quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA

GGIM SE REÚNE PARA APROVAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

Objetivo da reunião foi consolidar as reivindicações e sugestões que surgiram após os encontros ocorridos em todas as regiões de Goiânia.
Na manhã de hoje, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Goiânia (GGIM) se reuniu, no auditório do Paço Municipal, para apresentação da Minuta do Plano Municipal de Segurança Pública. O objetivo da reunião foi consolidar as reivindicações e sugestões que surgiram após os encontros ocorridos em todas as regiões de Goiânia.
O Plano Municipal de Segurança de Goiânia congrega um conjunto de ações, denominado, “Goiânia mais Segura”, dividido em compromissos, justificativas e desafios, em quatro eixos de prioridades: prevenção, cidadania e cultura de paz; criminalidade, drogas e violência; segurança urbana e integração e gestão.
Para o secretário de Defesa Social, Allen Viana, o plano é a resposta do poder publico municipal aos anseios de seus munícipes, sendo o primeiro plano no Brasil a utilizar as Audiências Públicas como substrato, reduzindo a distância entre o munícipe e a gestão municipal, disse o secretário.
O plano passou por diversas etapas como: o estudo e diagnóstico da criminalidade no município para subsidiar o debate e a construção do plano, além de utilizar informações e dados das Polícias Civil, Militar, de órgãos municipais para traçar estratégias e direcionar as rondas, o mapa da Inclusão/Exclusão Social, o Mapa da Violência entre Jovens, dados dos órgãos de segurança estadual, IBGE, Seade e Dieese, além de amplas audiências públicas, com lideranças da sociedade civil. Outro momento foi a elaboração do Plano Municipal de Segurança a partir da análise do diagnóstico da criminalidade e dos resultados da consulta pública.
Segundo a diretora de Integração do Sistema de Defesa Social e responsável pela coordenação da elaboração do Plano, Rosa Helena de Paula, o trabalho foi realizado a partir de uma ampla consulta popular, levando em consideração os anseios da população em cada região da cidade, oportunizando assim uma segurança comunitária cidadã e mais próxima da comunidade, explicou.
O GGIM deliberou a respeito da Minuta, apresentando emendas e aprovando o texto a ser entregue na próxima reunião, ainda sem data prevista, ao prefeito municipal de Goiânia, Paulo Garcia.
O documento expedido, segundo o chefe da Divisão de Assessoramento Jurídico da Semdef, Samuel Pequeno, teve como fundamento as Audiências Públicas realizadas nas sete regiões administrativas da capital, a partir daí o documento começou a criar corpo com objetividade e embasamento de execução, concluiu o chefe. Segundo ele, após a aprovação da minuta pelo plenário do GGIM a mesma será encaminha ao prefeito na próxima reunião.
Autor: Juan Miranda – Estagiário de Comunicação Semdef

Nenhum comentário:

Postar um comentário