segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Rede de Inclusão de Goiânia é Educação da Paz

escola

Inclusão ampliada


“Atender com qualidade, aumentar nosso quadro de professores, contar com mais unidades de atendimento e oferecer ao educando com necessidades educacionais especiais (NEE) e altas habilidades as melhores condições e possibilidades de aprendizado.”
Essas são as palavras da secretária municipal de Educação, Neyde Aparecida, em relação aos objetivos da nova Rede de Inclusão de Goiânia (RI).
Lançada no último dia 3, a RI é uma proposta elaborada pela rede municipal de ensino no sentido de ampliar e melhorar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) em áreas como Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia, terapia, Libras e braile.
Por meio do convênio da RI, a Secretaria Municipal de Edu­cação (SME) disponibilizará, para 2012, cerca de 2 mil vagas e 400 novos profissionais que atenderão educandos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (EAJA).
Para compor a Rede, a Pre­feitura de Goiânia, por meio da SME, firmou parceria com seis instituições: Unidade Renascer/Soci­e­dade Pesta­lozzi de Goiânia, Escola de Ensino Especial Ascep, Escola Especial Helena Antipoff/Apae, Centro de Ori­e­ntação e Reabi­litação e Assi­stência ao Encefa­lopata (Co­rae), Centro Estadual de Apoio ao Deficiente (Cead) e Centro de Apo­io Pedagógico para Atendi­mento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP).
O atendimento nas novas unidades conveniadas somarão ao trabalho já desenvolvido por esquipes multiprofissionais dos Centros Municipais de Apoio à Inclusão (CMAIs) Brasil de Ramos Caiado e Maria Thomé Neto, ambas unidades da rede municipal, que juntas atendem atualmente cerca de 800 crianças.
Atendimento nas escolas
O diretor do Departamento Pedagógico da SME, Padre Fran­cisco Prim, afirma que a Rede possibilitará à SME a garantia e a melhor organização na Educação Inclusiva. “Estamos sempre preocupados com o desenvolvimento e aprendizado do aluno, no sentido de que ele seja atendido e permaneça na escola, superando suas dificuldade e obtendo sucesso”, ressalta o diretor.
Desde 2008, a rede municipal de ensino de Goiânia conta com o Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Especial (Seesp), em parceria com a SME.
O programa prevê a implantação das salas em todas as escolas e CMEIs da Capital como forma de promover pedagogicamente condições de acesso, participação e aprendizagem dos alunos portadores de deficiências físicas e intelectuais, no contraturno escolar.
A meta é que até o final de 2012, todas as unidades da rede sejam beneficiadas pelo MEC com equipamentos, mobiliários e materiais especializados, para que os alunos recebam o atendimento na escola, além de frequentarem o CMAI ou uma das novas unidades que compõem a Rede de Inclusão oferecendo também atendimento pedagógico e clínico.
Para a diretora do CMAI Maria Thomé Neto, Antônia Eterna Lemes, a RI promete qualificar ainda mais a Educação Inclusiva Municipal neste ano. “A Rede nos proporcionou aumento de espaço, vagas e profissionais. Certamente teremos um ano de grande desenvolvimento e progresso na área da inclusão educacional.”, ressalta.
Formação profissional
A SME, por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CEFPE), promoverá durante todo o ano diversos cursos de formação continuada, incluindo grupos de trabalhos (GT), minicursos para aperfeiçoamento e troca de experiências entre os professores, cuidadores e intérpretes que lidam diariamente com o AEE.
No último dia, 9, o CEFPE, junto aos CMAIs Brasil de Ramos Caiado e Maria Thomé Neto, promoveu o Encontro Formativo para cerca de 25 professores intérpretes de Libras. “O intuito do encontro foi acolher os profissionais novatos, de maneira a orientá-los sobre o funcionamento da Rede de Inclusão e atendimento aos alunos.”, afirma a diretora do CMAI Brasil de Ramos Caiado, Mércia Rosana Chavier.
A Rede somará esforços com as duas unidades de atendimento especializado
Fonte: http://www.tribunadoplanalto.com.br/escola-capa/13901-inclusao-ampliada

Nenhum comentário:

Postar um comentário