Educação municipal abre ano letivo 2012
- Roseneide Ramalho
O primeiro dia de aula nas instituições da Secretaria Municipal de Educação (SME) em 2012 reunirá 120 mil alunos e 15 mil servidores que, juntos, recebem pais e responsáveis para planejamento inicial comunitário.
Neste ano, de forma inédita, a abertura do ano letivo, que ocorre nos dias 23 e 24, terá a presença da comunidade escolar que, ao lado de alunos, professores, servidores administrativos e coordenadores, construirão a proposta de trabalho para o decorrer do ano.
A aproximação tem como objetivo promover maior envolvimento de familiares no cotidiano escolar, contribuindo para o conhecimento da proposta político-pedagógica da instituição e maior participação no conselho escolar ou gestor.
Para a chefe da Divisão de Planejamento e Gestão Educacional da SME, Ana Cristiana Souza, a escola só tem a ganhar com a presença dos pais.
“Com essa iniciativa, as famílias dos alunos conhecerão melhor a estrutura e funcionamento da escola ou Cmei. Assim, podem acompanhar o desenvolvimento de seus filhos e contribuir com o trabalho de professores e diretores”, cita.
Para a secretária de Educação, Neyde Aparecida, as famílias exercem papel fundamental na aprendizagem e para melhorar a qualidade do ensino.
“Nossas escolas são comprometidas com o desenvolvimento de seus educandos. Abrir espaço para que os pais conheçam e interajam é o caminho para unirmos forças para consolidar um ensino cada vez melhor”, destaca.
Durante todo o ano, crianças, jovens e adultos matriculados em escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs) terão aulas por, no mínimo, 200 dias letivos, alcançando uma carga horária de 800 horas de efetivo trabalho escolar.
Conforme o calendário escolar, no dia 1º de agosto, quando as aulas serão retomadas após as férias, pais, professores e alunos terão novo encontro para o planejamento do segundo semestre.
Abertura oficial
A abertura oficial do ano letivo ocorre no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Deputado Solon Batista Amaral, localizado na Vila Jardim Vitória, com a presença da Secretária Neyde Aparecida e grupo diretivo da SME.
No local, o planejamento inicial comunitário tem o propósito de orientar sobre temas específicos do Cmei, como atendimento, os diferenciais da proposta pedagógica, adaptação e respeito aos direitos da criança.
As famílias também integrarão dinâmicas como produção de cartas e mensagens para compor o mural do Cmei e do ambiente “Rua do Recreio”, espaço onde pais e professores participarão de brincadeiras com as crianças.
“Organizaremos locais onde ocorrerão simultaneamente oficinas de leitura, modelagem, pintura e brincadeiras, além de exibição de vídeos com momentos vividos no Cmei”, aponta a diretora da instituição, Sônia Moura de Morais.
Para Neyde Aparecida, a escolha de uma instituição de educação infantil para ser visitada reflete a importância dada ao setor na atual administração.
“A Prefeitura de Goiânia oferece atenção especial à Educação Infantil. Buscamos a cada dia melhorá-la ainda mais. Atualmente, trabalhamos com um modelo de qualidade que é exemplo para o Brasil e continuaremos não medindo esforços para que toda a demanda da capital seja atendida com êxito”, destaca.
Prioridades e metas
O foco do trabalho em 2012 será manter prioritárias as políticas para garantir um atendimento de qualidade aos educandos.
Neste ano, o diferencial na chegada dos alunos às instituições educacionais serão os uniformes. Todos receberão kits contendo duas camisetas, uma calça, um short ou saia-short e um casaco.
O investimento da Prefeitura de Goiânia corresponde a R$ 7 milhões. A distribuição deve ser concluída até o próximo dia 25.
Outro foco de atuação é a ampliação da oferta de vagas em todas as regiões da cidade, contemplando tanto da educação infantil, quanto o ensino fundamental.
Para a Secretária de Educação, Neyde Aparecida, a melhoria da estrutura física das instituições, incluindo construção, ampliação e adequação dos espaços e infraestrutura existentes é uma das grandes prioridades.
Para 2012, o pacote de obras prevê construção e projeto de 81 novos centros municipais de educação infantil, 18 escolas padrão para atender ao ensino fundamental e reformas em outras 17 instituições.
A SME tem ainda como meta a ampliação do atendimento à adolescentes, jovens e adultos não alfabetizados ou que não concluiram o ensino fundamental.
Atualmente 88 instituições educacionais em Goiânia ofertam essa modalidade de ensino, com atendimento também em turmas formadas em locais alternativos, como igrejas, empresas e associações de bairro.
“Queremos ampliar o quantitativo de alunos matriculados nessas escolas, com a preocupação de assegurar o direito de todos de ocupar um lugar nas salas de aula”, defende Neyde Aparecida.
Outros pontos de destaque neste ano são a formação continuada, a reelaboração da Proposta Político-pedagógica da Educação Infantil e a implantação e implementação de uma política de alfabetização para que todos os educandos saibam ler e escrever ao atingirem a faixa dos oito anos de idade, ou seja, ao término do Ciclo I.
Rede de Inclusão
A educação inclusiva nas instituições municipais terá nova proposta de atendimento em 2012. A partir de fevereiro, alunos com necessidades educativas especiais serão acompanhados pela Rede de Inclusão.
A inciativa será composta por oito instituições, com atendimento na área pedagógica e clínica, constituída por unidades da SME e convênios. O objetivo é contemplar todos os alunos que necessitem com o atendimento educacional especializado.
Entre as instituições municipais estão os centros de apoio à inclusão (Cmai) Maria Thomé Neto e Brasil Di Ramos Caiado, Unidade Renascer/Sociedade Pestalozzi de Goiânia, Escola de Ensino Especial Ascep, Escola Especial Helena Antipoff/Apae e Centro de Orientação e Reabilitação e Assistência ao Encefalopata (Corae).
Os convênios abrangem o Centro Estadual de Apoio ao Deficiente (Cead) e Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP).
A iniciativa será coordenada conjuntamente pelos dois centros municipais de apoio à inclusão (Cmai) Maria Thomé Neto e Brasil Di Ramos Caiado.
A diretora do Cmai Maria Thomé Neto, Antônia Lemes, explica que os Cmai receberão núcleos de ações inclusivas (NAI), onde serão concentradas todas as medidas relativas à inclusão.
De acordo com Antônia Lemes, a instituição da Rede de Inclusão coloca Goiânia em posição de destaque no cenário nacional quanto às experiências de atendimento educacional especializado.
“Queremos ter a melhor proposta do Brasil. Não temos conhecimento de iniciativas desta magnitude, com a perspectiva de atender a totalidade dos alunos”, enaltece Antônia.
O serviço será responsável por manter e direcionar aspectos como acessibilidade - que inclui atendimento de cuidadores, mobiliário adaptado e salas de recurso multifuncionais; apoio a alunos com deficiência auditiva ou visual; convênios e parcerias e ainda atendimento a educandos com características como superdotação e altas habilidades.
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