segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Dia Municipal da Cultura da Paz

CMEI ABRE SEMANA DE EDUCAÇÃO PARA PAZ COM AMPLIAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO


No Dia Municipal da Cultura da Paz, a instituição recebe a comunidade escolar para celebrar a conquista de mais 50 vagas e ressaltar valores como a justiça, amor e solidariedade
A secretária municipal de educação, Neyde Aparecida, participa neste sábado, 15, da abertura oficial da Semana de Educação da Paz e comemora, juntamente às famílias da região, a ampliação do espaço físico do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Brisas da mata, localizado na rua BM 15 esquina com rua Otavio Lúcio APM 09, no setor Brisas da Mata, na região Noroeste da Capital.

A expectativa segundo Regina Máximo, diretora da unidade, é que a participação seja grande. “Comemorar a semana de Educação para a Paz juntamente com uma ampliação que nos permitirá atender a mais crianças da comunidade é um momento pleno de alegria”, ressalta. Na programação, foram preparadas apresentação teatral e palestra sobre a Semana da Educação da Paz.

Ampliação
A instituição acaba de ser contemplada com a reforma, na qual três novas salas foram construídas, o que ocasionou um aumento no número de atendimentos prestados pela instituição, passando de 102 para 152 atendimentos.

O maior alcance do atendimento trouxe oportunidade para mais crianças usufruírem dos benefícios do atendimento na Educação Infantil, que contribui para o desenvolvimento da criança e traz mais qualidade de vida e tranquilidade para as famílias. Foi o que ocorreu com a funcionária pública, Kellen Ferreira dos Reis Dias, mãe de Paulo Otávio, 11 meses. Contemplado nas vagas criadas no Cmei Brisas da Mata, a criança passa dez horas na instituição, recebe cinco refeições e participam de atividades lúdicas e pedagógicas.

O atendimento transformou a rotina da família de Paulo Otávio, anteriormente caracterizada por grandes deslocamentos na cidade. “Não tinha lugar para deixar meu filho, atravessava a cidade para deixá-lo com minha mãe. Agora no Cmei, ele está muito feliz, tem todas as necessidades supridas e as atividades pedagógicas no berçário são muito boas”, valoriza. A família reside no Residencial Humaitá, região Norte da cidade.

Crescimento
A ampliação da Cmei Brisas da Mata reflete a política da Prefeitura de Goiânia para o atendimento às crianças com idade entre seis meses e cinco anos e 11 meses. Nos últimos anos, o atendimento passou de 4 mil para mais de 20 mil crianças atendidas na rede municipal. Além disso, cerca de 110 instituições foram reformadas e ampliadas. Já para o próximo ano letivo, a previsão é que 2 mil novas vagas sejam disponibilizadas para as famílias goianienses.

Nove instituições estão em construção nos bairros Vale dos Sonhos, Residencial Licardino Ney, Jardim Pompeia, Recanto das Minas Gerais, Residencial Real Conquista, Setor Pedro Ludovico, Residencial Hugo de Moraes, Parque Tremendão e Village Atalaia, totalizando 1,6 mil vagas. Para o atendimento de mais 400 crianças, nos setores Bairro Centro-Oeste, Jardim Brasil, Residencial Ytapuã e Bairro São Francisco, está em andamento a celebração de novos convênios com instituições filantrópicas.

A secretária municipal de Educação, Neyde Aparecida, ressalta que o principal desafio das administrações municipais nos próximos anos, conforme prevê a Constituição Federal, é universalizar o atendimento na educação infantil. “Por isso, em Goiânia, está prevista a construção de 81 novos Cmeis, com recursos próprios e em parceria com o governo federal. Os locais que receberão as unidades já estão definidos, de acordo com a demanda registrada no Telematrícula”, completa.

Mais obras
Em parceria com o governo federal e recursos próprios, a Prefeitura prevê a criação de 14 mil novas vagas. De acordo com o chefe da Divisão de Acompanhamento da Rede Física da SME, Carlos Sérgio Vieira da Silva, alguns processos de construção estão adiantados, outros em análise no Ministério da Educação, porém já com os projetos prontos e a quantidade de crianças que serão atendidas definida. “Os procedimentos licitatórios, às vezes, são morosos porque os prazos legais devem ser cumpridos”, explica.

Serviço
Assunto: Abertura da Semana de Educação da Paz
Data: 15 de setembro (sábado)
Horário: 9h
Local: Cmei Brisas da Mata, Rua BM 15 esquina com rua Otavio Lúcio APM 09, no setor Brisas da Mata
Contato: Assessoria de Comunicação – SME 3524-5054/8960

Autor: Gizelly Antonelli e Lívia Máximo

Nenhum comentário:

Postar um comentário