terça-feira, 18 de setembro de 2012

ESCOLA MUNICIPAL ASSOCIADA À UNESCO INTEGRA 18° ENCONTRO NACIONAL

ESCOLA MUNICIPAL ASSOCIADA À UNESCO INTEGRA 18° ENCONTRO NACIONAL

Há 13 anos filiada ao Programa de Escolas Associadas da Unesco, a instituição trabalha dentro das propostas de resgatar os valores humanos por meio da cultura da paz
Representantes da Escola Municipal Professora Deushaydes Rodrigues de Oliveira, no setor Celina Park, participam do 18o Encontro Nacional do Programa de Escolas Associadas (PEA) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), nos dias 19, 20 e 21 de setembro, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Há 13 anos filiada ao PEA, a instituição integra a reunião anualmente para discutir e aprimorar ações e ideais.

Por meio de uma programação técnica de alta qualidade, composta por palestras, debates, mesas redondas e apresentações de cultura e arte, novos projetos pedagógicos são planejados. Nessa edição, os educadores podem ainda, conhecer mais sobre a cultura gaúcha, uma vez que paralelamente ao Encontro, ocorrerá a Semana Farroupilha.

Para o diretor da escola, Marcelo Rodrigues de Paula, as atividades do PEA propõem a socialização de assuntos inerentes aos valores humanos e a cultura da paz. Desse modo, a unidade educacional apresenta-se também em consonância aos objetivos e ações da Política Articulada de Educação da Paz (EPAZ) da rede municipal de Educação.
PEA na Escola
A Escola Municipal Professora Deushaydes Rodrigues de Oliveira, fundada em 1994, foi a primeira filiação do Estado de Goiás ao Programa de Escolas Associadas (PEA) da Unesco. O contato com a Unesco ocorreu em 1999, e desde então a instituição tem trabalhado dentro das propostas da rede por uma cultura de paz, por meio da formação de valores humanos.

Lançado em 1953, o PEA da Unesco visa fortalecer o papel da escola na promoção da cultura de paz, cooperação internacional e valores democráticos em todos os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Desse modo, as escolas associadas devem ser referência no processo de ensino aprendizagem de qualidade, que inclui a formação de valores humanos.
Epaz
Assim como a Unesco, a Secretaria Municipal de Educação (SME) diagnosticou a necessidade de ampliação da cultura da paz e dos valores humanos na comunidade escolar. Sendo assim, criou a a Epaz com o objetivo de integrar e articular, de forma transdisciplinar, todas as ações desenvolvidas na rede municipal, com intuito de divulgar e potencializar a construção da educação para a paz.

Para a secretária municipal de Educação, Neyde Aparecida, a cultura da paz deve ser discutida por toda sociedade, principalmente no ambiente escolar. “O objetivo é trazer para a RME uma educação cidadã, para que os alunos saibam o que é a Educação para a Paz. Nós, abraçamos essa ideia”, declara.
Serviço
Assunto: Escola Municipal participa do 18° Encontro Nacional PEA Unesco
Data 19 a 21 de setembro
Local: Novo Hamburgo, RS
Contato: Assessoria de Comunicação da SME – 35245054


Autor: Juliana Barcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário