sexta-feira, 11 de setembro de 2015

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOSÉ DÉCIO FILHO

PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA

CONSTRUINDO A PAZ NA ESCOLA SUSTENTÁVEL
Lei Nº 9073 de 19 de setembro de 2011

CICLO I, II e EAJA.
Justificativa
Diante da desintegração dos valores sociais que enfrentamos no dia a dia da escola, fez-se necessário a criação de práticas e projetos, que pudessem despertar no educando a sensibilidade necessária à convivência com as diferenças, diminuindo com isto os conflitos, e conscientizando para a construção de um lugar melhor de se viver.
         Os projetos e ações pedagógicas desenvolvidas pela escola ao longo do ano são norteados pelo eixo temático Cuidados com a Mãe Terra e seus Filhos. Estes estão divididos em três subtemas.

1º Trimestre / “Cuidar-se” que visa desenvolver e estimular nos alunos o zelo por si próprio, por sua família e sua comunidade.
2º Trimestre / “Cuidar do Meio, que tem como objetivo fazer com que o aluno conheça a natureza e toda a sua dinâmica para melhor preservá-la.
3º Trimestre / “Qualidade de Vida que propõe como ideal a mudança de hábitos, atitudes e consciência, para que haja melhoria na qualidade de vida dos educando e no meio que os cerca, em especial as nascentes, córregos e áreas de APP adjacentes.

        Todos os projetos têm um caráter dialético/dialógico abrangendo diversos aspectos das relações humanas no cotidiano escolar de forma interdisciplinar envolvendo alunos, professores, administrativos,  comunidade e outras instituições parceiras.
Objetivo Geral
Promover uma política de Paz na escola/comunidade o que irá refletir na sociedade como um todo, despertando a consciência coletiva a fim de que os envolvidos no processo possam intervir na realidade em que vive, construindo assim um ambiente em que impere  a capacidade de resolução  de conflitos existentes, de modo a construir um futuro com equidade, justiça social e sustentabilidade.


Atividades Programadas Para a Semana de Educação da Paz
         De 14 a 19 de setembro a escola estará desenvolvendo atividades voltadas para Educação da Paz como:
·       -      Confecção de cartazes sobre o tema;
·        -      Apresentação de videos ;
·    -   Produção de textos tendo como suporte pesquisas na Internet, jornais e revistas;
·  - Socialização dos trabalhos construídos pelos educandos entre os agrupamentos;
·          -    Jogos da Paz/ Fair play;
·          -    Recreio dirigido pelos Monitores da Paz;
·          -    Oficinas – confecção de Pombas da Paz;
    -    Brincadeiras lúdicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário