GTE EPAZ/2012 - Plano de Ação e Resultados

 1 IDENTIFICAÇÃO

TÍTULO: Grupo de Trabalho e Estudo de Educação da Paz -     GTE EPAZ

ÓRGÃO RESPONSÁVEL: Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

COORDENAÇÃO GERAL: Departamento Pedagógico/Centro de Formação dos Profissionais da Educação/Coordenação Geral da EPAZ

PÚBLICO: Profissionais da Educação da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, lotados na Rede e em demais órgãos municipais

NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS: 120 vagas, distribuídas nos turnos matutino, vespertino e noturno

CARGA HORÁRIA TOTAL: 80 horas, distribuídas em 64 horas presenciais e 16 horas não presenciais

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: fevereiro a dezembro de 2012

FONTE ORÇAMENTÁRIA: Tesouro Municipal

2 JUSTIFICATIVA

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou no dia 27 de agosto de 2011, durante a 9ª versão da campanha Quebrando o Silêncio: Abaixo o Bullying, no Shopping Flamboyant, a Política Articulada de Educação da Paz (EPAZ). Com essa iniciativa a SME amplia as oportunidades na inclusão educacional, a garantia do sucesso escolar, qualidade de vida, a valorização profissional, o respeito à diversidade e às diferenças sociais e a promoção da justiça por meio da Educação da Paz.

Entende-se por Educação da Paz as iniciativas alusivas à cultura da paz, valores humanos, igualdade racial, direitos humanos, educação ambiental, sustentabilidade, relações humanas, ética, diálogo interreligioso e transreligioso, mediação escolar, conciliação e resolutividade de conflitos ou violências de forma pacífica, educação integral, participativa e democrática, saúde integral, qualidade de vida.

A paz é fruto de justiça, de diálogo, de partilha, de cooperação e de solidariedade. Ela se realiza com a ação das pessoas comprometidas com a educação integral do ser humano na relação consigo, com os outros e com o planeta.

Como cooperar para que a cultura da paz prevaleça? De que forma a Educação pode contribuir para a disseminação de ações pacíficas de convivência e tolerância nesses tempos difíceis e incertos? Quais as estratégias que podem ser adotadas em situações de conflitos e violências ocorridas nos ambientes escolares? Como mediar conflito nas relações humanas?

A EPAZ não é uma nova atribuição, função, competência, habilidade, papel, projeto ou programa a ser desempenhado pelo profissional da educação. A EPAZ é a educação pública nas suas prerrogativas legais, concernentes à cultura da paz, aos valores humanos, educação ambiental, garantia de oportunidades iguais, direitos humanos, sustentabilidade, prevenção a toda forma de conflito, violência ou drogadição, integração de todos os saberes e formas de vida, inclusão dos diferentes, sucesso na aprendizagem e qualidade de vida com felicidade.

A EPAZ está alicerçada na Cultura da Paz, nos Valores Humanos, na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Educação Ambiental, no Desenvolvimento Sustentável, no Relatório Dellors, na Carta da Terra e na Carta de Fortaleza, bem como:
  • na Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) de 06 de outubro de 1999; na Resolução 52/15 de 20 de novembro de 1997 em que proclamou o ano 2000 Ano Internacional da Cultura de Paz; e na Resolução 53/25, de 10 de novembro de 1998 em que proclamou o período 2001-2010 Década Internacional para uma Cultura de Paz e Não-Violência para as Crianças do Mundo.
  • na implementação e execução da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Lei 8.069 de 13.07.1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei 17.151, de 16.09.2010, que dispõe sobre medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate ao bullying em todas as escolas de educação básica, sendo pública ou privada; Lei nº 8.262, de 30 de junho 2004, que dispõe sobre o Plano Municipal de Educação de Goiânia; na Lei Municipal 8.838, de 29.09.2009, que dispõe sobre a Campanha de Esclarecimento a Pais, Alunos e Professores acerca do crime de pedofilia junto aos estabelecimentos de ensino e dá outras providências; Lei Municipal 8.929, de 20 julho de 2010, que institui o dia da Cultura da Paz no Município de Goiânia e adota a Bandeira da Paz; Lei nº 9073, de 19 de setembro de 2011, que dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate ao ‘bullying’ escolar no projeto pedagógico elaborado pelas escolas públicas de educação básica do Município de Goiânia, e dá outras providências e demais resoluções emitidas pelo Conselho Municipal de Educação (CME). 
Sendo assim, o Grupo de Trabalho e Estudo de Educação da Paz (EPAZ), pretende oportunizar momentos de reflexões sobre a realidade e potencializar as iniciativas criativas que podem construir pontes de paz nos locais de trabalho.

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL


Ampliar e refletir sobre as estratégias criativas de aplicação de educação da paz.


3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Mapear as iniciativas de cultura da paz e os tipos de conflitos e de violências presenciadas nos ambientes escolares da RME para fins de diagnóstico e mediação de conflitos nas relações humanas.
  • Promover trocas de experiências, a fim de divulgar e potencializar as experiências exitosas e projetos desenvolvidos, referentes à Educação da Paz (EPAZ).
  • Conhecer, analisar e propor instrumentos sobre prevenção, enfrentamento e acompanhamento dos casos de conflitos e violências ocorridos nos ambientes escolares a partir da cultura da paz.
  • Promover intercâmbio entre as instituições educacionais e os intersetoriais governamentais e não governamentais.
  • Tecer rede de relacionamento entre instituições educacionais e outras redes de atendimento locais, por meio da integração das ações para prevenir todas as formas de conflitos e violências às crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos.
  • Fomentar política de prevenção à drogadição e outras formas de violência, a fim de promover o resgate da cooperação na comunidade familiar.
  • Sensibilizar, interagir e articular os Profissionais da Educação lotados na Rede e nas demais Secretarias da Prefeitura de Goiânia para a construção de pontes de paz na cidade. 
4 PROGRAMAÇÃO
CRONOGRAMA
2012
CH
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
EQUIPE DE FORMAÇÃO

29 de fevereiro
28 de março
25 de abril
30 de maio
27 de junho



20 h
  1. RODA DE CONVERSA, SOCIALIZAÇÃO, ESCUTA ATIVA E REFLEXÕES
  • Dinâmica de apresentação do grupo
  • Síntese das apresentações
  • Estudos e Reflexões: 1. A transdisciplinaridade e a promoção da educação da paz; 2. Legislações que objetivam prevenir as diferentes formas de violências; 3. Diagnóstico da realidade da RME
  • Ação: Experiências exitosas e desafios: a construção de uma proposta
  • Atividades: dinâmicas de integração, lúdicas e de promoção de qualidade de vida.
Genivalda Araújo Cravo dos Santos
Graduada em História – Licenciatura e Bacharelado/UFG
Doutora e Mestre em Ciências da Religião –PUC/GO; CEFPE e Coordenação Geral da EPAZ
Manoel do Bomfim Rodrigues de Souza
Licenciado e Mestre em Ciências da Religião PUC/GO; CEFPE; Equipe de Apoio da EPAZ
Leila Oliveira Rodrigues
Graduada em Pedagogia
Especialização em Ensino de Ciências FE/UFG
Mestre em Educação pela FE/UFG; DIEP; Equipe de Apoio da EPAZ



29 de agosto
26 de setembro
29 de outubro
07 de novembro
05 de dezembro


20 h
  1. RODA DE CONVERSA, SOCIALIZAÇÃO, ESCUTA ATIVA E REFLEXÕES
  • Estudos e Reflexões: 1. Projetos e programas de cultura da paz, mediação de conflito e resolutividade pacifica de casos; 2. Exemplos que removeram montanhas: as práticas exitosas
  • Ação: Intercâmbio EPAZ e troca de experiências com convidados
  • Atividades: dinâmicas de integração, lúdicas e de promoção de qualidade de vida.


15 de março
Auditório MP


04 h

Palestra: Ato Infracional e Indisciplina Escolar
Simone Disconsi de Sá Campos - Bacharel em Direito – UFG; Especialista em Processo Civil e Criminalística- UFG; Promotora do Ministério Público
15 e 16 de maio
16 h
I Seminário de Educação da Paz: estudos, pesquisas e vivências
Genivalda Araújo Cravo dos Santos
Graduada em História – Licenciatura e Bacharelado/UFG
Doutora e Mestre em Ciências da Religião –PUC/GO; CEFPE e Coordenação Geral da EPAZ
Manoel do Bomfim Rodrigues de Souza
Licenciado e Mestre em Ciências da Religião PUC/GO; CEFPE e Equipe EPAZ
Leila Oliveira Rodrigues
Graduada em Pedagogia
Especialização em Ensino de Ciências FE/UFG
Mestre em Educação pela FE/UFG; DIEP; Equipe de Apoio da EPAZ

15 a 21 de setembro
4 h
Semana de Cultura da Paz – Promoção Grupo de Trabalho da Prefeitura de Goiânia
Primavera da Paz - Promoção Rede Permanente da Paz
Atividades não presenciais
16 h
  • Síntese dos encontros: Caderno Memória
  • Levantamento de dados: vídeos, artigos, material jornalístico e documentos
  • Levantamento de experiências exitosas e dos desafios
  • Elaboração e entrega de um Plano de Ação de Educação da Paz.
   Carga horária total: 80 horas



CRONOGRAMA

CH
CONTEÚDO
FORMADORES

29 de fevereiro
4 h
Orientação geral do GTE e Apresentação da EPAZ
- Genivalda Araujo Cravo dos Santos - Graduada em História, Doutora e Mestre em Ciências da Religião / Coordenadora Geral da EPAZ
- Leila Oliveira Rodrigues – Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação / Equipe da EPAZ
-Manoel do Bomfim Rodrigues de Souza - Licenciado e Mestre em Ciências da Religião / Equipe da EPAZ

15 de março
Encontro Intersetorial
Matutino: 7h30 às 11h30 ou Vespertino: 13h30 às 17h30
Local: Auditório do Ministério Público
Rua 23, esq. com a AV. Fued José Sebba, Qd. A 06 Lt. 15/24, Jardim Goiás
4 h
Palestra: Ato Infracional e Indisciplina Escolar

Simone Disconsi de Sá Campos - Bacharel em Direito pela UFG; Especialista em Processo Civil e Criminalística- UFG; Promotora do Ministério Público de Goiás; Coordenadora da CAO Educação
28 de março

4 h
A transdisciplinaridade e a promoção da educação da paz

Genivalda A. Cravo dos Santos
Leila Oliveira Rodrigues
Manoel do Bomfim R. de Souza
25 de abril
4 h
Legislações que objetivam prevenir as diferentes formas de violências.
Genivalda A. Cravo dos Santos
Leila Oliveira Rodrigues
Manoel do Bomfim R. de Souza


15 e 16 de maio
16h
I Seminário de Educação da Paz: estudos, pesquisas e vivências

Cultura de Paz; 2. Drogadição, Prevenção e Paz; 3. Promoção da Saúde e Qualidade de Vida: numa perspectiva da Paz; 4. Mediação de Conflito e Resolutividade Pacífica
SME de Goiânia
Parceiros
30 de maio
4 h
A Pedagogia da Interação Sistêmica como instrumento da Cultura da Paz na Escola 1ª PARTE
Dra. Dagmar da Silva Ramos – Médica, psicoterapeuta e consultora organizacional, Presidenta do Conselho Municipal AntiDrogas (COMAD); Diretora e Fundadora do Instituto Brasileiro de Soluções Sistêmicas – IBS Sistêmicas; Diretora Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas da SEMDEF
27 de junho

4 h
Projetos e programas de cultura da paz, mediação de conflito e resolutividade pacifica de casos 1ª PARTE
Genivalda A. Cravo dos Santos
Leila Oliveira Rodrigues
Manoel do Bomfim R. de Souza

29 de agosto

4 h
Projetos e programas de cultura de paz, mediação de conflito e resolutividade pacifica de casos 2ª PARTE
Genivalda A. Cravo dos Santos
Leila Oliveira Rodrigues
Manoel do Bomfim R. de Souza
Encontro Intersetorial

15 a 21 de setembro
4 h
Semana da Educação da Paz / Semana da Cultura da Paz /
Primavera da Paz
GT da Paz da Prefeitura de Goiânia
Primavera da Paz - Rede Permanente pela Paz
Rede Municipal de Educação/SME
26 de setembro

4 h
A Pedagogia da Interação Sistêmica como instrumento da Cultura da Paz na Escola 2ª PARTE
Dra. Maria Abadia Silva - Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense, consultora organizacional; Coordenadora do Programa AVIPAZ; Coordenadora da Área de Educação do IBS Sistêmicas

31 de outubro

4 h
Intercâmbio EPAZ e troca de experiências com convidados (as)

CONVIDADOS (AS)
14 de novembro
4 h
Projetos e programas de cultura da paz, mediação de conflito e resolutividade pacifica de casos 3ª PARTE
Genivalda A. Cravo dos Santos
Leila Oliveira Rodrigues
Manoel do Bomfim R. de Souza
Márcia Maristela Goiani da Silva

05 de dezembro

4 h
Apresentação e entrega do Plano de Ação e das Atividades


Roda de conversa, socialização, escuta ativa e reflexões
Confraternização
Atividades não presenciais
16 h
Síntese dos encontros: Caderno Memória/Levantamento de dados: vídeos, artigos, materiais jornalísticos e documentos/Levantamento de experiências exitosas e dos desafios/Elaboração e entrega de um Plano de Ação de Educação da Paz
Carga horária total: 80 horas

5 METODOLOGIA

A metodologia aplicada no Grupo de Trabalho e Estudo (GTE) será a transdisciplinar (FRIAÇA, 2005; NICOLESCU, 2008; SOMMERMAN, MELLO, BARROS, 2002; TORRE, PUJOL, MORAES, 2008; WEIL, 2002), por meio de Roda de Conversa, escuta ativa e troca de experiência, mais a revisão da literatura proposta, interpretação e elaboração de instrumentos síntese.

6 AVALIAÇÃO
A avaliação dos cursistas será realizada a partir dos objetivos e programação prevista no GTE de Educação da Paz. Serão considerados como critérios de avaliação: assiduidade, participação, comparecimento nas atividades complementares e realização das atividades solicitadas. Para a certificação o cursista deverá ter a frequência mínima de 75% e nota igual ou superior a 70 (setenta), conforme Estatuto dos Servidores do Magistério Público.

7 REFERÊNCIAS
CARTA DA TERRA. Disponível em: <http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html>.

Acesso em: 02 dez. 2012.



CARTA DE FORTALEZA. Disponível em: <http://www.robertocrema.net/index.php?option=com_content&view=article&id=138:carta-de-fortaleza&catid=57:documentos&Itemid=54>. Acesso em: 02 dez. 2012.

 
FREIRE, Ana Maria Araújo. Educação para a paz segundo Paulo Freire, 2006. Disponível

em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/449/345>.

Acesso em: 02 dez. 2012.



FRIAÇA, Amâncio et al. Educação e transdisciplinaridade III: Encontro catalisador do

CETRANS – Centro de Educação Transdisciplinar 3. São Paulo: Triom, 2005.




IPPOLITO, Rita. Guia escolar: método para identificação de sinais de abuso e a exploração

sexual em crianças e adolescentes. Brasília: Presidência da República, Secretaria Especial


de Direitos Humanos, 2003.


NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução de Lucia Pereira de

Souza. 3. ed. São Paulo: Triom, 2008.




SOMMERMAN, Américo; MELLO, Maria F. de; BARROS, Vitória M. de (Orgs.). Educação e

transdisciplinaridade II: encontro catalisador do projeto ‘A evolução transdisciplinar na

educação’. São Paulo: Triom, 2002.




TORRE, Saturnino de La; PUJOL, Maria Antonia; MORAES, Maria Cândida

Transdisciplinaridade e ecoformação: um novo olhar sobre a educação. Tradução de

Suzana Vidigal. São Paulo: Triom, 2008.




WEIL, Pierre. A arte de viver em paz: por uma nova consciência e educação. Tradução de

Helena Roriz Taveira; Hélio Macedo da Silva. 8. ed. São Paulo: Gente, 2002.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RELATÓRIO FINAL

GRUPO DE TRABALHO E ESTUDO DE EDUCAÇÃO DA PAZ – GTE EPAZ

Janeiro/2012
1 IDENTIFICAÇÃO
TÍTULO: Grupo de Trabalho e Estudo de Educação da Paz – GTE EPAZ
ÓRGÃO RESPONSÁVEL: Secretaria Municipal de Educação de Goiânia
COORDENAÇÃO GERAL: Departamento Pedagógico/Divisão de Estudos e Projetos/Centro de Formação dos Profissionais da Educação/Política Articulada de Educação da Paz - EPAZ
CARGA HORÁRIA: 80 horas, sendo 64 presenciais e 16 não presenciais
PÚBLICO: Profissionais da Educação da Rede Municipal de Educação de Goiânia
PERÍODOS DE REALIZAÇÃO: Turmas A, B, C e D de fevereiro a dezembro de 2012
NÚMERO DE VAGAS: 120 vagas, distribuídas em quatro turmas
NÚMERO DE INSCRITOS: 169 profissionais inscritos
NÚMERO DE CONCLUINTES: 114
AUTORIZAÇÃO: Resolução do CME nº 005, de 23 de janeiro de 2012
FONTE DE RECURSOS: Tesouro Municipal

2 CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO CURSO


A Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, preocupada em ampliar oportunidades na inclusão educacional e garantir o sucesso educacional, a qualidade de vida, a valorização profissional, o respeito à diversidade, às diferenças sociais e a promoção da justiça investe na Educação da Paz.

Nesse contexto, a Política Articulada de Educação da Paz – EPAZ, em parceria com o Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CEFPE) desenvolveu o curso Grupo de Trabalho e Estudo de Educação da Paz - EPAZ, o qual foi realizado no período de fevereiro a dezembro de 2012, para as turmas A, B, C e D. A quantidade de vagas oferecida foi ampliada devido à procura pela participação e houve 200 inscrições, distribuídas em quatro turmas, com encontros mensais e intersetoriais, conforme programações desenvolvidas em todos os encontros.
 
O objetivo geral do curso foi ampliar e refletir sobre as estratégias criativas de aplicação de educação da paz e os objetivos específicos foram:
  1. mapear as iniciativas de cultura da paz e os tipos de conflitos e de violências presenciadas nos ambientes escolares da RME, para fins de diagnóstico e mediação nas relações humanas;
  2. promover trocas de experiências, a fim de divulgar e potencializar as experiências exitosas e projetos desenvolvidos, referentes à Educação da Paz (EPAZ);
  3. conhecer, analisar e propor instrumentos sobre prevenção, enfrentamento e acompanhamento dos casos de conflitos e violências ocorridos nos ambientes escolares, a partir da cultura da paz;
  4. promover intercâmbio entre as instituições educacionais e os intersetoriais governamentais e não governamentais;
  5. tecer rede de relacionamento entre instituições educacionais e outras redes de atendimento locais, por meio da integração das ações para prevenir todas as formas de conflitos e violências às crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos.
  6. fomentar política de prevenção à drogadição e outras formas de violência, a fim de promover o resgate da cooperação na comunidade familiar;
  7. sensibilizar, interagir e articular os Profissionais da Educação lotados na Rede e nas demais Secretarias da Prefeitura de Goiânia, para a construção de Pontes de Paz na cidade. 

Nesse intento, o GTE EPAZ buscou promover trocas de experiências, a fim de divulgar e potencializar as experiências exitosas e projetos desenvolvidos, referentes à Educação da Paz (EPAZ) e propor instrumentos sobre prevenção, enfrentamento e acompanhamento dos casos de conflitos e violências ocorridos nos ambientes escolares, de maneira a inverter esse quadro e partir para a cultura da paz. Entendemos que fomentando uma política de prevenção à drogadição e outras formas de violência, a fim de promover o resgate da cooperação na comunidade familiar e sensibilizar, interagir e articular os Profissionais da Educação lotados na Rede e nas demais Secretarias da Prefeitura de Goiânia para a construção de Pontes de Paz na cidade, é possível e conferimos com a participação oral e escrita, bem como o interesse em revelar sua mudança pessoal em cada encontro.

O curso Grupo de Trabalho de Educação da Paz – EPAZ foi oferecido a todos os profissionais da educação: professores, coordenadores, gestores, administrativos e apoios técnicos. Todas as turmas, A, B, C e D, iniciaram a formação no mês de fevereiro de 2012, com um encontro mensal, mais alguns encontros intersetoriais. As turmas A, B e C realizaram encontros nas últimas quartas-feiras de cada mês, com exceção dos meses de novembro e dezembro, que ocorreu na primeira quinzena do mês. A turma D realizou encontro na última segunda – feira de cada mês, com exceção do mês de dezembro. O curso foi oferecido nos três períodos, para facilitar aos cursistas a participação, ou seja, fora e no horário de trabalho. As opções favoreceram a organização do cursista em seu ambiente de trabalho, onde aqueles que não conseguiram dispensa preferiram fazê-lo pelo interesse, mas, mesmo assim, aconteceram desistências por motivo de doença na família ou pessoal e sobrecarga de trabalho. Porém, muitos também concluíram a formação por entender, segundo depoimentos, que estava sendo muito útil, tanto em sua vida profissional como pessoal. Assim, 55 cursistas desistiram no decorrer do curso e 114 cursistas foram aprovados.

Essa ação formativa consistiu em carga horária total de 80 horas, sendo 64 horas de encontros presenciais e dezesseis horas não presenciais para elaboração do caderno memória, levantamento de dados, leitura dos textos e elaboração do Plano de Ação de Educação da Paz ocorrido nos ambientes educacionais. (Anexo II)

Nesse intento, percebemos, durante a realização do curso, a relevância desse estudo para as práticas cotidianas na instituição, pois os cursistas relataram experiências através da escuta ativa que revelou atitudes preventivas, de enfrentamento que modificaram seus comportamentos na vida pessoal e profissional.

3 PROGRAMAÇÃO

3.1 TURMAS A, B, C e D

TURMA: A – Matutino: 7h30 às 11h30

TURMA: B – Vespertino: 13h30 às 17h30

TURMA: C – Noturno: 19h às 22h

TURMA: D – Matutino: 7h30 às 11h30


CRONOGRAMA

CH
CONTEÚDO
FORMADORES
Turma A, B e C
29/02/2012
Turma D
27/02/2012
4 h
Orientação geral do GTE e Apresentação da EPAZ
- Genivalda Araujo Cravo dos Santos - Graduada em História, Doutora e Mestre em Ciências da Religião / Coordenadora Geral da EPAZ
- Leila Oliveira Rodrigues – Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação / Equipe da EPAZ
-Manoel do Bomfim Rodrigues de Souza - Licenciado e Mestre em Ciências da Religião / Equipe da EPAZ
Turma A, B, C e D
15 de março
Encontro Intersetorial
Matutino: 7h30 às 11h30 ou Vespertino: 13h30 às 17h30
Local: Auditório do Ministério Público
Rua 23, esq. com a AV. Fued José Sebba, Qd. A 06 Lt. 15/24, Jardim Goiás
4 h
Palestra: Ato Infracional e Indisciplina Escolar

Simone Disconsi de Sá Campos - Bacharel em Direito pela UFG; Especialista em Processo Civil e Criminalística- UFG; Promotora do Ministério Público de Goiás; Coordenadora da CAO Educação

Turma A, B e C
28/03/2012
Turma D
26/03/2012
4 h
A transdisciplinaridade e a promoção da educação da paz

Genivalda A. Cravo dos Santos
Leila Oliveira Rodrigues
Manoel do Bomfim R. de Souza 28/03/2012
Turma A, B e C
25/04/2012
Turma D
23/04/2012

4 h
Legislações que objetivam prevenir as diferentes formas de violências.
Genivalda A. Cravo dos Santos
Leila Oliveira Rodrigues
Manoel do Bomfim R. de Souza


Turma A, B, C e D
15 e 16/05/2012
Encontro Intersetorial
Local: Madre Esperança Garrido, av. Contorno, nº 63, Centro
16 h
I Seminário de Educação da Paz: estudos, pesquisas e vivências

Cultura de Paz; 2. Drogadição, Prevenção e Paz; 3. Promoção da Saúde e Qualidade de Vida: numa perspectiva da Paz; 4. Mediação de Conflito e Resolutividade Pacífica
SME de Goiânia
Parceiros
Turma A, B e C
30/05/2012
Turma D
28/05/2012

4 h
A Pedagogia da Interação Sistêmica como instrumento da Cultura da Paz na Escola 1ª PARTE
Dra. Dagmar da Silva Ramos – Médica, psicoterapeuta e consultora organizacional, Presidenta do Conselho Municipal AntiDrogas (COMAD); Diretora e Fundadora do Instituto Brasileiro de Soluções Sistêmicas – IBS Sistêmicas; Diretora Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas da SEMDEF
Turma A, B e C
27/06/2012
Turma D
25/06/2012


4 h
Projetos e programas de cultura da paz, mediação de conflito e resolutividade pacifica de casos 1ª PARTE
Genivalda A. Cravo dos Santos
Leila Oliveira Rodrigues
Manoel do Bomfim R. de Souza
Turma A, B e C
29/08/2012
Turma D
27/08/2012


4 h
Projetos e programas de cultura de paz, mediação de conflito e resolutividade pacifica de casos 2ª PARTE
Genivalda A. Cravo dos Santos
Leila Oliveira Rodrigues
Manoel do Bomfim R. de Souza
Turma A, B, C e D
Encontro Intersetorial

15 a 21 de setembro
4 h
Semana da Educação da Paz / Semana da Cultura da Paz /
Primavera da Paz
GT da Paz da Prefeitura de Goiânia
Primavera da Paz - Rede Permanente pela Paz
Rede Municipal de Educação/SME
Turma A, B e C
26/09/2012
Turma D
24/09/2012


4 h
A Pedagogia da Interação Sistêmica como instrumento da Cultura da Paz na Escola 2ª PARTE
Dra. Maria Abadia Silva - Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense, consultora organizacional; Coordenadora do Programa AVIPAZ; Coordenadora da Área de Educação do IBS Sistêmicas
Turma A, B e C
31/10/2012
Turma D
29/10/2012


4 h
Intercâmbio EPAZ e troca de experiências com convidados (as)

CONVIDADOS (AS)
Turma A, B e C
14/11/2012
Turma D
26/11/2012

4 h
Projetos e programas de cultura da paz, mediação de conflito e resolutividade pacifica de casos 3ª PARTE
Genivalda A. Cravo dos Santos
Leila Oliveira Rodrigues
Manoel do Bomfim R. de Souza

Turma A, B e C
05/12/2012
Turma D
10/12/2012


4 h
Apresentação e entrega do Plano de Ação e das Atividades


Roda de conversa, socialização, escuta ativa e reflexões
Confraternização
Atividades não presenciais
16 h
Síntese dos encontros: Caderno Memória/Levantamento de dados: vídeos, artigos, materiais jornalísticos e documentos/Levantamento de experiências exitosas e dos desafios/Elaboração e entrega de um Plano de Ação de Educação da Paz
Carga horária total: 80 horas

4 AVALIAÇÃO
4.1 AÇÃO FORMATIVA


O curso foi avaliado por meio de Instrumento Padrão do Centro de Formação dos Profissionais em Educação (CEFPE), o qual analisa aspectos gerais e específicos da ação formativa, tais como: a proposta desenvolvida no alcance dos objetivos, na relevância das temáticas, na articulação da metodologia aos objetivos, na coerência da utilização de materiais e recursos e na contribuição da ação para o aprimoramento profissional e de relacionamento. Os expositores foram avaliados segundo o domínio dos conteúdos, a clareza na exposição e pontualidade nas explanações. A equipe da EPAZ, por sua vez, foi avaliada na contribuição para a efetividade da ação, na apresentação de clareza, objetividade e organização na articulação das discussões e deliberações.

Esse instrumento de avaliação foi preenchido por 99 cursistas, o que possibilitou a todos uma autoavaliação no que refere a análise sobre sua participação no grupo de trabalho e estudos, a pontualidade, assiduidade, o cumprimento das atribuições e a contribuição para a harmonia e articulação do grupo.

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PADRÃO DE AÇÕES FORMATIVAS

Ao responder, assinale com um “X” apenas um item ao lado de cada questão.

PROPOSTA DESENVOLVIDA
Sempre
A maioria das Vezes
Algumas vezes
Raramente
1) O conjunto dos objetivos propostos foram atingidos
46
51
2
-
2) As temáticas foram relevantes
49
34
3
-
3) A metodologia utilizada articulou-se ao conjunto dos objetivos propostos
50
34
5
-
4) A utilização de materiais didáticos e recursos foram coerentes com a metodologia e objetivos propostos
59
24
6
-
5) A ação formativa contribuiu para o aprimoramento da sua prática profissional
60
25
3
-
FORMADORES / EXPOSITORES
Sempre
A maioria das Vezes
Algumas vezes
Raramente
6) Apresentaram domínio dos conteúdos dos trabalhos
63
26
-
-
7) Apresentaram clareza na exposição das temáticas
55
30
3
-
8) Foram pontuais
64
21
4
-
EQUIPE DA EPAZ
Sempre
A maioria das Vezes
Algumas vezes
Raramente
9) Contribuiu efetivamente com a realização da ação formativa, apresentando clareza, objetividade e organização na articulação das discussões e deliberações
63
25
1
-
GTE EPAZ
Sempre
A maioria das Vezes
Algumas vezes
Raramente
10) Contribuiu na prática pedagógica administrativa e relacional no seu ambiente de trabalho
49
33
1
-
AÇÕES INTERSETORIAIS
Sempre
A maioria das Vezes
Algumas vezes
Raramente
11) As ações intersetoriais contribuiram em sua formação e suas práticas profissionais e pessoais
50
30
7
-
PLANO DE AÇÃO
Sempre
A maioria das Vezes
Algumas vezes
Raramente
12) O plano de ação e o caderno memória possibilitou a reflexão na sua prática pedagógica, administrativa e relacional
55
28
6
-
SECRETARIA
Sempre
A maioria das Vezes
Algumas vezes
Raramente
13) A ação formativa foi divulgada em tempo hábil e com clareza nas informações
50
31
6
2
14) A organização das inscrições facilitou sua participação na ação formativa desejada
51
28
9
1
15) O atendimento e as informações foram precisas e atenderam suas expectativas
52
32
3
2
AUTO AVALIAÇÃO
Sempre
A maioria das Vezes
Algumas vezes
Raramente
16) Participei efetivamente dos estudos
60
29
-
-
17) Fui pontual e assídua (o) nos encontros
49
38
2
-
18) Cumpri, de forma responsável, o que me foi confiado
63
26
-
-
19) Contribui para coesão e articulação do grupo
46
39
4
-
OBSERVAÇÕES/COMENTÁRIOS GERAIS:

4.2 DO CURSO PELA COORDENAÇÃO

De acordo com o acompanhamento sistemático dos encontros e das considerações apresentadas por meio do instrumento de avaliação aplicado, a coordenação do curso avaliou que, de forma geral, o mesmo conseguiu contemplar os objetivos propostos.

4.3 DOS CURSISTAS PELA EQUIPE DE FORMAÇÃO

Os cursistas foram avaliados segundo os critérios: frequência, pontualidade, realização e execução de um Plano de ação realizado na Instituição Educacional, tendo como referencial a Proposta Político-Pedagógica da escola, na perspectiva de ampliá-lo no ano letivo de 2013 e aderindo as ações realizadas ao longo do curso como atividades não presenciais sendo multiplicadores de pontes de EPAZ.

Foi considerada, para efeito de certificação, frequência igual ou superior a 75% e aproveitamento igual ou superior a 70.

5 RELAÇÃO NOMINAL, FREQUÊNCIA E APROVEITAMENTO DOS PARTICIPANTES, COM DIREITO À CERTIFICAÇÃO DO CURSO GRUPO DE TRABALHO E ESTUDO DA EDUCAÇÃO DA PAZ - EPAZ, REALIZADO NO PERÍODO DE FEVEREIRO A DEZEMBRO DE 2012, COM CARGA HORÁRIA DE A 80 HORAS.


NOME COMPLETO
Aproveitamento
Frequência %
1
Abadia Helenice Gonçalves Mota
100
94
2
Ademar Brandão da Costa
70
75
3
Alessandra Gomes Pereira Carezol
100
94
4
Ana Cláudia Melo do Amaral Barreto
100
94
5
Ana Karina Porto Pedro e Silva
95
81
6
Ana Luisa Galdino
100
100
7
Ana Maria de Araujo
100
88
8
Ana Marly de Almeida Lopes
100
100
9
Ana Paula do Nascimento Mendonça
95
81
10
Andreia Krawczyk e Silva
100
94
11
Aunicia Maria de Oliveira e Silva
95
81
12
Camila Kauzner Bentivoglio Silva
70
75
13
Cleusa Rodrigues Alves
100
94
14
Creude Pereira de Jesus Bessa
100
100
15
Cristiane Collodete do Nascimento
100
100
16
Cristiane de Morais Pains Oliveira
75
75
17
Cristina Maria Santos Machado
100
94
18
Cristina Xavier Ramos
100
94
19
Daniela Alves Santos
100
81
20
Deusalina Clarinda Patrocinio
85
75
21
Diran Vieira dos Santos
95
81
22
Divino Santana Ferreira
95
81
23
Dorvalina Maria da Gloria Oliveira
95
81
24
Edivani Ribeiro da Silva Rocha
100
88
25
Eleuzenira Maria de Menezes
100
100
26
Eliane Maria Stival
100
81
27
Eliane Silva Santos
100
100
28
Eliene Vieira da Silva Sousa
95
94
29
Elizângela Maria do Amparo
100
100
30
Elma de Freitas Marques
95
88
31
Eudeth da Silva Reis
95
81
32
Flavia Sousa Mendes
100
100
33
Francisca Maria Borges Cavalcante Lein
75
75
34
Geisibel Fernandes Rita
100
81
35
Geisilely Reis Mota
70
75
36
Gizele de Oliveira Abrantes
100
94
37
Glauciene Maia de Almeida Praxedes
100
88
38
Helcione Nunes da Silva
100
100
39
Hiordana Pinheiro Sales de Almeida Guedes
100
75
40
Ilce Marques da Silva
100
100
41
Ildeuvania Alves da Silva Kakumoto
100
100
42
Ilza Almeida de Jesus Silva
90
75
43
Inacio Bento de Araujo Neto
90
88
44
Irene Maria Leles
95
88
45
Isabel Conceicao Miranda
85
81
46
Ivoneide Rodrigues Guimaraes Oliveira
75
75
47
Janaita Lopes Custodio
70
75
48
Joana Darc Paim Pamplona Viana
100
100
49
Joelice Gomes de Araújo
100
100
50
Josefa Edna da Silva
100
94
51
Josélia Pereira de Vasconcelos
75
75
52
Juliana Aires de Andrade Carvalho
85
75
53
Junias Maria da Silva
100
100
54
Kamilla Lopes Lobo Silva
85
75
55
Kely Cristina da Silva Pina
85
81
56
Leda Servato Gomes
100
88
57
Leticia Feitosa Nunes
75
75
58
Livia Betania Goncalves
100
100
59
Lorena Gomes Pereira Lino
90
75
60
Lourdes Tavares Canto
100
88
61
Lucilia Costa Soares
80
75
62
Luiz Rodrigues Botelho
100
81
63
Madalena Bueno Fernandes
100
100
64
Marcia de Oliveira Borges Alves
100
100
65
Marcilene Ricarda da Silva Valverde
100
94
66
Maria Aparecida Junqueira dos Santos
100
94
67
Maria Aparecida Mendes dos Santos Ferreira
90
75
68
Maria Aparecida Pereira
100
100
69
Maria Arcangela Alves Braga
100
81
70
Maria da Gloria do Nascimento
100
88
71
Maria de Fatima Silva Pinto
100
94
72
Maria Divina Borges
100
100
73
Maria do Socorro Setubal da Silva
100
94
74
Maria Ester Feitosa de Oliveira Araujo
90
75
75
Maria Francisca Nascimento de Souza
90
75
76
Maria Francisca Ribeiro dos Reis
95
94
77
Maria Garcia de Moura
100
94
78
Maria Helena dos Santos Marques
95
88
79
Maria Jose Coelho Soares Bueno
100
81
80
Maria José Gualberto da Silva
90
94
81
Maria Marta da Silva Lopes
95
75
82
Marli Rosa Camargo Minervino
100
75
83
Miriã Justina Cavalcante Calixto
100
88
84
Neila Alencastro Ramos Caiado
95
88
85
Neula Essilva Borges Goncalo
80
100
86
Neuza Raimunda Leite
100
94
87
Nilce Marchini Laurente Matias
95
88
88
Norma Aparecida da Silva Lopes
95
81
89
Olga Tereza de Araujo e Silva
95
75
90
Onofra Alves Moreira
95
88
91
Osni Lopes de Macedo
90
75
92
Palloma de Carvalho Rebouças
90
75
93
Paula Francinete Rodrigues da Silva
100
81
94
Polyane Oliveira Carmo Alves
100
100
95
Rejane Mendes da Silva
100
94
96
Rosa Maria Matos de Lima da Silva
100
94
97
Rosana Januaria da Silva
80
75
98
Rosana Pereira Melo
90
88
99
Rosane Dias de Souza Andrade
100
94
100
Roseli Maria Valeriano de Oliveira
95
88
101
Rosely Rodrigues dos Santos Silva
100
81
102
Rosimar Vieira Goncalves
100
81
103
Rosyene da Silva Gomes Nascimento
95
88
104
Sandra Batista Santos Costa
90
75
105
Sandra Pereira da Rocha
100
75
106
Silvane Ribeiro Fernandes
85
75
107
Sirlene Maria de Oliveira Martins
100
100
108
Sirlene Martins Borges
100
94
109
Sonia Maria Leite Carvalho
100
100
110
Thaisa Cavalcanti Pereira
100
81
111
Thelma Mendes do Carmo
100
81
112
Valdelita de Fatima Soares Vieira
100
81
113
Valéria Ribeiro Neves
85
75

ANEXO I

GRUPO DE TRABALHO E ESTUDO – GTE EPAZ

Turmas A B C D - 2012

Quais os resultados do Plano de Ação para os cursistas do GTE EPAZ? (socialização no último encontro formativo, por meio de targetas)

TURMA A

  • Diminuição dos conflitos entre alunos
  • Quando as pessoas se unem, os resultados são maiores e produzidos com mais qualidade
  • Reciclar para um mundo maior
  • Crescimento pessoal e profissional
  • Reconhecer e valorizar o potencial das crianças, da comunidade e dos profissionais
  • Paz e harmonia na escola
  • Paz no trabalho e no lar
  • Construção de um lugar melhor
  • Ao desenvolver a coleta seletiva, percebemos maior interesse dos alunos em manter a escola limpa e em conservar as lixeirinhas
  • Valorização Humana e preocupação com as gerações futuras
  • Paz e harmonia. O curso ensina a ser mais tolerante, reconhecer as diferenças, desenvolver o lado afetivo, intelectual e moral do ser humano
  • É importante nos manter unidos para fazer as coisas acontecerem
  • Alcancei minha paz interior. Meu desempenho melhorou e observei transformações em minha vida
  • A comunidade educacional ficou mais amiga
  • Conseguimos uma escola mais tranquila, um ambiente melhor para trabalhar
  • O trabalho com reciclagem foi muito proveitoso, houve empenho dos alunos em colaborar para um ambiente mais saudável e com mais qualidade de vida
  • Reciclando para um mundo melhor
  • Conseguimos trazer a comunidade para participar da vida escolar. As famílias demonstraram mais interesse em ir à instituição
  • Educação da Paz e Valores Humanos é educação em todos os lugares sem violência
  • Doação para ajudar a resolver os conflitos nas relações humanas. Paz na humanidade e no mundo
  • Melhorou as relações dentro do grupo
  • Vivência da Paz, interesse pelas ações da Paz
  • Prazer de ver o outro bem
  • Motivação maior pelo bem maior
  • Devemos estar constantemente trabalhando pela paz nas escolas e no mundo
  • Mais socializações entre os colegas de trabalho
  • Saúde e qualidade de vida aos profissionais da educação
  • Percebemos maior engajamento da família no CMEI e isso nos trouxe crescimento pessoal, harmonia e mais forças para continuar
  • Conheci o significado da palavra Paz e coloquei em prática, no dia a dia, valores humanos
  • União e conscientização
  • Potencializou as boas ações, a reflexão sobre valores humanos, ética, amor, solidariedade e atenção
  • Amor e paz em todas as ações
  • Transmitir a importância da Paz nas relações interpessoais e no ambiente de trabalho
  • O processo de pensar coletivo se estabeleceu como forma de superação e o ambiente humanístico vem se concretizando
  • Conseguimos perceber ações voltadas para a Paz em nossos projetos institucionais
  • Buscar viver em harmonia, respeitar as diferenças e ser protagonista da própria história
  • Diálogo, amor, solidariedade... ações significativas de Paz na Educação Infantil

Turma B

  • No CMEI, obtivemos maior participação das famílias em todas as ações planejadas e que necessitavam de colaboração
  • União uns com os outros
  • Potencializar o conhecimento para ter melhor qualidade de vida
  • Levar para à Academia de Direito a discussão de uma nova proposta de combate às violências com a realização de dois seminários: 1° Seminário de Segurança Pública da PUC-GO e 1° Seminário de Segurança Comunitária, em parceria com a Polícia Militar para o Estado de Goiás, Secretária de Segurança Pública, Comissão de Direitos Humanos da OAB - GO e PUC – GO. A proposta é criar uma liga entre os vários segmentos contra a violência e por uma Cultura de Paz
  • Participação das familias nas decisões, educadores mais tolerantes, resgate de valores
  • No ambiente de trabalho, percebi mudanças nas atitudes entre os colegas de trabalho:
antes: 70% conflitos

30% harmonia

hoje: 70% harmonia

30% conflitos

  • A Paz interior que passei a sentir me fez perceber o mundo com um olhar diferente, mais humano e com mais amor
  • Percebeu-se mais tolerância, respeito, amor, amizade, solidariedade e união
  • Maior comunicação
  • Visão e percepção do outro, ampliada
  • Conviver melhor, com mais respeito, trabalhar mais o coletivo
  • Solidariedade, cooperação, caridade, confraternização, amizade companheirismo, união
  • Resgate de valores, restauração da amizade e da convivência entre os educandos
  • Paz no trabalho, no meu relacionamento, na minha família, me conhecer melhor, saber me colocar no lugar do outro
  • União, respeito, tolerância, amizade, alegria, paz
  • Houve aumento do interesse de todos e obtivemos ótimos resultados
  • Refletir sobre a Paz interior
  • Otimização da autoestima de alunos e funcionários
  • Melhora nas relações interpessoais
  • Envolvimento coletivo a favor da Paz na escola
  • Aumento da tolerância com o próximo e autotolerância
  • Ser mais tolerante, ouvir mais, amar a mim e ao próximo
  • Aprendi que sou especial
  • As pessoas pararam para pensar, para questionar...
  • As pessoas passaram a refletir sobre os três R (reduzir, reutilizar, reciclar)
  • Muitos funcionários da SME já adquiriram canecas ou garrafinhas para substituir o copo descartável
  • Manter a calma acima de tudo e fé em Deus
  • Acredito que as crianças hoje compreendem o que seja a Paz e sua importância
  • União, participação, colaboração e criatividade
  • Melhorei meu comportamento com os colegas de trabalho e com as crianças da escola
  • Melhor participação das familias
  • Paz, renovação, respeito, vida. amor, luz
  • A vida é bela e precisa ser vivida na sua plenitude. Ações de esperanças em dias e pessoas melhores
  • Maior conhecimento do que seja a Paz, sobre mim mesma e sobre o próximo
  • Valorização do trabalho em equipe
  • Cuidar do meio ambiente, uma vida saudável, sustentabilidade, o planeta pede socorro
  • União dos adultos e crianças na instituição
  • Harmônia, superação, responsabilidade
  • A felicidade, a Paz não têm preço
  • Fome de aprender mais sobre Paz, ensinar mais, fome por um mundo melhor, fome por uma educação de Paz mais reconhecida e apoiada por todos
TURMA C

  • Mais união entre funcionários e alunos
  • Estreitamento dos vínculos entre pais e funcionários da escola
  • Ambiente institucional educativo mais harmônico
  • As crianças ficaram mais calmas, mais alegres, porque a Paz trás amor e união
  • Paz na escola, muita amizade e comprometimento entre alunos e funcionários
  • Convivência harmoniosa
  • Momentos de descontração
  • Interação institucional e comunitária
  • Relações sociais, interpessoais das crianças e adultos, o respeito, a alegria e a harmonia
  • Mais interação entre professores e alunos, pois, juntos no recreio dirigido podem brincar, observar e evitar que se machuquem ou briguem por brinquedos ou até mesmo por coisas banais
  • Mostramos a importância e o papel do Conselho de Alimentação Escolar na Cultura de Paz
  • Alimentação adequada é direito fundamental do ser humano
  • O maior resultado foi ver pessoas conflituosas entrando na escola e com as ações do Plano de Ação do GTE – EPAZ, elas cocluiram o ano em Paz
  • O Plano de Ação propiciou mais atenção e respeito com a alimentação
  • O GTE – EPAZ ajudou os profissionais da educação a terem mais atenção com o estilo de vida e dificuldades que cada um enfrenta no seu dia a dia
  • O corpo docente e discente estão se mostrando mais acolhedores e reconhecendo que a Paz é o caminho a ser seguido
  • Aprendemos a valorizar o abraço, o bom dia, um copo d'agua, o alimento e que o bem sempre vence o mal
  • Estreitamento das relações: família/criança/instituição
  • Intercâmbio com a comunidade em prol da paz
  • Integração com a comunidade em geral, todos unidos para alcançar a Paz e a harmonia em nosso lugar
  • Confiança das familias nos profissionais e no trabalho realizado, pois criou-se um vínculo afetivo e um elo                      

TURMA D

  • Os resultados foram muito bons. Repassei no meu local de trabalho tudo que aprendi sobre a Educação da Paz. Foi maravilhoso
  • Melhorias nas relações interpessoais entre o grupo no local de trabalho
  • Trabalho em equipe
  • Os alunos estão mais calmos e solidários
  • Participação de todos na escola
  • Agora as crianças cuidam melhor do meio ambiente
  • Aproximação maior da família com a instituição e maior união do grupo na instituíção
  • Paz, Paz, Paz no sorriso de uma criança quando não existir a droga
  • Foi uma ação muito boa, embora muitos só a compreenderam depois que começamos a colocá-la em prática
  • A natureza agradece o resultado das ações
  • As ações de Paz acontecem no cotidiano. As pessoas passaram a se valorizar mais e o ambiente de trabalho melhorou
  • Participação positiva dos educandos nas ações; envolvimento da comunidade escolar; parceria com a Rede de Atenção
  • As crianças estão mais calmas e tranquilas
  • Mudança de atitudes dos envolvidos: professores, crianças, direção e pais
  • Desarmamento infantil
  • Maior compreensão do que é Paz
  • Aproximação da Creche conveniada com a SME, no pedagógico
  • Professoras e crianças felizes
  • Resolução de conflitos, de forma pacífica
  • Brincadeiras e interações saudáveis
  • Respeito ao próximo, por parte das crianças
  • Melhor convivência com a família
  • Presença maior da família no CMEI
  • Crianças calmas, gentis e tranquilas
GRUPO DE TRABALHO E ESTUDO – GTE EPAZ

Turmas A B C D – 2012

Socialização das mensagens natalinas - O que você aprendeu com o GTE-EPAZ?

  • Aprendi que é possível viver melhor, ver o lado bom de tudo, de todos e dar o melhor de mim...
  • Eu aprendi o quanto é bom amar e só assim a gente tem paz no coração
  • Aprendi que só posso transmitir a paz se a tiver dentro de mim. Se cada um fizer a sua parte o mundo terá paz
  • Aprendi que a paz vem de dentro de nós e que só posso transmiti-la se encontrá-la em mim. Não devo procurá-la a minha volta. A partir dai é que poderemos promover a Paz em nossa família, no nosso meio social, no nosso trabalho
  • Paz não é ausência de conflito, é presença divina.
  • Aprendi que sou agente transformadora de paz, porque a paz começa em mim
  • A paz não é ausência de querra. Paz é amar e zelar pela paz
  • Aprendi a ter calma para resolver conflitos pessoais e profissionais
  • Aprendi que é possível desenvolver, promover e viver a paz
  • Aprendi a fazer a paz, dando continuidade em tudo que foi compartilhado e vivenciado nos encontros do GTE-EPAZ. Apaz está no meio de nós, esta dentro de mim
  • Aprendi a refletir sobre as minhas inquietações e encontrar soluções para tais. Hoje , nada mais nada mesmo me atinge, porque consigo controlar as minhas emoções.
  • Aprendi a me amar e amar o meu próximo de uma maneira diferente com sentimento de "Paz"
  • Aprendi a me socializar mais com as pessoas, aceitando-as mesmo com seus defeitos.
  • Que a paz é fundamental em todos os parâmetros da sociedade
  • Que o amor ainda é possível. É só acreditar e ter fé
  • Eu aprendi a desenvolver o dom que Deus me deu, o dom do amor. Agora distribuo a todos que passam e os que participam do meu dia a dia. Esse dom é um manancial, pois quanto mais se dá, mais cresce
  • Aprendi que não vivemos sem o apoio das outras pessoas e que ninguém é independente de nada e que devemos sempre promover a Paz, não só em nossos lares, mas se for ´possível em todo o mundo
  • Eu aprendi a importância da vida, da natureza, do universo, ter mais paciência com o próximo, aceitar como ele é e que a vida sem amor e Paz não tem sentiodo para o ser humano. Podemos ter amor com a Paz e o mundo com a Paz é bem melhor. Com a Paz a alegria de viver é sempre melhor
  • Este GTE trouxe para mim algo que o nome ja diz "PAZ"....encontrá-la dentro de si para poder levá-la ao próximo. Me fez ver a realidade com outros olhos e me fez querer crescer, crescer em todos os sentidos, principalmente em conhecimentos, pois já faz uns nove anos que parei de estudar e com este GTE eu me encorajei a não continuar parada e se Deus quizer voltareiaos estudos em 2013
  • Com a Paz há esperança, alegria. Aprendi que para ter Paz tem que ter amor
  • Paz não é ausência de querra, mas sim mediação de conflitos
  • Aprendi que a vida tem mais valor com a educação para a Paz
  • Aprendi que a Paz não é ausência de guerra e sim ter alma limpa
  • Aprendi que a Paz transmite confiança. Se você possui liderança em Paz é capaz de transmiti-la aos outros
  • Aprendi que não importa as diferenças, mas que tenha amor e Paz
  • Que a Paz só se consegue com o coração em Paz
  • Aprendi que falando baixo as pessoas me ouvem mais, não adianta fazer favores a todo mundo se isto não te faz bem. Onde não tem alegria, tem doença
  • Eu aperfeiçoei meu olhar em relação ao próximo deixando suas qualidades serem maiores que seus defeitos
  • Aprendi a perceber um pouquinho mais o outro, ouví-lo mais e ampliar mais meu campo de ação rumo a transformação da vida plena, cheia de pPaz sempre
  • Aprendi que somente promovendo a Paz nas minhas ações diárias, vou favorecer situações de Paz ao meu redor. Tudo começa em mim
  • Aprendi que a Paz é "essencial" ao ser humano. Refletir faz toda a diferença...
  • Paz não é ausência de conflitos e sim a forma de lidar com estes conflitos... (isto modificou a minha vida)
  • Aprendi o quanto uma palavra pode erguer ou derrubar uma pessoa
  • Eu aprendi a ter paciência, parar para escutar o próximo e a me conhecer melhor. Aprendi coisas maravilhosas
  • Se as dificuldades te perturbam, navegue com Deus pelo mar da alegria e da Paz até a praia da vitória onde você desfrutara daquilo que Deus preparou para você
  • Aprendi como cultivar a Paz onde vivemos, onde estamos, no dia a dia e mediar conflitos na família, na escola com crianças e colegas
  • Aprendi a enxergar o outro como a mim mesmo. A Paz sempre esteve aqui, mas as pessoas não conseguem perceber nem deixar que ela habite os corações . É tempo de mudança
  • Paz é não ter filho na cadeia por omissão do governo na questão das drogas que estão matando nossos jovens
  • Aprendi a ser um pouco melhor, a lutar pelos meus direitos pacificamente, a aceitar a opinião do outro com mais tranquilidade
  • Aprendi a me relacionar melhor com as pessoas a ser melhor, viver em paz com o próximo, amar mais as pessoas, poder ajudar uma pessoa com dificuldade
  • Aprendi a conviver melhor comigo mesmo. Agradeço a Deus, aos colegas e a EPAZ
  • Aprendi muito com o GTE EPAZ, a respeitar mais o outro, ouvir e ser ouvida, amar e ser amada
  • Respeitar a natureza e ao próximo e a mim mesma, a interagir e colaborar para a Paz mundial
  • A pensar mais nas minhas atitudes, no próximo, a valorizar a amizade, a família e a buscar a PAZ
  • Aprendi que Paz é tudo de bom. Paz é a gente que faz, começa no amor, no carinho e na compreensão de todos
  • Aprendi muitas coisas boas, agradeço a Deus por este curso se expandir para outras pessoas. Foi maravilhoso
  • Aprendi que por meio de minhas ações poderei melhorar o mundo. As pessoa que estão a minha volta precisam do meu amor
  • Aprendi a ser mais pacificadora. Ter um olhar interior. Aprendi que posso promover a Paz onde estou
  • Que a Paz é o bem mais precioso que a humanidade desperdiça, mas com muita fé e perseverança aprenderemos a conservá-la
  • A respeitar as necessidades, limitações e momentos de cada ser, nem todos possuem a mesma oportunidade e não cabe a nós o julgamento do que é certo ou errado
  • Eu aprendi a ser melhor, que não posso dar o que não tenho, mas a Paz começa em mim. Quero ter saúde e Paz para ser uma multiplicadora
  • O curso do GTE – EPAZ me proporcionou uma mudança acima do meu horizonte, fez com que eu me enriquecesse. A principal questão é saber aprender o que é ter felicidade, o que é razão e o que é certo
  • Valorização humana, preocupação com as gerações futuras
  • Aprendi a ser tolerante, pacificadora, aprendi a ouvir mais, a escutar as pessoas, aprendi a semear a cultura de Paz
  • Aprendi a conviver em harmonia no meu trabalho e na minha casa
  • Que a Paz depende de todos nós
  • Aprendi a dar valor a vida e a correr atrás dos meus objetivos. Que nunca é tarde para conquistar aquilo que sonhamos
  • Este curso me proporcionou a ter uma paz interior muito grande, ensinando-me como compreender o outro, buscando a Paz para todos. Agradeço muito a todos da Equipe EPAZ. Muito obrigada
  • A Paz é fruto de justiça, de diálogo, de partilha, de cooperação e de solidariedade. Ela se realiza com a ação das pessoas comprometidas com a educação integral do ser humano na relação consigo mesmo, com os outros e com o planeta
  • Aprendi a usar outras inteligencias, acredita\r plenamente na cultura de Paz, a respeitar a diversidade
  • Valorização do meu EU, ampliar meu conhecimento, iqualdade racial, direitos humanos
  • Aprendi que a Paz está próxima de nós
  • Aprendi que devemos trabalhar em nossos CMEIs e escolas a Paz, que o nosso mundo anda carente de Paz
  • A Paz é construir uma vida com mais amor e compreensão. Jesus abençoe a todos
  • Aprendi que Paz é o maior bem que o ser humano pode presentear alguém. Paz, Paz, Paz, Paz no planeta terra
  • Aprendi com a Equipe da EPAZ a importância da Paz no nosso convivio escolar e social e que o amor deve ser preservado acima de tudo
  • Aprendi que a Paz que eu procuro esta dentro de mim, portanto cabe a mim ser mediadora dos conflitops e levar a Paz para onde eu formulárioAprendi que a Paz que tanto procurava está dentro de mim, se eu mudar minhas atitudes, procurando viver melhor com meu semelhante eu vou ter Paz
  • No decorrer do curso aprendi a ser mais tolerante com as pessoas. Acredito hoje que se todos lutarmos pelo mesmo objetivo a PAZ acontecerá
  • Eu aprendi a me expressar melhor em meio público, a superar obstáculos e a deixar a Paz me envolver. Aprendi que ter Paz depende unicamente de mim
  • Aprendi que a vida é bela, que precisa ser vivida com muita intensidade. Aprendi a transformar todas as emoções destes encontros na palavra ESPERANÇA, falar menos e escutar mais
  • O GTE- EPAZ contribuiu na minha formação teórica, pois trabalhamos com excelentes autores. A convivência com o grupo e as vivências
  • A chave para alcançar o auto controle é entregar o controle do EU ao governo do Espirito Santo
  • Aprendi a respirar melhor, tolerar mais o outro, me colocar no lugar do outro
  • Aprendi a ter calma, a olhar os outros com mais carinho, desejar somente o bem
  • O GTE – EPAZ abriu oportunidades para enxegarmos no outro a importância do que é SER e de toda a natureza. É direito de todos obtermos Paz para alcançar a felicidade que todos queremos... O respeito é tudo
  • Com a EPAZ eu aprendi a ter mais amor, a valorizar mais o próximo, a ter perseverência
  • Com a Paz o mundo brilha mais. A Paz no mundo é a gente quem faz
  • Aprendi a perdoar
  • Aprendi a pensar, agir e buscar Paz no meu dia a dia em e no trabalho
  • Aprendi que todos nós podemos ser construtores da Paz, o mundo precisa de muita Paz
  • Eu aprendi a semaear a Paz e a lidar com diferentes tipos de conflitos ou seja a viver em Paz
  • Aprendi que a Paz, o amor e a felicidade faz parte da nossa vida, e isto faz a diferença para mudar nosso planeta
  • Aprendi que tudo que faço de bom para mim e para o meus próximo, pensando no bem comum, realizo PAZ
  • Só com uma educação da Paz, teremos um país melhor. Devemos ser semeadores da Paz
  • Aprendi a olhar o outro de forma mais solidária e a ser mais pacificadora
  • O GTE – EPAZ deixou claro que o mundo está sedento de Paz, de Deus, de amor, união. Que Deus nos ajude a ser mutiplicadores de Paz
  • Que somos mutiplicadores da Paz e que esta só acontece quando EU estou em Paz
  • Aprendi a entender a força do amor, da mediação, das relações humanas e valores do bem para a construção entre todos
  • Aprendi que somente promovendo a Paz nas minhas ações diárias vou favorecer situações de Paz ao meu redor. Tudo começa em mim
  • Aprendi que a Paz é essencial ao ser humano. Refletir sobre isto faz toda a diferença. Paz não é ausência de conflitos e sim a forma de lidar com estes conflitos... isto modificou a minha vida
  • Aprendi a olhar todos os que estão ao meu redor com o olhar de Deus
  • Com o GTE – EPAZ, seminário, palestras, dinâmicas, exposições de trabalhos, exibições de vídeos e encontros intersetoriais, posso dizer que houve uma transformação muito significativa em minha forma de ver a vida, de viver, de fazer educação, de relacionar com o outro e de fazer o bem a mim, ao próximo e ao planeta.
ANEXO II

Mapeamento das iniciativas de Cultura de Paz

DIA MUNICIPAL DA CULTURA DA PAZ – 15/09/2012

SEMANA DE EDUCAÇÃO DA PAZ -17 A 21/09/2012

DIA MUNDIAL DA CULTURA DA PAZ - 21/09/2012

(Atendendo a Lei Municipal n° 8.929, de 20 de julho de 2010 que instituiu o dia 15 de setembro como o Dia Municipal da Cultura da Paz, e conforme Calendário Escolar/2012, que institui a Semana de Educação da Paz de 17 a 21/09)

ESCOLA
ENDEREÇO
FONE
TEMA E AÇÃO PROPOSTA
1-Educandário Rainha da Paz

Rua U-54, ÁREA 15 Setor União
32560034
Dia 15/09 - das 7h30 as 11h30 - Jogos pela paz/ Caminhada
2- E. M. Padre Zezinho
Rua 2032, esq. C/ 204, Unid. 203 - Pq. Ateneu
32848246
Dia 15/09 - 7h30 - das 11h30 - Cultura de Paz/ Caminhada
3-CMEI Criança Feliz
Rua VC – 3, Qd. 01, SN Conjunto Vera Cruz I

35939330
Dia 15/09 - das 7h30 as 11h30 Cultura de Paz/ Caminhada
4-CMEI Cecília Meireles
Rua SNF – 5, Qd. 1- A , Lt ¾ Setor Norte Ferroviário
32126826
Semana 10/09 à 14/09 -Ao longo da semana acontecerá atividades diversas ressaltando a Paz, tais como: contação de histórias, teatro de fantoches, músicas, poemas, brincadeiras, relaxamento dirigido e outras. Toda a comunidade será convidada a participar de uma caminhada pelas imediações transportando uma faixa com o slogan sobre a Paz e ao final será feita a soltura de uma pomba branca.
Dia 15/09 das 7h30 as 11h30 - Cultura de Paz/ Caminhada

5-E.M. Monteiro Lobato
Rua Salute Pavan Petrolli, Qd. 10. Setor Orientville
32882442
Dia 15/09/2012 das 7h30 as 11h30 - Cultura de Paz/ Caminhada
6-E.M. Ernestina Lina Marra
Av. Francisco A. de Oliveira, Qd. 17, Lt. 04, n 1300. Pq. Indl. João Braz
35736423
Dia 15/09 das 7h30 as 11h30 - Cultura de Paz/ Caminhada
7- CEI Maria de Nazaré
Av. Argentina monteiro S/N Conjunto Vera Cruz II – 5ª Etapa



Dia 15/09/2012 das 7h30 as 11h30 - Cultura de Paz/ Caminhada
8 - E. M. Prof Hilarindo Estevam de Souza
Av. Elizabeth Marques n 133, Pq. dos Buritis
32993088
Dia 15/09/2012 das 7h30 as 11h30 - Cultura de Paz/ Evento interno
9- E. M. Itamar Martins
Rua T-65 n 45, Setor Bela Vista
32552568
Dia 15/09/2012 das 8h às 11h - Eventos Internos: apresentação de teatro, músicas, poemas e danças, arrecadação de alimentos para o Hospital Araújo Jorge e palestra "Violência na escola".
10- E. M. Honestino Guimarães
Rua Prof José Ferreira da Cunha, n 115, Qd. 07 Jardim Aritana
32967984
Dia 15/09/2012 das 7h30 as 11h30 - Mobilização aos arredores da escola e caminhada
11- E. M. João Alves de Queiroz
Rua EF-09 c/ EF -10 e EF- 18 Qd. APM-03 Res. Eli Forte

Dia 15/09 - 8h - Gincana da Paz
12- E. M. Prof. Percival Xavier Rebelo
Rua B -16, n 101 Setor Novo Horizonte
32892411
Dia 15/09/2012 das 7h30 as 11h30 - Caminhada
13- CMEI Sara e Rebeca
Rua VMS, esq. c/ VMP Jardim Liberdade
32981544
Dia 15/09/2012 das 7h30 as 11h30 - Rua de Lazer
14- E. M. Rotary Goiânia Sul
Rua D n 351 Res. Privê Norte
35959270/35955156
Dia 15/09/2012 das 7h30 as 11h30 - Caminhada/ Plantio de árvores na Avenida da Divisa do Setor Planalto em homenagem a aluna da escola acidentada e falecida nesse local / Pintura no Muro
15- CMEI Vivendo e Aprendendo
Rua Januário Cunha Barbosa Qd. 32 S/N Bairro Capuava
32998281
Dia 15/09/2012 das 7h30 as 11h30 Gincana e apresentações culturais
16- CMEI Herdeiros do Futuro
Rua Pedro Araujo Lima, s/n Bairro Capuava
32975833
Dia 15/09/2012 das 7h30 as 11h30 - Gincana e apresentações culturais
17- E. M. Ary Ribeiro Valadão Filho
Rua AP-3, Qd. 10, n 358 Conj. Aruanã
32843821
Dia 15/09/2012 das 7h30 as 11h30 - Caminhada
18- E. M. Nossa Senhora da Terra
Rua JC-66 s/n Área Pública Municipal Jardim Curitiba III
32984090
Dia 15/09/2012 das 7h30 as 11h30 - Passeata
19- CMEI Jardim América
Praça C164 s/n Jardim América
32593789
Dia 15/09/2012 das 7h30 as 11h30 - Passeata saindo da Instituição às 9h rumo à praça da feira
20 – CMEI Brincando e Aprendendo
Rua Ubá C/Rua Uberaba, QD. 24 Setor Jardim Guanabara I
3207-2755
Dia 15/09 – Café da manhã com a família; palestra promovida pela Escola de Pais do Brasil; apresentação do coral do CMEI; Mensagem de paz no datashow.
21- E. M Senador Darcy Ribeiro


Rua SR -38, Qd 51, n°77 – Setor Recanto das Minas
3208 8111
Dia 18/09 – 15:00 Hs – Abraço da Paz tendo como convidado o Colegio Estadual Edmundo Rocha e familiares.
21/09 – 17:30 - Apresentação de música da Paz com o coral das crianças; lanche coletivo.

22- CMEI Jardim Guanabara I
Rua Juiz de Fora, Qd. 105, Lt. Ft Jardim Guanabara I
32071562
Dia 15/09/2012 das 7h30 as 11h30 Passeata no Setor

23- CMEI Jardim Guanabara III
Av Alvictor Ozório Nogueira Qd 47, s/n – Jardim Guanabara III
3207 5042
Semana de 10 à 14/09 – Passeata pela PAZ com a comunidade escolar; apresentação das músicas: "Depende de nós", "O mundo Planeta Terra"; teatro; confecção de folders, cartazes, faixas, bandeirinhas, pulseirinhas e instrumentos musicais; contação de histórias.

24- E. M. Donata Monteiro da Motta
Rua Desembargador Vicente Miguel de Abreu, SN, Setor Criméia Leste
32031542
Dia 15/09/2012 das 7h30 as 11h30: Gincana; jogos e passeata com entrega de panfletos e balões brancos aos moradores e transeuntes .
Semana de 17 a 21/09 – Atividades relacionadas a paz: Leitura de livros literários; apresentação de vídeos alusivos à paz; oficinas e produção de textos, caratazes e panfletos; Exposição dos resultados das produções e entrega de cestas básicas às comunidades carentes.

25–Centro Comunitário e Creche São Pio X
Rua São Salvador, n 41, Vila Paraíso
32112744
Dia 15/09/2012 das 7h30 as 11h30 – atividades internas

26- E. M. Maria Araujo de Freitas
Rua 18 c/ Rua 203 Pq. Ateneu
32848112
Dia 15/09/2012 das 7h30 as 11h30 - Vários momentos de cultura da paz

27 – E. M. Residencial Orlando de Morais
Rua OM-21, QD. APM 7 LT. APM - Residencial Orlando de Morais
32912591
Dia 14/09/2012 das 7h30 as 11h30 - Vários momentos de cultura da paz

28 – E. M. Alonso Dias Pinheiro
Rua dos Tamoios n 100 Vila Clemente
35863622
Dia 29/09 das 7h30 as 11h20 – Evento: Educação para o Transito com apoio da Unidade Regional Mª Helena Batista Bretas

29 – CMEI Primeiros Passos
30 – CMEI Criança Cidadã
31 – CMEI Santo Hilário
32 – CMEI Vila Areião
Parque Areião (ponto de concentração em frente ao IPASGO e a Vila Ambiente)
32133874
Dia 15/09/2012 das 8h às 11h30 - Atividade em conjunto: caminhada no Parque Areião, finalizando com um piquenique coletivo.

32069160

32422713

33- E. M. Dona Rosa M. Perim
Av. Perim, Qd. 12, nº 380 – Setor Perim
35863957
Dia 15/09/2012 das 7h30 as 11h30 - Caminhada em torno da escola das 7h30 às 9h30 e até as 11h atividades na escola.
Semana de 17 a 21/09 trabalhar com textos e aulas expositivas sobre a paz.

34 – CMEI Dep. Solon Batista Amaral
Rua do Comércio, nº 199,Vila Jardim Vitória I
32822157
Dia 15/09/2012 das 7h30 às 11h30, organização: roda de história, palestra, confecção de cartaz com as crianças, seguida de uma caminhada em volta da instituição e termina com um piquenique.
Semana de Educação da Paz 17 a 21/09


35- E. M. Coronel José Viana
Distrito Sanitário Noroeste
Cais Cândida de Morais
CECOM
36- Escola Direito do Saber
37- E. M. Jardim Nova Esperança
38- E. M. Presidente Vargas
Centro de Trabalho Comunitário - CTC
Rua CM – 7, esq. c/ Ruas CM-8 e CM-10 - Setor Candida de Morais

O evento terá início, 7:30, na Praça da Paz, Rua CM09 c/ Rua CM10 Setor Cândida de Morais, onde acontecerá a concentração com o envolvimento de todas as Escolas da Região. As escolas seguirão em caminhada com o acompanhamento da banda até a Escola Municipal Coronel José Viana Alves, onde dará prosseguimento ao evento.
32973682
Dia 15/09 – 8:00 às 12:00 - Projeto EspoSaúde / jogos envolvendo outros setores da sociedade: empresários, comércios, Meios de Comunicação Social (MCS), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Educação (SMS), Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), Companhia de Urbanização de Goiânia (COMURG), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Militar (PM), Guarda Municipal de Goiânia (GM), Agência Municipal de Meio Ambiente (AMT), Agência Municiapal de Meio Ambiente (AMMA), PUC Goiás, Instituto José Vitti, AFIPE

Programação da Semana de Educação da Paz - E. M. Cel. José Viana
Dia 17/09 – Memoria coletiva do evento do dia 15/09. Dia 18/09 – Musicalidade – textos
Dia 19/09 – Confecção de cartazes
Dia 20/09 – Relato dos alunos
Dia 21/09 – Abraçando a escola

39 – E. M. Manoel Jose de Oliveira
Rua T- 14 C/ Rua S – 1 Qd. 165 – A Lt. 7, Setor Bueno
32556738
Dia 15/09 - das 8h as 11h30 - Atividade interna com o tema "Família e a cultura de paz"

40 – E. M. Osterno Potenciano e Silva
Rua 11, n 285 Setor Castelo Branco
32922315
Dia 15/09 - das 7h30 as 11h30 - Atividade interna com o tema "Escola e família: espaços de paz"

41 - E M Joaquim Camara Filho
Rua das Drascenas C/ Rua das Magnólias Qd. Área Lt. Área, Jardim do Cerrado IV

35773803
Dia 15/09 - 8h –Atividade interna com Café da Manhã, e palestra com o tema "Reflexões sobre a paz"

Semana de 17 a 21/09 – Atividades relacionadas a paz por meio da: literatura, música, filme, cartaz...

42 - CMEI Tio Romão
43- CMEI Vila Redenção
44- CMEI Presidente Costa e Silva
45 - Cmei Vila Legionárias
Av. Emílio Póvoa, Qd. 75 S/Nº Vila Redenção

Av. Jardim Botânico, Qd. 64, lote, 184, Vila Redenção
32788583

32824139
Dia 15/09 - 7h30 –Atividade na Praça do Comercio da Vila Redenção e apresentações culturais (coral, músicas e teatro).

46 - E M Benedito Soares de Castro
Rua profª gabriela neves n.º 50 Conjunto Caiçara

Tel. 3202-6313
Dia 15/09 - 8h –Atividade interna com palestra para os pais com o tema "Apaz invadiu meu coração" e oficinas depintura, desenho e música na quadra de esportes da escola

47 - EM Bárbara de Souza Morais
Av. Uruguaiana, n 42 Jardim Novo Mundo
Tel. 84672521
Aulão na quadra e apresentação de uma equipe de taekwondo dia 15/09 às 8h

Semana de 17 a 21/09 – Oficinas sobre a importancia dos jogos na promoção da paz.

48 - E. M. Jardins do Cerrado VI
Rua JC - 103, APM-04 Jardim do Cerrado IV
32071732
Ações da semana de Educação da Paz -17 a 21/09 – oficinas recreativas; banho de mangueira; danças e músicas coreografadas; jogos "pelada da paz"; confecção de brinquedos alternativos, passeios "clube silvestre"; abraço da Paz; gincana da Paz.

49- CMEI Jardim Europa II
Rua Marselha QD. 99 S/N LTS.8 E 9 Jardim Europa

Tel. 3278-6608
Atividade interna no dia 15/09 às 8h com palestra para os pais com o tema "PAZ é respeitar as diferenças" e manhã cultural com apresentações musicais e teatrais.

Semana de 17 a 21/09 – Atividades relacionadas a paz por meio de: teatro de fantoches; contadores de história; socialização do livro "Diferente, nem mais, nem menos" de Gilian Carraro promovendo uma grande roda de conversa sobre o tema. Dia 21/09 planfetar a comunidade com os materiais produzidos durante a semana.

50- Escola Neio Lúcio Naciff
Pista de Cooper do Conjunto Vera Cruz I
32993078
Dia 15/09 às 7h30 caminhada pela PAZ.

51- CEI Menino Jesus de Praga


Semana de 17 a 21/09 – Atividades relacionadas a paz nos dias: 17/09 – Exibição de vídeo com a música "Eu quero a Paz"
18/09 – Dramatização da peça "Em busca da paz"
19/09 – Expressão artística
20/09 – Contação da História "O urso e os viajantes"
21/09 – Brincadeiras alusivas e coletivas no pátio com as crianças.

52 - E. M. Nossa Senhora Aparecida
Rua BS 21 Qd. 27 Lt. AE Bairro São Domingos
35243409
Dia 15/09 Atividade interna e caminhada da paz.

Semana de 17 a 21/09 – Atividades relacionadas a paz com palestras e lanche coletivo
22/09 - Festa da Primavera com o tem"Primavera da Paz" das 14h às 22h com apresentações culturais e participação da comunidade.

53 – CMEI Brisas da Mata
Rua BM-15 C/ Otávio Lúcio - APM 09 - Residencial Brisas da Mata
3517-3616
Dia 15/09 – 8:00 – Café da Manhã; Teatro Pantomimica com grupo de funcionários; Filme alusivo a Paz; Palestra com um dos membros da Torcida de Goiàs Esporte Clube "A Paz que Procuro"; Apresentação e Recreação com os Palhaços do Circo Laheto; Inauguração da Ampliação do Atendimento do CMEI com a presença da Profª Neyde Aparecida Secretária Municipal de Educação de Goiânia e Diretores de Departamentos
Semana de Educação da Paz
17 a 21/09 - Atividade interna com os educandos e os profissionais da instituição


54 - CMEI Andreia Cristina
Rua Jorge Camargo QD. 1 LT. Área, Setor Boa Sorte
3588-6155
Dia 15/09 – Caminhada pela Paz no setor às 8h

Semana de 17 a 21/09 – Atividades relacionadas a paz com a Coleção de livros da autora Ingrid Biesemeyer Bellinqhausen: "O mundinho da paz"; " Os animais do mundinho"; " Um mundinho para todos"; "O trânsito do mundinho"; "Paz pela paz" de Nando Cordel e dia 21/09 às 16h Palestra "Cultura de Paz"


55 – E. M. José Décio Filho

56 - EM. Vicente Rodrigues do Prado

57- EM. Virgínia Gomes Pereira

Rua Profª Maria Jacinta Neves, Qd. 25, n 100, Birro Santo Hilário

Rua Vieira da cunha QD18 Parque das Amendoeiras

Av. Hilário Sebastião Figueiredo Qd. 4 N.º 1101 Santo Hilário II
32082634

208-1417

3208-2529

Dia 15/09 – Caminhada pela paz envolvendo escolas da região leste com ato público no Bosque da Região


Semana de 10/09 à 14/09 – Trabalho com textos alusivos à Paz, violência, bulling, drogas, sexualidade; músicas: Paz pela Paz, Paz, A Paz, dentre outras; jograis e teatro.

58 - E. M. Waterloo Prudente
Av. Felipe Camarão QD. 24 LTS. 4 A 7, n 774, Bairro Goiá
3296-3382
Dia 15/09 - Caminhada pela paz pelas ruas ruas do Bairro Goiá no período da manhã

59- EM. Residencial Monte Carlo
Rua MC-3 Nº 46 - Residencial Monte Carlo

3289-2063
Dia 15/09 – Palestra sobre "Cultura de Paz", proferida por Genivalda Cravo coordenadora Geral da EPAZ/SME Gyn; Passeio Ciclístico de Integração Escola, Família e Comunidade – Tema: "Pedalando em Busca da Paz e Não Violência na Escola" no período da manhã.

60 - E. M. Bernardo Élis
Rua SC-33 C/AV. ComerciaL QD. 80 Área 5 Bairro São Carlos
3298-4455
Semana de Educação da Paz: 10 a 13/09 - concurso de desenho PAZ NA ESCOLA (o desenho vencedor irá ilustrar a capa do convite para a comunidade)
Dia 14/09 - Palestra para os pais com a Dr. Dagmar - Psicoterapeuta, Diretora de Politicas sobre Drogas de Goiânia da Secretaria de Defesa Social
Dia 15/09 – Atividade interna: oficinas, jogos recreativos, festival de pipas, dança, teatro e outros, com a participação de toda comunidade escolar – Programação: apresentação dos aluno ciclo I com a música tema do EPAZ; apresentação de artes marciais; apresentação de uma banda de música que irá tocar músicas ligadas ao tema paz; futsal da paz; oficina de pintura; pintura no rosto; grafite; oficina de pipa (pais e alunos)

61- E. M. Jesuina de Abreu
Rua Igarité, QD.65-A, N° 50 - Parque Amazônia

3280-3136
Dia 15/09 – Atividade interna: oficinas de Tsuru, caminhada da Paz pelo bairro; pedágio da paz com distribuição de Tsuru pela paz np trânsito; abraço da paz na escola.

Semana de 17 a 21/09 – Atividades relacionadas a paz: leitura diária na rádio escola de mensagens e pensamentos sobre a paz; montagem de mural; lanche comunitário; atividadses de relaxamento e meditação ; apresentação musical e coreográfia; teatro de fantoches e oficinasa de docinhos; palestra agendada com o Juizado da Infância e Adolescência; trajar durante a semana com fita branca no pulso, nas bicicletas e carros; mostra de filmes sobre a paz com debates e reflexões com palestras e lanche coletivo e no dia 22/09/2012 Festa da Primavera com o tem"Primavera da Paz" das 14h às 22h com apresentações culturais e participação da comunidade.


62 - EM. Alto do Vale
Rua VF-15, LOTE 11, QD. 7, ao lado do Clube do Povo. Setor Alto do Vale
3517-9418
Dia 15/09 – Oração para a família e escola, palestra sobre a paz, Café da manhã às 7h.


63- EM. Monteiro Lobato
Rua Salute Pavan Petrolli QD.10 Setor Orientville

3288-2442
Dia 15/09 – Caminhada da Paz no turno matutino com distribuição de material educativo produzido pelos educandos.



64- CMEI Jardins do Cerrado VI
Rua JC-208, C/ Ruas JC-201, JC-203 Jardins do Cerrado VI
3296-6312
Dia 15/09 – Café da manhã comunitário; oficina de shantala, apresentação musical pelas crianças.


65 - EM. Profa. Deushaydes Rodrigues de Oliveira
Rua CP-26 N.º 125 Loteamento Celina Park
3287-7572
Dia15/09– Caminhada com a comunidade, escola ao Parque Bernardo Élis situado entre o Setor Celina Park e Novo Horizonte.
Semana de 17 a 21/09 – Atividades em sala de aula: debates, desenhos, produções textuais


66– E. M. Maria Genoveva
Rua Pecuária nº 351 Setor Santa Genoveva

3204-2010
Dia 15/09 – Palestra com o tema "Cultura da Paz e não violência", oficinas, confecção de paineis, produção de textos, Cminhada nas imediaçõe, plantio de mudas, abraço da paz, revoada de pombos


67- EM. Irmã Veneranda
Rua VF-25 QD. 21 LT. 42 Setor Finsocial
3517-8639
Dia 15/09 – Oficina pedagógica do Projeto "Cultura da Paz" das 7h às 11h20


68 – CMEI Água Branca
Av B c/ Rua s/n - Setor Água Branca
3284 3058
Dia 15/09 – Teatro dos professores sobre a Paz; oficina de dobraduras com símbolos da Paz; "Bilhetinho" e "Bilhetão" para serem distribuidos a comunidade. Caminhada da Paz ao redor do CMEI com faixas brancascom dizeres e músicas alusivas à Paz.


69- EM. Professor Aristoclides Teixeira
Rua Maracanã C/Rua Paraíso QD. 34A Setor Jardim Pompéia
3205-4224
Dia 15/09 – Oficina para confecção de pipas


70- EM. Professora Cleonice Monteiro Wolney
Rua Dona Carlota Joaquina QD. HJ-16 Setor Sitios de Recreio Mansões
3292-1167
Dia 15/09 – Passeio ciclistíco às 9h


71 - EM. Santa Helena
Av. Curitiba N.º 400 Vila Paraíso
3211-6668
Dia 15/09 – Caminhada pela manhã


72 - EM. Osterno Potenciano e Silva

Rua 11 N.º 285, Setor Castelo Branco
3292-2315
Dia 15/09 – Diálogo sobre a Cultura da Paz, exposições de paíneis e mensagens da Paz, panfletagem com mensagens da paz.


73 - CEI Wemerson Rodrigues Bernardes
R. Principal S/Nº, GO-080, KM 20 Distrito de Vila Rica
3214-6023
Dia 15/09 – Atividades com as crianças, funcionários e familiares.

Semana de 17 a 21/09 – Atividades internas com debates, desenhos, roda de conversa, filmes, paínel entre outros.


74- CMEI Consuelo Nasser
Rua AC5, QD APM 02, LT Área Residencial Ana Clara
3578-2507
Dia 15/09 – Abraço pela paz no matutino


75- EM. Moisés Santana
Av. Raposo Tavares, N.º 33 Bairro Capuava
3295-1248
Dia 15/09 – Caminhada da Paz e gincana de integração entre os membros da comunidade


76 -EM. Padre Zezinho


77- EM. José Alves Vila Nova
Rua 2032 C/Rua 204 Unidade 203 Setor Parque Atheneu


Rua 201 C/Rua 102 Unidade 103 Setor Parque Atheneu
3284-8246


3284-8901
Dia 15/09 - Horários:
7h – Caminhada com a família até uma praça do setor
7h20 – Abertura com o hino nacional
7h30 – Culto ecumênico
8h – Apresentações culturais
8h30 – Pronunciamento de autoridades (a confirmar)
8h50 – Manifesto pela paz ( balões brancos e azuis soltos no ar 9h – Encerramento com oficinas e recreação
Semana de 17 a 21/09 – Atividades internas dentor do planejamento de cada professor.


78- EM. Nova Conquista
Rua I QD.155 LTS.25 E 26 Setor Parque Tremendão
3595-8781
De 10 a 14/09 – Concurso da melhor frase para faixa e do melhor desenho para o folder; atividades alusivas a paz em todas as disciplinas: Paz no Trânsito, Paz na Escola e Paz na Família
Dia 15/09 – Cuminância com Caminhada Municipal da Paz com a Comunidade Escolar e apresentações dos estudantes alusivas a paz


79 - CMEI Residencial Itaipu
Rua RI-30 C/RI-12 E RI-13 Qd.44, Residencial Itaipu
3288-7635
Dia 15/09 – Café da manhã com a participação de familiares, crianças e profissionais da educação. Caminhada da Paz, saída da instituição até a Praça do Setor - Rua RI 12 esq. C/ a RI 32 no Setor Residencial Itaipu


80 - EM. Luzia de Souza Fiuza
Rua W-10 QD. 31 S/Nº Setor Jardim Itaipu
3288-7401
Dia 15/09 - Matutino: Palestra "bullying"; caminhada; apresentação musical; exposição e apresentação de cartazes; gincana do troca-troca
Vespertino: Apresentação musical; confecção de simbolos da paz; gincana com atividades esportivas; filme; produção teatral.


81 - CMEI Jardim Presidente
Rua Presidente Dutra QD.43 LT. Area Pública Setor Jardim Presidente
3258-6647
DIA 14/09 – Palestra sobre o projeto Primavera da Paz, bingo do DVD
Dia 15/09 - Encontro com a família e caminhada pela paz no setor. Apresentações culturais das crianças aos familiares.
Semana de 17 a 21/09 – Apresentações culturais desenvolvidas pelas crianças: teatro, músicas, brincadeiras e jogos infantis. Atividades por agrupamento: A e B – Paz na Família; C1 e C2 – Paz no CMEI; D1 e D2 – Paz no Trânsito; DE e EF1-Não violência aos animais; EF2 e EF3 – Paz no Mundo
Dia 19/09 – vespertino: apresentação do grupo de Dança Águia


82 - CMEI Colemar Natal e Silva
Av. Dom Fernando Nº 550 Setor Chácara do Governador
3282-8376
Dia 15/09 - Encontro com a família com atividades focado no tem"Preservar o meio ambiente é caminhar em paz"


83 - EM. Antônio Fidélis

Av. José Rodrigues de Morais Neto, N° 499 QD. 189 Setor Parque Amazônia
3280-3377
Semana de 17 a 21/09 – Atividades internas: poesia; jogral; literatura; produção escrita; músicas, entre outras.


84 - Centro de Or. Reab. e Ass. ao Encefalopata-CORAE
Av. T-3, N° 114, Setor Bueno
3251-0306
Dia 15/09 - Palestra com o comandante do COPOM, Sr. Carlos César Gonçalves
Dia 21/09 - Encerramento com o show da paz com cantor regional (todos de roupa branca)


85 - EM. Frei Demétrio Zanqueta
Av. Florianópolis Nº 241 Setor Pedro Ludovico
3275-6442
Dia 15/09 - Caminhada saindo da escola, vira a rua 1041 (Instituto Pestallozi e CE Dom Abel) vira a Av. Antônio Martins Borges e volta para a escola
Semana de 17 a 21/09
Dia 17/09 – Interno: leituras e concurso de frases
Dia 18/09 – Construção de faixas ilustradas
Dia 19/09 – Estudo de textos e produção de murais.
Dia 20/09 - Palestra às 14h
Dia 21/09 – Todos vestidos de branco, soltar balões e outras ações.


86 - EM. Jaime Câmara
Rua Granada Nº 140 Setor Jardim Europa
3579-1455
Dia 15/09 - Palestra no matutino e vespertino sobre bullying com Alexandre Vinícius Malmam


87 - EM. João Paulo I


Rua C-169 QD. 415 N.º 1595, Setor Jardim América


3286-2749


Dia 15/09 - Caminhada "Unidos pela Paz" conjunta com a EM Jardim América, saída às 7:30, da porta da EM João Paulo I até a Praça C -170

Endereço: Av. C-169 com rua C-159, Qd. 415, nº 1595, Jardim América
Semana de 17 a 21/09
Dia 17/09 – Apresentação musical às 16h30 e grafite no muro sobre o significado da paz às 19h
Dia 18/09 – Apresentação dos símbolos da paz às 7h15 e 16h
Dia 19/09 – Apresentação de atitudes das atitudes que favorecem a paz às 7h15, teatro às 16h30, confeccção de cartazes às 19h
Dia 20/09 – Apresentação sobre bullying às 7h, apresentação musical às 16h e Palestra sobre a paz às 20h
Dia 21/09 – Planejamento Pedagógico


88 – EM Jardim América
Rua C170, N° 1310 QD 414 LT 25, Jardim América
3286-2783
10/09 a 14/09 – Circuito da Paz
15/09 - Caminhada "Unidos pela Paz" , conjunta com a EM João Paulo I, saída às 7:30, da porta da EM João Paulo I até a Praça C -170. O objetivo do evento é disseminar pela comunidade a importância da convivência pacifica entre os cidadãos. Na oportunidade teremos a participação de um educador físico da secretaria de esporte e lazer que ressaltará com os participantes sobre a relevância da atividade física e proporcionará uma aula de alongamento laboral, antes de irmos para caminhada. Posteriormente, realizaremos o percurso partindo da escola João Paulo I, passaremos pela praça C-170 (jardim América), e retornaremos para a escola municipal Jardim América. Na localidade proporcionaremos às famílias e as escolas a presença de um grupo de taekwondo, que irão demonstrar a luta como meio capaz de promover a paz equilíbrio interior, dentre outros. Para assegurar nossas crianças, contaremos com apoio da guarda municipal e policia Militar. Estaremos ainda aferindo pressão dos participantes e incentivando bons hábitos de prevenção de doenças, via panfletagem da secretária de saúde. Para finalizar o evento, confraternizaremos com uma mesa de frutas, suco e água para todos envolvidos. Deixamos a disposição para quaisquer esclarecimentos: Escola Municipal Jardim América (3286-27-83) e Escola Municipal João Paulo I (3286-27-49)


89 - EM. Manoel José de Oliveira
Rua T-14 C/Rua S-1 QD. 165 - A LT.7 Setor Bueno
3255-6738
Dia 15/09 - às 15 horas teremos o dia da família com o tema "A família e a cultura da Paz", com palestra, brincadeiras e apresentações musicais pelos alunos e convidados.


90 - EM. Olegário Moreira Borges
Rua F-4 C/ Av. Nadra Bufaiçal S/Nº Setor Loteamento Faiçalville
3289-3447
Dia 15/09 - Atividades internas: jogos da Primavera que terminará no dia 21/09


91- EM. Professora Amélia Fernandes Martins
Rua Ocanan - N.º 50 Setor Parque Acalanto
3282-6991
Dia 15/09 - Caminhada pela paz e um abraço no Parque Bougainville
Semana de 17 a 21/09
Dia 17/09 –Pesquisa sobre os Grandes Pacificadores e discussão sobre o tema
Dia 18/09 – Sessão Pipoca com exibição de filme "Bang-bang você morreu" e "Corrente do bem"
Dia 19/09 – Palestra do Projeto EPAZ
Dia 20/09 – Corrente do bem com arrecadação de alimentos e agasalhos e visita a um abrigo de idosos
Dia 21/09 – Confeccção de um portifólio gigante com fotos e registros das ações.

92 - EM. Professor Trajano de Sá Guimarães
Av. T-15 QD.3 N.º 2155 Setor Parque Amazônia
3259-2013
Dia 21/09 - Rua do lazer em nome da paz (cada turno em seu horário) e lanche com o bolo da paz.


93 - EM. Santa Rita de Cássia
Estradavelha para Bela Vista KM10 Setor Vale das Pombas
3249-7023
Semana de 17 a 21/09
  • Hastear a bandeira branca, usar camiseta branca, fita branca no braço e mensagens reflexivas referente a paz durante a semana.
  • Passeata com cartazes e faixa pela comunidade entregando margaridas brancas com mensagem da paz no dia 21/09.


94 - EM. Vila Rosa

95 - E. M. Jardim Atlântico
Av. Francisco de Melo QD.73 LT.3 A 8 Setor Vila Rosa

Rua das Rocas com Saquarema Jardim Atlântico
3289-7909


32803138
Dia 15/09 – Abraço da Paz no Lago Cascável das 7h30 às 10h


96 - EM. Pedro Ciríaco de Oliveira
Rua Luiz do Couto QD. Y-3 LTS. 6 A10 N.º 169 Setor Vila Concórdia
3208-2635
Dia 15/09 – Concentração na pracinha de frente a escola, vestidos de branco com apresentações artísticas e cultural, mostra de trabalho, confecção de cartazes, ilustração de músicas, apresentações, confecção de banner, entrega de panfletos sobre o tema "Paz" e orientações para a comunidade sobre o tema


97 - EM. Zevera Andrea Vecci
Rua 1 QD. 6 N.º 150 Setor Conjunto Fabiana
Tel. 3282-6994
Semana de 17 a 21/09
Dia 17/09 –Caminhada pela paz e plantio de árvores (matutino); Textos reflexivos, discussões e hasteamento da bandeira ( vespertino)
Dia 18/09 – Recitação de poesias (vesp.)
Dia 19/09 – Músical da paz ( vesp.)
Dia 20/09 – Exibição de filmes sobre a paz (vesp.)
Dia 21/09 – Primavera da paz; desfile e concurso da "Garota da paz" (vesp.)


98 – E. M. Alonso Dias Pinheiro

Rua dos Tamoios n°100 Vila Clemente
3586-3622
Dia 15/09 - Campeonato de futsal entre pais e alunos a fim de promover a conscientização através do esporte, da necessidade de se estabelecer a harmonia entre as pessoas


99 - CMEI Jardim Ana Lúcia
Rua Ponte Nova C/ Rua Uberaba, S/N Setor Jardim Ana Lúcia
3278-1401
Dia 15/09 – Dia da Paz no CMEI com agrupamentos e exposição de cartazes.


100 – E. M. Hebert José de Souza
Av. Genésio de Lima Brito Nº 7407, Jd. Balneário Meia Ponte.

3210-7269
Dia 15/09 - Abertura dos Jogos Internos, que tem como tema “A paz na vida Escolar”, início das atividades será às 8 horas e contará com apresentações culturais.


101- CMEI Jardim Balneário Meia Ponte

102 - CMEI Lygia Rassi
Rua Milão S/N Jardim Balneário Meia Ponte (onde acontecerá a ação)




3536-2333

3292-9280
Dia 15/09 – Atividades culturais e artísticas: oficinas, brincadeiras (pula-pula, cama elástica) e exposição de cartazes alusivos a paz.


103 – EM TI Jardim Novo mundo
Rua Mississipi esq. C/ Av Álvares Cabral Qd. 137 Lt. 24, 28 e 29 Jardim Novo Mundo
3206-4794
Dia 10/09 - Matutino: Abertura no devocional da Semana da Paz.
- Vespertino: Será enviado para casa um livreto, onde as famílias poderão participar com sugestões/respostas relacionadas a valores, tais como: verdade – amor – paz – ação correta – não violência.
Dia 11/09 - Matutino: Apresentação Cultural do Grupo de Dança com o tema: Paz
-Vespertino: Roda de conversa sobre o parecer das famílias da temática abordada no livreto enviado para casa. Exposição dos livretos. Dinâmica – Avião da Paz: dobraduras, mensagens de Paz, leitura reflexiva.
Dia 12/09 - Filmes pautados nos valores trabalhados:
- Matutino: Cinema coletivo para Educação Infantil: “A fuga das galinhas”.
- Vespertino: Cinema coletivo para as turmas As: “A Pedra Mágica”.
Dia 13/09 - Matutino: Apresentação musical – retratando que a paz deve ser cultivada por todos a cada dia. Músicas "Depende de nós" – Ivan Lins/ "A Paz, a gente faz" – Gabriele Cox.
- Vespertino: Cinema coletivo “A Pedra Mágica”.
Dia 14/09 - Matutino: Alguns pais serão convidados a participarem de um momento de contação de histórias a fim de enfatizar a importância e a necessidade de propagar a paz nos vários contextos e outro critério utilizado
- Vespertino: Cinema coletivo “Corrente do bem”.
Dia 15/09 - Comemorar o tema: “A paz é o estado de tranquilidade, sossego, silêncio e calma!” - Atividade interna: usar fita branca com este pensamento e retratar o que apreenderam sobre a paz. Incentivar a escrever mensagens e ilustrar um painel de acordo com o entendimento de cada agrupamento.


104- EM Mônica de Castro Carneiro
Av Cristivão Colombo nº 539 Jardim Novo Mundo
32063843
Dia 15/09 - 17:00h - Receber a comunidade com fita branca. Palestra, vídeo e debate com os alunos, após acontecerá a Caminhada da Paz na Praça Jorge Washington, no circuito encheremos balões brancos e soltaremos no ar simbolizando a Paz.


105- CMEI Vila Izaura
Rua 9 Qd. "A" Lts. 17-18 Vila Izaura
3291-0210
Dia 15/09 - 08:00h – passeata com os profissionais e a comunidade celebrando e pedindo paz, saindo da instituição e ir para a Praça Grid, no setor Vila Izaura.

106 - EM. Prof. Salmon Gomes Figueiredo
Rua São Domingos Qd. 91 Lt. 4 Setor Bairro Ipiranga
3297-1148
Dia 15/09 - 07:30h – Abertura de jogos interclasse "Jogos da Paz"

107 - EM. Paulo Teixeira de Mendonça
Rua Três Marias Qd. 36 Lt 1 N.º 30 Setor Negrão de Lima

3565-1303
Dia 14/09 - 07:30h – Passeata pelas ruas do setor
Dia 15/09 - 07:30h – Visita ao Monumento pela Paz no Bosque dos Buritis ( se houver ajuda de transporte pela SME)

108 – Escola de Ensino Especial - ASCEP
Rua Puccine, Nº 145 Setor : Jardim Europa
3239-0400
Dia 20/09 - 10:00h – Caminhada da Paz nas proximidades da escola.

109 - EM. Deputado Jamel Cecílio
Av. Pedro L. Teixeira Com Av. D. Pedro I Lts 16 E 17 N° 777 Setor jardim Vila Boa
3289-5184
Dia 15/09 - 07:30h – Atividades internas

110 - EM. Maria Odete Augusta de Brito
Rua GB-41 Qd.72 Setor Jardim Guanabara III
3207-3434
Dia 15/09 - 07:30h – X Feira Cultural com a temática "Educação para Paz"

111 - Centro Promocional Todos os Santos I
112 - Centro Prom. Todos os Santos II
113 - Centro Prom. Todos os Santos III
Rua Gaspar Silveira Martins Qd. 79 Lts. 3/4 Setor Bairro Capuava
3576-0074
Dia 15/09 - 07:30h – Caminhada da Paz pelas ruas do Bairro Capuava e encerramento com um lanche coletivo.

114- CMEI Pequeno Aprendiz




Rua VM-E qd. 15 lt. Área Praça 16 de Outubro, Vila Mutirão I
3298-1390
Dia 18/09 - 15h - Abraço da Paz (Em volta do quarteirão das duas instituições envolvidas, onde todos estarão vestidos de branco com uma fita branca no punho), em conjunto com o Colégio Estadual Edmundo Rocha.
Dia 21/09 - 17h30 -Apresentação de Música da Paz (Coral das crianças, cantando pela paz), logo após serviremos um delicioso lanche.

115- CMEI Orlando Alves Carneiro
Av. Mato Grosso C/ Rua José Hermano, Nº1623,Qd.130, Lt 04 Setor Campinas
3292-1162
Dia – 15/09 - 08h - Pique nic com a família no Parque Campininha das Flores.
Semana de 17 a 21/09 – Comemoração da semana da família com oficinas, palestras e lanche comunitário com horário a definir.

116 - CMEI Água Branca
Avenida B C/ Rua 4 S/Nº Setor Água Branca
3284-3058
Dia 14/09 - 08h30 – Passeata pela paz, todos de roupa branca e às 14h30 – Teatro e escrita de um bilhetão pela paz.
Semana de 17 a 21/09 – Atividades internas: confecção de cartões, contação de histórias, brincadeiras, jogos e músicas relacionadas a paz.

117 - CMEI 13 de Maio
Rua 13 de Maio QD. 57 LT 01 Parque Industrial João Bras

3573-1063
Dia 21/09 - 19h – Festa para as famílias "Família CMEI 13 de Maio abraçando a primavera da PAZ com a cultura da região Centro-Oeste" – quadrinha da paz, apresentações culturais com elementos da cultura da região Centro-Oeste, brincadeiras e comidas típicas
118 - CMEI Cantinho Feliz
Rua VF-66 Qd. 49 Lt 01 Vila Finsocial
3517-9404
Dia 20/09 - 17h – Atividade interna com várias apresentações.
119 - E. M Mônica de Castro

Av Cristovão Colombo n° 539 – Jardim Novo Mundo
3206 3843

Dia 14/09 - Palestra para a comunidade enfocando o tema Direitos Humanos e/ou contra drogas. Apresentação no telão de documentários e debates sobre o tema "Paz é a gente que faz".
120 - E. M Pedro Ciríaco de Oliveira

Rua Luiz do Couto Qd Y-3 Lts 6 a 10, n° 169
3208 2635
Dia 15/09 - Concentração na Pracinha em frente a escola para apresentações artísticas culturais, mostra de trabalhos, entrega de panfletos sobre o tema "PAZ", confecção de cartazes, ilustrações de músicas, apresentações e confecção de banners.
121 - CMEI Vila Montecelli

Rua Senador Antônio Martins Borges, Qd 28
Setor Criméia Leste
3203 4044
Semana de 17 a 21/09 – Várias atividades ao longo da semana: difusão da música "Te ofereço Paz" com Ciranda de roda, construção de cartazes ilustrativos da PAZ, histórias que percebem a paz entre outros.
122 - EM. Marcos Antônio Dias Batista
AV. Otávio Lúcio C/ 15 de Novembro S/N.º Jardim Estrela D'Alva
3298-1882
Dia 21/09 – Saudar a Paz com jardineiras de flores e plantio de mudas de árvores seguida de passeata nos setores adjacentes e palestras para a comunidade.
123 - CMEI Viver a Infância

Quinta Avenida, Qd 79, n° 279 – Setor Leste Vila Nova
3202 2389
Dia 15/09 - Festa Cultural com apresentação de músicas e danças sobre a Cultura da PAZ
124 - E. M. Professor Lourenço Ferreira Campos

AV GB 11 n° 60 – Setor Jardim Guanabara II
3207 5069
Semana de 10 à 14/09 - Palestra com o Conselho Tutelar, oficina de artes, trabalhos manuais, vídeos educativos, trabalhar a Carta da Terra (MST), contação de histórias, confecção de cartazes, dramatizações, danças, rodas de conversa sobre como promover a cultura da paz e a não violência no meio escolar.
125 – CMEI Bairro Feliz

Av. Laurício Pedro Rasmussem Qd 9 S/N
Bairro Feliz
3202 4973
Dia 10/09 – Passeata ao redor do CMEI com cartazes (todos de roupas brancas)
Dia 11/09 – Confecção de uma pomba branca gigante realizada coletivamente
Dia 12/09 – Teatro de fantoches da história: "Um branco e um preto"
Dia 13/09 – Teatro das professoras: "A fábula da convivência"
Dia 14/09 – Cineminha da PAZ
126 – CMEI Cristiano Emídio Martins
Rua X – 10 Esq. C/ X03, Qd X6, Lt 01 – Jardim Brasil
3284 2677
Semana de Educação da Paz - 10 à 14/09 – Produção de painel com mensagens de PAZ, texto refliexivo sobre a cultura de PAZ; passeio pelo quarteirão com cartazes sobre a PAZ e entrega de mensagens de PAZ; reflexões nos agrupamentos sobre: O que é paz? Como promover a paz? Como posso contribuir com a cultura da paz? Estabelecer um dia da cor símbolo da paz e convidar todos para participarem.
Dia 15/09 – Caminhada pela Paz, com participação de familiares, educandos e profissionais da educação; Macro-Ginática e Confecção de Cartazes
127 – E. M. Pedro Costa de Medeiros
Rua Caravelas c/ Rua Caiapônia n° 240 – Jardim Guanabara
3207 2750
Matutino
Dia 10/09 – Produção de vídeo (encenação) sobre o tema: outras formas de solucionar conflitos.
Dia 11/09 – Produção de textos e reprodução de símbolo da PAZ, início do concurso de paródia com o tema:PAZ
Dia 12/09 – Apresentação e discussão sobre o filme Bulliyng "Paz na escola", elaboração de artigo de opinião sobre a "Cultura de PAZ".
Dia 13/09 -Apresentação do vídeo produzido pelos alunos: "Outras formas de solucionar conflitos", apresentação das paródias vencedoras.
Dia 15/09 – Abertura dos jogos interclasse com o tema "Educação perfaz a cultura de PAZ" (Projeto – Educação pela PAZ)
Vespertino
Dia 10/09 – Trabalhar a letra/música: PAZ de Claudinho e Bochecha: vídeo sobre "Cultura de PAZ"
Dia 11/09 – Dinâmicas de interação visando a construção de uma "Cultura de PAZ"
Dia 12/09 - Confecção de cartazes sobre o tema: montagem de um jogral com poema
Dia 13/09 – Apresentação e contação de história sobre a não violência
Dia 15/09 – Apresentação da dança do Mamulengo e apresentação do jogral na abertura dos jogos interclasse.
Noturno
Dia 13/09 – Apresentação de música sobre a PAZ com o Coral de alunos do EAJA
128- E. M. Madre Francisca


Av Central, s/n - Vila Pedroso
3208 2559
Dia 15/09 – 8:00hs Caminhada da PAZ pelas ruas e avenidas da Vila Pedroso encerrando na Pç onde acontecerá torneio de bola e viola, torneio de viola na praça, grupo de alunos e professores soltarão balões de gás com mensagens de paz e sementes de árvores do cerrado, plantão com agentes de saúde para aferir pressão, realizar teste de glicemia, medir IMC. Obs: No trajeto da caminhada um trio elétrico acompanhará a comunidade com músicas e animação feita por professores, alunos e pais.
129 – E. M Patrícia Rodrigues de Paiva
Rua Maria Abadia c/ Rua Maria Gisele s/n Residencial Vale dos Sonhos
3207 3438
Semana de 10 à 14/09 – Confecção de mural com a identidade da comunidade; aula expositiva dialogada com leitura e interpretação de textos (sobre Gandhi e Madre Tereza) seguida de grafitagem do muro da escola com palavras do gênero e mãos dos alunos; leitura, interpretação e ilustração de trechos da Carta da Terra – confecção de muralcom desenhos; passeata e abraço da PAZ.
Dia 15/09 – Apresentaçãoda música Imagine – John Lennon; realização de passeata pela paz no bairro finalizando com a soltura de balões brancos e abraço da paz ao redor da escola.
130 - E. M. Paulo Teixeira de Mendonça


Rua Três Marias Qd 36 Lt 1, n° 30 – Setor Negrão de Lima
3565 1303
Dia 14/09 – Passeata com os alunos, pais, professores e servidores administrativos por ruas do bairro.
Dia 15/09 – Visita ao Bosque dos Buritis, com abraço simbólico no Monumento pela PAZ e lanche coletivo.
131 - Centro de Educação Infantil Anália Franco

Av Coronel Cosme n° 370 – Vila Coronel Cosme
3202 0897
Semana de 10 à 14/09 – Construção do livro "Livro da PAZ" baseado no autor Tody Paar; Rodinha de conversa sobre a Paz e construção do mural "Eu sou da Paz, Eu quero Paz"; Rodinha de conversa sobre a Paz, mural com gravuras de revistas contrastando ambientes Sem Paz e ambientes Com Paz; Relação com o mine projeto "Folclore – Nossa Cultura"; rodinha de conversa sobre a Paz que queremos, filmes enfatizando a amizade, a colaboração, etc; roda de conversa propondo um ambiente pacífico, músicas relaxantes, dinâmicas de grupo sobre amizade e Paz; Culminância do Mine projeto "Eu sou da Paz, Eu quero Paz" – jogos e brincadeiras, gincana esportiva.
132 – CMEI Jardim Goiás

Rua 05 Qd B-1 – Jardim Goiás
3281 7315
Dia 15/09 – Apresentação das músicas: "O sal da terra" – Beto Guedes; Paz pela Paz de Nando Cordel e A Paz, de Gilberto Gil; contação de histórias – Diga Paz; teatro de fantoches; brincadeiras; dramatização – Mudar de vida – Nando Cordel e comemoração do aniversário do CMEI
133- CMEI Jardim das Aroeiras

Av das Aroeiras, Qd 20, Lt 2 – Jardim das Aroeiras
3208 2892
Semana de 17 à 21/09 – Construção de um painel coletivo com mensagens de paz escritas pelos pais; confecção de viseiras e coletes para a passeata; passeata pela Paz nas imediações do CMEI – parceria com Colégio Estadual Jardim das Aroeiras e o PETI Aroeiras; entrega de textos às famílias sobre a Cultura da Paz e uma lembrancinha do movimento.
134 – E M. Laurício Pedro Rasmussem
Rua L-3 esq. c/ L-9 Qd 22 n° 250 – Bairro Feliz

3202 1887
Dia 15/09 – 3ª Festa da Primavera – "Primavera da paz" às 16h.
Dia 21/09 – Confecção e exposição da "Bandeira da Paz" por agrupamento; troca de mensagens desejando a Paz; sugerir o uso de roupas brancas e ou fita branca no pulso ao andar de carro, ônibus, táxi, moto, bicicleta, carrinho de bebê; dar o abraço da Paz; pesquisa sobre o Dia Mundial da Paz. Abraço da Paz.
135 – E. M João Clarimundo de Oliveira



Rua 3 n° 111 – Setor Água Branca
3284 2539
Dia 10/09 à 14/09 – EAJA – Celebração Ecumênica; painel coletivo; dia do branco; filme "Escritores da liberdade" ou "Gênio indomável"; lanche comunitário.
Ciclo I e II – Palestras: Prevenção da violência (Batalhão Escolar), Prevenção de drogas ( CAPS Girassol) Recuperação de usuários de drogas (Instituição Filantrópica Pão e Vida); visita a Instituição Filantrópica Pão e Vida; gincana para arrecadação de itens de higiene e limpeza pessoal para a Instituição Pão e Vida; produção e exposição de painéis sobre os temas abordados; exposição de situações cotidianass onde o bullying se faz presente.
136 – E. M Cel Getulino Artiaga
Rua Prof João Henrique Gonçalves, n° 380 – Setor Leste Vila Nova
3202 2385
Semana de 10 a 14/09 – Atividade interna nas salas de leituras, produção de cartazes com poesias e frases, confecção de símbolos da Paz, concurso de frases sobre a Paz, dobraduras, palestra sobre a Paz na família, contação de histórias, interpretação e ilustração dos livros escolhidos, pesquisa na internet dos símbolos da Paz, elaboração de um mural coletivo com um dos símbolos da Paz; escrita de mensagens aos colegas; pintura de mãos para a confecção de um mural com a frase "A Paz esta em nossas mãos".
EAJA – Conversas informais, vídeos, filmes, músicas sobre: Paz no trânsito, Paz no esporte – Olimpíadas, bullying, troca de mensagens escritas, textos informativois e reflexivos, confecção de cartazes.
137 – E. M. Bom Jesus
Praça George Washington, n° 339 - Setor Jardim Novo Mundo

3202 3893
Semana de 10 à 15/09 – Atividades com músicas, interpretação e entonação; histórias com livros literários sobre valores, releitura de livros por meio de desenhos; debate sobre situações de conflitos, contação de histórias; confecção símbolos da Paz com sucatas; análise do texto "Manifesto pela Paz" versão para crianças; análise de reportagens e crônicas; produção de texto de forma coletiva; passeata em volta da Praça Washington Luís; jogral com o tema Paz; produção escrita de poesia e de música.
138 - EM. Maria Cândida Figueiredo
Avenida Brasil Qd V LT 04 Setor Vila Pedroso
3208-1392
Dia 15/09 – Caminhada da Paz pelo setor
Semana de 17 à 20/09 – Atividades Internas
Dias 17 e 19/09 – Palestra sobre a paz
Dia 20/09 – Oficina de dobraduras, pinturas, cartazes e abraço da Paz
139 - Instituto Maria Auxiliadora
Praça Comendador Germano Roriz N.º 275 Setor Sul
3095-0307
Dia 14/09 – Celebração da Paz: música, dança, poesia, vídeoa e textos
140 - EM. Vicente Rodrigues do Prado
Rua Vieira da Cunha QD18 Setor Parque das Amendoeiras
3208-1417
Semana de 10/09 à 15/09 – Discussão e criação de normas de boa convivência em sala de aula; listagem, exposição e socialização das normas com o corpo docente e discente das normas criadas; exibição de vídeo sobre violência na escola; mesa redonda com o tema: Resolução de conflitos na família e na escola com a participação da comunidade escolar e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Presidente Eduardo Mota); concurso de produção de texto com o tema "Paz na escola"; caminhada da Paz.
141 – E. M Virgínia Gomes Pereira
Av Hilário Sebastião Figueiredo Qd 4 n° 1101 – Setor Santo Hilário II.
3208 2529
Semana de 10/09 à 14/09 – Trabalho com textos alusivos à Paz, violência, bulling, drogas, sexualidade; músicas: Paz pela Paz, Paz, A Paz, dentre outras; jograis e teatro;
142 – E. M. Santo Ântonio




Rua Asa 8 n° 148 – Setor Asa Branca

3206 2704
Semana de 10/09 à 14/09 – Apresentação da Bandeira da Paz com o Hino Nacional e palestra sobre Paz, discussão do significado de Paz em sala de aula, no esporte, na natureza e no mundo. Culminância dia 14/09 – sexta-feira - com passeata ao redor da escola com cartazes e camisetas brancas.
143 – E. M. Professora Marília Carneiro Azevedo Dias





Rua GB – 34, Qd 58 n° 150 – Jardim Guanabara III
3207 3453
Dia 15/09 – Premiação do I Concurso de desenho e frases: "Paz todos os dias"; Apresentações culturais: "Paz e Harmonia" com teatro, dança e músicas; abraço da Paz com toda comunidade escolar.
144 – CMEI Oito de Março

Rua 82 s/n Praça Cívica
3212 6091
Semana de 10/09 à 14/09 – Abertura da Semana da Paz com dramatização de músicas que falam sobre a Paz e distribuição de balões brancos; lanche coletivo; Confecção de cartazes para a realização da passeata; realização de jogos cooperativos ; oficinas com sucatas para presentear um amigo; passeata na Praça Cívica com bandinhas, camisetas brancas e faixas alusivas à Paz.
145 – E. M. Alice Coutinho

Rua 16 esq. c/ Ruas 01 e 02, Qd 05 – Vila Moraes
3206 3851
Semana de 10/09 à 14/09 – Trabalhar o tema Paz com músicas, filmes, produção de texto, apresentações culturais. Palestra sobre Paz.
146 – E. M. Municipal Buena Vista



Rua João Amorelli APM – Residencial Buena Vista I
3296-7960
Dia 15/09 Caminhada da Paz – entrega de bandeiras brancas nas casas para ficarem hasteadas durante a semana; exposição de banners com o tema "Ensinando com valores".
147 – CMEI Jardim Colorado

Rua S-C 17, Qd 34 Lt 15 – Residencial Jardim
3207 84 95
Dia 21/09 Passeata pela Paz no turno matutino e participação da Escola Adolfo Martins.
148– CMEI Orlando Alves Carneiro



Av Mato Grosso c/ Rua José Hermano, n° 1623, Qd 130, Lt 04 – Setor Campinas
3292 1162
Dia 15/09 - 8:00 hs Caminhada da Paz no Parque Campininha das Flores.
Semana de 17/09 à 21/09 - Semana da família/Semana da Paz – oficinas, palestras e lanche comunitário.
149 – E. M. Lions Clube de Goiânia Tocantins
Rua Colombia, Qd 14, Lt 21 – Vila Maria Luiza
3284 4918
Dia 10/09 à 14/09 Trabalhar a Cultura da Paz através da reflexão dos filmes: A fuga das galinhas, A pedra mágica, Pingu, A revolução dos bichos.
15/09 Palestra educativa direcionada a alunos e pais com o tema: Diga não a violência! Caminhada da Paz.
150 – E. M. Padre Lima
EM Padre Lima: Av. Brasil Qd. 47 Lt 1 s/n.º Setor Santa Genoveva

3207-3992
Dia 10/09 à 14/09 – Discussões sobre a Paz – Lei n° 8929 de 20/07/10 que instituiu o Dia da Cultura de Paz em Goiânia/ Artigo 1° de Declaração e Programa sobre a cultura de Paz – Assembléia Geral ONU -1999; músicas; coreografias, poesias, charges, etc, envolvendo a Paz; Paz no recreio; concurso de bandeiras da Paz; estudo da Carta da Terra.
15/09 – Oficinas diversas com o tema: "A Paz começa em mim".
151 – E. M. Marechal Castelo Branco



Rua GB – 48 APM – I em frente a QD 78 – Jardim Guanabara III
3524 5014
Dia 10/09 à 15/09 – Produção de um vídeo com imagens de guerra e violência alternadas com depoimentos dos alunos sobre a paz; pesquisa sobre vencedores do prêmio Nobel da Paz e o que fizeram; exposição dos novos conhecimentos em cartazes.
152 – E. M Renascer



Rua RC 07 com Rua RC16, APM – 08 Setor real Conquista
3218 1147
Dia 15/09 – Jogos internos com ênnfase na Paz: futsal, volei, tênis de mesa,pebolim.
17/09 à 21/09 – Palestras: Drogas, DSTs, Violência infantil, Violência contra a mulher.
153 – E M Maria da Terra
Rua BF – 1A Qd 25 – Área IV – Setor Floresta
3298 2479
Dia 06/09 - Apresentação de uma peça teatral envolvendo a semana da Pátria e a semana da Paz.
Dia 14/09- Jogos Interclasse - Abertura: Abraço simbólico na Escola: alunos e funcionários de camiseta branca.
Na acolhida -cantar com todos alunos no pátio a música: Paz entre os Homens; Palestra da Escola da Inteligência.
Dia 17/09- Teatro da Paz - alunos surdos e ouvintes; Apresentação de Músicas. -
Dia 18/09- Coral da Paz com os alunos; Apresentação de Poesias
Dia 19/09- Teatro da Paz- Elogios; Apresentação de textos sobre a Paz
Dia 20/09- Apresentação de poesias e frases reflexivas
Dia 21/09- Música We are the word. Jogral - Convívio Pacífico; Palestra sobre a Paz com pastor Robson.
Noturno – Jogos da Paz interclasse, apresentação de poesias e causos sobre a Paz.
154- CMEI Márcia Lorena Mendes
Rua U, Qd. 38 Vila Mutirão
35815676
Dia 15 a 21
/09 – Fixar cartazes produzidos pelas crianças sobre a paz.
Dia 19/09 – 18h, apresentação cultural sobre a paz
Dia 21/09 – Solicitar que a comunidade use camiseta branca.

155 – CMEI Jardim Primavera
Av Comercial Lts 1, 2 e 3 Qd 48 Jardim Primavera
35815217
Dia 15/09 – Caminhada Primavera da Paz – 8:00 – Concentração no Cmei, com participação dos educandos, profissionais da educação, familiares, dengueiros e PSF
Dia 17 a 21 – Semana da Educação da Paz com palestras, apresentações de dança, apoio dos dengueiros e PSF, teatro...

156 – EM Jalles Machado de Siqueira
Rua Aruanã Qd. K-1 Nº 61 - Jardim Bela Vista
3282-2155
Dia 15/09 – Caminhada da Paz no Jardim Bela Vista, com a participação da comunidade escolar e famílias

157 – CMEI Condomínio Rio Branco
Rua Oriente Qd. 08 Lt. 01/50 - Condomínio Rio Branco
3256-7356
Dia 15/09 – Caminhada da Paz com crianças, familiares e toda comunidade escolar, utilizaremos balões e roupa brancas; Confecção de pombas brancas para serem enviadas aos pais com mensagens; Confecção de cartazes a partir de trabalhos com o livro: "O Mundinho da Paz"; Comunidade Escolar vestir roupa branca no dia 21/09; Roda de Conversa com as crianças sobre a importância de cultivar a paz e a tolerância e outras atividades contidas na PPP da instituição contemplando ações da EPAZ

158 – EM Brice Francisco Cordeiro
Rua R-34 - Área 08 - Vila Itatiaia III
3524-8952
Dia 10 a 14 – Concurso de Cartazes sobre a Paz; Minicurso de Etiqueta Infantil; Estudos de Biografias – Gandhi e Profeta Gentileza; Leitura dos Livros; Filmes, Reportagens e Documentários; Minicurso – Direito da Criança e do Adolescente - Ciclo II - matutino; Minicurso de Etiqueta Infantil; Regrinhas da Boa Convivência; Recreio Dirigido; Minicurso – Direitos da Criança e do Adolescente - Ciclo I – vespertino; Aulas, Bebates, Filmes, Produção de Texto e Músicas sobre os temas: Tipos de Abusos, Pedofilia, Bullyng, Violência Doméstica e Negligência - EAJA – noturno - Ações Permanentes na Escola, fazem parte do PPP
Dia 15/09 – Caminhada da Paz pelo setor com cartazes e entrega de panfletos, com o intuito de divulgar a Cultura de Paz, ações que fazem parte do Projeto Gentileza gera Gentileza


159 – CMEI Alegria de Aprender

160 – CMEI Jardim Curitiba II
Rua JC-48 QD. 13 Nº 102 Lts. 1 E 2 - Jardim Curitiba III

Av. Do Povo C/ JC 14 APM 18 - Jardim Curitiba II
3299-2231

3298-2477
Dia 15/09 – Caminhada da Paz, conjunta Cmei Alegria de Aprender e CMEI Jardim Curitiba, com a participação das crianças, profissionais da educação e a família com a função de destacar a Paz e depois estaremos realizando o cantinho cultural

161 – EM TI Setor Grajaú
Rua G01 APM11 - Setor Grajaú
3588-6190
22/09 – Matutino – Aulão de ginática no pátio ou quadra com todo o coletivo vestido de branco – Sugestão: Palavra cantada e brinquedos cantados (Aeróbica do Senhor); Pintura e desenhos com o tema Cultura de Paz, construção coletiva, para expor na frente da Escola "A Paz é a Gente que Faz!"; Passeio Ciclístico ou Caminhada pela Paz com faixa e Vestidos de Branco; Sessões de Contação de História com a temática da Paz; Jogos Cooperativos (gincana) na quadra e no pátio com corrida do saco, ovo na colher, pular corda, etc.

162 – EM Profª Dalísia Elizabeth Martins Doles
Av. Frei Nazareno Confaloni Qd. 22 - Residencial Goiânia II
3205-6908
Dia 15/09 – Passeio Ciclistico pela Paz até o Parque Goiânia II e retorno à escola, com os educandos do Ciclo II e III, profissionais da educação e familiares; Caminhada da Paz com o Ciclo I, nas ruas que contornam a escola – Ações Simultâneas

163 - CMEI Professora Iacy Alba Rocha Ferreira Lima
Rua 15 c/ Rua 04 - Setor Aeroviário
35764343
Semana de Educação da Paz
17/09 – Contação de História "Adivinha quanto eu te amo", de Sam McBratney
18/09 – Gincana da Paz: serão realizadas provas com o intuito de promover o respeito e a cooperação entre as crianças
19/09 – Caminhada da Paz: faremos uma caminhada com todos os agrupamentos nos arredores da instituição, pedindo por paz no trânsito, nos esportes, nas famílias e nos momentos de atividades no CMEI (brincadeiras)
20/09 – Piquenique da Paz: será um momento de socialização entre os agrupamentos e servidores do CMEI
21/09 – Coral da Paz: o agrupamento EI-F fará uma apresentação em forma de coral com a música "A Força da Paz"

164 - CMEI Dra. Marizete Fernandes de C. Carvalho
Av. Comercial Qd. 57 Area 3, Lt 1 - Bairro da Vitória
3298-1899
Dia 15/09 – Abertura – Chá da Paz; Apresentação das crianças com a música "A Paz" de Roupa Nova; Exposição de trabalhos das crianças; Distribuição de mensagens
Dia 17/09 – Confecção de cartão para os familiares
Dia 18/09 – Confecção de um painel da Paz
Dia 19/09 – Leitura compartilhada da história "Um Mundinho de Paz" de Ingrid Biesemeyer
Dia 20/09 – Lanche da partilha
Dia 21 – Encerramento com balões com mensagens de Paz que serão soltos com a presença dos pais no momento da saída das crianças com fundo musical da música que foi usada na abertura

166 – CMEI Jardim Liberdade
Rua VMB 5 Qd 62 Jardim Liberdade
35815209
Dia 15/09 – 7:00 às 11:00 – Ambiente Educacional enfeitado com balões brancos e Faixa com os dizeres "Não a Caminho para a Paz, a Paz é o Caminho" - Dia Municipal de Cultura da Paz, na entrada do CMEI; Convite aos familiares para estarem no CMEI; Acolhida dos participantes com reflexões sobre a importância da não violência e da Paz; Distribuição de lenços brancos; Apresentação dos educandos - Música "Eu quero Paz"; Atividade de interação entre profissionais da educação, familiares e educandos na elaboração de um Mosaico alusivo a Paz; encerramento da programação com agradecimentos

167 - CMEI Vila Mauá
Rua General Cunha Matos Qd. 27 Lt. 05 Vila Mauá
0
Dia 21/09 - 18:00 h - PAZ em Família, com a participação das crianças, das famílias e da comunidade

168 – EM Dom Fernando Gomes dos Santos
Al. Parque Taquaral Qd. 48 Nº 464 - Residencial Goiânia Viva
3573-7189
Dia 15/09 - Gincana da Paz - com a participação de familiares, educandos e profissionais da educação: Jogos e Brincadeiras Pedagógicas enfocando o tema da PAZ; Confecção de cartazes e dizeres; Exposição de trabalhos sobre o tema; Apresentações culturais, com a participação de familiares, educandos e profissionais da educação

169 - EM. José Carlos Pimenta
Rodovia GO-080 KM 20 - Distrito de Vila Rica
3214-6071
Dia 15/09 – 8:00 às 11:00 - Apresentação de slides sobre a Paz; Caminhada da Paz com a comunidade escolar ao som da música "PAZ PELA PAZ"

170 - Escola Municipal Padre Pelágio

171 – EM Professora Edna de Roure
Rua 611 Quadra 509 N° 425 - Setor São José

Rua do Mercado Nº 89 - Vila Irany
3295-4179

3291-7493
Dia 15/09/2012 – 8:00 às 11:30 - "Passeata pela PAZ", saída EM Padre Pelágio até a E.M. Edna de Roure, onde acontecerão apresentações dos alunos, jogos cooperativos, palestras de médicos, advogados e psicólogos

172 - CEI Lar de Matilde
Rua Umburana com Rua Lavoura, Qd. 53, Lt 4E, Nº 44 - Bairro Santa Genoveva
3202-7713
Dia 14/09 - Matutino e Vespertino - Música: "Eu Quero Paz", Apresentação musical com todos os agrupamentos no espaço do refeitório, no vespertino onde as crianças poderão usar a camiseta branca do uniforme, utilizando nas mãos no momento de cantar balões brancos representando a paz. No turno matutino, o agrupamento EF irá apresentar uma coreografia com tema “Paz” em libras. Na entrada do CEI colocamos uma bandeira branca com a palavra “Paz”. Os pais serão comunicados via bilhete na agenda da criança sobre as atividades que serão realizadas durante a semana de 10 a 14/09/2012 do tema “Paz”

173 – EM Profª Maria Camargo
Rua C-152 Qd. 405 N.º 1201 Área 2 - Bairro Jardim América
3259-2007
Semana de Educação da Paz
- Durante toda a semana da Primavera da Paz", os planejamentos das atividades pedagógicas serão relacionadas ao tema -

17/09- Acolhida: Aberetura da semana da" Primavera da Paz"(leitura e reflexão de texto sobre a Paz) - Uso de fita branca no pulso por toda comunidade escolar.
18/09- Providenciar cartazes com mensagem de Paz
19/09- Palestra com a equipe da EPAZ - Tema: Bullinyng
20/09 - Estudo dos Valores humanos
21/09 - Usar camiseta branca (Dia mundial da Paz-ONU) e passeio ciclístico no turno matutino.
No dia 18 de agosto (sábado), realizamos nesta Unidade Educacional palestra sobre "Prevenção das Drogas", com Shirley Gondim e a comunidade escolar.

174 - CMEI Parque Atheneu

175 - CMEI JARDIM MARILIZA
Av. Parque Atheneu, Esq. c/ 201 - Parque Atheneu
3273-4169
Dia 14/09 - Mobilização pela Paz no Parque Carmo Bernardes, em parceria com CMEI Jardim Mariliza e outras instituições adjacentes

176 - Cmei Jardim Europa II
Rua C-145, esq c/ C-164 s/nº Jd América
3259-3789
Semana de Educação da Paz: diversas atividades significativas


177 - Centro de Educação Infantil Irmã Scheilla
Rua Caramuru Qd 18 Lt 08/16 - Jardim da Luz
3281-2607
Semana de Educação da Paz
Dia 17/09 - Teatro a tarde (15:00 as 16:00h) com o agrupamento :" CD e C" (maternal II e maternal III) (crianças de 2 a 3 anos)
Dia 18/09 - Oficina de artes (15:00 as 16: oo h) com o agrupamento " E " (Jardim I) (crianças 4 e 5 anos)
Dia 19/09 - Musicalidade e Coreografia (15:00 as 16:00 h) com o agrupamento:" EF" (jardim II) (crianças 5 anos)
Dia 20/09 - Abraço da Paz (16:00 as 17:00 h) com todos da instituição e participação da comunidade e escola vizinha
Dia 21 /09 - Teatro a tarde (15:00 as 16:00h) com o agrupamento : "A B" (berçario e maternal I) (crianças de 6 meses a 2 anos)

178 - CMEI Vila São José
Pça Nossa Senhora da Conceição S/Nº - Setor São José
3576-2656
Semana de Educação da Paz – 17 a 20/09, com participação das famílias e comunidade, culminância das ações dia 20/09 a partir das 16:30 com:
-Apresentações culturais das crianças;
-Mensagem de vídeo;
-Desfile da Primavera da Paz com enfoque aos valores Humanos;
-Caminhada em prol da Paz;
-Jogos e Brincadeiras cooperativos;
- Todas as crianças e profissionais da instituição estarão vestidos com uma camiseta branca preparada especialmente para este dia.


179 – EM Arcebispo Dom Emmanuel
Rua 01 Qd. 21 Lts. 160 e 162, Setor Castelo Branco
3292-2794
Dia 15/09 – 14:00 – Tarde Recreativa e o Abraço da Paz
Semana de Educação da Paz – 17 a 21/09
Painel: Eu Quero Paz; Produção da Coreografia e de um Livro; Paródia sobre paz; Peça Teatral: Somos Todos Iguais; Diversidade Cultural; Confecção de Livros Literários: "Ninguém é Igual a Ninguém" e "Diferente Nem Mais Nem" Menos"; Gincana e Jogos Cooperativos: dança cooperativa da cadeira; futebol de casal; volei de lençol; Olimpíadas da Paz; Música "Amigo" – Marilia Duarte; Pesias sobre Bullyng; Filme: "A Corrente do Bem"; Confecção de Cartões sobre o Filme "A Corrente do Bem"

180 – CMEI Jardim Guanabara I
Rua Juiz de Fora Qd.105 Lt. FT S/Nº, Jardim Guanabara I
3207-1562
Dia 15/09 – 8:00 – Caminhada da Paz nas proximidades do CMEI, com participação de familiares, educandos e profissionais da educação; Educando uniformizados, com balões brancos nas mãos, faixas e cartazes referentes ao tema

181 – EM Geralda de Aquino
Rua Antônio Lisita Lisboa, c/ Domingos Vigiano Nº 20, Cidade Jardim
3295-8042
Dia 16/09 – Trânsito Para Paz

182 – CMEI João Vaz
Rua Vitória Qd. 25 Lt.1 - Vila João Vaz
3295-1535
Semana de Educação da Paz
Dia 17/09 – Fixação de Cartazes nas dependências do CMEI, ilustrando e propagando a cultura da paz e rompendo com a violência; Dia 19/09 – 8:30 - Caminhada em favor da Cultura da Paz com a presença das crianças, servidores, pais ou responsáveis e membros da comunidade. As crianças estarão uniformizadas e os demais vestidos com roupas brancas. A caminhada será realizada nas imediações do CMEI, ilustrando um ideal através de cartazes, representando e conscientizando a pacificidade;
Dia 21/09 – Distribuição de folders informativos referentes ao assunto proposto: "Educação para a Paz como Prevenção da Violência".


183 – EM Professor Paulo Freire

184 – EM Stephania Alves Bispo

185 – EM Professor Nadal Sfredo
Rua JC-3 Qds. Q-2 E Q-3 - Jardim Curitiba IV
3298-1487
Dia 15/09 - Passeata da Paz, realizada em volta da Praça da Divisa entre o Jardim Curitiba IV e a Vila Mutirão participação das Escolas Municipais: Professor Paulo Freire, Stephania Alves Bispo e Professor Nadal Sfredo, com a ajuda da Guarda Municipal.

186 – CEI Lar Espírita Canuto de Oliveira
Av. Rio Grande do Sul Nº 273 - Setor Campinas
3233-6036
Semana de Educação da Paz – 17 a 21/09 – incluso no PPP
  1. Atividade envolvendo a família com o significado da paz
  2. Cartão com mensagem de paz
  3. Fitas brancas
  4. Mural com flores e palavras de paz
  5. Plantio de flores
  6. Plantio de mudinhas para a horta
  7. Histórias
  8. Músicas
  9. Filme
  10. Pintura
  11. Momento surpresa com lembrança com mensagem de paz.

187 – CMEI Vila Santana
Av. Sergipe Qd. 06, Lt. 25 N586, Setor Campinas
32810984
Dia 15/09 – 7h palestra "Paz na Família" para os pais com distribuição de mensagens, apresentação do coral, gincana e café da manhã
188- CMEI Cora Coralina
Rua Barão de Mauá, Qd 5, Lt. 15/16, Biarro Goiá
32961190
Dia 17/09 – Atividades diversificadas: leitura de textos informativos, rodas de conversas
sobre cultura de paz e não violência; destacando os valores humanos: verdade, amor, justiça amor e ação correta
Dia 18/09 – Construção de cartazes, faixas, fitas brancas e bandeirinhas brancas para entregar e ornamentar em prol da paz.
Dia 19/09 – 8h – caminhada da paz com carro de som e balões brancos, cartazes e bandeirinhas construidas.
Dia 20/09 Vídeos que tartam da Cultura de Paz e Nao violência
Dia 21/09 – Planejamento pedagógico mensal para avaliar as ações.





PARCERIA INTERSETORIAL

Local
Endereço
Fone
Dia / Horário
Palestra / Responsável
E. M. Profa. Antônia Maranhão do Amaral
Av. Argentina Monteiro n.º 2131 Conjunto Vera Cruz II e III
3593 8629




Igualdade e Equidade na Construção da Paz Mundial. Fone de contato: 32531240



Educação para Cidadania Mundial
E. M. Maria Genoveva
Rua Pecuária nº 351
Bairro Santa Genoveva
3204-2010

E. M. Nossa Senhora Aparecida
Rua B - 21 quadra 27 lote a/e Bairro São Domingos
3524 3409
Dia 18/09 –matutino
E. M. Vereador Carlos Eurico Camargo
Av. Bacuri n.º 485
Parque Santa Rita
3296-8385

E. M. João Clarimundo de Oliveira
Rua 3 n.º 111
Bairro Água Branca
3284-2539

E. M. Jalles Machado de Siqueira
Rua Aruanã Qd. k-1 nº 61
Jardim Bela Vista
3282-2155
Dia 20/09 –matutino
E. M. Cel. José Viana
Rua Cm-7 entre Cm-8 e Cm-10 Qd.8 nº 150 Setor Cândida de Morais
3297-3682

E. M. Cel Salomão Clementino de Faria
Rua 12 esq. c/ Av. Dom Prudêncio Qd. 544 Lt . 4/5 n.º 914
Setor São José

3295-8619

E. M. Manoel José de Oliveira
Rua T-14 c/Rua S-1 Qd. 165 - a Lt -7
Setor Bueno
3255-6738

Cmei Jardim Europa II
Rua C-145, esq c/ C-164 s/nº Jd América
3259-3789
Dia 17/09 –matutino
Escola Neio Lúcio Naciff
Rua Padre Eliezer Qd. C-19 Lt 5 Conjunto Vera Cruz I
3299-1495
Dia 21/09 –matutino
Projovem GYN
Rua 10, n° 494 – Setor Sul

35241101- 35241107


Cmei Jardim Europa
Rua Marselha Qd. 99 s/n Lts.8 e 9 Jardim Europa
3278-6608

E. M. Jalles Machado de Siqueira
Rua Aruanã Qd. k-1 nº 61 Jd Bela Vista
3282-2155

E. M. Cel. Salomão Clementino de Faria
Rua 12 Esq. c/ Av. Dom Prudêncio Qd. 544 Lts. 4/5 n.º 914
3295-8619

E. M Jaime Câmara
Rua Granada Nº 140, Jardim Europa
3579-1455
Dia17/09-vespertino
Igualdade e Equidade na Construção da Paz Mundial. Educação para Cidadania Mundial - Fone de contato: 32531240
9° Encontro do Grupo de Trabalho e Estudo de Educação da Paz (EPAZ) no Centro de Formação Paulo Freire (CEFPE)







Av Paranaíba, nº 871 – Setor Central
35248919 35242319
Dia 24/09- Turma D - 7h30 às 11h30

Dia 26/09 - Turmas A, B e C - das 7h30 às 11h30; 13h30 às 17h30 e 19h às 22h
"Módulo: A Pedagogia da Interação Sistêmica como Instrumento da Cultura da Paz na escola” - 2ª Parte

Responsáveis :
  • Maria Abadia Silva
Bacharel em Direito e Consultora Organizacional

Parque Areião



Av. Areião s/n Setor Pedro Ludovico (fundo do Ipasgo)


Dia 14/09 das 8h às 11h30
Mostra de Educação Ambiental na Vila Ambiental de projetos de Educação Ambiental de unidades escolares da Rede Municipal de Ensino
GT da Paz



IV Semana Municipal de Cultura de Paz 2012
  1. Dia 14 de setembro (Sexta-Feira)
Evento: Abertura da Semana Municipal de Cultura de paz. Atividade: Hasteamento da Bandeira da Paz. Local: Pátio do Paço Municipal - Horário: 9h - Atividade: Abertura oficial da Semana Municipal de Cultura de Paz. Horário: 10h30min - Local: Auditório 6 andar. Entidade responsável: Assessoria Especial para a Promoção da Igualdade Racial GT da Paz.
  1. Dia 15 de setembro (Sábado)
Evento: Abertura da Semana da Primavera da PAZ na Universidade Salgado Oliveira - Atividade: Palestra, vivências e experiências de Cultura de Paz; Local: Universidade Salgado de Oliveira Auditório NPJ Núcleo da Prática Jurídica. Horário: 8h30min as 11h30min - Entidade responsável: Rede Pela Paz e Núcleo de Cultura de Paz Faculdade Universo.
Evento: Festa de Xangô
Local: Ilê Ase Alaketu Omi Osalufan - Rua Ceci q.13 l.17 Vila Rosa (próximo ao terminal de ônibus cruzeiro do sul). Atividade: Festa de Orixá (festa de Xangô) - Horário: 20h - Entidade responsável: Fuceg (Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de Goiás).
  1. Dia 16 de setembro (domingo)
Evento: Diálogo sobre liberdade religiosa - Atividade: Unidade Mundial e Liberdade Religiosa - Local: Unidade Mundial e Liberdade Religiosa
Sede Bahá'í: Rua C-234, Quadra 276, Lote 02, Setor Nova Suíça. Horário: 17h30min - Entidade responsável: Comunidade Bahá’í
  1. Dia 18 de setembro (terça-feira)
Evento: Cultura da Paz- histórico, ação política e social. Atividade: Palestra com os cursos de direito, publicidade e jornalismo. Palestrante: Prof. Dr. Carlos Santander – UFG - Tema: Evolução histórica e teórica sobre a paz. Palestrante: Prof. Ms. Joelma Cristina Gomes. Tema: Cultura de Paz e Gestão Pública – Prefeitura de Goiânia. Palestrante: Prof. Ms. Barbiere PDH – Programa de Direitos Humanos-Puc. Tema: Direitos Humanos e Cultura de Paz. Apresentação com a fala dos integrantes do GT da Paz e diálogo com a comunidade acadêmica. Local: Mini-auditório no prédio do direito campus 5 Puc bloco D. Horário: 9h às 11h30min. Entidade responsável: PUC/ Goiás e GT da Paz municipal.
  1. Dia 19 de setembro (quarta-feira)
Evento: 3 Dias Pazeando - Mostra Telinha da Paz. Atividade: Mostras e Palestra com as temáticas de Cultura de Paz, com os Educandos da EM Jalles Machado de Siqueira e EMTI Marechal Ribas Júnior. Local: Cine Ouro. Horário: 9h às 11h – Mostra na Telinha. Horário: 16h às 18h – Plenária com os integrantes GT da Paz do Município. Horário: 20h - Shows beneficentes pré-lançamento do CD Pazeando - Banda Sentido Contrario. Entidade responsável: Instituto Soldados da Paz e Grupo de Trabalho da Paz da Prefeitura de Goiânia.
  1. Dia 20 de setembro (quinta-feira)
Evento: 3 Dias Pazeando - Mostra Telinha da Paz. Atividade: Mostras e Palestra com as temáticas de Cultura de Paz. Local: Cine Ouro. Horário: 9h às 11h – Mostra Telinha da Paz, com os Educandos da EM Jalles Machado de Siqueira e EMTI Marechal Ribas Júnior. Horário: 16h às 18h – Plenária com os integrantes GT da Paz do Município. Horário: 20h - Shows beneficentes pré-lançamento do CD Pazeando - Banda Sentido Contrário. Entidade responsável: Instituto Soldados da Paz e Grupo de Trabalho da Paz da Prefeitura de Goiânia.
  1. Dia 21 de setembro (sexta-feira)
Evento: 3 Dias Pazeando - Mostra Telinha da Paz. Atividade: Mostras e Palestra com as temáticas de Cultura de Paz, com os Educandos da EM Jalles Machado de Siqueira e EMTI Marechal Ribas Júnior. Local: Cine Ouro. Horário: 9h às 11h – Mostra na Telinha. Rua 3 esq. c/ Rua 9 – Galeria Ouro – Centro. Horário: 19h – DIÁLOGO e entrega de documento sobre Cultura de Paz aos prefeitáveis. Noturno: 20h - Shows beneficentes pré-lançamento do CD Pazeando - Banda Sentido Contrário. Entidades responsáveis: GT da Paz do Município organização: Instituto Soldados da Paz e UNIPAZ. Evento: Encerramento da Semana municipal de cultura de paz. Atividade: Encontro Devocional Inter-religioso. Local: Monumento da Paz - Bosque dos Buritis. Horário: 17h às 18h30min. Entidade responsável: Comunidade Bahá’í GT da Paz. “Quando se tem uma inspiração, deve-se confiar nela e agir”. Jack Canfield. Assessoria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – ASPPIR. Grupo de Trabalho da Paz de Goiânia - GT da PAZ. Coordenadora: Joelma Cristina Gomes. End: Av Tocantins, nº 191, Piso I – Centro. Fones: (62) 35242356/ 8415-1601. www.asppirgo.blogspot.com, www.facebook.com/assessoriadaigualdaderacial, www.facebook.com/gtdapazgoiania

PLANO DE AÇÃO E RESULTADOS
GTE EPAZ/2012
1
URE – Central
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – EM Maria Odete Augusta de Brito
TURMA – A
NOME DO SUBPROJETO – Resgatando Valores para a Paz
AUTORIA – Ilza Almeida de Jesus Silva & Maria José Coelho Soares Bueno
PLANO DE AÇÃO – facilitar a trajetória dos educandos, partindo do princípio que praticando a paz tudo que fizerem se tornará mais fácil, produtivo e prazeroso. Resgatar valores morais e culturais latentes que, sem eles, as pessoas não sonham, não têm esperança e perspectiva de vida pacífica e harmoniosa; onde a paz irradia de nossos corações, valorizando e respeitando as diferenças existentes e a inteligência individual de cada um possa praticar a inclusão social.
SINTESE - Partindo do princípio que praticando a paz tudo se torna mais produtivo e prazeroso as autoras buscam resgatar valores morais e culturais. Propõem que a escola se oriente por duas vertentes, ambas interligadas entre si: Inclusão social, boa convivência e os direitos humanos, tendo sempre como foco principal a busca pela paz em todos os ambientes, situações e fortalecendo as ações feitas na comunidade. Partem do princípio de que a paz é fruto da justiça, do diálogo, da partilha, da cooperação, da solidariedade e esta se concretiza com a ação das pessoas comprometidas com a educação do ser humano, seja na relação consigo mesmo, com os outros e com a planeta.
RESULTADOS – Todos se mantiveram interessados pelo tema resgatando valores para a paz: alunos, professores, funcionários, pais e a comunidade local. Foram realizados bazares, festa junina, feira cultural, dia da família, gincanas, excursões e cantata de natal.
2
URE – Central
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – EM João Clarimundo de Oliveira
TURMA – A
NOME DO SUBPROJETO – Paz
AUTORIA – Miriã Justina Cavalcante Calixto
PLANO DE AÇÃO –
SINTESE - Partindo de reflexões do coletivo sobre Paz, a instituição se propõe ampliar e vivenciar o conceito através de dinâmicas de grupo, filmes, painéis, gincanas e palestras com o Conselho Tutelar, Batalhão escolar, CAPS Girassol e a Instituição Filantrópica Pão e vida.
RESULTADOS ALCANÇADOS -
3
URE – Maria Helena Bretas

INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – CMEI Jardim Balneário Meia Ponte & CMEI Lygia Rassi
TURMA – A
NOME DO SUBPROJETO – EPAZ nos CMEIS
AUTORIA – Sandra P. Rocha
PLANO DE AÇÃO – Repasse do curso à comunidade escolar pelas multiplicadoras e elaboração do projeto e montagem do bazar dos usados; trabalhar cotidianamente os valores pertinentes às ações previstas; comemoração do dia das mães integrando famílias e CMEI's. Comemoração da festa junina; realização do Projeto Horta; apresentações culturais com a presença das famílias na instituição. Comemoração do dia dos pais; realização da Feira Cultural da Paz. Trabalhar a Ecologia; realizar dinâmicas com as famílias orientando-as como trabalhar os valores construtores de um didadão; passeiu ao clube SESC Faiçalville, para uma integração e socialização com outras comunidade para uma integração e socialização com outras comunidades. Realizar a semana da criança, dia do professor e festejar o aniversário de Goiânia. Atividade integrada eu quero PAZ e passeio a Vila Ambiental; apresentação de trabalhos realizados com o Cantinho da Literatura com enfoques da PAZ. Realização de dinâmicas envolvendo a família orientando como trabalhar os valores construtores de um cidadão. Avaliação do desempenho de todos os seguimentos da comunidade do CMEI; apresentações Culturais com luzidos de Natal, promovendo a Paz para todos da comunidade; atividades individuais e coletivas.
SINTESE - Profissionais da educação, familiares e crianças dos CMEIs procuraram realizar e vivenciar o que seja Paz através de diferentes atividades desenvolvidas e avaliadas ao longo do ano. Consideram que o desenvolvimento de uma Cultura de Paz deve ser precedido de reflexões e pontuações no processo da busca de novos saberes.
RESULTADOS ALCANÇADOS – A busca constante de estratégias para desenvolver o projeto EPAZ tem provocado grande desafio para a equipe envolvida no processo de desenvolvimento de ações que servirá de subsídios para o aprendizado relevando considerações de respeito e dignidade ao convívio social das pessoas das instituições e comunidade. O processo de montar e remontar o quebra cabeça de atividades de interesse ao público alvo, requer estudos e pesquisas levantando hipóteses e questionamentos do que pode ser bom ou não ao grupo. Em termos legais e reconhecimento dos competentes tais como o Conselho Municipal de Educação (CME) e Secretaria Municipal de Educação (SME) eleva nossas esperanças que poderá esse projeto contribuir para uma organização social da comunidade setorial, como militantes de luta e multiplicadores de conscientização da população da necessidade de viver em grupo com o mesmo objetivo de transformação para um mundo melhor sem preconceito e discriminações, respeitando as diferenças.

4
URE – Brasil de Ramos Caiado
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – EM Coronel José Viana Alves
TURMA – A – B - C
NOME DO SUBPROJETO – Reciclar para uma saúde melhor
AUTORIA – Cristina Maria Santos Machado & Lorena gomes Pereira Lino
Marcia de Oliveira Borges Alves & Maria Aparecida Pereira
Maria Aparecida Junqueira dos Santos & Maria Garcia Moura
Ana paula do Nascimento Mendonça & Elizangela Maria do Amparo
Onofra Alves Moreira
Inácio B. Araújo Neto
PLANO DE AÇÃO – Propor e realizar ações que viabilizem o entendimento da cultura da paz e a construção de meios para que os participantes da escola, em especial os da EAJA, se envolvam nesta cultura. Trabalho com alunos dos ciclos I, II e III a questão da importância da reciclagem. Confecionar cartazes da jornada ampliada e explicar o que é coleta seletiva e o reaproveitamento de alguns materiais descartáveis. Conscientizarnos sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente e por melhor qualidade de vida.
SINTESE - A EM Coronel José Viana já desenvolve o macro Projeto ECO EFICIENTE e dentro deste as autoras trabalham com os alunos do ciclo I, II e III a importância da reciclagem para o meio ambiente e por uma melhor qualidade de vida partindo da coleta seletiva e o reaproveitamento de alguns materiais decartáveis. Dentro do projeto valorizam o trabalho de equipe e destacam a conscientização dos educandos no papel de cidadão.
RESULTADOS ALCANÇADOS – Com este projeto concluímos um melhor ambiente de trabalho e alunos mais conscientes da importância da reciclagem. Percebemos que nada é impossível se trabalharmos em equipe, com várias idéias juntas fica mais fácil de fazer acontecer. Também percebemos o entusiasmo dos alunos e a consciência dos mesmos no seu papel de didadão.
5
URE – Brasil de Ramos Caiado
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – EM Rotary Goiânia Oeste
TURMA – A
NOME DO SUBPROJETO – Paz é a gente que faz
AUTORIA – Maria José Gualberto da Silva & Maria Francisca R. Dos Reis
PLANO DE AÇÃO – Motivar os alunos a cooperarem uns com os outros nas brincadeiras do recreio. Interferir quando estarão discutindo. Incentivar o uso das palavras magicas e das boas maneiras. Evitar os desperdícios. Outras ações propostas foram as de orientar as crianças de todo bem que se pode proporcionar com hábitos de respeito, amor, limite e carinho com o próximo. Proporcionar ao educando momento de conscientização e reflexão acerca da importância de um ambiente de paz, harmonia, respeito e amor ao proximo.
SINTESE - Maria José e Maria Francisca trabalharam para promover no ambiente escolar harmonia e paz durante o horário das refeições. Neste processo incentivaram as palavrinhas mágicas, as boas maneiras, motivaram os alunos a cooperar uns com os outros nas brincadeiras do recreio, durante as refeições e evitar o desperdício. Quando se fez necessário, procuravam interferir para tornar as ações mais acertivas e mediaram os conflitos em tempo real.
RESULTADOS ALCANÇADOS – As dinâmicas com recorte de revistas demonstraram que a união é importante; a união faz a força; que devemos ter sensibilidade pelos problemas do outro, não se preocupando somente conosco. Percebeu-se a importância dos Direitos Humanos em nossas vidas; que devemos mudar nosso conceito em relação às pessoas deficientes, não sendo preconceituosos e observando o "outro lado das pessoas".
6
URE – Tomé
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – CMEI Vila Redenção & CMEI Vila Legionárias
TURMA – A
NOME DO SUBPROJETO – Paz – depende de cada um de nós
AUTORIA – Neyla A Ramos Caiado & Palloma de Carvalho rodrigues
Pollyane Oliveira Carmo Alves & Rejane Mendes da Silva
PLANO DE AÇÃO – Conscientizar a comunidade educacional sobre a importância do ambiente de paz. As ações foram desenvolvidas por meio de reuniões, dinâmicas e o projeto da "Pessoa Amada", no qual um funcionário ficou responsável pou outro durante o ano. Esta foi uma forma de revelar uma pessoa oculta no dia de seu aniversário, melhorando as relações interpessoais. Conversar com as crianças e servidores sobre paz e como cooperar para que a cultura da paz prevaleça. Em seguida envolver os funcionários na peça teatral "O bom samaritano". Utlizar vídeos, textos reflexivos sobre a paz nas reuniões de planejamento pedagógico; promover passeatas em manifesto pela paz.
SINTESE - Percebendo as demonstrações de atitudes agressivas das crianças, o grupo se organiza para intervir partindo de reflexões sobre as relações interpessoais, do hábito de trabalhar coletivamente, das atitudes de respeito e tolerância ao colega, do auto controle no que se refere ao controle de voz e contato físico com o colega e estende esta nova compreensão do que seja Cultura de Paz aos educandos.
RESULTADOS ALCANÇADOS – Professores e funcionários participaram com empenho e dedicação no estudo dos textos. Todos tiveram atitude respeitosa e compeensiva quanto nossa ação; servidores com dificuldades de interagir, tiveram a oportunidade, por meio da dinâmica, de expor suas ideias.
7
URE – Jarbas Jayme
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – CMEI Jardim Ana Lúcia
TURMA – A
NOME DO SUBPROJETO – Como contribuir?
AUTORIA – Hiordana P. S. Almeida Guedes
PLANO DE AÇÃO – Estudo de textos, artigos, reportagens do curso Epaz, discussão, compreensão com o corpo de funcionários da instituição. Apresentação de vídeos musicais sobre o tema para um momento reflexivo. Apresentação de vídeos musicais sobre o tema para um momento reflexivo. Apresentação sobre o que é o Epaz; elaboração de cartazes; momentos de reflexão com som ambiente; atividade envolvendo a comunidade 15 de setembro: dia da paz no CMEI.
SINTESE - Respondendo a questão proposta, a autora procura desencadear na instituição reflexões e ações para estimular uma convivência pacifica ampliando o conceito de paz, compreensão de que nossos atos influenciam o meio em vivemos e do cultivo de valores no dia a dia. O projeto foi trabalhado ao longo do segundo semestre com diferentes metodologias e deverá ser incluído no PPP de 2013.
RESULTADOS ALCANÇADOS - ?
8
URE – Central
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – CMEI Cecilia Meireles
TURMA – A
NOME DO SUBPROJETO – Conversando com a família
AUTORIA – Sônia Maria Leite Carvalho
PLANO DE AÇÃO – Se relacionar com as famílias para construir uma parceria produtiva, baseada no respeito e busca pelo bem comum. Aprofundar temas e discussões para melhorar a convivência entre os participantes e sua família, melhorando o exercício de suas funções e a maior beneficiada é a criança com pais mais conscientes e convictos do seu real papel.
SINTESE - Partindo do que diz as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (2009) a respeito dos direitos das crianças na organização da proposta pedagógica, do espaço, tempo e da escuta cotidiana da família, a escola se organiza para contemplar com eficácia este quesito. Para tal procuram trazer a família para dentro da instituição numa parceria de co responsabilidade e abrem espaços para aprofundar temas e discussões que contribuem para uma melhor convivência entre os participantes e sua família, ajudando-os a melhor exercerem suas funções como pais conscientes e convictos do seu real papel. As propostas são inovadas ou incrementadas no inicio de cada ano, entretanto algumas perduram sistematicamente, tais como: encontros mensais com as famílias, passeio com os familiares a uma chácara e a culminância do projeto com a Feira da família em dezembro onde todos, familia, comunidade , funcionários e amigos comercializam aquilo que produzem.
RESULTADOS ALCANÇADOS -
9
SME / DAE
TURMA – A - B
NOME DO SUBPROJETO – Terapia ocupacional e qualidade de vida no trabalho
AUTORIA – Alessandra Gomes Pereira Carezol & Ana Cláudia Melo do Amaral Barreto &
Cristina Xavier Ramos
PLANO DE AÇÃO – Conscientizar os profissionais em educação da necessidade de cuidar da saúde física, mental e emocional. Despertar interesse em praticar atividades físicas de relaxamento e outras atividades que promovam a saúde. Promover ementas voltadas para o bem estar pessoal, social, cultural e ambiental do profissional. Desenvolver através de atividades terapêuticas com enfoque educativo, preventivo, curativo em uma abordagem individual ou grupal objetivando possibilitar a motivação, a produtividade, a rentabilidade e a satisfação com o seu trabalho.
SINTESE - A equipe procura conscientizar os profissionais do DALE – Departamento de Alimentação Escolar da necessidade de cuidar da saúde física, mental e emocional partindo do enfoque educativo, preventivo e curativo. As atividades propostas visam ainda despertar o interesse por atividades físicas e técnicas de relaxamento.
RESULTADOS ALCANÇADOS – Como foi proposto no início do projeto, considera-se que os resultados superaram as expectativas, o curso EPAZ alavancou metas importantíssimas no cotidiano do profissional de educação participante da ação proposta. Busca de melhorias na qualidade de vida foram reavaliadas. Repensamos nossas ações e praticas pessoais e profissionais, melhorias na afetividade e relações humanas, houve mais interesse nas práticas de atividades físicas, despertando para a necessidade de cuidar mais de si mesmo, com o propósito de obter mais saúde e qualidade de vida no cotidiano.
10
URE – Maria Helena Bretas
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – CMEI Vila São José
TURMA – A
NOME DO SUBPROJETO – Somos a paz que queremos
AUTORIA – Maria de Fátima Silva Pinto
PLANO DE AÇÃO – Construir relações de paz em que seja fomentado a disseminação da paz; promover diálogos entre família e instituição; construir a árvore da paz; promover desfiles; realizar teatros educativos, oficinas, contação de histórias, festa da família; articular a caminhada pela paz.
SINTESE - Com o tema "O segredo da Paz... a palavrinha Amor", a autora procura fazer intervenções no que diz respeito ao egocentrismo dos adultos e crianças para melhorar as relações na instituição, com o meio ambiente e propõe reflexões e regras de boa convivência para fomentar construtos de relações disseminadoras da paz.
RESULTADOS ALCANÇADOS – O envolvimento de todos foi o principal degrau para alcançarmos nossos objetivos, onde podemos hoje perceber, que todas as ações proporcionaram estreitamento de nossas relações e nos oportunizou a possibilidade de construirmos em grupo nossas relações de paz cotidiana.
11
URE – Maria Helena Bretas


INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – CMEI Vila Santana
TURMA – A
NOME DO SUBPROJETO – Um mundo cheio de paz
AUTORIA – Rosane Dias de Souza Andrade
PLANO DE AÇÃO – Trabalhar com valores para que as crianças possam expressar seus sentimentos e utilizem os valores todos os dias, sendo capazes de conviver com as diferenças. Demonstrar que a paz é construída todos os dias e enender o significado dela; conscientizar as croanças quanto a cultura da paz; aprimorar o vocábulo, a imaginação e a criatividade; introduzir palavras magicas para que sejam utilizadas diariamente; perceber atitudes positivas e negativas durante suas ações; envolver os professores e administradores no projeto para melhorar o ambiente de trabalho.
SÍNTESE - Rosane monta seu plano de ação através de uma roda de conversa com as crianças de seu agrupamento e passa a desenvolvê-lo com a participação do coletivo da instituição. O projeto trabalha os valores humanos no dia a dia destacando a arte da convivência com as diferenças e a importância de cada um na construção da paz. A autora enfatiza a reflexão para a conscientização da cultura de paz, aprimoramento do vocabulário, imaginação e criatividade.
RESULTADOS ALCANÇADOS – as crianças souberam dizer o que significa a palavra paz por meio de leituras, filmes e vivências do dia-a-dia nas salas de aulas, no patio e na hora das brincadeiras; quando a criança pedia por favor, parou de tomar o brinquedo da mão do colega. Começaram a utilizar as palavras magicas e cuidar melhor do seu amiguinho. Muitos expressaram que a paz é a família deles, os bichos do mundo que devemos cuidar e a natureza que é as árvores e todas as plantas. Eles sabiam identificar quando uma outra criança agia de forma que não tinha haver com a paz tal como morder no colega, tomar o brinquedo do outro; quando acontecia isso eles já diziam que aquilo não era paz.
12
URE – Central
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – Cmei Jardim Goiás
TURMA – A - B
NOME DO SUBPROJETO – Reflexões sobre a minha paz interior
AUTORIA – Ana Marly de Almeida Lopes & Ildeuvânia A. S. Kakumoto
Rosana Januário da Silva & Deusalina Clarinda Patrocínio
PLANO DE AÇÃO – Compartilhar materiais e conteúdos oferecidos nos encontros do grupo de trabalho e estudo da Educação da Paz; comunicar as metodologias utilizandas nos cursos. Despertar o interesse pela leitura de temas relacionados à cultura de paz; refletir sobre as inquietações ocorridas devido a falta de comunicação e socialização do trabalho realizado individualmente ou de forma coletiva; questionar sobre paz interior; ampliar as possibilidades de vivêcias, criando oportunidades nas famílias e na comunidade no sentido de expressar os bens culturais tal como lazer e educação.
SINTESE - Através de observações e percepções do grupo durante a rotina, as autoras identificam pontos que precisam ser melhor considerados dentro da Proposta Politica Pedagógica da instituição. Partindo dos indicadores de qualidade da Ação Pedagógica na Educação Infantil do Município de Goiânia, nos itens Relações Humanas – Adulto/adulto e Direitos da Criança – Direito a desenvolver sua identidade cultural, racial e religiosa, a equipe planeja ações que podem ser compartilhadas com o coletivo e que oportunizam as mudanças necessárias.
RESULTADOS ALCANÇADOS – observou-se que os servidores se envolveram com a proposta, participaram, leram os textos no mural. Alguns pediram para levar os textos para fotocopiar por terem gostado e desejavam fazer uma leitura mais detalhada. Parte dos servidores liam nos murais, folderes, cartilhas e outros. Houve interação nos momentos das leituras das mensagens expostas no mural, em que tiveram a oportunidade de refletir sobre sua paz interior. Observou-se melhorias na comunicação e socialização do coletivo, possibilitando reflexões sobre as ações de cada um; apropriação da cultura de paz, resultando numa comunicação mais direta e espontânea com o coletivo.
13
URE – Jarbas Jaime
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – Escola Neio Lúcio Naciff
TURMA – A
NOME DO SUBPROJETO – Valores humanos aplicados aos profissionais da Escola Neio Lúcio Naciff
AUTORIA – Luciene Cunha Barbosa
PLANO DE AÇÃO – Minimizar as distâncias inter-relacionais existentes no coletivo da escola. Intervir junto a equipe que trabalha na instituição administativa, gestores e educadores.
SINTESE - A partir de uma concepção humanística a autora propõe um trabalho com o coletivo, de valorização e reconhecimento dos profissionais, desenvolvendo alternativas para mudanças, interação com o outro, flexibilidade e habilidade para a resolução de conflitos, criando um ambiente favorável, com administração do tempo, comunicação transparente, ação reflexiva e coletiva e superação.
RESULTADOS ALCANÇADOS – Os administrativos que antes não participavam do processo educativo se tornaram aliados e colaboradores fiés em todas as ações que o coletivo propunha. Profissionais da educação do ciclo I se colocaram no firme propósito de se agruparem para um fazer pedagógico com afinco e de qualidade. Realizando um atendimento individual, em pequenos grupos, reagrupamento para sanar as discrepâncias educacionais. As ações alfabetizaram 91% de alunos na instituição, um marco na história da escola. O Coral Luzes ficou com o primeiro lugar do concurso da Secretaria Municipal de Educação, com a música Pequizeiro, coroando de êxito o trabalho coletivo das professoras do ciclo II. O processo do pensar coletivo se estabeleceu como forma de superação de conflitos e ambiente humanístico conscretizado.
14
URE – Thomé
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – CMEI Vila Redenção
TURMA – A
NOME DO SUBPROJETO – Paz: um caminho necessário
AUTORIA – Eliene Vieira da Silva Souza & Rosa Maria Matos de Lima da Silva
PLANO DE AÇÃO – Conscientizar a comunidade educacional, considerando funcionários, crianças, pais e vizinhança, quanto a importância de se construir um ambiente de paz. Buscar a compreensão que a paz abrange ações pequenas que começam com e na pessoa. Perceber que a ação pacífica de convivência e tolerância facilita lidar com situações delicadas. Valorizar o amigo e respeitar o próximo; perceber hábitos cotidianos que auxiliem a comunidade educacional e vizinhança tornarem-se agradáveis; ler e interpretar imagens, filmes, literaturas; registrar experienciações e vivências grupais; apresentar atitudes de valorização, solidariedade, respeito, sinceridade, cooperação, paz, educação, diálogo e ética.
SINTESE - O projeto apresenta-se como uma iniciativa de valorização do ser humano em suas relações com o outro, procurando entender e mediar os conflitos existentes nas famílias , no ambiente de trabalho e em outros espaços sociais. Partem do pressuposto que a reflexão e a conscientização são importantes para construir um ambiente de paz e que compreender a paz abrange ações pequenas que começam com e na própria pessoa.
RESULTADOS ALCANÇADOS – Professores e funcionários do CMEI participaram com empenho e dedicação no estudo dos textos. Houve respeito e compreensão de nossa ação, sendo que servidoras com dificuldades de interação expuseram suas ideias e pensamento. As crianças compreenderam o significado da paz (carinho, amor, amar o colega, que é Cristo, dividir as coisas), que na oportunidade proporcionou mudanças no comportamento delas. Passaram a dizer por vafor, obridgado e outras formas de gentileza no trato com o outro.
15
URE – CENTRAL
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – CMEI Cecília Meireles
TURMA – A
NOME DO SUBPROJETO – Ação formativa
AUTORIA – Sônia Maria Leite Carvalho
PLANO DE AÇÃO –
RESULTADOS ALCANÇADOS – A cursista ficou motivada e interessada pela continuidade do curso. O título EPAZ chamou-lhe a atenção, juntamente com a organização e seriedade dos coordenadores; cada assunto contribuiu para aumentar sua satisfação pelos momentos de reflexão sobre os temas. A condição de multiplicadora de reflexão aguça sua responsabilidade e ação. Considerou positivas as trocas de experiência especialmente o projeto "Conversando com a Família", sendo a PAZ um passo para reestruturar e subsidiar as famílias. Destacou como especial os textos de Paulo Freire sobre Paz e a "Carta Fordtaleza". Houve crescimento pessoal e ampliou suas reflexões.
16
URE – CENTRAL
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – Professor Lourenço Ferreira Campos
TURMA –
NOME DO SUBPROJETO – Projeto Escola Municipal Professor Lourenço Ferreira Campos na Busca Pela Paz
AUTORIA – Kely Cristina de Silva Pina; Maria Éster F. De Oliveira Araújo; Marlene Rocha S. Carvalho e Roseli Maria Valeriano de Oliveira
PLANO DE AÇÃO –
RESULTADOS ALCANÇADOS – Todos os participantes da comunidade escolar, incluindo alunos dos Ciclos I, II, Educação Infantil e parceiros se interessaram pelo tema da Educação pela Paz e fizeram com que ele acontecesse. Mesmo diante das dificuldades em relação a valores a escola se tornou palco de reflexão de posturas, propondo novos caminhos para uma convivência respeitosa e ética no exercício da cidadania e busca pela Paz.
17
URE – THOMÉ
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – CEMEI Jardim Presiente
TURMA – B
NOME DO SUBPROJETO – Cada amigo de um jeito que respeito
AUTORIA – Francisca Maria Borges Cavalcante
PLANO DE AÇÃO – Identificar conflitos e reconhecer que eles ocorrem e refletir suas causas, consequências e encaminhamentos conciliadores. Expor sentimentos e opiniões. Refletir sentimentos de afeto em conflitos, respeitando o jeito de cada um. Refletir sobre falas e atitudes e seus resultados. Perceber distintos interesses, necessidades e desejos no grupo. Reconhecer e respeitar as diferenças no grupo, manifestando respeito entre colegas. Desenvolvimento da auto-estima, autoconfiança, estimulando a participação ativa nos projetos propostos.
RESULTADOS ALCANÇADOS -
18
URE – CENTRAL
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – CEMEI Água Branca
TURMA – B
NOME DO SUBPROJETO – Todos juntos pela paz
AUTORIA – Aunícia Maria, Cristiane Collodete e Osni Lopes Macedo
PLANO DE AÇÃO – Estender o projeto a toda coletividade, atingindo os relacionamentos entre funcionários, crianças e suas famílias. Desenvolver ações de socialização, promovendo a amizade e a afetividade entre as crianças do mesmo agrupamento e outros.
RESULTADOS ALCANÇADOS – O tema paz foi desenvolvido nos vários modelos de relacionamento, atingindo as crianças, os pais, as profissionais e a comunidade. O empenho das profissionais em oferecer sugestões e das crianças em falar o que pensam através de relatos orais e das opiniões expressam em bilhetes para os pais, bilhetão e pomba da paz, foram uma expressão do sucesso alcançado.
19
URE – BRETAS
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – CEMEI Professora Darly
TURMA – B
NOME DO SUBPROJETO – Reduza, reuse e recicle
AUTORIA – Sirlene Martins Borges
PLANO DE AÇÃO – Conscientizar funcionários e alunos para que eles possam adotar a separação de resíduos não só no CMEI, mas em suas residências. Implantar a sedparação de resíduos no CEMEI e semear a consciência para que o interesse se torne hábito na vida de todos.
RESULTADOS ALCANÇADOS – Houve uma colaboração positiva de professores e alunos. No momento da ação houve colaboração de todos, portanto os resultados não foram alcançados, porque não há interesse por parte de todos em colocar em prática no dia-a-dia o objetivo proposto.
20
URE – THOMÉ
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – EM Sebastião Arantes
TURMA – B
NOME DO SUBPROJETO – Cultivando a paz na sala de aula
AUTORIA – Maria Marta da Silva Lopes
PLANO DE AÇÃO – Expor conhecimentos de valores morais e éticos tal como amizade, cooperação, respeito, responsabilidade, disciplina, honestidade, peciência, dedicação, partilha e companheirismo. Conscientizar os educandos a importância das relações com o próximo, da boa convivência no ambiente escolar e no convívio social.
RESULTADOS ALCANÇADOS – A confecção da colcha de retalhos uniu as crianças e proporcionou o exercício dos valores, do respeito, dedicação, cooperação, paciência, disciplina, responsabilidade e companheirismo.
21
URE – TOMÉ
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – EM Prof. Maria Camargo
TURMA – A/D
NOME DO SUBPROJETO – Educação da Paz na escola
AUTORIA – Cleusa Rodrigues Alves, Paula Francinete R. da Silva, Ilce Marques da Silva, Irene Maria Leles, Joana D'arc Paim P. Viana, Josefa Edna da Silva, Ana Karina Porto P. e Silva e Thaísa Cavalcanti Pereira
PLANO DE AÇÃO – Consolidar pensamentos e ações de natureza pacífica no cotidiano da comunidade escolar. Envolver a comunidade escolar na elaboração e no desenvolvimento do projeto. Criar o agente-aluno mobilizador capaz de trabalhar e de praticar atos que molhorem as relações entre as pessoas de todo o mundo. Identificar e refletir sobre solução de problemas. Mobilizar a comunidade escolar com abordagem de intervenção educativa e integrativa sobre paz. Propiciar momentos de cooperação e solidariedade através de jogos, brincadeiras e integração entre turmas.
RESULTADOS ALCANÇADOS – A comunidade escolar participou na elaboração do projeto. Desenvolveu-se o potencial artístico, de cidadania e atenuou-se atitudes violentas. Houve participação e interesse dos alunos nos diversos trabalhos realizados na escola. As famílias e os funcionários participaram das atividades realizadas durante o ano letivo. Melhorou o aproveitamento das atividades realizadas. Houveram mudanças positivas com motivação de professores e alunos, estreitando seus laços.
22
URE – JARBAS
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – EM Arão Fernandes
TURMA – A/B/D
NOME DO SUBPROJETO – Educadores e alunos unidos pela paz
AUTORIA – Geisibel Fernandes Rita, Holcione Nunes da Silva, Josélia Pereira de Vasconcelos, Leticia Nunes Feitosa, Rosylene da Silva Gomes Nascimento e Olga Tereza de Araújo
PLANO DE AÇÃO – Construção do projeto Epaz; troca de coração; alongamento, troca de profissão, dança sobre a paz, ação vivendo através de vivências, rodas de conversas sobre limpeza e conservação do ambiente escolar; coleta seletiva de lixo dentro da escola, confecção de brinquedo com reciclados; visita à Vila Ambiental.
RESULTADOS ALCANÇADOS – Foram realizadas atividades com a participação dos funcionários da escola, alunos e pais que deverão continuar nos planos semanais dos professores no ano de 2013. Todos participaram do projeto de forma efetiva, compreendendo que a paz começa dentro da gente, observando se os conflitos diminuiram entre os alunos e entre os funcionários. E que essa sementinha possa dar frutos em todos os ambientes que o Epaz atuar, mudanto esse tipo de sociedade capitalista que só visa o lucro e o individualismo, melhorando até a valorização do outro como importante na sua vida.
23
URE – BRETAS
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – CEMEI Ciranda
TURMA – B
NOME DO SUBPROJETO – Quedremos Paz
AUTORIA – Leda Servato Gomes
PLANO DE AÇÃO – Promover uma cultura de não violência, tolerância e paz; conhecer de forma lúdica as regras de trânsito fundamentais para a manutenção da paz entre motoristas e pedestres; valorizar e aprender com as diferenças; establecer união e respeito entre famílias; promover um trabalho em equipe com base na cooperação e não na competição.
RESULTADOS ALCANÇADOS – Os objetivos foram amplamente alcançados. Percebemos que o grupo de profissionais compreenderam as diferanças culturais entre as famílias, os pais sentiram-se valorizados e acolhidos; demonstraram grande interesse e participação nas orientações referente à violência praticada contra crianças. As crianças deixaram-se mostrar, em suas palavras, que aprenderam muito e compreenderam o significado de vivermos num mundo de paz; aprenderam sobre a importância de cuidar da natureza e ensinaram para os pais sobre o que pode e o que não pode no trânsito, identificando situações, placas e sinais. Aprenderam que a tolerância faz-se necessária no cotidiano. A cooperação entre as crianças também ficou bem evidente, pois a elas foram proporcionados momentos de interação, cooperação e amizade.
24
URE – JARBAS
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – CEMEI Jardins do Cerrado I
TURMA – B
NOME DO SUBPROJETO – Paz na construção dos valores
AUTORIA – Eudeth da Silva Reis
PLANO DE AÇÃO – Promover estratégia que incentivem o diálogo e a afetividade de forma a promover a cultura da paz, juntamente com professores administrativos e direção no espaço da instituição, com oportunidade de prevenir e enfrentar os conflitos, inovar o cotidiano, conciliando o acolhimento, os valores humanos a confiança entre os pais e a instituição.
RESULTADOS ALCANÇADOS – Percebemos mudanças nas relações e principalmente na percepção das pessoas envolvidas em melhorias; mudanças nas avaliações dos indicadores relativos a relações humanas em relação a 2011.
25
URE – CENTRAL
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – CEMEI Jardim Guanabara I
TURMA – B
NOME DO SUBPROJETO –
AUTORIA – Neula Essilva Borges Gonçalo
PLANO DE AÇÃO –
RESULTADOS ALCANÇADOS – Observamos mudanças significativas nas atitudes das crianças nos diversos momentos no CEMEI tal como rotinas de higienização e alimentação, passeios, brincadeiras e outros. As professoras estiveram empenhadas em busca de videos, músicas, histórias, atividades artísticas e outros para enriquecer o cotidiano das crianças.
26
URE – CENTRAL
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – CMEI Tia Jovita
TURMA – C
NOME DO SUBPROJETO – Pazeando encontramos a paz
AUTORIA – Sandra Batista Santos Costa
PLANO DE AÇÃO – Desenvolver o senso de compromisso com a construção da Educação dos profissionais de Educação da Instituição e das crianças que a frequentam. Estudar textos sobre a cultura da Paz, mapear conflitos existentes, estreitar vínculos entre pais e servidores, incentivar a coesão do grupo dos profissionais do CMEI e desenvolver o cultivo da cultura da paz desde a infância.
RESULTADOS ALCANÇADOS - As festas promovidas estreitaram os vínculos dos pais com os funcionários e foi passado para as crianças uma sensação de segurança ao perceberem que seus responsáveis, têm um bom convívio com seus educadores, percebendo a instituição como uma extensão de sua casa; ouvimos que o CMEI estava em festa... era a festa da paz e outros.
27
URE – CEFPE
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – CEFPE
TURMA – B/C
NOME DO SUBPROJETO – O papel do conselho de alimentação escolar na cultura de paz
AUTORIA – Glauciene Maia de Almeida Praxedes, Divino Santana Ferreira, Diran Vieira dos Santos
PLANO DE AÇÃO – Fiscalizar e acompanhar o uso dos recursos e a qualidade da merenda oferecida aos alunos, acompanhando desde a compra dos alimentos até a distribuição nas escolas com a finalidade de se fazer cumprir as atribuições propostas pelo Programa de Alimentação.
RESULTADOS ALCANÇADOS -
28
URE – JARBAS
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – EM Monteiro Lobato
TURMA – C/D
NOME DO SUBPROJETO – Socialização e respeito ao próximo
AUTORIA – Edivani Ribeiro da Silva Rocha, Rosely Rodrigues dos Santos Silva, Maria Arcângela Alves Braga, Dorvalina Maria da Glória e Kely Cristina da Silva Pina
PLANO DE AÇÃO – Realizar palestras com profissionais da área da saúde do PSE, Projeto Saúde na Escola; trabalhos em sala de aul com professores da área de ciências sobre os hábitos alimentares; orientação diária sobre a alimentação na forma de apresentação ao convidar os alunos para o lanche, comentando sobre nutrientes contidos na comida; cumprimentar os alunos sempre que entrar em sala de aula, no pátio e solicitar reciprocidade a eles; mostrar o valor da cortezia por meio de gestos, expressões e outros.
RESULTADOS ALCANÇADOS -
29
URE – CENTRAL
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – EM Professor José Décio Filho
TURMA – C
NOME DO SUBPROJETO – Construindo a paz na escola
AUTORIA – Luiz R. Botelho, Goiani Velasco
PLANO DE AÇÃO – Projeto em parceria; inclusão social, jogos de futebol na quadra, recreio dirigido, saúde preventiva, festa das mães, aula de campo no dia do meio ambiente, passeio ciclístico, caminhada pela paz e contra o racismo, ato público no bosque da região, abertura dos jogos internos, projeto africanidades, torneio da solidariedade e cantata de Natal.
RESULTADOS ALCANÇADOS -
30
URE – TOMÉ
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – CMEI Mateus Barcelos Barretos
TURMA – A/C
NOME DO SUBPROJETO –
AUTORIA – Ana Maria de Araújo, Cristiane de Morais Pains Oliveira, Fernanda Santana Ramos Rosa e Kamilla Lopes Lobo Silva
PLANO DE AÇÃO – Receber os pais com música, faixa com diretrizes sobre a paz, entregar uma flor feita de dobradura com um chocolate dentro. Contação de histórias, confecção de cartazes pelas crianças. Passeata com faixas e balões brancos e apresentação de músicas pela paz.
RESULTADOS ALCANÇADOS – Percebemos o que a paz pode fazer por nós e agradecemos a oportunidade de aprendermos um pouco mais e sensibilizar a nossa percepção a cerca do próximo. Com certeza as noites de curso do EPAZ não serão esquecidas, noites de muito amor e compreensão. O futuro é agora, não esperaremos o tempo passar para fazermos a diferença.
31
URE –
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL –
TURMA – D
NOME DO SUBPROJETO –
AUTORIA – Creude Pereira de Jesus Bessa
PLANO DE AÇÃO – Promover a educação para a paz num amplo processo participativo que busque mudar o jeito de pensar, os hábitos e acima de tudo promover o aprendizado da paz, da ética, da solidariedade, da cidadania ativa e da justiça. Incentivar a materialização de atos praticados em prol da construção da cultura da pz. Promover e incentivar ações de diagnóstico das violências em suas mais variadas formas de apresentação. Estimular e fortalecer o protagonismo das crianças e a mobilização social em torno da cultura da paz, da não-violência e dos direitos humanos. Divulgar a Lei n. 10.826 de 22 de dezembro de 2003, Art. 26, que veda a fabricação e comercialização de armas de brinquedo.
RESULTADOS ALCANÇADOS – Redução da agressividade das crianças; adesão e envolvimento dos professores, agentes, crianças e famílias; interesse e participação de ONGs.
32
URE – BRASIL
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – CMEI Sara e Rebeca
TURMA – D
NOME DO SUBPROJETO – Promovendo paz nas ações do cotidiano
AUTORIA – Flávia de Sousa Mendes, Madalena Bueno Fernandes
PLANO DE AÇÃO – Articular ações cotidianas que promovam cultura de paz entre o coletivo de profissionais, as crianças e a comunidade dentro da instituição. Cumprimentar as pessoas na chegada e despedir na saída. Ouvir o outro e as duas partes no caso de divergências, garantindo a justiça. Incentivar o pedido de desculpas no caso de agressão, abraços e outros.
RESULTADOS ALCANÇADOS – Melhorou muito os relacionamentos de um turno com o outro, porém ainda existem muitas "picuinhas" que atrapalham a promoção de paz. Foi muito proveitoso e gratificante participar desse GTE.
33
URE – JARBAS
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – CMEI Ana Cristina
TURMA – D
NOME DO SUBPROJETO –
AUTORIA – Ana Luisa Galdino
PLANO DE AÇÃO – Contação de histórias por meio de livros, roda de conversas, músicas; enviar textos para os pais, falando sobre o assunto e convidar o coletivo para participar de atividades que desenvolvemos.
RESULTADOS ALCANÇADOS – O projeto Educação para a paz deverá ser trabalhado durante todo o ano de 2013.
34

URE – CENTRAL
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – EMTI Jardim Novo Mundo
TURMA – D
NOME DO SUBPROJETO – Sementes para transformação
AUTORIA – Maria do Socorro Setubal da Silva
PLANO DE AÇÃO – Estimular o desenvolvimento intelectual, físico e principalmente moral de toda a comunidade escolar; viver em paz, discernindo o que deve e não se deve fazer; implantar um trabalho democrático, exercitando a tomada de iniciativas e resolver conflitos.
RESULTADOS ALCANÇADOS -
35

URE – BRASIL
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – EM Bernardo Élis
TURMA – B/C/D
NOME DO SUBPROJETO – Recreio dirigido (combate ao bullyng e cultura da paz)
AUTORIA – Ademar Brandão Costa, Leyriany Rodrigues Fraga, Valéria Ribeiro Neves e Silvane Ribeiro Fernandes
PLANO DE AÇÃO – Proporcionar aos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Bernardo Élis, atividades psicomotoras e afetivo-sociais, através da ludicidade e jogos monitorados na hora do recreio, minimizando assim brincadeiras indesejadas que causam constantes situações de conflitos, valorizando a convivência saudável e melhor relacionamento entre os educandos. Desenvolver valores humanos, tais como respeito, solidariedade, amizade, compartilhar e brincar com o outro. Oportunizar através da prática de atividades físicas um momento calmo e prazeroso durante o intervalo das aulas, evitando assim brigas, correria e possíveis acidentes. Trabalhar habilidades esportivas, artísticas e culturais, desenvolvendo assim a psicomotricidade dos educandos. Resgatar a historicidade cultural através de brincadeiras e cantigas de roda já quase esquecidas na sociedade contemporânea devido à invasão de jogos eletrônicos. Promover a inclusão e a integração dos alunos às dimensões da paz pessoal, da paz com o outro e com o meio ambiente, orientados pelo princípio da cooperação, da solidariedade, da tolerância e do respeito às diferenças.
RESULTADOS ALCANÇADOS – Percebemos avanços nas relações entre os alunos após a inserção do recreio dirigido, com a diminuição de situações de conflitos, de brigas e pequenos acidentes, promovendo também uma gradativa melhora na socialização, porém ainda se fazem necessárias constantes intervenções, para que haja avanços significativos e conscientização dos educandos.
36

URE – BRETAS
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – CMEI RESIDENCIAL ITAMARACÁ
TURMA – D
NOME DO SUBPROJETO – Na Literatura se encontra paz
AUTORIA – Valdelita de Fátima Soares
PLANO DE AÇÃO –
RESULTADOS ALCANÇADOS – A partir das observações e estudos nos momentos de planejamentos semanais/mensais a respeito do trabalho desenvolvido na instituição para cultivar uma cultura de Paz, o coletivo percebeu a necessidade de trabalhar um Projeto Institucional, denominado: Sacolinha Literária com o objetivo de aproximar as crianças e seus pais promovendo a parceria família/CMEI e estimular o uso da literatura infantil como elemento essencial para a formação do leitor da creche e pré-escola do CMEI Residencial Itamaracá na perspectiva da cultura da Paz.
37

URE – BRASIL
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – CEMEI Orlando Alves Carneiro
TURMA – D
NOME DO SUBPROJETO – Por um mundo melhor, por um mundo de paz
AUTORIA – Gizele Abrantes de Oliveira e Lívia Betânia Gonçalves
PLANO DE AÇÃO – Disseminar a cultura da conciliação, de cooperação, capacitar resolução pacífica de conflitos, desenvolver diálogo ao invés de violência física e verbal, prevenir e combater o bullyng, promover as transformações sociais. Estimular a formação de idéias, enriquecer o vocabulário, observar como falar e ouvir. Diminuir a ansiedade e aguçar a disciplina e a organização. Refletir sobra a paz na família, no trânsito, no CMEI, na natureza e no mundo. Demonstrar como se alimentar, usar água, energia, papel e outros. Ensinar direitos e deveres. Rodas de conversa sobre amizade, respeito a si mesmo e ao próximo, respeito ao planeta, solidariedade, companheirismo e cooperração. Orientar as crianças a não morder o colega, não gritar, não empurrar o colega, não subir na mesa e cadeiras, usar as palavrinhas mágicas tal como por favor, obrigado, desculpa.
RESULTADOS ALCANÇADOS -
38

URE – BRETAS
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – EM João Braz
TURMA – D
NOME DO SUBPROJETO – Paz na escola começa também com a coleta seletiva do lixo
AUTORIA – Sirlene Maria de Oliveira Martins
PLANO DE AÇÃO – Considerar a coleta seletiva do lixo na escola uma condição de contribuir para a educação da paz. Investigar como são tratados o lixo no ambiente escolar e qual a possibilidade de apoio mútuo para a coleta de resíduos reciclaveis. Demonstrar a importância de participação para a melhoria do espaço escolar. Incentivar o tratamento de material reciclável como necessidade e limpeza do meio ambiente. Trabalhar junto a comunidade escolar a necessidade de separar o lixo e contribuir para uma educação da paz.
RESULTADOS ALCANÇADOS – Houve sensibilização do servidor administrativo, atingindo alguns professores e alunos; incentivo e explicação da importância da ação com adequação de recipientes para a separação do lixo seco, orgânico. Um cidadão se prontificou a recolher o lixo de dois em dois dias os resíduos de papel, latinhas, garrafas peti, plástico... O resíduo de comida uma senhora se 'comprometeu' de recolher e destiná-lo a animais e adubação de plantas.
39

URE – JARBAS
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL – EM Vereador Carlos Eurico de Camargo Alves
TURMA – B/D
NOME DO SUBPROJETO – Ações da cultura de paz na Escola Municipal Vereador Carlos Eurico de Camargo Alves
AUTORIA – Eliane Silva Santos, Eleuzenira Maria de Meneses e Abadia Helenice Gonçalves Mota
PLANO DE AÇÃO – Auxiliar no processo de aquisição de leitura/escrita para sanar os conflitos advindos da falta de interesse e integração dos educandos com dificuldades de aprendizagem. Conhecer, analisar e propor instrumentos de prevenção, enfrentamento e acompanhamento dos casos de conflitos e violências ocorridas na escola, mediante nossa realidade a partir da cultura da paz. Despertar em toda comunidade escolar o senso de cidadania, união e responsabilidade, tendo prazer em estar na escola. Promover a cultura da paz com respeito às diversidades étnicas e culturais.
RESULTADOS ALCANÇADOS – Participação positiva dos educandos nos projetos e ações desenvolvidos no decorrer desse ano. A comunidade escolar se envolveu no projeto de forma que recomendamos que o plano de ação seja estendido ao ano de 2013, ampliando as atividades: caminhada da paz em conjunto com as escolas mais próximas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário