SESMT na SME - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT na SME)
O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - (SESMT), segundo a Lei Estadual nº 19.145, de 29/12/2015, que  institui, no âmbito da Administração Pública direta e indireta do Poder Executivo, a Política de Segurança e Saúde no Trabalho dos Servidores Públicos, que consubstancia o conjunto de princípios, diretrizes e estratégias para o desenvolvimento de atenção integral à saúde no trabalho, com ênfase nas ações de vigilância, assistência e educação em segurança e saúde. A Lei Municipal nº 9159, de 23 de julho de 2012 descreve as funções, atribuições e serviços ofertados pelo SESMT na SME, vinculados a Diretoria de Saúde e Segurança do Trabalho da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD)/Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho/SESMT Central.
Apresentamos a seguir alguns dados parciais, enviados pelo SESMT na SME, dos serviços ofertados pela equipe Multiprofissional da Saúde e de Segurança do Trabalho:

TABELA 15 - SERVIÇOS REALIZADOS PELOS TÉCNICOS DE SEGURANÇA
ANO
ITEM
ATIVIDADE
ATENDIMENTO

2015
001
Avaliação de exposição ao sol
01
002
Visita e relatórios Técnicos
05
003
Levantamento de EPI'S para Instituições Municipais de Educação
08
004
Levantamento de EPI'S – SME / URE BRASIL DI RAMOS
42
005
Levantamento de EPI'S– SME / CRE Maria Tomé
38
006
Levantamento de EPI'S– SME / CRE Bretas
36
007
Levantamento de EPI'S – SME / CRE Jarbas Jaime
45
008
Levantamento de EPI'S – SME / CRE Central
38
009
DESIGNADOS DE CIPA
27
010
CAPACITAÇÃO DA CIPA / DESIGNADOS
47
011
PPRAs
06
Obs.: Dados parciais – Fonte: SESMT Educação




TABELA 16 – SERVIÇOS REALIZADOS PELA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL
ANO
ITEM
ATIVIDADE
ATENDIMENTO
001
Aferições de Pressão Arterial.
28
002
Orientações de Enfermagem do Trabalho aos servidores.
28


04/2016
003
Ação de conscientização para o carnaval/2016 na Sede da Secretaria Municipal de Educação, com distribuição de camisinha masculina e feminina, folders e orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS, no dia 05 de fevereiro de 2016.
01
004
Acompanhamento de Enfermagem do Trabalho ao servidor Pessoa Com Deficiência (PCD), no CMEI Viver a Infância- dia 19 de Fevereiro de 2016.
01
005
Acompanhamento de Enfermagem do Trabalho ao servidor Pessoa Com Deficiência (PCD), na Gerência de Alimentação Escolar - dia 23 de Fevereiro de 2016.
01
006
Elaboração de Relatório Técnico de Enfermagem do Trabalho.
02
007
Realização de visita institucional com ação da equipe multiprofissional (Enfermagem do trabalho, fisioterapeuta e fonoaudióloga) em conjunto à equipe do CEMAPE/ EPAZ. Objetivo de apresentação da equipe SESMT Educação, orientações quanto aos cuidados básicos com a voz e aquecimento vocal, orientações de promoção à saúde e prevenção de doenças, aferição de pressão arterial, e exercícios de relaxamento e alongamento, no dia 04/03/16, na Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros.
01
008
Realização de visita institucional com ação da equipe multiprofissional (Enfermagem do trabalho, assistente social e técnico de segurança do trabalho) com objetivo de orientações quanto às condições ambientais por solicitação da Gerência de Junta Médica na seguinte unidade Escola Municipal Jesuína de Abreu no dia 22/03/16.
01
009
Visitas aos profissionais para acompanhamento pelo SESMT
03

010
Levantamento do perfil dos profissionais da SME através da tabulação dos dados obtidos com a aplicação do Questionário na “III Ação cuidando do Educador(a) de forma intersetorial”: 8 instituições, totalizando 122 questionários tabulados.
122

011
Atendimento Individual
05

012
Encaminhamento ao CEREST: 2
02

013
Visitas agendadas mas não realizadas em função de imprevistos técnicos: 4
04

014
Atendimento ao profissional acompanhado, em parceria com o SESMT Central: 1
01

015
Acompanhamento de servidor Pessoa Com Deficiência- PCD, na Gerência de Alimentação Escolar- dia 23 de Fevereiro de 2016.
01

016
Realização de visita institucional com ação da equipe multiprofissional (Enfermagem do trabalho, fisioterapeuta e fonoaudióloga) em conjunto à equipe do CEMAPE/ EPAZ. Objetivo de apresentação da equipe SESMT Educação, orientações quanto aos cuidados básicos com a voz e aquecimento vocal, orientações de promoção à saúde e prevenção de doenças, aferição de pressão arterial, e exercícios de relaxamento e alongamento, no dia 04/03/16, na Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros.
01

017
Atendimento de 4 (quatro) ocorrências de acidentes em serviço: Análise dos acidentes com as respectivas emissões de relatórios; Lançamento das ocorrências no intranet;
Obs.: não foi possível emitir os relatórios via intranet, pois o sistema apresentou erros. Entretanto, as informações foram enviadas sem contratempos.
04

018
Visita técnica ao CEMEI Primeiros Passos: Elaboração de relatório da visita técnica com as devidas recomendações.
01

019
Acompanhamento de Fonoaudiologia ao servidor Pessoa Com Deficiência (PCD), no CMEI Viver a Infância- 19/02/2016
01

020
Realização de visita institucional com ação da equipe multiprofissional (Enfermagem do trabalho, fisioterapeuta e fonoaudióloga) em conjunto à equipe do CEMAPE/EPAZ. Objetivo de apresentação da equipe SESMT Educação, orientações quanto aos cuidados básicos com a voz e aquecimento vocal, orientações de promoção à saúde e prevenção de doenças, aferição de pressão arterial, e exercícios de relaxamento e alongamento, no dia 04/03/16, na Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros.
01

021
Articulações/Contatos realizados pelo Serviço Social: CEMAPE – 01; Setor de Transporte – 10; Gerência de Formação Continuada – 02; Diretoria de Saúde e Segurança do Servidor/SEMAD – 04; Servidor (a) – 03; E. M. /CMEI - 12
32

022
Realização de visita institucional com ação da equipe multiprofissional (Enfermagem do trabalho, assistente social e técnico de segurança do trabalho) com objetivo de orientações quanto às condições ambientais por solicitação da Gerência de Junta Médica na seguinte unidade Escola Municipal Jesuína de Abreu no dia 22/03/16
01

023
Realização de visita técnica pelo Serviço Social ao local de trabalho do Servidor - E.M. Ver. Eurico Carlos Camargo Alves em 22/03/16; E.M. Renascer dia 12/02/16; DALE dia 23/02/16; E.M. Hilarindo Estevam dia 15/02/16; E.M. Jesuína de Abreu dia 22/03/16; Visita domiciliar ao servidor dia 23/03/16
06
Obs.: Dados parciais – Fonte: SESMT Educação

DEMONSTRATIVO DE ATIVIDADES CONSOLIDADO SESMT
TÉCNICOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO DA SME 2013/2016
ITEM
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Inspeção planejada/Visita Técnica
ANO 2013
- Unidade Regional Maria Thomé 16/09/2013
- CMAI Maria Thomé Neto 17/09/2013
- Cmei Atheneu Dom Bosco 04/11/2013
- Escola Municipal Profª Maria Amélia Fernandes 29/11/2013
ANO 2014
-Escola Municipal Profª Maria Amélia Fernandes 04/01/2014
- Escola Municipal Jesuína de Abreu 26/02/2014
- Escola Municipal Manoel José de Oliveira 24/03/2014
- Cmei Alto da Gloria 25/04/2014.
- CMEI Presidente Costa e Silva 12/05/2014
- Escola Municipal Frei Demetrio Zanqueta 12/05/2014
- Escola Municipal Olegário Moreira Borges 04/06/2014 (Visita Técnica)
- Escola Municipal Olegário Moreira Borges 18/06/2014.
- Cmai Maria Thomé neto – 09/10/2014
- Ure Maria Thomé Neto 05/11/2014
ANO 2015
- EM João Paulo I 23/01/2015
- Escola Municipal Manoel Jose 10/02/2015
- Escola Municipal Ana das Neves 06/03/2015
- Escola Municipal José Alves Vila Nova 06/03/2105
- E.M. Itamar Martins 08/10/2015
- Cmai Maria Thomé 23/10/2015
- Inspeção cmei vila redenção 14/12/2015.
ANO 2016
- Visita Técnica Escola Municipal Jesuína de Abreu 30/03/2016
- Visita Técnica Cmei Presidente Costa e Silva. 19/04/2016
-EM Antônio Fidelis
-EM Deputado Jamel Cecicilio.
-EM Jesuína de Abreu.
-EM Professor Percival Xavier Rebelo
-EM Professor Trajano de Sá Guimarães
-02/08 CMEI Primeiros Passos
-05/08 EM Jardim Guanabara III
-08/08 EM Jardim Novo Mundo
-02/08 EM Vereador Carlos Eurico
-05/08 Cmei Recanto Infantil
-08/08 EM Jarbas Jayme
-12/09 Visita as escolas Jardim América, João Paulo I e Professor Moacir Monclar, para ver andamento e tirar duvidas sobre a eleição da CIPA.
-13/09 Visita as escolas José Alves Vila Nova, Maria Araujo Freitas, Professora Amélia Fernandes, e Zevera Andréa Vecci, e no CMEI Deputado Solón, para ver andamentos e tirar dúvidas sobre a eleição da CIPA.
-14/09 Visita Escola Jalles Machado e os CMEI´s Tio Romão e Presidente Costa e Silva, para ver andamento e tirar dúvidas sobre a eleição da CIPA.
-04/10 Visitas as escolas que estão pendente de entrega da documentação da Cipa. EM Jaime Camara, Cmei Mateus Barcelos, Cmei Vila Faiçalville e Em Vila Rosa.
-05/10 Visitas as escolas que estão pendente de entrega da documentação da Cipa. EM Jalles Machado, EM Professora Amélia Fernandes, EM Maria Araújo de Freitas, EM Zevera Andera Vecci, Cmei Atheneu Dom Bosco, Cmei Jardim Mariliza e EM Ana das Neves.
-06/10 Visitas as escolas que estão pendente de entrega da documentação da Cipa. EM Antônio Fidelis, Cmei Parque Amazônia, EM Professor Trajano de Sá, EM Jesuína de Abreu, EM Manoel Jose.
- Visita a Escola Municipal Engenheiro Antônio Felix ,para vistoria solicitada em termo de audiência do Ministério Público.
Reuniões
ANO 2013
- Participação na reunião com os diretores de escolas e Cmei´s.
- Reunião com a diretora da unidade regional para definir alguns pontos das visitas nas escolas e Cmei´s
- Com a diretora da Epaz na regional central 05/11/2013
- Com diretores das escolas e Cmei´s no auditório da UFG 27/11/2013
ANO 2014
- Com a diretora e o membro indicado da CIPA da escola Manoel José de Oliveira, afim de esclarecer sobre as atribuições do cipeiro na escola 24/03/2014.
- Com a diretora da Unidade Regional Maria Thomé Neto dia 15/04/2014, para tirar duvidas sobre a implementação da CIPA nas escolas.
- Com a cipeira do CMEI Presidente Costa e Silva 12/05/2014
- Com a cipeira da Escola Municipal Olegário Moreira Borges 18/06/2014
ANO 2015
- Sesmt central 27/02/2015
- Sesmt sme 20/03/2015
- Reunião no paço com a gerencia de saúde e segurança do trabalhos dos profissionais da educação e com o diretor Sadmar. 10/09/2015.
- Reunião no paço com o Sesmt educação e o Sesmt central para definir o treinamento do GTE. 21/09/2015.
- Reunião na Ure Central com o Sesmt educação para definir sobre as ações do dia nacional de saúde e segurança nas escolas. 25/09/2015.
- Reunião com os técnicos de segurança do trabalho no paço para elaboração do treinamento que seria ministrado no GTE. 22/09 e 23/09/2015.
- Sesmt SME 06/10/2015
- Gerencia dos profissionais da educação 29/10/2015
-Planejamento com gerencia de saúde e segurança do trabalho dos profissionais da educação 06/11/2015.
- Reunião com a gerencias de saúde e segurança 01/12/2015
- Reunião com a gerencias de saúde e segurança 11/12/2015
ANO 2016
- Sesmt Educação 18/01/2016
- Reunião sesmt educação /Elaboração da Proposta da escolha dos EPI's para compra à SME 04/02/2016
- Reunião com diretor Sadmar/Deliberar sobre procedimentos. 15/02/2016
- Reunião sesmt educação Elaboração da Proposta da escolha dos EPI's para compra à SME 17/02/2016
- Reunião sesmt educação/ Pontuar o que será levantado e discutido na reunião com a Gerente do dia 04/03. 24/02/2016
- Reunião diretor Sadmar/ Reunião para discurtir sobre o pagamento do GDI. 26/02/2016
- Reunião Genivalda Cravo/ DISCUSSÃO DO PLANO DE AÇÃO DO PRIMEIRO TRIMESTRE. 03/03/2016
- Reunião Sesmt/segurança/ Elaborar Proposta de Regulamentação da NR 09 e modelo de PPRA. 10/03/2016
- Reunião Sesmt/Segurança/ Elaborar Proposta de Regulamentação da NR 09 e criação de Modelo de PPRA. 15/03/2016.
- Reunião Sesmt/Segurança/ Elaboração de Proposta de modelo de PPRA para educação 17/03/2016.
- Reunião Sesmt/Segurança/ Elaboração de Modelo de PPRA. 22/03/2016
- Reunião Sesmt educação 01/04/2016
- Reunião Sesmt educação. 20/04/2016
- Reunião com Jair/DSST. 28/04/2016
- Reunião com a Gerente Genivalda 29/04/2016
- 05/05/2016 Reunião com Jair Na Regional Bretas, sobre novos procedimento da CAT.
- 13/05/2016 Reunião com diretor Sadmar para alinhamento de informações sobre a lei municipal.
- 17/05/2016 Reunião Sesmt educação, para elaborar modelo de relatório mensal, e definição de procedimentos.
- 17/06/16 Reunião com Sesmt educação para elaborar o relatório de saúde mental.
-20/06/16 Reunião com a Gerente Genivalda Cravo.
-21/06/16 Reunião com a comissão do ppra
- 16/08/16 Reunião com o Sesmt Educação.
- 23/08/16 Reunião para definir temas sobre a Sipat na Cre central
-22/08/16 Reunião com Sesmt Educação para definir temas para palestras na Sipat.
-15/08/16 Reunião CISSPE
-18/08/16 Reunião com Secretária da CRE Jarbas Jayme para falar sobre CIPA.
-22/08/16 Reunião com Sesmt Educação para definir temas para palestras na Sipat.
- Participei de reunião dos TST's tendo em vista discutir a agenda de trabalho proposta para os meses de setembro e outubro. Foram pauta da reunião: o treinamento previsto no projeto merendeiras; o início do processo eleitoral de CIPA na SME, bem como seu acompanhamento e suporte; a estruturação da programação da SIPAT.
- Participei de reunião dos TST's tendo em vista discutir a agenda de trabalho proposta para os meses de setembro e outubro. Foram pauta da reunião: o treinamento previsto no projeto merendeiras; o início do processo eleitoral de CIPA na SME, bem como seu acompanhamento e suporte; a estruturação da programação da SIPAT.
- Realizei reunião com os Apoios Pedagógicos da CRE Brasil de Ramos, tendo em vista esclarecer aspectos técnicos do preenchimento das fichas de EPI enviadas as Escolas Municipais, bem como esclarecer questões relacionadas ao processo eleitoral de CIPA, sua implantação e funcionamento.
- Realizei reunião com os membros da atual CIPA da SME, tendo em vista orientá-los na organização e formação da comissão eleitoral para a realização do processo eleitoral de CIPA, promovendo assim a renovação da CIPA;
- Participei de reunião com o Engenheiro de Segurança do Trabalho Yson e com a Téc. em Seg. do Trabalho Lívia, para discutir propostas que solucionem situações particulares de algumas unidades educacionais que, não encontraram pessoas interessadas em participar da Cipa.
08/09/16 Reunião com os técnicos do SESMT educação para traçar procedimentos sobre as eleições da CIPA.
- 09/09/16 Reunião com o Diretor do SESMT Sadmar.
- 22/09/16 Reunião com técnicos do sesmt sme para deliberação com relação ao ppra.
- 27/09/16 Reunião com a gerencia Genivalda.
13/10/2016 Reunião Sesmt educação, tratar sobre realização da Sipat
- 31/10/16 Reunião Sesmt segurança, tratar sobre treinamento dos cipeiros.
-01/11/16 Reunião com a gerente se Saúde e segurança.
-03/11/16 Reunião com Sesmt segurança, para tratar sobre treinamento da cipa.
-07/11/16 Reunião com Sesmt segurança, para tratar sobre treinamento da cipa.
-09/11/16 Reunião com Sesmt segurança, para tratar sobre treinamento da cipa.
-10/11/16 Reunião com Sesmt segurança, para tratar sobre treinamento da cipa.
-28/11/16 Reunião com Sesmt segurança, para tabular as avaliações dos treinamentos.
-29/11/16 Reunião com Sesmt segurança, para tabular as avaliações dos treinamentos.
-29/11/16 Reunião com a Cipeira Benedita para tratar sobre ações no Cmei.
-30/11/16 Reunião com Sesmt segurança, para tabular as avaliações dos treinamentos.
-01/12/16 Reunião com Sesmt segurança, para tabular as avaliações dos treinamentos.
06/12/16 Reunião com a Gerente.
Set/Dez : Reuniões Diversas (SESMT,GERSAU,GERPAE,CISSPE,SESMT CENTRAL);
- Participei de reunião dos TST's tendo em vista discutir a agenda de trabalho proposta para os meses de setembro e outubro. Foram pauta da reunião: o treinamento previsto no projeto merendeiras; o início do processo eleitoral de CIPA na SME, bem como seu acompanhamento e suporte; a estruturação da programação da SIPAT.

- Participei de reunião da CISSPE e do SESMT

Treinamentos



ANO 2014
- Criação de um treinamento no PowerPoint com noções de combate a principio de incêndio para ser ministrado na unidade regional Maria Thomé. 27 a 29/05/2014.
- Sobre a importância de preenchimento da CAT em caso de acidente de trabalho, ministrado para a cipeira da Escola Municipal Olegário Moreira Borges 18/06/2014
ANO 2015
- Elaboração do treinamento sobre saúde e segurança do trabalho GTE do dia 24/09/2015
ANO 2016
- 02/09/16 Treinamento sobre segurança do trabalho para as merendeiras no auditório do Ceja 150 pessoas
- 07/10/16 Treinamento sobre segurança do trabalho para as merendeiras no
auditório do Ceja 180 pessoas
-04/11/16 Treinamento dos Cipeiros e Cipeiras no Ceja.
-11/11/16 Treinamento dos Cipeiros e Cipeiras no Centro de Formação.
-18/11/16 Treinamento dos Cipeiros e Cipeiras no Ceja
-25/11/16 Treinamento dos Cipeiros e Cipeiras no Centro de Formação.
- CIPA e Formação das Merendeiras.
- Ministrei palestra no curso de formação das merendeiras no dia 11 de novembro de 2016 no turno matutino e vespertino.
Palestras
ANO 2015
- Sobre a importância do preenchimento da CAT por parte das diretoras das instituições.
- Objetivo, composição e atribuições da CIPA e SESMT na secretaria da educação.
- Palestra sobre C.L.T e procedimentos para comunicação de acidente do trabalho no serviço público GTE 24/09/2015
- E.M Itamar Martins turma h3 08/10/2015, 17 alunos e 1 professor
- E.M Itamar Martins turma h1 09/10/2015, 21 alunos e 1 professor
- Palestra Cmei Presidente Costa e Silva 23 pessoas 19/04/2015
ANO 2016
-03/05/2016 Palestra sobre o SESMT educação, 20 pessoas, centro de formação.
-04/05/2016 Palestra sobre o SESMT educação, 20 pessoas, centro de formação.
-19/05/2016 Palestra sobre o SESMT educação, 20 pessoas, PUC Goiás.
-04/11/16 Palestra para os Cipairos no Ceja.
-11/11/16 Palestra para os Cipeiros no Centro de Formação.
-18/11/16 Palestra para os Cipeiros no Ceja
-25/11/16 Palestra para os Cipeiros no Centro de Formação
- 02/12/16 Palestra sobre uso de extintores EM Moacir Monclair
Levantamentos para elaboração de PPRA (Ex: Medições, levantamento de riscos, etc.)
ANO 2014
- Levantamento quantitativo dos riscos ambientais da escola Profª Maria Amélia. ( Medições ).
- Levantamento qualitativo dos riscos ambientais da Escola Municipal Jesuína de Abreu, dia 26/02/2014.
- Levantamento qualitativo dos riscos ambientais do Cmei Alto da Gloria.
- Levantamento qualitativo dos riscos ambientais no CMEI Presidente Costa e Silva 12/05/2014.
-Levantamento qualitativo dos riscos ambientais da Escola Municipal Olegário Moreira Borges 18/06/2014
Digitalização de dados de Levantamentos concluídos
ANO 2014
- Digitalização dos relatórios de não conformidades e medidas propostas das duas Cmei Atheneu Dom Bosco e E.M Profª Amélia.
- Digitalização do relatório de inspeção da URE Maria Thomé Neto, de acordo o novo modelo.
- Digitalização dos levantamentos quantitativos do PPRA E.M Profª Maria Amélia.
- Digitalização do oficio que será encaminhado as unidades educacionais informando da necessidade de indicar os membros da comissão eleitoral, data 28/02/2014.
- Digitalização do levantamento qualitativo do PPRA da escola Jesuína de Abreu.
ANO 2016
- 05/12/16 Tabulação das presenças na Cipa.
- Digitação de Comunicado Interno para atende algumas solicitações.
- Organização da documentação CIPA(Comissão Interna de Prevenção de Acidente) e digitalização dos dados das mesmas em uma planilha.
Elaboração de PPRA (Somente para PPRA concluídos)
- Conclusão do PPRA da escola Profª Maria Amélia Fernandes.
Elaboração de Mapa de Riscos

NÃO HOUVE
Acompanhamento de Trabalhos
ANO 2015
- Acompanhamento da poda de árvores da unidade regional 23/02/2015.
ANO 2016
- Acompanhamento da Reforma da coordenadoria Regional Maria Thomé Neto. Janeiro 2016
- Suporte técnico e acompanhamento junto a comissão eleitoral de CIPA.
- Apoio nas atividades da Formação das Merendeiras.
Registro de CAT
60
Investigação de acidente
59

Outras Atividades

ANO 2014
- Elaboração do relatório técnico com as não conformidades dos locais de trabalho contido na Unidade Regional de Educação Maria Thomé.
- Levantamentos de todas as unidades de educação que pertence a Regional Maria Thomé, criação de um planejamento de trabalho a ser executado durante os próximos meses nessas instituições, afim de garantir o cumprimento da lei 9.159 de 23 de julho de 2012.
- Criação de um treinamento sobre acidente do trabalho e sobre combate a incêndio a ser ministrada nas unidades
- Divulgação na unidade da campanha Outubro rosa, de prevenção do câncer de mama.
- Orientações aos apoios pedagógicos sobre a importância do preenchimento da CAT.
- Orientações para diretora da Escola Jesuína de Abreu sobre procedimento quanto ao preenchimento da CAT.
- Elaboração e entrega de um relatório das não conformidades contidas na Unidade Regional Maria Thomé, para que a direção possa providenciar a solução dessas não conformidades.
- Orientações para diretora da Escola Padre Zezinho sobre o funcionamento da CIPA nas escolas. ?????
- Orientações para diretora da Escola Padre Zezinho sobre o funcionamento da CIPA nas escolas. 26/03/2014 ?????
-Orientações para a diretora do CORAE sobre procedimentos de preenchimento da CAT. 31/03/2014
-Inspeção do extintor da regional.
- Levantamento das empresas que fazem a manutenção e venda de extintores, para fazer a troca do extintor da regional.
- Ida na secretaria da educação para lançar as CAT no sistema.
- 03/04 Orçamento para a compra e manutenção de extintores da unidade regional.
- 03/04 Acompanhamento do pessoal da SEMOB na troca de telha danificada da unidade regional.
- Acompanhamento da troca do extintor da Unidade Regional Maria Thomé.21/05/2014.
- Orientação da cipeira da Escola Municipal Frei Demetrio sobre suas atribuições na CIPA. 12/05/2014
- Envio da CAT e orientações sobre os procedimentos de preenchimento da mesma para a diretora da E.M Professora Maria Camargo. 30/05/2014.
- Inspeções no extintor e almoxarifado da unidade regional Maria Thomé Neto 10/06/2014.
- Orientação da cipeira da Escola Municipal Olegário Moreira Borges das atribuições da CIPA. 18/06/2014.
- Relatório de visita técnica das não conformidades encontradas no pátio da Escola Municipal Olegário Moreira Borges 04/06/2014.
- Inspeção técnica da unidade regional Maria Thomé Neto 04/08/2014.
- Lançamento de CAT no sistema da prefeitura. 30/10/2014
- Orientações via telefone sobre o correto preenchimento da CAT, EM Frei Demetrio 20/10/2014.
- Esclarecimento via telefone sobre procedimentos para afastamento por licença normal EM. Frei Demetrio 30/10/2014.
- Orientações sobre o que é acidente do trabalho e em que circunstâncias a CAT deve ser preenchida para o apoio pedagógico Sheila 17/10/2014
- Vistoria do extintor e instalações elétricas da Unidade regional Maria Thomé Neto 13/10/2014.
- Orientações para uma colaboradora sobre o preenchimento da CAT e sobre afastamento pelo INSS.
- Vistoria externa e interna da unidade regional Maria Thomé Neto, com objetivo de identificar possíveis focos de mosquito de dengue. 05/11/2014
- Orientações para a diretora da escola vila rosa sobre o correto preenchimento da CAT e as orientações que devem ser dada aos servidores para o registro. 11/11/2014.
- Elaboração e entrega de oficio na Ure Maria Thomé Neto solicitando a dedetização da parte interna e externa da unidade 17/11/2014
- Lançamento das CAT no sistema da prefeitura 19/11/2014.
- Orientações e esclarecimentos sobre a CIPA para a cipeira Maria Moreno.20/11/2014.
- Orientações para a diretora Andreia sobre preenchimento da CAT e orientações sobre procedimentos a ser seguido pelos servidores. 26/11/2014
- Atendimento ao cipeiro Noel, com entrega de modelo de relatório e orientações sobre o seu preenchimento. 27/11/2014.
- Recebimento do relatório feito pelo cipeiro Noel. 28/11/2014.
ANO 2015
- Vistoria na unidade regional Maria Thomé Neto para inicio do ano letivo 06/01/2015.
- Sinalização do extintor e caixa de disjuntor 07/01/2015.
- Orientações sobre preenchimento da CAT para a diretora da EM Manoel Jose Camargo 30/01/2015.
- Criação do relatório da vistoria técnica realizada na EM João Paulo I, 27/01/2015.
- Orientação sobre preenchimento da CAT para a apoio Sheila 13/02/2015.
- Inspeção de segurança na unidade regional 25/02/2015
- Elaboração de relatório técnico das condições do fogão da EM Ana das Neves,
- Entrega de relatórios de não conformidade no Sesmt SME.
- Acompanhamento e orientações para uma servidora que se acidentou no estacionamento da unidade regional.
- Ação de retirada das placas de borrachas do corredor da unidade regional que estava soltando e apresentavam risco de acidente.
- Participação do IV Seminário da Epaz. 15/09/2015
- Curso de Mediação de conflitos 16/09/2015
- Orientação para a diretora da Escola Municipal Francisco Matias sobre os procedimentos para o registro de acidentes dos contratos.17/09/2015 e 29/09/2015.
- Lançamento de CAT no site do INSS 30/09/2015.
- Curso de mediação de conflito dia 07/10/2015
- Curso mediação de conflito dia 21/10/2015
- Orientação sobre procedimentos para registro da C.A.T para o diretor do CMEI Matheus Barcelos. 15/10/2015
- Elaboração dos slides para a palestra nas escolas 05/10/2015 e 06/10/2015.
- Curso de mediação de conflito dia 04/11/2015.
- Curso de mediação de conflito dia 18/11/2015.
- Curso de Eft (acupuntura sem agulhas) 26/11/2015.
- Orientação sobre procedimentos de registro da CAT CMEI Colemar 27/11/2015
- Elaboração do plano de ação do curso de mediação de conflito.
- curso de mediação de conflitos 02/12/2015
-Orientação a diretora da escola Francisco matias sobre procedimentos de comunicação de acidente 09/12/2015
-Orientação a uma servidora do CMEI Vila Redenção sobre procedimentos de comunicação de acidente.10/12/2015.
ANO 2016
- Participação como ouvinte no 1 Congresso de Saúde e Segurança do Trabalho Realizado pelo Ministério Público dias 12 e 13/04/2016
03/08 Orientação para a Coordenadora Regional de Educação Ana Cristina sobre procedimento de preenchimento da C.A.T.
04/08 Orientação para a diretora do Cmei Dr Raimundo Lisboa, Mariane, sobre procedimento para o preenchimento da C.A.T.
17/08 Orientações sobre cipa, sobre preenchimentos da ficha de Epi´s
19/08 Orientações sobre a cipa e envio de documentação referente a comissão para as escolas.
* Orientações ao diretores sobre Processo Eleitoral da Cipa.
* Orientações ao diretores sobre Processo Eleitoral da Cipa.
- Atendimento ao público na CRE e também por telefone, oferecendo esclarecimentos e orientações com relação ao preenchimento de CAT's, tipos de acidente de trabalho; orientações quanto ao processo eleitoral de CIPA nas unidades educacionais, orientações quanto a indicação de designado de CIPA junto as unidades educacionais.
- Elaboração de 4 (quatro) propostas de planilhas de risco-função a serem utilizadas na confecção da primeira parte dos PPRA's voltados as unidades educacionais;
- Auxiliei na elaboração das planilhas de quantitativo de servidores que oferecem os dados compilados, quanto as unidades educacionais que possuem até 50 servidores e, de 51 servidores em diante. Informação esta, necessária e relevante pois influencia no dimensionamento das CIPA's da SME;
- Atendimento ao público no balcão do dossiê e também por telefone, oferecendo esclarecimentos e orientações com relação ao preenchimento de CAT's, tipos de acidente de trabalho e procedimentos para os registros de acidentes no sistema intranet da Prefeitura de Goiânia; orientações quanto ao processo eleitoral de CIPA nas unidades educacionais, orientações quanto a indicação de designado de CIPA junto as unidades educacionais;
14/09/16 Orientação para a diretora da Escola Maria Araujo sobre o processo da CIPA.
15/09/16 Participação no V seminário da Epaz
19/09/16 Orientação e envio de modele de Cat para a diretora da EM Jalles Machado para preenchimento.
- 28/09/16 Visita técnica e elaboração de relatório do cmai maria Thomé neto.
- 17/10/16 Realização da 1 Sipat na SME no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, Posse dos Cipeiros
- 18/10/16 Realização da 1 Sipat na SME no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, para os administrativos.
- 19/10/16 Realização da 1 Sipat na SME no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, Para professores.
- 26/10 e 27/10 Participação no congresso internacional de saúde mental, auditório do Oliveiras Preice.
-03/11/16 Ligação nas instituição para informar sobre o treinamento da Cipa.
Set/Nov:Organização e Participação junto com a equipe SESMT da Formação das Manipuladoras de Alimentos;
Set/Out:Organização e Participação junto com a equipe SESMT da 1ª Sipat da SME;
Set/Nov:Organização junto com a equipe SESMT do Processo de Implantação da Cipa nas Instituições;
Mês Novembro: Orientações Individuais para os Cipeiros;
25/11 :Acompanhar servidora que se acidentou até ser devidamente atendida;
18/11:Elaboração das Fichas de Trabalho com Orientações de Segurança dos Equipamentos utilizados na cozinha;
Mês de Novembro:Organização junto com a equipe SESMT da Tabulação dos Dados das Avaliações dos diversos Eventos(SIPAT,Formação das Manipuladoras de Alimento e Formação dos Cipeiros);
Registro de Cat;
Investigação de Acidentes;
- Atendimento ao público na CRE e também por telefone, oferecendo esclarecimentos e orientações com relação ao preenchimento de CAT's, tipos de acidente de trabalho; orientações quanto ao processo eleitoral de CIPA nas unidades educacionais, orientações quanto a indicação de designado de CIPA junto as unidades educacionais.
- Atendimento ao público na CRE e também por telefone, oferecendo esclarecimentos e orientações com relação ao preenchimento de CAT's e tipos de acidente de trabalho, reunião com os TST's para elaboração de material para formação das Merendeiras e Cipeiros
- Atendimento ao Público pessoalmente e via telefone,fornecendo informações aos servidores de assuntos pertinentes a segurança do trabalho.
- Participação da organização dos eventos da SIPAT(Semana Interna de Prevenção de Acidentes) e curso de formação dos cipeiros.

RESPONSÁVEIS TÉCNICOS EM SEGURANÇA/ SESMT SME: Maurício Ribeiro, Coordenadoria Regional Maria Thomé Neto; Renata Santana, Coordenadoria Regional Jarbas Jaime; Luizmar Oliveira, Coordenadoria Regional Maria Helena Bretas; José Hernandes, Coordenadoria Regional Central; Wellington Toledo, Coordenadoria Brasil de Ramos; Angelina Costa, Sede da Secretaria Municipal de Educação; Pedro Henrique, Ex-Técnico da Sede; Lívia Ex-Técnica da Sede.

9. PLANO DE AÇÃO 2017
PLANO DE AÇÃO 2017
SME-GERSAU-EPAZ-CEMAPE-SESMT
AÇÃO
ESTRATÉGIAS
RESPONSÁVEIS
META
Realizar as atribuições previstas na Portaria 013, de 09/04/2014, da CISSPE
- Cumprir o Regimento Interno da SME e executar as atribuições que constam na Portaria 013 de 09/04/2013
- Apresentar cronograma das reuniões anuais, aprovada no ano anterior
- Monitorar o cumprimento da Política Intersetorial de Saúde Integral e Segurança do Trabalho da SME
- Enviar Atas das reuniões para DIRGES e órgãos que compõem a CIISPE
- Encaminhar as propostas aprovadas para conhecimento e deliberação da DIRGES e Gabinete da SME
CISSPE
Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da SME-EPAZ-CEMAPE
100%
Garantir a realização das atribuições previstas na Portaria nº 040, de 14/08/2013, da Comissão de Mediação de Conflito e Convivência Pacífica (CMCCP)
- Cumprir o Regimento Interno da SME e executar as atribuições que constam na Portaria 040, de 14/08/2013
- Notificar os profissionais da SME a comparecer para os atendimentos na CMCCP
- Acolher os profissionais da SME, mediar os conflitos por meio das técnicas de Mediação, elaborar pareceres técnicos com recomendações e sugestões
- Implantar os Núcleos de Mediação de Conflito e Convivência Pacífica nas Escolas e CMEIs
- Desenvolver o Projeto Pesquisa-Ação de Mediação Sistêmica
- Intervir e mediar de forma imparcial os conflitos no local de trabalho por meio de diferentes estratégias de paz ativa, proativa e de autoempoderamento das pessoas envolvidas
- Promover Roda de Conversa e Escuta Ativa nos locais de trabalho
- Desenvolver o Programa de Mediação de Conflito e Resolutividade Pacífica
- Implantar e executar o Projeto Piloto Saúde, Segurança e Ambientes Saudáveis nas Instituições Educacionais
- Incluir nas Diretrizes Organizacionais o fluxograma de encaminhamento e acompanhamento à saúde e segurança do trabalho dos Profissionais da SME
CMCCP
Instituições Educacionais
Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da SME-EPAZ-CEMAPE
Cipeiros
Dengueiros
Diretoria Pedagógica
Gerência de Estudos e Projetos
Gerência de Formação dos Profissionais da SME
CREs
Diretoria Adminstração Educacional
Diretoria de Gestão de Pessoas
EPREBI

Realizar as ações da EPAZ, Portaria 61, de 22/12/2011, do CEMAPE, Portaria 007, de 30/01/2015, e da SME-GERSAU

- Cumprir o Regimento Interno, as competências da SME-GERSAU e executar as atribuições que constam nas Portarias 61, 007, entre outras
- Desenvolver o Plano de Ação Anual, proposto no ano anterior e adequá-lo conforme a necessidade no ano subsequente
- Acolher o profissional da SME, apresentar os serviços ofertados e proceder as intervenções breves
- Instrumentalizar os profissionais da SME com técnicas que visem a prevenção do estresse, da síndrome de burnout, depressão, ansiedade e outros conflitos
- Dialogar e articular com os intersetorias e intrasetorial a execução das ações, projetos, programas e Politicas de Saúde Integral e Segurança do Trabalho da SME
- Promover e manter a saúde integral, o bem-estar, o gerenciamento dos conflitos, da síndrome de burnout, da ansiedade e promover a gestão das emoções saudáveis e destrutivas. Essas ações visam a melhoria e a qualidade do ensino público e tem como fim os estudantes.
- Acompanhar e executar as Portarias publicadas pela SME referentes aos eixos Cultura de Paz, Saúde Integral e Qualidade de Vida, Mediação de Conflito e Convivência Pacífica, Prevenção das Violências e das Drogas, entre outras que impactam diretamente e indiretamente nos profissionais da SME
- Notificar os profissionais da SME a comparecer para os atendimentos no CEMAPE
- Desenvolver a Ecoformação com Cursos Livres, Cursos Reconhecido pelo CME, Seminários, entre outras
- Desenvolver atendimentos das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) por agendamentos itinerantes e no CEMAPE
- Confeccionar anualmente o Selo do Aniversário da EPAZ e promover ações em comemoração
- Desenvolver anualmente a Semana de Educação da Paz no mês de setembro; 15/09 - Dia Municipal de Cultura de Paz e 21/09 - Dia Internacional da Paz
- Desenvolver a Ação Cuidando do Educador e da Educadora de Forma Intersetorial (culminância em outubro)
- Intersetorialidade, parcerias, articulação, integração
- Implementar e desenvolver a Política de Articulação da Paz (EPAZ) por meio da intersetorialidade, parcerias, articulações e integração das ações internas na SME
- Desenvolver anualmente o Sarau Itinerante Saúde Integral e Qualidade de Vida no mês de outubro
- Desenvolver e implementar o Programa Aposentar Saudável
- Desenvolver o Programa de Prevenção às Violências
- Incluir nos Projetos Políticos Pedagógicos das Instituições Educacionais ações voltadas a saúde integral e segurança do trabalho, assim como a EPAZ e o CEMAPE
- Desenvolver parcerias e projetos intersetoriais com as Instituições de Nível Superior, sociedade civil, terceiro setor, controle social, entre outros, referentes a saúde integral, mediação de conflito e resolutividade pacífica, segurança do trabalho, cultura de paz, terapias naturais, saúde do trabalhador e da trabalhadora, prevenção das violências, qualidade de vida e bem estar, entre outros temas
- Enviar Relatórios e subsidiar com pareceres técnicos o Gabinete e demais órgãos da SME
- Ter acesso aos dados do sistema de Gestão Inteligente da Educação Responsável da SME (GIER), assim como aos demais bancos de dados da DIRGES referentes aos profissionais da SME
- Incluir nas Diretrizes Organizacionais o fluxograma de encaminhamento e acompanhamento à saúde e segurança do trabalho dos Profissionais da SME
Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da SME-EPAZ-CEMAPE
CMCCP
CISSPE
Chefia de Gabinete
Superintendência Pedagógica e de Esportes
Superintendência Administrativa e Financeira
Diretoria de Gestão de Pessoas
Diretoria Pedagógica
Gerência de Formação dos Profissionais da SME
Gerência de Projetos Educacionais
Gerência de Inclusão, Diversidade e Cidadania
CREs
Instituições Educacionais
EPREBI
30%
50%
100%
Monitorar e Acompanhar a Comissão interna de Prevenção de Acidentes

(CIPA)

Portaria 213, de 09/08/2016, publicada em 25/08/2016, Edição nº 6395, p. 49-56



- Cumprir a Lei 9.159, o Regimento Interno da SME e Portaria 213 da SME
- Monitoramento, acompanhamento, orientação e assessoramento do SESMT na SME para os Cipeiros e Cipeiras
- Confecção e Entrega Mensal da Declaração de Cumprimento das Atribuições de Cipeiros e Cipeiras pelo SESMT na SME
- Envio de Relatórios Mensais dos Cipeiros e Cipeiras para o SESMT na SME
- Devolutiva dos acompanhamentos e relatórios dos Cipeiros e Cipeiras sistematizados pelo SESMT na SME para a Diretoria de Gestão de Pessoas e Chefia de Gabinete
- Acompanhamento dos Cipeiros e Cipeiras pelo SESMT na SME (Técnicos de Segurança e Engelheiro de Segurança) e comunicado imediato dos problemas identificados para tomada de providências na SME
- Incluir no PPP das instituições educacionais
- Incluir nas Diretrizes Organizacionais o fluxograma de encaminhamento e acompanhamento à saúde e segurança do trabalho dos Profissionais da SME
SESMT na SME e Central/SEMAD
Chefia de Gabinete
Superintendência Administrativa e Financeira
Superintendência Pedagógica e de Esportes
Diretoria de Gestão de Pessoas
Gerência de Saúde e Segurança-EPAZ-CEMAPE
Diretoria Pedagógica
Coordenadorias Regionais de Educação (CREs)
Instituições Educacionais
Gerência de Formação dos Profissionais da SME


100%
Realizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

(SIPAT)

Portaria 213, de 09/08/2016, publicada em 25/08/2016, Edição nº 6395, p. 49-56


- Cumprir a Lei 9.159, o Regimento Interno da SME e a Portaria 213 da SME
- Planejamento e organização da SIPAT
- Incluir no PPP das instituições educacionais
- Incluir nas Diretrizes Organizacionais o fluxograma de encaminhamento e acompanhamento à saúde e segurança do trabalho dos Profissionais da SME
SESMT na SME e Central/SEMAD
Diretoria Pedagógica
Gerência de Inclusão Cidadania e Direitos Humanos
Gerência de Estudos e Projetos
Gerência de Formação dos Profissionais da SME
CREs
Instituições Educacionais
Diretoria de Gestão de Pessoas
Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho da SME-EPAZ-CEMAPE
100%
Implantar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

(PPRA)


- Cumprir a Lei 9.159 e o Regimento Interno da SME
- Reunião com os dirigentes dos locais de trabalho, por CREs, com orientações gerais sobre o PPRA e metodologia de realização
- Distribuição e Preenchimento pelos locais de trabalho da 1ª Etapa do PPRA
- Acompanhamento e sistematização dos dados pelo SESMT na SME por CREs
- Aplicação da 2ª Etapa do PPRA
- Envio dos dados para a Equipe Multiprofissional do SESMT na SME para a realização paulatina do PCMSO
- Confeccionar Termo de Cooperação Técnica sem ônus entre SME, SEMAD, SMS, IMAS e IPSM
- Incluir nas Diretrizes Organizacionais o fluxograma de encaminhamento e acompanhamento à saúde e segurança do trabalho dos Profissionais da SME
SESMT na SME e Central/SEMAD
Diretoria Pedagógica
CREs
Instituições Educacionais
Diretoria de Gestão de Pessoas
Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da |SME-EPAZ-CEMAPE
Superintendência Administrativa e Financeira
Diretoria de Administração e Finanças
Chefia de Gabinete
Gerência de Planejamento e Ações Articuladas
20%

100%
Efetivar o Programa de Saúde Ocupacional

(PCMSO)



- Cumprir a Lei 9.159 e o Regimento Interno da SME
- Após os PPRAs realizados por local de trabalho os mesmos serão enviado para o SESMT na SME realizar paulatinamente o PCMSO
- Reunião com os dirigentes dos locais de trabalho, por CREs, com orientações gerias sobre o PCMSO e metodologia de realização
- Analise dos PPRA pela Medicina do Trabalho
- Exames laborais (Firmar Acordo de Cooperação Técnica com o IMAS ou SMS/SUS)
- Acompanhamento, sistematização dos dados
- Cronograma de atendimento e notificação aos profissionais da SME para realização dos exames prescritos pela Medicina do Trabalho
- Estabelecer o nexo causal entre doença e trabalho e intervir nas causas
- Elaborar e publicar o Termo de Cooperação Técnica entre SME e a SMAD, SMS/SUS, IMAS
- Incluir nas Diretrizes Organizacionais o fluxograma de encaminhamento e acompanhamento à saúde e segurança do trabalho dos Profissionais da SME
- Confeccionar Termo de Cooperação Técnica sem ônus entre SME, SEMAD, SMS, IMAS e IPSM
SESMT na SME e Central/SEMAD
Medicos do Trabalho
IMAS
CEREST
SUS/SMS
Superintendência Administrativa e Financeira
Diretoria de Administração e Finanças
Diretoria de Gestão de Pessoas
Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da SME-EPAZ-CEMAPE
30%

50%
Acompanhar e Executar o Programa de Reestruturação dos Manipuladores e das Manipuladoras de Alimentação Escolar

MERENDEIRAS


- Cumprir a Lei 9.159 e o Regimento Interno da SME
- Formação Continuada para Manipuladores de Alimentação Escolar (Merendeiras), elaborar e aprovar Cronograma;
- Exames laborais para Merendeiras, conforme orientações da vigilância sanitária de Goiânia (Acordo de Cooperação Técnica com o SMS/SUS);
- Orientação e supervisão para o cumprimento do item 4.6.2 da Resolução 216 de 15/09/2004 da ANVISA sobre “os manipuladores que apresentarem lesões e ou sintomas de enfermidades que possam comprometer a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos devem ser afastados da atividade de preparação de alimentos enquanto persistirem essas condições de saúde”;
- Cumprimento da Portaria SVS/MS nº 326 de 1997 em seu item 7.2. estabelece que as pessoas que mantêm contatos com alimentos devem submeter-se aos exames médicos e laboratoriais que avaliem a sua condição de saúde antes do início de sua atividade e/ou periodicamente, após o início das mesmas. O exame médico e laboratorial dos manipuladores deve ser exigido também em outras ocasiões em que houver indicação, por razões clínicas ou epidemiológicas" (Firmar Acordo de Cooperação Técnica SME e SMS/SUS);
- Compra, distribuição, formação de uso do EPIs;
- Conselho Escolar e Conselho Gestor demais órgãos da SME priorizar nos Planos de Ação a compra de EPI e adequações dos instrumentos e do local de trabalho das Merendeiras;
- Continuidade da entrega do Kit uniforme (duas tocas e dois jaletos);
- Continuar a aquisição de sapatos fechados anti-derrapante para os manipuladores de alimentação escolar pelas Instituições Educacionais;
- Continuar a sensibilização dos manipuladores quanto a importância de utilização de sapatos fechados durante o exercício de suas atividades;
- Adequação dos instrumentos de trabalho conforme parecer do SESMT na SME;
- Continuidade da Formação de Manipuladoras de Alimentos da SME pela GERFOR;
- Providenciar a inclusão nos Planos Plurianuais – PPA, Lei de Diretrizes; Orçamentárias - LDO e no Orçamento Anual da compra dos EPIs;
- Encaminhar Orientação Gerais para as Merendeiras;
- Conselho Municipal de Alimentação Escolar do Município de Goiânia fiscalizar e acompanhar o cumprimento das normas técnicas referentes aos manipuladores da alimentação escolar, bem como a execução do Programa de Alimentação Escolar (PMAE)
- Confeccionar Termo de Cooperação Técnica sem ônus entre SME, SEMAD, SMS, IMAS e IPSM
SESMT na SME e Central/SEMAD
Conselho Municipal de Alimentação Escolar do Município de Goiânia
Conselho Escolar e Conselho Gestor
Instituições Educacionais
Chefia de Gabinete
Gerência de Planejamento e Ações Articulação
Superintendência Pedagógica e de Esportes
Diretoria de Administração Educacional
Gerência do Programa de Alimentação Escolar
Diretoria Pedagógica
Gerência de Formação dos Profissionais da SME
Diretoria de Gestão de Pessoas
Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da SME-EPAZ-CEMAPE
CEREST
SMS



100%
Adquirir e Distribuir os Equipamentos de Proteção Individual e Orientar o Uso

(EPIs)


- Cumprir a Lei 9.159 e o Regimento Interno da SME
- Diagnóstico/Mapeamento/Levantamento de Dados sobre distribuição de EPIs nas Escolas, CMEIs e Sede da SME (2011 a 2017)
- Formação e Orientações Gerais sobre o uso dos equipamentos de proteção coletivo e individual pelo SESMT na SME
- Confecção e distribuição de Orientações Gerais sobre EPIs e EPCs para os locais de trabalho elaboradas pelo SESMT na SME
- Monitoramento atualizado anualmente pelo SESMT na SME das EPIs e EPCs
- Inclusão no Sistema de Gestão Educacional da SME a coleta de dados
- Adequação dos instrumentos de trabalho das merendeiras conforme orientação e acompanhamento do SESMT na SME
- Providenciar a inclusão nos Planos Plurianuais – PPA, Lei de Diretrizes
Orçamentárias - LDO e no Orçamento Anual as dotações necessárias para adquirir EPIs conforme a necessidade
- Incentivar o uso dos equipamentos de proteção coletivo e individual
- Incluir no PPP das instituições educacionais
- Incluir nas Diretrizes Organizacionais o fluxograma de encaminhamento e acompanhamento à saúde e segurança do trabalho dos Profissionais da SME
SESMT na SME e Central/SEMAD
Diretoria de Administração e Finanças
Diretoria de Gestão de Pessoas
Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho na SME-EPAZ-CEMAPE
Chefia de Gabinete
Gerência de Planejamento e Ações Articuladas
Conselho Municipal de Alimentação Escolar do Município de Goiânia
SMS
Instituições Educacionais
50%

100%
Executar o Programa de Reabilitação na SME



- Cumprir a Lei 9.159 e o Regimento Interno da SME
- Análise dos casos, acompanhamento, pareceres, intervenção e recomendações e sugestões organizacionais
- Sistematização de dados
- Relatórios Parciais e Gerais
- Notificação
- Pericia Médica
- Notificar os profissionais da SME a comparecer para os atendimentos das equipes
- Estabelecer o nexo causal entre doença e trabalho e intervir nas causas
- Enviar Relatórios e subsidiar o Gabinete e demais órgãos da SME
- Confeccionar Termo de Cooperação Técnica sem ônus entre SME, SEMAD, SMS, IMAS e IPSM
SESMT na SME e Central/SEMAD
Gerência de Junta Médica
Gerência de Saúde e Segurança no Trabalho/SEMAD
CEREST
IMAS
IPSM
Diretoria de Gestão de Pessoas
Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da SME-EPAZ-CEMAPE
Instituições Educacionais
EPREBI
10%
30%

Implantar e Executar o Núcleo Integrado de Atenção Biopsicossocial na SME


(NIAB da SME)


- Cumprir o Regimento Interno da SME
- Elaborar proposta, submeter a CIISPE, aprovar na SME e após aprovação desenvolver ações do Núcleo Integrado de Atenção Biopsicossocial da SME
- Notificar os profissionais da SME a comparecer para os atendimentos das equipes do SESMT Saúde e da CMCCP
- Garantir o deslocamento das equipes SESMT Saúde e CMCCP para execução das ações nos locais de trabalho conforme funções e atribuições de cada órgão
- Apresentar cronograma e desenvolver o Programa de Saúde Vocal na SME, aprovado na CISSPE
- Encaminhar para o CEREST pedido de nexo causal para verificar se há a doença em função do trabalho desenvolvido; após essa consulta SESMT Saúde recomendar as intervenções organizacionais ou sugerir encaminhamentos para CMCCP ou para SME-GERSAU
- Promover reuniões internas entre as equipes do NIAB: SESMT Saúde, CMCCP, EPREBI, Gerência de Junta Médica, SME-GERSAU
- Enviar Relatórios com os dados sistematizados e estatísticas de atendimento dos casos, com os resultados alcançados para SME-GERSAU encaminhar para DIRGES
- Incluir nas Diretrizes Organizacionais o fluxograma de encaminhamento e acompanhamento à saúde e segurança do trabalho dos Profissionais da SME
- Confeccionar Termo de Cooperação Técnica sem ônus entre SME, SEMAD, SMS, EPREB/SEDUCE, IMAS e IPSM
SESMT na SME e Central/SEMAD
Diretoria de Saúde e Segurança/SEMAD
Gerência de Saúde e Segurança/SEMAD
CMCCP SME
Diretoria de Gestão de Pessoas SME
Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da SME-EPAZ-CEMAPE
IPSM
SMS
IMAS
CEREST
EPREBI
Diminuir 2% dos afastamentos


RELATÓRIOS ENVIADOS PELO SESMT NA SME

Data:
Técnico(a):
Situação Encontrada e Recomendações:
Resolutividade:
08/07/2015
Yson Dantas
Relatório das avaliações das inadequações informadas no relatório do CEREST em 2011 a situações encontradas em junho de 2015 nas escolas e orientações do SESMT Segurança quanto as medidas preventivas.
O relatório foi encaminhado para conhecimento do DGP em 10/07/2015.
16/09/2015
Yson Dantas
Visita técnica para avaliar condições inseguras relatas durante a apresentação do Promotor de Justiça Vilanir de Alencar Camapum Júnior no IV Seminário da Educação da Paz realizado no dia 15/11/2015. No local foi encontrado o quadro de energia sem a tampa protetora que impede o contato acidental com o barramento energizado do quadro, poste que fica energizado no período de chuva e luminárias da quadra de esporte não apresentam segurança por estarem sem grade de proteção. As medidas preventivas recomendas foram: Instalação da tampa protetora do quadro geral de distribuição, adequação da localização do quadro geral de distribuição, isolamento e retirada do poste próximo da quadra e adequação das instalações elétricas e das luminárias da quadra, com sugestão de instalação de rede.
O referido relatório foi encaminhado para a superintendência de administração via CI em 07/10/2015.




23 e 26/10/2016
Pedro Henrique
Visita Técnica ao CMAI Brasil di Ramos, com o objetivo de conhecer a estrutura do local e observar aspectos referentes a segurança e saúde ocupacional. Foram recomendadas medidas preventivas como: Isolar a fiação do refletor na quadra de esporte, solicitar avaliação das condições da estrutura e de estabilidade do muro da instituição, providenciar local e armazenagem para botijões GLP, corrigir o arranjo e a disposição da fiação de forma a permitir a recolocação da tampa de proteção do quadro de distribuição, ou se possível substituir o quadro por outro que atenda os aspectos de proteção contra choques elétricos, solicitar a instalação de central de gás, providenciar nova haste de sustentação da luminária ou retirá-la do local.
Não há resposta de resolutividade.
10/11/2015

Renata
Forro de PVC de algumas salas do CEI Serafim Rodrigues cederam após fortes chuvas.
Após solicitação da técnica de segurança a equipe de Reparo e manutenção , esta foi ate a instituição e desentupiram a calha e trocaram o forro de PVC. Ficou ainda para receber conserto uma tomada da cozinha.
13/11/2015
Pedro Henrique
Visita Técnica a EM Lions Clube Bandeirante para observar aspectos referentes a segurança e saúde ocupacional. Foram recomendadas medidas preventivas como: instalar plug no fio dos ventiladores das salas de aula, realizar campanhas educativas sobre a conservação do uso dos extintores de incêndio no âmbito escolar, instalar central de gás e desobstruir o acesso aos extintores de incêndio.
Não há resposta de resolutividade.
17/02/2016
José Ernandes,
Livia, Luizmar,
Maurício Pedro Henrique, e Renata
Documento elaborado pelos técnicos com o intuito de propor quais Equipamentos de Proteção Individual - EPI a Gerência de Compras e Contratos deverão adquirir, discriminados por numeração, quantidade, valor unitário e valor total.
Enviado em 23/02/2016 para o sr. Wesley da gerência de compras e contratos.

DEMONSTRATIVOS JANEIRO A SETEMBRO 2016 - SESMT NA SME
ENFERMAGEM
ITEM
PROCEDIMENTOS REALIZADOS:
TOTAL
01
Aferições de Pressão Arterial:
118
02
Teste de glicemia
52
03
Orientações nde Enfermagem do Trabalho aos servidores
170
04
Ação de conscientização para o carnaval/2016 na Sede da Secretária Municipal de Educação e CREC com distribuição camisinha masculina e feminina, folders e orientações sobre doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS.

01
05
Acompanhamento de Enfermagem do Trabalho aos servidores Pessoas Com Deficiências- PCD's, no CMEI Viver a Infância- dia 19 de Fevereiro de 2016 e na Gerência de Alimentação Escolar- dia 23 de Fevereiro de 2016.

03
06
Elaboração de Relatório Técnico de Enfermagem do Trabalho.

03
07
Conclusão da tabulação de dados das perguntas referentes a Enfermagem do Trabalho nos questionários.

122 Questionários
08
Realização de visita institucional com ação da equipe multiprofissional (Enfermagem do Trabalho, fisioterapeuta e fonoaudiólogo), em conjunto à equipe do CEMAP/Epaz.. Objetivo de apresentação da equipe SESMT Educação, orientações quanto aos cuidados básicos com a voz e aquecimento vocal, orientações de promoção de saúde e prevenção de doenças, aferição de pressão arterial e exercícios de relaxamento e alongamento, no dia 04/03/2016, na escola Municipal Pedro Costa de Medeiros.


13 profissionais atendidos
09
Realização de visita Institucional com ação da equipe multiprofissional (Enfermagem do Trabalho, assistente social e técnico de segurança do trabalho), com objetivo de orientações quanto às condições ambientais por solicitação da Gerência da Junta Médica


01
10
Acompanhamento de Enfermagem do Trabalho e de Assistente Social ao servidor Pessoa com Deficiência- PCD, no CMEI Viver a Infância, dia 20/04/2016.

01
11
Realização de visita institucional com ação da equipe multiprofissional (Enfermagem do Trabalho, fisioterapeuta e fonoaudiólogo), com Objetivo de apresentação da equipe SESMT Educação, orientações quanto aos cuidados básicos com a voz e aquecimento vocal, palestra com a psicologa e fisioterapeuta, orientações de promoção de saúde e prevenção de doenças, aferição de pressão arterial e teste de glicemia no CMEI Parque Eldorado Oeste no dia 06 de maio de 2016.

28 profissionais atendidos
12
Participação na Campanha de Imunização contra febre amarela na Gersau nos dias, 29, 30 e 31/08/2016
249 profissionais imunizados
13

Ação da Equipe mutiprofissional (Enfermagem do Trabalho, psicologas, Assistente Social ), aferição de pressão arterial, teste de glicemia, palestra Qualidade de Vida no Trabalho e orientações sobre cuidados com a voz, no CEI Serafim de Moraes Filho, no dia 02/09/2016

33 Profissionais atendidos
14
Ação da Equipe mutiprofissional (Enfermagem do Trabalho, psicologas, Assistente Social ), aferição de pressão arterial, roda de conversa sobre Qualidade de Vida no Trabalho e cuidados com a voz, no CEMEI Viver a Infância no dia 09/09/2016.

17 profissionais atendidos
15
Reuniões:

-Reunião com a Gerente de Saúde e Segurança dos Profissionais de Educação, dia 11 de abril de 2016.
-Participação da equipe do SESMT Educação/Saúde com a Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da Educação no CEMAP: Pauta - Planejamento do plano de ação do primeiro trimestre de 2016, no dia 03/03/2016
-Participação da reunião da Comissão Intersetorial de Saúde e Segurança dos Profissionais de Educação, dia 11 de abril de 2016.
-Reunião técnica de equipe (reunião interna) para organização do trabalho, dia 25 de abril de 2016.
-Participação de reunião com a Diretoria de Saúde e Segurança do servidor, no dia 26 de fevereiro de 2016.
-Reunião com a Gerente de Saúde e Segurança dos Profissionais de Educação, dia 29 de abril de 2016.

06 Reuniões
PSICOLOGIA
ITEM
PROCEDIMENTOS REALIZADOS:
TOTAL
01
Levantamento do perfil dos profissionais da SME por meio da tabulação dos dados obtidos com a aplicação do Questionário na “III Ação cuidando do Educador(a) de forma intersetorial”
8 instituições, totalizando 122 questionários tabulados.
122 Questionários
02
Visitas aos profissionais para acompanhamento (Readaptação)
11
03
Visita aos profissionais para acompanhamento ( Psicossocial)
04
04
Visita Domiciliar
03
05
Atendimento em Consultório (Para orientação de elaboração do Plano de Trabalho/Readaptação de Função)

04
06

Atendimento Individual
10
07
Orientações ao servidor
09
08
Encaminhamento ao CEREST
05
09
Apresentação dos serviços oferecidos pela equipe multidisciplinar de saúde durante ação promovida pela SME- GERSAU, em 03/05/16, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação.

05
10
Apresentação dos serviços oferecidos pela equipe multidisciplinar de saúde durante ação promovida pela SME- GERSAU, em 03/05/16, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação.
01
11
Ação de prevenção de doenças e promoção de saúde no CMEI Parque Eldorado D' Oeste – 06/05/16.
20 Profissionais.
12
Ação de prevenção de doenças e promoção de saúde no CEI Serafim Rodrigues de Moraes - 02/09/16
Matutino/Palestra (roda de conversa)
Vespertino/ Dinâmica de grupo
Profissionais atendidos:
Matutino - 21
Vespertino -17

38 Atendimentos
13
Ação de prevenção de doenças e promoção de saúde no CMEI Viver a Infância - 09/09/16
Palestra (roda de conversa)

17 Atendimentos
FONOAUDIOLOGIA
ITEM
PROCEDIMENTOS REALIZADOS:
TOTAL
01
Visita A Profissional com Deficiência.
01
02
Visita a profissional readaptado de função.
01
03
Palestra fonoaudiológica.
02
04
Orientações individuais.
269
05
Aplicação de questionário para levantamentos de dados sobre saúde.
121
SERVIÇO SOCIAL
ITEM
PROCEDIMENTOS REALIZADOS
TOTAL
01
Visitas aos profissionais para acompanhamento (Readaptação)
02
02
Visita de demandas diversas.
24
03
Atendimento em Consultório (Para orientação de elaboração do Plano de Trabalho/Readaptação de Função)
04
04
Entrevista Social
21
05
Reunião com Equipe Multidisciplinar
04
06
Articulação / contato por telefone
14
07
Relatório Social
28
08
Apresentação dos serviços oferecidos pela equipe multidisciplinar de saúde durante ação promovida pela SME- GERSAU, em 03/05/16, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação.
01
09
Ações em CEI e CMEI
04
10
Formação Continuada - Cursos/Eventos
19
PROGRAMA INTERSETORIAL DE SAÚDE MENTAL NA SME/PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO
ORGÃO: SESMT Regionalizado SME
Item
Estratégias
Ações desenvolvidas
Objetivos/Resultados
1
1.1 Acompanhamentos dos casos in locus pela Equipe Multiprofissional da Educação e demais órgãos intersetoriais;

1.2 Traçar estratégias de acompanhamento e minimização do impacto do trabalho na saúde mental.
Estratégia 1.1 e 1.2
  1. Visitas nas instituições através de solicitação da gestão ou profissional;
  • Visitas para orientação e acompanhamento aos profissionais em readaptação de função temporário e definitivo, verificando se o profissional de educação e a instituição educacional estão cumprindo as restrições constantes no laudo médico Gerência da Junta Médica Municipal-GERMED;
  • Visitas para acompanhanto aos PCD’s;
  • Visitas Psicossociais encaminhadas via GERMED, CEMAPE, Ministério Público, Secretaria Municipal de Educação, por meio de CI(Comunicado Interno), CE (Comunicado Externo), oficio e despacho;
  • Visitas e entrevistas sociais;
  • Visita ao local de trabalho e domiciliar (quando solicitado).


Estratégia 1.1 e 1.2
Objetivos:
  • Orientar aos servidores readaptados temporários, quanto seu retorno ao médico para novos realizar novos exames;
  • Averiguar se o Plano de Trabalho está de acordo com o cargo-função;
  • Orientar o Gestor da Unidade de Ensino, a importância do servidor readaptado seguir a risca o Plano de Trabalho;
  • Orientar o servidor readaptado quanto ao cumprimento das restrições em casa;
  • Informar aos gestores e servidores das ações realizadas pelo SESMT-Educação;
  • Esclarecer dúvidas relacionadas aos direitos e deveres do servidor,
  • Elaborar relatórios das visitas realizadas;
  • Orientar quanto os direitos e deveres do servidor readaptado de função.

Resultados:

  • Em 2015 foram readaptados de função 203 profissionais da SME, sendo 124 readaptações definitivas e 73 temporárias;
  • Até maio de 2016, houve 44 readaptações, sendo 29 definitivas e 15 temporárias; Todos os 44 profissionais readaptados foram orientados pelo SESMT, e destes, 24 receberam visita in loco.
  • Em 2016 foram encaminhados 19 profissionais ao CEREST para acompanhamento e verificação de nexo causal;
  • Em 2016, foram realizadas 21 visitas psicossociais pelo SESMT.
  • Em 2016 foram realizadas 04 visitas a profissionais com Deficiência pelo SESMT- Educação.306

2
2.1 Promover formação continuada, ciclos de palestras, campanhas de sensibilização e esclarecimentos;

2.2 Realizar pesquisa qualitativa e quantitativa;

2.3 Estimular os profissionais da educação a exercerem o empoderamento, o protagonismo e a criatividade como forma de prevenção e mediação dos conflitos;

2.4 Incluir no Projeto Politico-Pedagógico (PPP) das instituições Educacionais e nos Departamentos ações de prevenção da saúde mental dos profissionais da educação;

2.5 Incentivar a promoção de ambientes de trabalho e relacionamentos interpessoais saudáveis;

2.6 Enfrentar a discriminação e o preconceito aos readaptados e as pessoas que estão com adoecimento na saúde mental;

2.7 Promover cursos voltados para educação emocional, para gestores das Instituições Educacionais e readaptados;
2.8 Estudar a legislação em saúde do (a) trabalhador (a) e o Estatuto e Plano de Carreira dos Profissionais da Educação e Administrativos Educacionais;
Estratégia 2.1
Ações de Vigilância em Saúde:
  • Orientações sobre promoção da saúde e prevenção de doenças com aferição de P.A e glicemia;
  • Orientações sobre saúde vocal;
  • Orientações sobre saúde emocional e relações interpessoais no trabalho;
  • Orientações sobre a garantia dos direitos e deveres dos profissionais;
  • Orientações para procedimentos necessários para a readaptação de função;
Estratégia 2.2
  • Aplicação de questionário de saúde nas instituições educacionais.

Estratégia 2.3
  • Atribuição do CEMAPE

Estratégia 2.4
  • Responsabilidade da SME

Estratégia 2.5
  1. Realizado nas visitas de acompanhamento e orientações gerais sobre saúde emocional;

Estratégia 2.6
  • Visitas para orientação e acompanhamento aos profissionais em readaptação de função;

Estratégia 2.7
  • Não realizado.

Estratégia 2.8
  • Realizado constantemente de forma individual
Estratégia 2.1 e 2.2
Objetivos:
Promoção da saúde e prevenção de doenças na Secretaria Municipal de Educação.

Resultado:
Foi realizada no dia 10 de maio de 2015, palestra para os servidores do Almoxarifado da Secretaria Municipal de Educação, no período matutino e vespertino sobre o tema: Boa postura e levantamento de carga e peso. Foram ofertados aos servidores também, folders e materiais educativos sobre o tema, além de aferição de pressão arterial dos participantes- Total 29 servidores.
O serviço de Fonoaudiologia realizou em 2015 e 2016, 229 orientações individuais sobre saúde vocal e cuidados com a voz.
O SESMT- Educação realizou nos dias 19 e 30 de junho de 2015, campanha de vacinação contra Influenza Trivalente na sede da Secretaria Municipal de Educação. No total foram imunizadas 500 pessoas.
No dia 06 de Agosto de 2015, foi realizado o Circuito Saúde na Gerência de Material e Patrimônio com o objetivo de atrelar as informações do questionário e avaliar as condições de saúde e trabalho dos participantes da caminhada. Durante o Circuito Saúde no período matutino e vespertino foram realizados 123 procedimentos como: cálculo do Índice de Massa Corporal- IMC, aferição de Pressão Arterial e medição de Circunferência Abdominal- CA dos participantes, além de realizar orientações sobre o estado de saúde, alimentação, hidratação e vestuário para o dia da caminhada.
A Gerência de Saúde e Segurança dos Profissionais de Educação em parceria com a Gerência de Material e Patrimônio realizaram no dia 07 de Agosto de 2015 a I Caminhada Ecológica no Parque Flamboyant.
A equipe vespertina do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da Secretaria Municipal de Educação realizou no dia 25 de Setembro de 2015, na Escola Municipal Professora Silene de Andrade, ações de Promoção e Prevenção a Saúde com Aferição de pressão arterial, orientações de saúde, Exercícios respiratórios e vocais, exercícios de alongamento e atividades de integração com o grupo.

Realização de visitas institucionais em consonância à “III Ação Cuidando do Educador de Forma Intersetorial” promovida pela Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da Educação – GSSTPE/ SMEE, com objetivo de apresentação da equipe vespertina SESMT Educação, orientações quanto aos cuidados básicos com a voz e Oficina de Aquecimento Vocal com direcionamento de exercícios respiratórios e vocais, orientações de promoção à saúde e prevenção de doenças, aferição de pressão arterial, orientações quanto ao preenchimento da CAT e gerais quanto à segurança do trabalho, ginástica laboral e exercícios de relaxamento com atividades integrativas, nas seguintes unidades:


EQUIPE SESMT MATUTINA:
07/10/2015: Visita ao CMEI Criança Cidadã com orientações de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Psicologia, Assistência Social e Aplicação do Questionário.
08/10/2015: Visita ao CMEI Viver a Infância com orientações de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Psicologia, Assistência Social e Aplicação do Questionário.
14/10/2015: Visita ao CMEI Cecília Meireles com orientações de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Assistência Social e Aplicação do Questionário.
15/10/2015: Visita ao CMEI Oito de Março com orientações de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Assistência Social e Aplicação do Questionário.
16/10/2015: Visita ao CEI Dorothea Ribeiro Guimarães com orientações de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Assistência Social e Aplicação do Questionário.
19/10/2015: Visita à EM Paulo Teixeira e Mendonça com orientações de Fisioterapia, Enfermagem e Aplicação do Questionário.
20/10/2015: Visita ao CMEI Jardim Guanabara III com orientações de Enfermagem e Aplicação do Questionário.
21/10/2015: Visita ao CEI Maria Genoveva com orientações de Fisioterapia, Enfermagem e Aplicação do Questionário.
27/10/2015: Visita ao CMEI Primeiros Passos com orientações de Fisioterapia e Aplicação do Questionário.
29/10/2015: Visita ao CMEI Primeiros Passos com orientações de Fonoaudiologia, Enfermagem e Assistência Social.
-Ao total nessa ação foram aplicados e tabulados 122 questionários.

EQUIPE SESMT VESPERTINO:

01/10/2015: Visita agendada ao CMEI Criança Cidadã suspensa para outra atividade da GSSTPE.
02/10/2015: Visita agendada à E.M. Cel. Getulino Artiaga suspensa para outra atividade da GSSTPE.
05/10/2015: Visita ao CMEI Oito de março com orientações de Fonoaudiologia, Enfermagem, Fisioterapia e Técnico de Segurança do Trabalho.
06/10/2015: Visita à Reserva Técnica com orientações de Fonoaudiologia, Enfermagem, Fisioterapia e Educador Físico.
07/10/2015: Visita técnica ao CMEI Primeiros Passos não sendo possível realização de ação na instituição sendo agendado para dia 13/11/2015.
08/10/2015: Visita à Gerência de Alimentação Escolar com orientações de Fonoaudiologia, Enfermagem, Fisioterapia e Educador Físico.
09/10/2015: Visita ao CMEI Jardim Goiás com orientações de Fonoaudiologia, Enfermagem, Fisioterapia e Educador Físico.
14/10/2015: Ação planejada para orientações na Coordenadoria Central, não sendo possível devido ao número reduzido de profissionais na instituição.
15/10/2015: Visita ao CMEI Presidente Costa e Silva, ressaltando que a equipe se deslocou até o local, porém a instituição encontrava-se fechada, segue anexo relatório.
16/10/2015: Visita à E.M. Ana das Neves com orientações de Fonoaudiologia, Enfermagem, Educador Físico e Técnico de Segurança do Trabalho.
19/10/2015: Visita ao CMEI Tio Romão com orientações de Fisioterapia, Enfermagem, Educador Físico e Técnico de Segurança do Trabalho.
20/10/2015: Visita à E.M.Bárbara de Sousa com orientações de Fisioterapia, Enfermagem, Educador Físico,Técnico de Segurança do Trabalho e Fonoaudiologia.
21/10/2015: Visita ao CMEI Viver a Infância com orientações de Fisioterapia, Enfermagem, Educador Físico, Técnico de Segurança do Trabalho e Fonoaudiologia.
22/10/2015: Visita à E.M. Bom Jesus com orientações de Fisioterapia, Enfermagem e Técnico de Segurança do Trabalho.
23/10/2015: Visita ao CMEI Vila Monticelli com orientações de Fisioterapia, Enfermagem, Educador Físico, Técnico de Segurança do Trabalho e Fonoaudiologia.
26/10/2015: Visita à E.M. Frei Demétrio Zanqueta com orientações de Fisioterapia, Enfermagem, Educador Físico, Técnico de Segurança do Trabalho e Fonoaudiologia.
27/10/2015: Visita ao CEI Maria Genoveva com orientações de Fisioterapia, Enfermagem, Educador Físico, Técnico de Segurança do Trabalho e Fonoaudiologia.
28/10/2015: Visita técnica à E.M. Padre Lima com apresentação da equipe.
29/10/2015: Visita à E.M. Izabel Espiridião Jorge com orientações de Fisioterapia, Enfermagem, Educador Físico, Técnico de Segurança do Trabalho e Fonoaudiologia.
30/10/2015: Visita agendada à E.M. João Clarimundo não realizada devido ao feriado em comemoração ao dia do servidor público (Decreto de Nº2655/2015)
Realização de visitas institucionais com ação da equipe multiprofissional vespertina. Objetivo de apresentação da equipe SESMT Educação, orientações quanto aos cuidados básicos com a voz e Oficina de Aquecimento Vocal com direcionamento de exercícios respiratórios e vocais, orientações de promoção à saúde e prevenção de doenças, aferição de pressão arterial, ginástica laboral e exercícios de relaxamento com atividades integrativas, nas seguintes unidades:
13/11/15 no CMEI Primeiros Passos
17/11/15 no CMEI Criança Cidadã
Orientações de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças e aferição de pressão arterial na Unidade Regional de Educação- Total 32 profissionais.
Orientações de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças e aferição de pressão arterial no Seminário de Educação da Paz: Estudos, Pesquisas e Vivencias- Total 08 profissionais.
Campanha de Vacinação realizada na Sede da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Diretoria Pedagógica no dia 10/12/15. Imunobiológicos: Febre Amarela e Tríplice Viral. Total: 118 profissionais, sendo que 114 foram imunizados contra Febre Amarela, 57 contra Tríplice Viral e 53 foram imunizados com ambas as vacinas.
Ação de conscientização para o carnaval/2016 na Sede da Secretaria Municipal de Educação, com distribuição de camisinha masculina e feminina, folders e orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS, no dia 05 de fevereiro de 2016.
Realização de visita institucional com ação da equipe multiprofissional (Enfermagem do trabalho, fisioterapeuta e fonoaudióloga) em conjunto à equipe do CEMAPE/Epaz. Objetivo de apresentação da equipe SESMT Educação, orientações quanto aos cuidados básicos com a voz e aquecimento vocal, orientações de promoção à saúde e prevenção de doenças, aferição de pressão arterial, e exercícios de relaxamento e alongamento, no dia 04/03/16, na Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros.
Realização de visita institucional com ação da equipe multiprofissional (Enfermagem do trabalho, assistente social e técnico de segurança do trabalho) com objetivo de orientações quanto às condições ambientais por solicitação da Gerência de Junta Médica na seguinte unidade Escola Municipal Jesuína de Abreu no dia 22/03/16.
Apresentação sobre o SESMT Educação e os serviços ofertados pela equipe. Realizada no Centro de Formação dos Profissionais de Educação, dias 23 e 24 de abril de 2016.
Apresentação sobre o SESMT Educação e os serviços ofertados pela equipe. Realizada no Centro de Formação dos Profissionais de Educação, dias 3 e 4 de Maio de 2016.
Ação de promoção de saúde no CMEI Parque Eldorado D oeste, no dia 06 de maio de 2016; 25 profissionais foram atendidos e participaram das seguintes ações:
Saúde vocal; aferição de Pressão Arterial e Glicemia; Palestra sobre o trabalho realizado pelo SESMT. Outro tema abordado na palestra foi a Qualidade de vida e relações interpessoais no trabalho.
A equipe matutina do SESMT Educação aplicou o questionário de saúde nas instituições; 122 profissionais de Educação responderam ao questionário, que foi aplicado em 8 instituições de ensino com o objetivo de traçar o perfil de saúde dos profissionais da SME.
3
3.1 Campanhas de sensibilização sobre o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual;
3.2 Fiscalizar o uso dos equipamentos e criar protocolos para mapear os tamanhos e numerações dos equipamentos para cada profissional;
3.3 Prestar esclarecimentos sobre o Comunicado de Acidente de Trabalho;

3.4 Seguir as orientações da Medicina Pericial e dos demais órgãos responsáveis pela Política de Segurança e Saúde dos Servidores Públicos/Programa Intersetorial de Saúde Mental na SME;
Estratégia 3.1
  • Conscientização ao uso adequado dos EPI’s pelos servidores nas instituições em que há os equipamentos:

Estratégia 3.2
  • Acompanhamento de processo licitatório da compra de EPI’s;
  • Levantamento estatístico antropométrico;
  • Redimensionamento do orçamento estabelecendo as prioridades de compra dos EPI’s.

Estratégia 3.3
  1. Elaboração de Informativo de Segurança com os Procedimentos a serem seguidos para Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
  2. Orientações cotidianas aos servidores;

Estratégia 3.1
Objetivo: prevenção quando a acidentes e doenças do trabalho.
Quantitativo: 300 servidores
- Escola Jarbas Jayme;
- Escola Maria Clara Machado;
- CEI Serafim Rodrigues;
- Escola Balneário Meia Ponte;
- CMEI Presidente Costa e Silva;
- Escola Honestino Monteiro Guimarães
- Escola Rotary Goiania Sul;
- Escola Lyons Clube;
- CMAI Brasil de Ramos
- Unidade Regional Maria Thomé

Estratégia 3.2
Objetivo: Cumprimento de legislação pertinente ao assunto.
Quantitativo: Todos os servidores que utilizam EPI
Estratégia 3.3
Objetivo: esclarecer aos servidores acidentados como preencher formulário de Cadastro de Acidente do Trabalho – CAT.
Quantitativo: 300 servidores



4
4.1 Adequar a infraestrutura a prevenção, acompanhamento e enfrentamento dos adoecimentos na saúde mental;

4.2 Disponibilizar espaço e tempo nos locais de trabalho para acompanhamento dos casos de adoecimento e para ações de prevenção;

4.3 Reestruturar a infraestrutura dos órgãos responsáveis pelo Programa Intersetorial de Saude Mental e aumentar equipes de trabalho desses órgãos: SEMGEP/DSST, SME/SESMT da Educação, JMM, DGP/DAS, DEPE/EPAZ
Estratégia 4.1, 4.2, 4.3
Responsabilidade da própria SME


5
5.1 Estabelecer o nexo causal das doenças com o trabalho; gerenciamento do estresse, da síndrome de burnout e dos conflitos advindos do adoecimento;

5.2 Garantir melhores condições de trabalho para os profissionais da educação;

5.3 Realizar diagnóstico sobre a realidade dos locais de trabalho e propor resolutividade;

5.4 Adequar o perfil dos profissionais readaptados a função de origem, considerando as restrições.

5.5 Estabelecer uma agenda permanente de Ginástica Laboral nos locais de trabalho, Orientação Vocal, Postura Corporal, entre outros;
5.6 Estimular junto aos profissionais da educação a consciência da responsabilidade individual referente à saúde integral e o gerenciamento do estresse e da síndrome de burnout e da necessidade do cumprimento dos direitos e deveres profissionais;
Estratégia 5.1
  • Responsabilidade do CEREST

Estratégia 5.2
  • Responsabilidade da SME

Estratégia 5.3
  • Visitas Técnicas e Planejadas
Estratégia 5.4
  • Plano de trabalho

Estratégia 5.5
  • Não possui uma agenda de ginástica laboral

Estratégia 5.6
???

Estratégia 5.4
  • Levantamento do número de servidores readaptados;
  • Mapeamento das licenças médicas por cargo e CID;
  • Projeto de Reabilitação profissional;
  • Através do acompanhamento aos profissionais readaptados e/ou com histórico de adoecimento/ licenças médicas, identificamos os casos que existe suspeita de nexo causal, para um acompanhamento sistemático em consultório e posterior encaminhamento ao CEREST.


6
6.1 Solicitar ao IMAS a isenção parcial do fator moderador das guias de capacidade laboral, com análise social e financeira, a partir de critérios estabelecidos;

6.2 Fiscalizar e cruzar dados sobre atestados médicos, licenças médicas e readaptação e apresentar resolutividade;

6.3 Divulgar os critérios para readaptação e verificar se o profissional esta utilizando os Equipamentos de Proteção Individual;

6.4 Solicitar um programa de sustentabilidade financeira aos órgãos competentes da Prefeitura de Goiânia e divulgar os investimentos que estão sendo realizados;

6.5 Solicitar aos órgãos competentes a implantação de um Programa de Cruzamento de Dados, com os seguintes quesitos: licenças medicas, atestados médicos, readaptação e aposentadoria;

6.6 Implantar o Projeto Piloto Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) na EM Francisco Matias.
Estratégia 6.1
  • Responsabilidade da Gerência.

Estratégia 6.2
  • Responsabilidade da Junta Médica.

Estratégia 6.3
  • Confuso, solicitamos esclarecimentos.

Estratégia 6.4
  • Responsabilidade da SME.

Estratégia 6.5
  • Responsabilidade da Gerência.

Estratégia 6.6
  • Responsabilidade da Gerência e Diretoria de Saúde e Segurança do Trabalho.

7
7.1 Socializar o Programa Intersetorial de Saúde Mental na SME e acolher as sugestões junto ao controle social, movimento sindical e profissionais da educação;

7.2 Confeccionar e distribuir, junto aos profissionais da educação, a Cartilha do Programa Intersetorial de Saúde Mental na SME.
Estratégia 7.1
  • Responsabilidade da Gerência.

Estratégia 7.2
  • Responsabilidade da Gerência.



8
Encaminhar para o Gabinete da SME relatórios sobre o acompanhamento das atribuições de cada órgão, as ações realizadas de forma Intersetorial, a resolutividade dos casos.

Responsabilidade da Gerência.

9
Promover uma escuta ativa e profunda dos casos de readaptação, licenças médicas, problemas interpessoais, assédios morais, adoecimentos na saúde integral e propor resolutividade e minimização do impacto do trabalho na saúde dos profissionais da educação.
  • Visitas nas instituições através de solicitação da gestão ou profissional;
  • Acompanhamento sistemático aos profissionais readaptados;
  • Visitas para acompanhanto aos PCD’s;
  • Visitas Psicossociais via GERMED e CEMAPE.
Resultados:
  • Em 2015 foram readaptados de função 203 profissionais da SME, sendo 124 readaptações definitivas e 73 temporárias;
  • Até maio de 2016, houve 44 readaptações, sendo 29 definitivas e 15 temporárias; Todos os 44 profissionais readaptados foram orientados pelo SESMT, e destes, 24 receberam visita in loco.
  • Em 2016 foram encaminhados 19 profissionais ao CEREST para acompanhamento e verificação de nexo causal;
  • Em 2016, foram realizadas 21 visitas psicossociais pelo SESMT.
  • Em 2016 foram realizadas 04 visitas a profissionais com Deficiência pelo SESMT- Educação.
10
Elaborar fluxograma da Política de Segurança e Saúde dos Profissionais da educação e Programa Intersetorial de Saúde Mental na SME.
Já realiza


Atividades Realizadas
Período: Segundo Semestre – 2016
Item
Atividade:
Agosto
Cássia
Edivania
Julliana
Laura
Total
1
Participação em atividade externa (reuniões, cursos, seminários, discussões de caso e outros)

13
1
7

2
Participação em atividade interna (reuniões de equipe, discussões de caso, elaboração de documentos diversos e organização das atividades de trabalho)

8
2
10

3
Atividades admistrativas (seleção de materiais, organização de armários e prontuários e distribuição dos documentos recebidos do SESMT Central e/ou CEMAPE)

4
1
3

4
Desenvolvimento de projetos, palestras, folders e programas que priorizem a prevenção, a qualidade de vida e saúde do trabalhador;

-
1
-

5
Participação em ações externas sobre saúde do trabalhador (levantamento de fatores de riscos psicossociais, organização, ministração de palestras e outras atividades);

-
-
1

6
Entrega e/ou recebimento de documentos no SESMT e/ou CEMAPE (relatórios, planos de trabalho, folhas de pontos, ofícios, comunicações internas e outros)

3
-
5

7
Contatos telefônicos (agendamentos, encaminhamentos, monitoramento e acompanhamento de caso, orientação ao profissional e conversa técnica entre as equipes)

22
3
17

8
Atendimento em consultório (acompanhamento/orientação/encaminhamento)
  1. Biopsicossocial;
  2. Readaptação e/ou Plano de Trabalho;
  3. Atendimento de demanda espontânea.

4
-
2

9
Visita ao local de trabalho (acompanhamento/orientação/encaminhamento)
  1. Biopsicossocial;
  2. Readaptação e/ou Plano de Trabalho;
  3. Atendimento de demanda espontânea.

2
-
3

10
Visita domiciliar (acompanhamento/orientação/encaminhamento)
  1. Biopsicossocial;
  2. Readaptação
  3. Atendimento de demanda espontânea.

1
1
1

11
Elaboração de relatório ( acompanhamento Biopsicossocial);

2
1
2

12
Elaboração de relatório (acompanhamento de Readaptação);

-
-
1

13
Elaboração de relatório mensal de atividades;

-
1
1

14
Estudos teóricos (Estudos de caso e outros estudos técnicos).

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De: Angelina Carlos Costa – Técnica Segurança do Trabalho
Para: Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da SME – GERSAU

Atendendo à sua solicitação, encaminho-lhe o relato das atividades desenvolvidas por mim na sede da SME a partir do dia 27 de setembro de 2016 data em fui lotada no local.
2- Atendimento ao Público pessoalmente e via telefone, fornecendo informações aos servidores de assuntos pertinentes a segurança do trabalho.
3- Organização de formulários da CAT(Comunicação de Acidente de Trabalho), neste período foram feitas 15 investigação de acidente e lançada no sistema da intranet e devidamente arquivada.
4- Participação da organização dos eventos da SIPAT(Semana Interna de Prevenção de Acidentes) e curso de formação dos cipeiros.
5-Ministrei palestra no curso de formação das merendeiras no dia 11 de novembro de 2016 no turno matutino e vespertino.
5- Visita a Escola Municipal Engenheiro Antônio Felix ,para vistoria solicitada em termo de audiência do Ministério Público.
6- Digitação de Comunicado Interno para atende algumas solicitações.
7-Organização da documentação CIPA(Comissão Interna de Prevenção de Acidente) e digitalização dos dados das mesmas em uma planilha.
Fiz o possível para relatar todas as atividades desenvolvidas durante o período de trabalho de setembro de 2016 até presente momento, qualquer dúvida estou a disposição.
Atenciosamente,
Angelina Carlos Costa

HORÁRIOS DE TRABALHO DO SESMT NA SME
LOCAL: Coordenadoria Regional de Educação – CRE – Rua 234, esq c/220, nº 260 Setor Leste Universitário - Telefone: 3524 3057 - Email: sesmteducação2014@gmail.com, educacaosesmt@gmail.com
Nome Cargo/ Função Matrícula Turno/Carga Horária/Contato
Anna Carolina Viana Luz Costa Especialista em Saúde/ Enfermeira do Trabalho 1205285- 1
Vespertino/30h semanais/
(062) 8597 1777 -
13h às 18h
Cassia Oliveira de Souza Guntzel Especialista em Saúde/ Psicóloga 1296710- 1 Licença- volta em Setembro
Isabela Stival Valin Especialista em Saúde/ Fonoaudióloga 1205293- 1
Matutino/30h semanais
7h às 13h
Julliana Carvalhais Marques Especialista em Saúde/ Psicóloga 124564- 1
Matutino/30h semanais/7h às 13h
(062) 9979 9803
Email:jullianacmarques@hotmail.com
Juliana Campos Especialista em Saúde/ Fisioterapeuta 1210033-1
Vespertino/30h semanais/
13h às 18h


José Ernandes Lopes Pinheiro Técnico de Segurança do Trabalho

Vespertino/30h semanais/
13h às 18h
(062) 8165 5965
Laura Rios da Rocha Especialista em Saúde/ Psicóloga 972614- 2
Vespertino/30h semanais-
13h às 18h
(062) 9911 9362
Email:laurariosrocha@hotmail.com
Maria Edna Alves Dezembre Téc. em Saúde/ Téc. em Enfermagem/ Enfermagem do Trabalho 1220993-1 Matutino/ Vespertino/30h semanais + 10h semanais
Maria Messias Leal Téc. em Saúde/ Téc. em Enfermagem/ Enfermagem do Trabalho 1210491-1 Matutino/30h semanais/7h às 13h
Mariana Ribeiro Hur Fonoaudióloga 1204572- 1 Matutino/30h semanais/7h às 13h
Sonia Maria Reis Especialista em Saúde/ Assistente Social 1210890-1 Matutino/30h semanais/7h às 13h
Wanda Bueno de Oliveira Especialista em Saúde/ Fonoaudióloga 479985- 2 Matutino/30h semanais/7h às 13h

SESMT SME - SEGURANÇA
Nome Cargo Função Especialidades Turno Carga Horária Local
*Yson Dantas de Oliveira Analista em Obras e Urbanismo Engenheiro de Segurança do Trabalho Engenheiro de Segurança do Trabalho Vespertino 30 horas semanais Sede Educação
Henrique











José Ernandes Lopes Pinheiro

Técnico de Segurança do Trabalho

Vespertino

URE Central
Luizmar Oliveira da Silva

Técnico de Segurança do Trabalho

Matutino

URE – Mª
Hel. Batissta Bretas
Maurício Ribeiro Morais

Técnico de Segurança do Trabalho

Matutino

URE – Mª Thomé Neto
* Renata Magalhães Santana

Técnico de Segurança do Trabalho

Matutino

URE – Jarbas Jayme
Pedro Henrique de Oliveira Souza

Técnico de Segurança do Trabalho

Matutino

Sede Educação
* Lívia Paula de Oliveira

Técnico de Segurança do Trabalho

Vespertino

Sede Educação






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