AÇÃO
FORMATIVA
1.
Dados da Ação Formativa
|
Título
GRUPO
DE TRABALHO E ESTUDO DE EDUCAÇÃO DA PAZ – GTE EPAZ (Resolução
do CME nº 005)
|
Órgão
Proponente
Secretaria
Municipal de Educação de Goiânia
|
Coordenação
Geral
Departamento
Pedagógico/Centro de Formação dos Profissionais da
Educação/Política Articulada de Educação da Paz - EPAZ
|
Público
Todos
os Profissionais da Educação
|
Número
de Vagas
200
vagas, distribuídas nos turnos matutino, vespertino e noturno –
Turmas A B C D e E
|
Período
de Realização
fevereiro
a dezembro de 2013
|
Carga
Horária
80
horas, sendo 68 horas presenciais e 12 horas não presenciais
|
Fonte
de Recursos
Tesouro
Municipal
|
2.
Justificativa
A Prefeitura de Goiânia, por meio
da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou no dia 27 de
agosto de 2011, durante a 9ª versão da campanha Quebrando
o Silêncio: Abaixo o Bullying,
no Shopping Flamboyant, a Política Articulada de Educação da
Paz (EPAZ). Com essa iniciativa a SME amplia as oportunidades na
inclusão educacional, a garantia do sucesso escolar, qualidade de
vida, a valorização profissional, o respeito à diversidade e às
diferenças sociais e a promoção da justiça por meio da
Educação da Paz.
Entende-se por Educação da Paz as
iniciativas alusivas à cultura da paz, valores humanos, igualdade
racial, direitos humanos, educação ambiental, sustentabilidade,
relações humanas, ética, diálogo interreligioso e
transreligioso, mediação escolar, conciliação e resolutividade
de conflitos ou violências de forma pacífica, educação
integral, participativa e democrática, saúde integral, qualidade
de vida.
A paz é fruto de justiça, de
diálogo, de partilha, de cooperação e de solidariedade. Ela se
realiza com a ação das pessoas comprometidas com a educação
integral do ser humano na relação consigo, com os outros e com o
planeta.
Como cooperar para que a cultura da
paz prevaleça? De que forma a Educação pode contribuir para a
disseminação de ações pacíficas de convivência e tolerância
nesses tempos difíceis e incertos? Quais as estratégias que
podem ser adotadas em situações de conflitos e violências
ocorridas nos ambientes escolares? Como mediar conflito nas
relações humanas?
A EPAZ não é uma nova atribuição,
função, competência, habilidade, papel, projeto ou programa a
ser desempenhado pelo profissional da educação. A EPAZ é a
educação pública nas suas prerrogativas legais, concernentes à
cultura da paz, aos valores humanos, educação ambiental,
garantia de oportunidades iguais, direitos humanos,
sustentabilidade, prevenção a toda forma de conflito, violência
ou drogadição, integração de todos os saberes e formas de
vida, inclusão dos diferentes, sucesso na aprendizagem e
qualidade de vida com felicidade.
A
EPAZ está alicerçada na Cultura da Paz, nos Valores Humanos, na
Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Educação
Ambiental, no Desenvolvimento Sustentável, no Relatório Dellors,
na Carta da Terra e na Carta de Fortaleza, bem como:
Sendo
assim, o Grupo de Trabalho e Estudo de Educação da Paz (EPAZ),
pretende oportunizar momentos de reflexões sobre a realidade e
potencializar as iniciativas criativas que podem construir pontes
de paz nos locais de trabalho.
|
3.
Objetivo Geral
3.1.
Objetivos Específicos
|
4.
Programação
|
Conteúdo
Programático
|
Cronograma
23
e 24/02 (08); 27 de fevereiro ( 4h); 27 de
março (4h); 10 de abril (4h); 24 de abril (4h); 15 de maio (12h); 29 de maio
(4h); 26 de junho (4h); 28 de agosto (4h); 15 a 21 de setembro
(4h); 25 de setembro (4h); 30 de outubro (4h); 13 de novembro
(4h);11
de dezembro (4h);
Atividades
não presenciais (16h)
|
Equipe
de Formação
Genivalda
Araujo Cravo dos Santos - Graduada
em História, Doutora e Mestre em Ciências da Religião /
Coordenadora Geral da EPAZ
Leila
Oliveira Rodrigues
–
Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação / Equipe da EPAZ
Manoel
do Bomfim Rodrigues de Souza - Licenciado
e Mestre em Ciências da Religião / Equipe da EPAZ
Márcia
Maristela Goiani da Silva – Graduada
em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia e Administração
Simone
Disconsi de Sá Campos -
Bacharel em Direito pela UFG; Especialista em Processo Civil e
Criminalística- UFG; Promotora do Ministério Público de Goiás;
Coordenadora da CAO Educação
Assessoria
Jurídica da SME
SME
de Goiânia / Parceiros
Intersetoriais
Dra.
Dagmar da Silva Ramos – Médica,
psicoterapeuta e consultora organizacional, Presidenta
do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Goiânia
(COMAD); Diretora e Fundadora do Instituto Brasileiro de Soluções
Sistêmicas – IBS Sistêmicas
Márcia
Bueno dos Santos - Graduação
em Pedagogia/ PUC Goiás, Especialização em Docência
Universitária/ PUC Goiás, Especialização em Psicopedagogia/
FABEC, Apoio Técnico Pedagógico da URE Brasil
Ângela
Blau – TJGO mais Convidados
Representantes
da Política Nacional de Saúde da Mulher Negra
Célia
Regina de Souza
– com Biodança
GT
da Paz da Prefeitura de Goiânia, Primavera da Paz da Rede
Permanente pela Paz e Rede
Municipal de Educação/SME
Dra.
Maria Abadia Silva
- Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense,
consultora organizacional; Coordenadora
do Programa AVIPAZ; Coordenadora da Área de Educação do IBS
Sistêmicas
|
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
A metodologia aplicada no Grupo de
Trabalho e Estudo (GTE) será a transdisciplinar (FRIAÇA, 2005;
NICOLESCU, 2008; SOMMERMAN, MELLO, BARROS, 2002; TORRE, PUJOL,
MORAES, 2008; WEIL, 2002), por meio de Roda de Conversa, escuta
ativa e troca de experiência, mais a revisão da literatura
proposta, interpretação e elaboração de instrumentos síntese.
|
PROCEDIMENTOS
AVALIATIVOS
A avaliação dos cursistas será
realizada a partir dos objetivos e programação prevista no GTE
de Educação da Paz. Serão considerados como critérios de
avaliação: assiduidade, participação, comparecimento nas
atividades complementares e realização das atividades
solicitadas. Para a certificação o cursista deverá ter a
frequência mínima de 75% e nota igual ou superior a 70
(setenta), conforme Estatuto dos Servidores do Magistério
Público.
Síntese dos
encontros: Caderno Memória/Levantamento de dados: vídeos,
artigos, materiais jornalísticos e documentos/Levantamento de
experiências exitosas e dos desafios/Elaboração e entrega de um
Plano de Ação de Educação da Paz.
|
PROCEDIMENTOS
DE REGISTRO E AVALIAÇÃO
Síntese
dos encontros: Caderno Memória/Levantamento de dados: vídeos,
artigos, materiais jornalísticos e documentos/Levantamento de
experiências exitosas e dos desafios/Elaboração e entrega de
Plano de Ação de Educação da Paz
|
PREVISÃO
DE GASTOS
|
Material
a ser utilizado
Auditório e salas no
CEFPE, data show, microfone, notebook, papel chamex, lápis de
cor, fita crepe, cola, pinceis, xerox, rolo de papel pardo, DVD,
papeis diversos, filmadora, câmera fotográfica, impressora,
computador; II Seminário EPAZ: certificados de participação,
placa para os Construtores de Pontes de EPAZ, coquetel, lanche,
banners, auditório, enfeite/arranjo, filmagem, folders, cartaz,
camisetas, crachá, Cds para Anais, copos descartáveis água e
café, lanche para sala VIP.
|
REFERÊNCIAS
BRASIL,
Diretrizes
Nacionais para
a Educação em Direitos Humanos.
Resolução nº. 1, de 30 de maio de 2012.
BRASIL.
Prevenção
ao uso indevido de drogas: capacitação para conselheiros e
lideranças comunitárias.
2.
ed. Brasília: Presidência da República; Secretaria Nacional de
Políticas sobre Drogas – SENAD, 2010.
CARTA
DA TERRA. Disponível em:
<http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html>.
Acesso em: 02 dez. 2012.
CARTA
DE FORTALEZA. Disponível em:
<http://www.robertocrema.net/index.php?option=com_content&view=article&id=138:carta-de-fortaleza&catid=57:documentos&Itemid=54>.
Acesso em: 02 dez. 2012.
FREIRE,
Ana Maria Araújo. Educação para a paz segundo Paulo Freire,
2006. Disponível em:
<http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/449/345>.
Acesso em: 02 dez. 2012.
FRIAÇA,
Amâncio et al. Educação
e transdisciplinaridade
III:
Encontro catalisador do CETRANS – Centro de Educação
Transdisciplinar 3. São Paulo: Triom, 2005.
GOIÂNIA,
Constitui
a comissão responsável pela coordenação da Política
Articulada de Educação da Paz (EPAZ) na Secretaria Municipal de
Educação de Goiânia.
Portaria nº 61de 22
de dezembro de 2011. Publicada no Diário Oficial nº. 5.259 de 02
de janeiro de 2012, p. 25.
IPPOLITO,
Rita. Guia escolar:
método para identificação de sinais de abuso e a exploração
sexual em crianças e adolescentes. Brasília: Presidência da
República, Secretaria Especial de Direitos Humanos, 2003.
NICOLESCU,
Basarab. O manifesto da
transdisciplinaridade.
Tradução de Lucia Pereira de Souza. 3. ed. São Paulo: Triom,
2008.
SOMMERMAN,
Américo; MELLO, Maria F. de; BARROS, Vitória M. de (Orgs.).
Educação e
transdisciplinaridade II:
encontro catalisador do projeto ‘A evolução transdisciplinar
na educação’. São Paulo: Triom, 2002.
TORRE,
Saturnino de La; PUJOL, Maria Antonia; MORAES, Maria Cândida.
Transdisciplinaridade e
ecoformação: um novo
olhar sobre a educação. Tradução de Suzana Vidigal. São
Paulo: Triom, 2008.
WEIL,
Pierre. A arte de viver
em paz: por uma nova
consciência e educação. Tradução de Helena Roriz Taveira;
Hélio Macedo da Silva. 8. ed. São Paulo: Gente, 2002.
|
DIVULGAÇÃO
DE CURSO Nº 02 /2013
TÍTULO:
Grupo de Trabalho e Estudo de Educação da Paz - EPAZ
OBJETIVO
- Ampliar e refletir sobre as estratégias criativas de aplicação de educação da paz.
ÓRGÃO
PROPONENTE
- Secretaria Municipal de Educação
COORDENAÇÃO
- Departamento Pedagógico/Centro de Formação dos Profissionais da Educação/ Política Articulada de Educação da Paz
PÚBLICO
- Profissionais (administrativos, professores, coordenadores e diretores) da Rede Municipal de EducaçãoVAGAS
- 200 vagas distribuídas nos turnos matutino, vespertino e noturno
CARGA
HORÁRIA
- 80 horas, sendo 68 horas presenciais e 12 não presenciais
- fevereiro a dezembro de 2013, sendo a maioria dos encontros às quartas-feiras, conforme programação anexa
LOCAL
DE REALIZAÇÃO
-
INSCRIÇÕES
- PERÍODO: de 15 de janeiro a 04 de fevereiro de 2013
- LOCAL: Blog: educaparaapaz.blogspot.com ou na Secretaria do Centro de Formação de Profissionais da EducaçãoOBSERVAÇÕES
- Curso oferecido dentro ou fora do horário de trabalho na RME conforme critérios estabelecidos abaixo:- A organização para participação no curso, dentro ou fora do horário de trabalho na RME, requer que instituição e profissional observem a programação anexa tendo em vista que o cronograma apresenta algumas datas e horários específicos.- Se a participação no curso for dentro do horário de trabalho, será concedida uma vaga por turno para cada instituição, departamento ou divisões ou conforme organização interna.
PROGRAMAÇÃO
GRUPO
DE TRABALHO E ESTUDO DE EDUCAÇÃO DA PAZ – GTE EPAZ
CRONOGRAMA
|
CH
|
CONTEÚDO
|
FORMADORES
|
Dia
27/02/2013 – 4ª feira
Turma
A- matutino (7h30 às 11h30)
Turma
B – vespertino ( 13h30 às 17h30)
Turma
C – noturno ( 19h às 22h)
|
4
h
|
Orientação
geral do GTE e Apresentação da EPAZ
|
Genivalda
Araujo Cravo dos Santos
Graduada
em História, Doutora e Mestre em Ciências da Religião /
Coordenadora Geral da EPAZ
Leila
Oliveira Rodrigues
Graduada
em Pedagogia e Mestre em Educação / Equipe da EPAZ
Marcia
Maristela Goiani da Silva
Graduada
em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia e Administração
Tito
Oliveira Coelho
Graduação
Geografia UFG; Especialista em História do Brasil pela FCHF/UFG;
Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UFG;
Doutor e Mestre em Geografia pela UFG
|
Dia
23/02/2013 – sábado - (8h às 12h e das 14h às 18h)
Turmas
A, B e C
Dia
24/02/2013 – domingo – (8h às 12h)
Turmas
A, B e C
|
8
h
|
II
Congresso Estadual de Prevenção as Drogas
Intersetorial
|
Fórum
Goiano de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas
Eixo
Prevenção
|
Dia
27/03/2013 – 4ª feira
Turma
A- matutino (7h30 às 11h30)
Turma
B – vespertino (13h30 às 17h30)
Turma
C – noturno (19h às 22h)
|
4
h
|
A
transdisciplinaridade
e
a promoção da Educação da Paz
|
Zenaide
da Luz
Graduada
em Direito/UFG
Formação
Holística de Base e AVIVIDA/UNIPAZ
|
Dia10/04/2013
– 4ª feira
Matutino:
7h30 às 11h30 ou
Vespertino:
13h30 às 17h30
Turma
A, B e C
Local:
Auditório do Ministério Público
Rua
23, esq. com a Av. Fued José Sebba, Qd. A 06 Lt. 15/24, Jardim
Goiás
|
4
h
|
Palestra:
Ato Infracional e Indisciplina Escolar
Intersetorial
|
Simone
Disconsi de Sá Campos -
Bacharel em Direito pela UFG; Especialista em Processo Civil e
Criminalística- UFG; Promotora do Ministério Público de Goiás;
Coordenadora da CAO Educação
|
Dia
24/04/2013 – 4ª feira
Turma
A- matutino (7h30 às 11h30)
Turma
B – vespertino (13h30 às 17h30)
Turma
C – noturno (19h às 22h)
|
4
h
|
Legislações
que objetivam prevenir as diferentes formas de violências.
|
Assessoria
Jurídica da SME
|
Dia
15/05/2013 –5ª feira
(8h
às 12h e das 14h às 18h)
Turmas
A, B e C
|
12h
|
II
Seminário de Educação da Paz: estudos, pesquisas e vivências
Temática:
Educação em Direitos Humanos, Sustentabilidade e Paz
Intersetorial
|
SME
de Goiânia e
Parceiros
|
Dia
29/05/2013 – 4ª feira
Turma
A- matutino (7h30 às 11h30)
Turma
B – vespertino (13h30 às 17h30)
Turma
C – noturno (19h às 22h)
|
4
h
|
A
Pedagogia da Interação Sistêmica como instrumento da Cultura da
Paz na Escola 1ª PARTE
|
Dra.
Dagmar da Silva Ramos –
Médica, psicoterapeuta e consultora organizacional, Presidenta
do Conselho Municipal AntiDrogas (COMAD); Diretora e Fundadora do
Instituto Brasileiro de Soluções Sistêmicas – IBS Sistêmicas;
Diretora Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas da SEMDEF
|
Dia
26/04/2013 – 4ª feira
Turma
A- matutino (7h30 às 11h30)
Turma
B – vespertino (13h30 às 17h30)
Turma
C – noturno (19h às 22h)
|
4
h
|
Projetos
e programas de cultura da paz, mediação de conflito e
resolutividade pacifica de casos 1ª PARTE
|
Marcia
Bueno dos Santos -
Apoio
Técnico
da URE Brasil
Angela
Blau
- TJGO
Convidado
|
Dia
28/08/2013 – 4ª feira
Turma
A- matutino (7h30 às 11h30)
Turma
B – vespertino (13h30 às 17h30)
Turma
C – noturno (19h às 22h)
|
4
h
|
Projetos
e programas de cultura de paz, mediação de conflito e
resolutividade pacifica de casos 2ª PARTE
|
Política
Nacional de Saúde da Mulher Negra
Biodança
com Célia Regina de Souza
|
Dia
15 a 21/09/2013
(de
domingo a 6ª feira)
|
4
h
|
Semana
da Educação da Paz / Semana da Cultura da Paz /
Primavera
da Paz
Intersetorial
|
GT
da Paz da Prefeitura de Goiânia
Primavera
da Paz - Rede Permanente pela Paz
Rede
Municipal de Educação/SME
|
Dia
25/09/2013 – 4ª feira
Turma
A- matutino (7h30 às 11h30)
Turma
B – vespertino (13h30 às 17h30)
Turma
C – noturno (19h às 22h)
|
4
h
|
A
Pedagogia da Interação Sistêmica como instrumento da Cultura da
Paz na Escola 2ª PARTE
|
Dra.
Maria Abadia Silva
- Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense,
consultora organizacional; Coordenadora
do Programa AVIPAZ; Coordenadora da Área de Educação do IBS
Sistêmicas
|
Dia
30/10/2013 – 4ª feira
Turma
A- matutino (7h30 às 11h30)
Turma
B – vespertino (13h30 às 17h30)
Turma
C – noturno (19h às 22h)
|
4
h
|
Intercâmbio
EPAZ e troca de experiências com convidados (as)
|
CONVIDADOS
(AS)
|
Dia
13/11/2013 – 4ª feira
Turma
A- matutino (7h30 às 11h30)
Turma
B – vespertino (13h30 às 17h30)
Turma
C – noturno (19h às 22h)
|
4
h
|
Projetos
e programas de cultura da paz, mediação de conflito e
resolutividade pacifica de casos 3ª PARTE
|
Genivalda
A. Cravo dos Santos
Leila
Oliveira Rodrigues
Márcia
Maristela Goianí da Silva
Tito
Oliveira Coelho
|
Dia
11/12/2013 – 4ª feira
Turma
A- matutino (7h30 às 11h30)
Turma
B – vespertino (13h30 às 17h30)
Turma
C – noturno (19h às 22h)
|
4
h
|
Socialização
das Experiências, reflexões e entrega do Plano de Ação e das
Atividades
|
Roda
de Conversa, Socialização, Escuta Ativa, Reflexões e
Confraternização
|
Atividades
não presenciais
|
16
h
|
Síntese
dos encontros: Caderno Memória/Levantamento de dados: vídeos,
artigos, materiais jornalísticos e documentos/Levantamento de
experiências exitosas e dos desafios/Elaboração e entrega de
Plano de Ação de Educação da Paz
|
|
Carga
horária total: 80 horas, sendo 64 horas presenciais e 16 horas
não presenciais
|
BOA TARDE MEU NOME É ELAINE FARIA DE OLIVEIRA. SOU CURSISTA DO GTEPAZ E TECENDO, AMBOS TURMA :A. ESTOU ENVIANDO O NOME, OBJETIVOS E RESULTADOS ALCANÇADOS DO PROJETO.
ResponderExcluirNOME DO POJETO: " A EDUCAÇÃO PERFAZ AA CULTURA DE PAZ"
OBJETIVO GERAL: Propiciar a participação de professores, funcionários e alunos na construção da Cultura de Paz, fazendo do nosso ambiente escolar um espaço de estudo, reflexão, comunicação, ação, mediação, articulação e integração que modifique o cenário de violência que afasta a comunidade e as famílias do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
A CONSTRUÇÃÕ DO PROJETO NA ESCOLA MUNICIPAL PEDRO COSTA DE MEDEIROS
SE BALIZA EM 03 EIXOS:
PAZ INTERIOR
PAZ COM OS OUTROS
PAZ NO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS
AVALIAÇÃO
A avaliação foi contínua e os dados das mudanças de comportamento e crescimento pessoal, bem como a atuação na comunidade escolar foram levantados trimestralmente, respeitando os objetivos específicos determinados pelo projeto.
RESULTADOS ALCANÇADOS
Observou-se contra partida positiva no que refere às mudanças de comportamento e crescimento pessoal, bem como a atuação na comunidade escolar aludida às relações de convivência. Os resultados alcançados foram satisfatórios, considerando como ponto de partida, as dificuldades em que o ambiente da Escola Pedro Costa de Medeiros se encontrava anteriormente.
A LUTA POR UMA AMBIENTE DE PAZ É UM LUTA INCESSANTE.
Olá, meu nome é Girlene Barbosa da Silva, não encontrei nesse blog da EPAZ outro local para anexar o plano de ação, portanto, fixarei aqui. Sou cursista do GT-EPAZ E TECENDO, ambos :C, consta no plano de ação nome de mais três colegas que participaram da elaboração.
ResponderExcluirPLANO DE AÇÃO
TEMA: Relações Interpessoais na perspectiva de Educação para os Direitos Humanos
AUTORIA: Girlene Barbosa, Cinthia Laghares, Euzélia e Wilma Carneiro.
CONTEÚDO:
O local em que trabalhamos é propício para desenvolver relações harmoniosas, pois, a direção é muito acolhedora com todos os funcionários. O motivo da escolha desta ação foi mais para fortalecer as relações interpessoais dos profissionais de Auxiliar Administrativo, assim como, dos professores.
OBJETIVOS:
Proporcionar momentos agradáveis nas reuniões semanais, para o autoconhecimento.
Proporcionar aos profissionais da educação uma reflexão sobre a importância de se relacionar bem com o outro, respeitando-o em sua diferença.
Construir um ambiente de paz nas nossas relações.
DESENVOLVIMENTO:
A pesquisa para o desenvolvimento do Plano de Ação, foi desenvolvido no CMEI Oito de Março, localizado na Praça Cívica, St. Central, Goiânia-GO, teve por base os conteúdo disponibilizados nos cursos: Tecendo Educação pelos Direitos Humanos e Grupo de Trabalho de Educação pela Paz. O diálogo com a equipe gestora e com os demais profissionais da educação, os quais acolheram bem esse trabalho, foi muito significativo para o resultado dessa ação
De acordo com a E-PAZ, a paz é fruto de justiça, de diálogo, de partilha, de cooperação e de solidariedade. Ela se realiza com a ação das pessoas comprometidas com a educação integral do ser humano na relação consigo, com os outros e com o planeta.
Relacionamos o título das mensagens e um vídeo:
Mensagens:
1) “A História do Bambu Chinês” -
2) “A matéria-prima da vida”
3) “Pense no dia de hoje”
4) 4) Vídeo: As formigas
AVALIAÇÃO:
O evento foi importante para a instituição e também para as crianças e educadores, pois expressa a proposta do PPP. Discutir sobre “Relações Interpessoais na perspectiva de Educação para os Direitos Humanos” significa plantar algo bom para o futuro, não somente em relação às crianças com quem trabalhamos, como também para os profissionais que se dedicam para o desenvolvimento e aprendizado desse aluno. Portanto, essa ação é um processo que está envolvido na dinâmica da prática educativa e, em todos os momentos pretende atender a todas as necessidades e expectativa por um espaço acolhedor e que proporcione novidade e alegrias a todas as crianças.
Foi gratificante fazer essa atividade, pois, fortaleceu o sentimento de autonomia e de valorização no âmbito do trabalho, não importa a função, todos, somos importantes para que se construa conhecimento e, principalmente, para contribuir no desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
RESULTADOS ALCANÇADOS:
Foi perceptível o acolhimento da ação proposta, todos concordam que é importante cultivar no ambiente de trabalho boas relações para que possa resultar no desenvolvimento de um trabalho com eficácia.
Na perspectiva de educação para os direitos humanos, todos e todas estamos mais atentas para esta importantíssima ferramenta de propagação da vida. Trabalhamos com educação infantil e todos estamos empenhados para dar o melhor de si para o desenvolvimento de um ser humanos melhor.
O Plano de ação está resumido, pois, não coube tudo, o blog possui limite de caracteres.
ExcluirGrata
Girlene