segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Dia Municipal de Cultura da Paz e Semana de Educação da Paz

ESCOLA REALIZA SEMANA DE CELEBRAÇÃO A CULTURA DA PAZ

Atividades envolvendo o tema da paz serão realizadas durante toda a semana com objetivo de mobilizar os alunos à terem atitudes pacificas no cotidiano
A Escola Municipal Ayrton Senna, no Jardim Curitiba I, inicia nesta segunda-feira, 17, a programação especial de comemoração à Semana da Cultura da Paz. Apresentação de teatro de fantoches, correio da paz, músicas e afixação de mensagens de paz em todo o alambrado da instituição integram o conjunto de atividades da abertura oficial de adesão ao movimento que ocorreu hoje pela manhã e à tarde, com a participação de toda comunidade escolar.
Atividades envolvendo o tema da paz serão realizadas durante toda a semana, sempre nos mesmos horários, com o objetivo de mobilizar os alunos por meio de ações que fomentem atitudes pacificas no cotidiano, além dos limites da escola.

O encerramento das comemorações será aberto aos pais e ocorrerá no dia 21, sexta-feira. Estão previstas apresentações dos professores, exposição de cartazes e o correio da paz. A recomendação é que todos estejam trajados com camisetas brancas.
Projeto
O fim da semana de celebração à cultura de paz não encerra, no entanto, as atividades que envolvem a temática na escola. Desde que foi diagnosticada a necessidade de reestruturação das relações humanas e de promoção de valores como a solidariedade, a E.M. Ayrton Senna desenvolve ações pela paz junto ao público-alvo da instituição.
A diretora da escola, Luciana Monteiro, acredita que o mundo contemporâneo requer que os profissionais da educação repensem práticas e conceitos. “As crianças são levadas ao consumismo e há a nítida mudança de valores das famílias, culminando nos altos índices de violência atuais, fatos estes que acabam por perpassar o ambiente escolar”, alerta.
Em abril, mais de 500 pessoas participaram de passeata pela paz nas ruas do Jardim Curitiba I neste mês. Na avaliação da diretora o ato conseguiu transmitir uma mensagem positiva à comunidade. “Um morador chegou a dizer que se mais pessoas fizessem como nós, nosso bairro seria outro”, lembra.
Educação de Paz
No último, 15, Dia Municipal da Cultura de Paz em Goiânia, mais de 200 instituições educacionais, incluindo escolas e centros municipais de educação infantil (Cmei) realizaram atividades voltadas à promoção da cultura da Paz. Dentre passeatas, feiras de exposição, jogos, brincadeiras e outras ações, alunos e professores estiveram envolvidos integrados pela Política Articulada de Educação da Paz (Epaz) da Secretaria Municipal de Educação.
Para a secretária municipal de Educação, Neyde Aparecida, incentivar e cultivar a paz a partir do ambiente escolar tem grande significado. “Vivemos em um mundo de muita violência, é preciso que as crianças de hoje cresçam com o sentimento de amor e respeito ao próximo, para que se tornem cidadãos de bem. Esse é um dos papéis da Educação, aonde é feita a construção do caráter e ensinado os bons valores humanos”, ressaltou.
Serviço:
Assunto: Escola realiza semana de atividades de celebração a paz
Data: 17 a 21/09
Horário: 10h30 e 16h30
Local: EM Ayrton Senna – Av. Do Povo s/n° - Jd. Curitiba I
Contato: Assessoria de Comunicação SME – 3524-5054/8960
Autor: Assessoria de Comunicação
Fonte: http://www.goiania.go.gov.br/site/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário