da esperança
Sinta,
chega o tempo de enxugar o pranto dos homens
Se fazendo irmão e estendendo a mão
Se fazendo irmão e estendendo a mão
Só
o amor, muda o que já se fez
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a terra inteira feliz
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a terra inteira feliz
Se
você for capaz de soltar a sua voz
Pelo ar, como prece de criança
Deve então começar outros vão te acompanhar
E cantar com harmonia e esperança
Pelo ar, como prece de criança
Deve então começar outros vão te acompanhar
E cantar com harmonia e esperança
Deixe,
que esse canto lave o pranto do mundo
Pra trazer perdão e dividir o pão.
Pra trazer perdão e dividir o pão.
Só
o amor, muda o que já se fez
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a terra inteira feliz
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a terra inteira feliz
Quanta
dor e sofrimento em volta a gente ainda tem,
Pra manter a fé e o sonho dos que ainda vêm.
A lição pro futuro vem da alma e do coração,
Pra buscar a paz, não olhar pra trás, com amor.
Pra manter a fé e o sonho dos que ainda vêm.
A lição pro futuro vem da alma e do coração,
Pra buscar a paz, não olhar pra trás, com amor.
Se
você começar outros vão te acompanhar
E cantar com harmonia e esperança.
E cantar com harmonia e esperança.
Deixe,
que esse canto lave o pranto do mundo
Pra trazer perdão e dividir o pão.
Pra trazer perdão e dividir o pão.
Só
o amor, muda o que já se fez
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a terra inteira feliz
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a terra inteira feliz
Só
o amor, muda o que já se fez
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a terra inteira feliz
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a terra inteira feliz
Só
o amor, muda o que já se fez
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a terra inteira feliz
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a terra inteira feliz
Venha,
já é hora de acender a chama da vida
E fazer a terra inteira feliz
E fazer a terra inteira feliz
Inteira
feliz ...
Está sendo ótima estar trabalhando na Equipe de organização do projeto EPAZ. Muito obrigado por estar aqui com vs.
ResponderExcluirGilberto