quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Lazer é Educação da Paz

Minhas férias...

 

As férias acabaram, mas o assunto entre os alunos ainda é o que eles fizeram no período em que estiveram em casa. Na rede municipal de Educação, só ouve falar no “Viva Férias Goiânia”.
A atração sazonal promovida pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, levou um público de milhares de crianças e adolescentes ao Centro de Eventos Goiás-Goiânia (CEG-GYN), ao lado do Estádio Serra Dourada.
Todos os dias, no período de 8 à 31 de junho, famílias inteiras tiveram a oportunidade de desfrutar momentos de lazer e cultura gratuitamente. Brinquedos, brincadeiras, filmes, peças de teatro de fantoches, oficinas de balões e pintura, biblioteca e shows fizeram parte da programação.
Para a secretária municipal de Educação, Neyde Aparecida, o sucesso do “Viva Férias Goiânia” deve-se ao caráter lúdico e pedagógico das atrações.
“A Prefeitura não mediu esforços para oferecer aos jovens uma oportunidade de lazer, cultura e descanso num ambiente seguro com atividades planejadas capazes de tirar as crianças da ociosidade e da vulnerabilidade, que o período de férias pode acarretar”, declarou.
Balanço
O projeto de caráter educativo-cultural que surgiu como uma alternativa para a população goianiense que, momentaneamente, está sem acesso aos Parques Mutirama e Zoológico, ambos em reforma, superou as expectativas dos visitantes, crianças e adultos.
Ana Maria Souza, vendedora, em sua terceira visita ao parque, juntamente com seus dois filhos confessou-se encantada com a iniciativa da Prefeitura.
"A qualidade dos brinquedos do parque, a diversidade das atividades, a organização e a segurança estão de parabéns. Isso demonstra a preocupação do prefeito Paulo Garcia com nossos filhos. É uma pena que é só nas férias”, afirmou a vendedora.
Luís Borges, auxiliar administrativo, que também foi levar seu filho ao parque, elogiou a iniciativa da SME. “Penso que essa é uma oportunidade de diversão e educação, já que tem as oficinas e a bibliotequinha. As crianças precisam disso, até porque normalmente estamos ocupados nas férias escolares trabalhando ”, falou.
As crianças estiveram presentes, inclusive, nas programações notur-
nas, nos shows e apresentações de quadrilhas juninas.
Luan da Silva, 11 anos, marcou presença em todos os fins de semana e pode dançar e brincar muito na companhia de seus amigos e primos. O menino elegeu sua atração favorita. “Gostei das quadrilhas, foram lindas, bem animadas”, concluiu.
Vem por aí
Devido ao grande sucesso da proposta, a Prefeitura de Goiânia prevê a volta da atração no mês de outubro. Diversas ações educativas como shows circenses, oficinas, cinema, sala de leitura e um moderno parque de diversões que compuseram o “Viva Férias Goiânia”, farão parte da estrutura e programação das comemorações do Dia das Crianças.
De acordo com o prefeito Paulo Garcia esta será uma das ações planejadas para mês em que se festeja o aniversário de Goiânia. “Trabalha­mos para garantir benefícios aos goianienses.
Como o balanço “Viva Férias Goiânia” foi positivo, vamos voltar com a proposta e ampliar as opções da lazer da população”, declarou. (Juliana Barcelos)
O projeto
Com a intenção de é propiciar espaços de lazer e descontração às crianças e adolescentes, a Prefei­tura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu o “Viva Férias Goiânia” em parceria com as demais secretarias municipais.
De acordo com Marcos Pedro da Silva, chefe da Divisão de Es­tudos e Projetos do Departamento Pedagógico da SME, o ponto fundamental da proposta é gerar entretenimento e cultura para a sociedade.
“As férias são um momento onde as famílias, principalmente as crianças, buscam lazer e descanso. O Viva Férias é uma oportunidade da população se divertir, exercitar, dançar e aprender”, afirmou Marcos.
O parque de diversões recebeu a visita de milhares de crianças e adolescentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário