A Secretaria
Municipal de Educação (SME)
criou a
Política
Articulada de Educação da Paz (EPAZ), por meio da Portaria nº. 039
de 02/09/2011, publicada no Diário Oficial nº 5.186, de 12/09/2011
e depois alterada pela Portaria nº. 061, publicada no Diário
Oficial 5.259, de 02/01/2012, para buscar satisfazer os seguintes
objetivos, metas e desafios:
“articular,
integrar, sensibilizar, disseminar e potencializar
de forma transdisciplinar e intersetorial a construção de pontes de
Educação da Paz (EPAZ); mapear as iniciativas de cultura da paz e
os tipos de conflitos e de violências presenciadas nos ambientes
escolares, para fins de diagnóstico e mediação de conflitos nas
relações humanas; divulgar e potencializar as experiências
exitosas desenvolvidas na SME, referentes à Educação da Paz;
desenvolver estratégias de prevenção, enfrentamento e
acompanhamento dos casos de conflitos e violências ocorridos nos
ambientes escolares e promover intercâmbio entre as instituições
educacionais e os intersetoriais governamentais e não
governamentais.”
Entende-se por
Educação da Paz as iniciativas alusivas à cultura da paz, valores
humanos, igualdade racial, direitos humanos, educação ambiental,
sustentabilidade, relações humanas, ética, diálogo interreligioso
e transreligioso, mediação escolar, conciliação e resolutividade
pacífica de conflitos ou violências, educação integral,
participativa e democrática, saúde integral, qualidade de vida,
justiça e felicidade. Nesse
sentido, esclarece-se que a EPAZ não é uma nova atribuição a ser
desempenhada pelo profissional da educação. Ela é uma política
que possibilita estratégias articuladas e integradas de Educação
da Paz, nesses tempos incertos e repletos de desafios.
Dessa
maneira, a SME desenvolveu, por meio da EPAZ, no ano de 2012, ações
de prevenção e promoção da saúde e da qualidade de vida, a
partir das estratégias de educação da paz. Algumas das ações já
desenvolvidas pela EPAZ foi o “I
Seminário de Educação da Paz: estudos, pesquisas e vivências”,
que ocorreu nos dias 15 e 16 de maio de 2012, no Teatro Madre
Esperança Garrido; a realização da “Conferência
Saúde
Emocional um Caminho para a Educação da Paz”,
com o Dr. Augusto Cury, no dia 21 de junho de 2012, no auditório Rio
Vermelho do Centro de Convenções; o “Curso
Conflito
nas relações humanas: o que cabe as instituições educacionais?”;
o
“Grupo
de Trabalho e Estudo de Educação da Paz”; “Encontros da EPAZ
com as Instituições Educacionais; Dia Municipal de Cultura da Paz e
Semana de Educação da Paz no
mês de setembro;
e “II
Sarau Itinerante – EPAZ Saúde e Qualidade de Vida”.
A paz é ação, movimento,
protagonismo, liderança, atitude e proatividade. Nesse sentido, a
educação da paz possibilita a promoção da educação em direitos
humanos para a sustentabilidade e a qualidade de vida nos ambientes
escolares. Ela se realiza com a ação das pessoas comprometidas com
a educação integral do ser humano na relação consigo, com os
outros e com o planeta.
A Resolução
nº1, do Conselho Nacional de Educação – CNE, de 30/05/2012,
estabeleceu as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos
Humanos, “com a finalidade de promover a educação para a mudança
e a transformação social”. Essas Diretrizes “tem como objetivo
central a formação para a vida e para a convivência, no exercício
cotidiano dos Direitos Humanos como forma de vida e de organização
social, política, econômica e cultural”.
Como cooperar para que a cultura da
paz e os direitos humanos prevaleçam em nossa sociedade? De que
forma a educação pode contribuir para a ampliação da Educação
em Direitos Humanos e promover ações pacíficas de convivência e
tolerância nesses tempos difíceis e incertos? Quais são as
estratégias que podem ser adotadas em situações de conflitos e/ou
violências ocorridas nos ambientes escolares que possibilitem a
educação da paz? Quais são os métodos de mediação de conflito e
de resolutividade pacífica que podem ser utilizados nas práticas
pedagógicas, nas práticas administrativas, nas relações humanas e
na promoção da saúde integral? De que forma podemos garantir
políticas de prevenção na educação? Como podemos tecer nos
Projetos Políticos Pedagógicos e nos Regimentos Escolares a
educação em Direitos Humanos na Educação da Paz?
A EPAZ está alicerçada na Cultura da
Paz, nos Valores Humanos, na Declaração Universal dos Direitos
Humanos, na Educação Ambiental, no Desenvolvimento Sustentável, no
Relatório Dellors,
na Carta da Terra e na Carta de Fortaleza, bem como:
- na Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), de 06 de outubro de 1999; na Resolução 52/15, de 20 de novembro de 1997, em que proclamou o ano 2000 Ano Internacional da Cultura de Paz; e na Resolução 53/25, de 10 de novembro de 1998, em que proclamou o período 2001-2010 Década Internacional para uma Cultura de Paz e Não-Violência para as Crianças do Mundo.
- na implementação e execução da Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Lei 8.069 de 13.07.1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei 17.151, de 16.09.2010, que dispõe sobre medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate ao bullying em todas as escolas de educação básica, sendo pública ou privada; Lei nº 8.262, de 30 de junho 2004, que dispõe sobre o Plano Municipal de Educação de Goiânia; na Lei Municipal 8.838, de 29.09.2009, que dispõe sobre a Campanha de Esclarecimento a Pais, Alunos e Professores acerca do crime de pedofilia junto aos estabelecimentos de ensino e dá outras providências; Lei Municipal 8.929, de 20 julho de 2010, que institui o dia da Cultura da Paz no Município de Goiânia e adota a Bandeira da Paz; Lei nº. 9073, de 19 de setembro de 2011, que dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying escolar no projeto pedagógico elaborado pelas escolas públicas de educação básica do Município de Goiânia, e dá outras providências e demais resoluções emitidas pelo Conselho Municipal de Educação (CME).
Sendo assim, o II
Seminário de Educação da Paz
pretende oportunizar momentos de reflexões sobre a educação em
direitos humanos, sustentabilidade e paz.
3
OBJETIVO GERAL
Ampliar a tecitura da Educação em
Direitos Humanos na promoção da Educação da Paz nas práticas
pedagógicas, administrativas e relacionais para potencializar as
estratégias de prevenção, acompanhamento e enfrentamento dos
conflitos nos ambientes escolares.
4 OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Promover trocas de experiências, a fim de divulgar e potencializar as experiências exitosas de Educação da Paz (EPAZ).
- Tecer a Rede de Educação em Direitos Humanos na Educação da Paz nos ambientes educacionais.
- Promover intercâmbio entre as instituições educacionais e os intersetoriais governamentais e não governamentais.
- Fomentar política de prevenção à drogadição e outras formas de violência, a fim de promover o resgate da cooperação e a resolutividade pacífica do conflito na família, no ambiente educacional e na sociedade.
- Refletir de forma sistêmica sobre a educação em direitos humanos, sustentabilidade e paz como forma de ampliar as estratégias de prevenção aos diferentes tipos de conflitos.
15/05/2013 - 7:30 às 11:30
Atividades
Culturais e Abertura Oficial
Mesa Redonda: Homenagem aos
Construtores de Pontes de EPAZ
EM
Residencial Monte Carlo (10')
Autoria:
Divaíldes Ataídes Faria; Edina Maria Pinto; Erika de Souza
Filgueira; Estela Machado de Lago Costa; Maria Diva Leite Teixeira;
Maria Lucinda Eterna de Oliveira; Rosângela
Maria da Silva
Apresentação:
Pedalando em busca da Paz e não violência na escola
EM
João Clarimundo de Oliveira (10')
Autoria:
Miriã Justina Cavalcante
Calixto
Apresentação:
Paz
CMEI
Jardim Goiás (10')
Autoria:
Ana Marly de Almeida Lopes; Deusalina Clarinda Patrocínio;
Ildeuvânia Alves da Silva
Kakumoto; Rosana Januário
da Silva
Apresentação:
Reflexões Sobre a Minha Paz Interior
CMEI
Jardim Balneário Meia Ponte & CMEI Lygia Rassi (10')
Autoria:
Rosimar Vieira Gonçalves
e Sandra P. Rocha
Apresentação:
EPAZ nos CMEIS
EM
Coronel José Viana Alves (10')
Autoria:
Cristina Maria Santos Machado; Lorena Gomes Pereira Lino; Marcia de
Oliveira Borges Alves; Maria Aparecida Pereira; Maria
Aparecida Junqueira dos Santos;
Maria Garcia Moura; Ana Paula do Nascimento Mendonça; Elizangela
Maria do Amparo; Onofra Alves Moreira (professoras, coordenação)
Apresentação:
Reciclar para uma saúde melhor
CMEI
Vila Redenção & CMEI Vila
Legionárias (10')
Autoria:
Neyla A Ramos Caiado;
Palloma de Carvalho Rebouça;
Pollyane Oliveira Carmo Alves; Rejane Mendes da Silva
Apresentação:
Paz: depende de cada um de nós
Departamento
de Alimentação Escolar - DALE
Autoria:
Alessandra
Gomes Pereira Carezol;
Ana Cláudia Melo do Amaral Barreto e Cristina
Xavier Ramos
Apresentação:
Terapia ocupacional e qualidade de vida no trabalho
Mediadora:
Profª. Cecilia
Torres
Diretora
do Centro de Formação dos Profissionais da Educação - CEFPE
I - Conferência: Diretrizes
Nacionais para Educação em Direitos Humanos
Palestrante:
Fábio
Meirelles Hardman de Castro
Coordenação
Geral de Direitos Humanos – CGDH; Diretoria de Políticas de
Educação em Direitos Humanos e Cidadania – DPEDHUC; Secretaria de
Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão –
SECADI; Ministério
da Educação - MEC
Mediador:
Profº. Ms. Marcos Pedro da Silva
Diretor
do Departamento de Educação da SME
15/05/2013 - 13:30 às 17:30
II Conferência: Educação da Paz
como Estratégia de Prevenção dos Conflitos e
Promoção da Saúde
e Qualidade de Vida
Palestrante: Profª
Dra. Rosa Maria Viana
Doutora
em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2002), e
Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia
(1989). Professora titular da Universidade Salgado de Oliveira onde
coordena o Programa UNIVERSO da Paz e o Programa Universo pela
Sustentabilidade da Vida, divulgando a Cultura de Paz proposta pela
Unesco. Coordena a Rede Goiana de Pesquisa em Direitos Humanos,
Cultura de Paz e Sustentabilidade vinculada a Fapeg. Consultora do
PNUD no Programa Agroambiental do Mato Grosso. Dirigiu a Fundação
Peirópolis na divulgação da Educação em Valores Humanos.
Coordenadora Geral da EPAZ/SME Gyn
III Conferência: Estado Laico e o
Ensino Religioso na Educação Pública
Palestrante: Profª.
Dra. Marislei Brasileiro
Doutora
em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFG (2011),
Doutora em Ciências da Religião pela PUC Goiás (2010) e Mestre em
Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da UFMG (2004). Enfermeira
pela FE/UFG. Coordenadora e Docente do Curso de Graduação em
Enfermagem da Faculdade Unida de Campinas – UNICAMPS, docente do
CEEN. Apoio técnico de projetos do Ministério da Educação/FNDE na
Secretaria Municipal de Educação. Membro da Academia Goianiense de
Letras, cadeira No.3 (Florence Nightingale).
Mediador:
Profº Elcivan
Gonçalves França
Presidente do Conselho Municipal de
Educação de Goiânia
6
METODOLOGIA
O “II
Seminário de Educação da Paz: estudo, pesquisas e vivências”
constará de apresentações reflexivas e problematizadoras, relatos
de experiências exitosas e homenagem aos Construtores de Pontes de
EPAZ.
7
AVALIAÇÃO
Será distribuído instrumento
avaliativo diagnóstico aos participantes que será sistematizado
posteriormente e divulgado os resultados no blog da EPAZ. As pessoas
inscritas terão que apresentar frequência mínima de 75% de
presença no evento.
8 REFERÊNCIAS
BRASIL, Diretrizes
Nacionais para
a Educação em Direitos Humanos.
Resolução nº. 1, de 30 de maio de 2012.
CARTA DA TERRA. Disponível em:
<http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html>.
Acesso em: 02 dez. 2012.
CARTA DE FORTALEZA. Disponível em: <
http://www.robertocrema.net/index.php?option=com_content&view=article&id=138:carta-de-fortaleza&catid=57:documentos&Itemid=54>.
Acesso em: 02 dez. 2012.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Educação
para a paz segundo Paulo Freire, 2006. Disponível em: <
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/449/345>.
Acesso em: 02 dez. 2012.
FREIRE, Nádia Maria Bádue Freire
(Org.). Educação para a
Paz e a Tolerância:
fundamentos teóricos e prática educacional. Campinas, SP: Mercado
de Letras, 2011.
TORRE, Saturnino de La; PUJOL, Maria
Antonia; MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade
e ecoformação: um novo
olhar sobre a educação. Tradução de Suzana Vidigal. São Paulo:
Triom, 2008.
WEIL, Pierre. A
arte de viver em paz: por
uma nova consciência e educação. Tradução de Helena Roriz
Taveira; Hélio Macedo da Silva. 8. ed. São Paulo: Gente, 2002.
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