quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Segurança nas Instituições Educacionais da SME: Educação da Paz

Proteção reforçada


Alunos, familiares, professores e servidores administrativos querem se sentir seguros no ambiente escolar. Para garantir maior tranquilidade à comunidade educacional, a Secretaria Municipal de Educação (SME) está, desde o início do ano, incrementando o serviço de Monitoramento Escolar, realizado em parceria com a Guarda Municipal (GM).
Além da vigilância feita pelos guardas em escolas e das 24 viaturas, entregues pela SME em 2011, utilizadas exclusivamente para manter/garantir a segurança das instituições de educação de todas as regiões da cidade, as 340 unidades da rede municipal recebem, até o final de fevereiro, sistemas de alarme, os quais serão interligados à uma central de controle na GM.
O objetivo é que os guardas se utilizem desses meios operacionais para proteger as instalações e bens materiais, trazendo tranquilidade para toda a comunidade escolar, principalmente nos períodos de maior vulnerabilidade das instituições, quando não estão funcionando: nos fins de semana, feriados e férias.
De acordo com o diretor do Departamento Administrativo da SME, Valfran Ribeiro, as primeiras instituições a receber o equipamento são aquelas onde já foram registradas ocorrências policiais. “Procuramos, emergencialmente, evitar novos furtos e arrombamentos nas unidades educacionais que já foram vítimas de algum tipo de vandalismo, entretanto, brevemente, todas terão centrais de alarme”, afirma.
A secretária municipal de Educação, Neyde Aparecida, ressalta que a segurança é fundamental para os alunos e professores desenvolverem suas atividades escolares. “O Monitoramento Escolar foi instituído para que profissionais capacitados evitem a entrada de pessoas não autorizadas, roubos e outros delitos nas instituições educacionais. Esse serviço garante que o trabalho pedagógico das unidades de ensino possa ocorrer sem contratempos”, declara.
Para o subcomandante da Guarda Municipal, Antônio de Pádua, a modernização dos sistema de segurança nas escolas e CMEIs refletirá no atendimento à população nas ruas da cidade. “Estamos modernizando com esse novo sistema. Nem mesmo os bancos utilizam guarda presencial fora do horário de funcionamento. Com isso, aumentaremos o nosso contingente para servir a comunidade”, avalia.
Paz nas escolas
A Secretaria Municipal de Educação (SME) mantém importantes parcerias para promover a cultura da paz e prevenir a violência. Para tanto, são desenvolvidas ações significativas como o programa Mediação Escolar - juntamente com o Tribunal de Justiça (TJ-GO), o Programa Educacional de Resistê­ncia às Drogas e à Violência (Proerd) e a Rede de Apoio à Segurança (RAS), ambos desenvolvidos em conjunto com a Polícia Militar de Goiás (PM), dentre outras.
No último dia 24, a Escola Municipal Mônica de Castro Carneiro, localizada no Jardim Novo Mundo, recebeu a 2ª reunião anual comunitária, promovida pelo Batalhão Escolar. A ação integrou a Campanha Segurança nas Escolas e teve objetivo de prevenir e orientar toda a comunidade, a fim de evitar situações de violência e criminalidade.
Para o diretor da escola Wdes Wagneton, as orientações reforçam o trabalho que é desenvolvido na escola pelos professores e servidores e pela SME, com a instalação das centrais de alarmes em todas as unidades da rede. “A escola não pode ser um local esquecido. É importante que a comunidade, juntamente com as instituições parceiras, seja aliada no combate à violência e às drogas”, ressaltou
De acordo com o tenente-coronel Wesley Siqueira, do Batalhão Escolar da Polícia Militar, a campanha promove a integração entre a comunidade escolar e os órgãos de segurança. "Identi­fica­mos no último ano que os maiores problemas enfrentados pela comunidade escolar são as vias de fato e as ameaças. Por meio da orientação, almejamos mudar o comportamento de risco dentro e nas imediações da escola", afirmou Siqueira.
Estão previstas 30 reuniões comunitárias durante o ano de 2012. Em todos os encontros, além de educadores, funcionários e pais, estão presentes representantes da Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais (Depai), do Centro de Apoio à Educação do Ministério Público (MP) Estadual, das secretarias estadual e municipal de educação, de escolas particulares, líderes comunitários e da Guarda Muni­cipal e outras entidades
Prevenir sempre
Flávio Ribeiro dos Santos, pintor automotivo, pai de um aluno da E.M. Mônica de Castro Carneiro, sabe muito bem o valor da prevenção e orientação. No ano passado, seu filho de 13 anos envolveu-se em um roubo de celular e atualmente vem apresentado comportamento diferente do que sempre teve.
Para o pai, se o menino tivesse recebido instrução adequada sobre os riscos de certas atitudes, sua postura seria outra. “O Batalhão Escolar deveria estar sempre nas escolas, ensinando, mostrando como fugir das situações e das más companhias. Eu sei que é na escola que ele passa maior parte do tempo e vou ficar tranquilo em saber que ele vai ser bem orientado a partir de agora”, confessou.
Na opinião do professor de matemática Anicézio Bernardes Filho, que leciona há 38 anos, a prevenção ainda é o melhor caminho. “Temos de nos sentir seguros tanto em relação à estrutura quanto com informações necessárias para enfrentarmos situações adversas. Na hora da prevenção, toda ajuda é bem-vinda. Com as diversas ações realizadas, já melhoramos muito”, destacou o docente.
Em 2011, SME viabilizou 24 viaturas para a Guarda Municipal realizar o Monitoramento Escolar em todas as regiões

Nenhum comentário:

Postar um comentário