terça-feira, 28 de outubro de 2014

Seminário abre Semana de Educação da Paz com Foco na Segurança e Saúde no Profissional da Educação

Seminário abre Semana de Educação da Paz com foco na segurança e saúde no Profissional da Educação

Escrito em 15/09/2014 12:48
Durante toda a semana, atividades voltadas à promoção da cultura da paz são realizadas em mais de 250 escolas e centros municipais de educação infantil da Capital

Cerca de 300 professores e trabalhadores administrativos participam hoje, 15 - dia em que é celebrado o Dia Municipal da Cultura de Paz -, do “III Seminário de Educação da Paz: estudos, pesquisas e vivências”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), no auditório Eli Alves Forte, no Setor Marista. Com o tema “Política Intersetorial de Segurança e Saúde dos Profissionais da Educação: desafios e perspectivas”, o evento é realizado durante os três turnos e destina-se a formação sobre as práticas e estratégias de prevenção, acompanhamento e enfrentamento dos conflitos nos ambientes educacionais, bem como as políticas voltadas à saúde do trabalhador.

Na abertura, estiveram presentes os titulares das pastas Educação, Neyde Aparecida; Gestão de Pessoas, Paulo César Fornazier; e Imas, Cristina Laval, e os convidados: promotor da 68° Promotoria da Saúde do Trabalhador do Ministério Público do Estado de Goiás, Vilanir de Alencar; a advogada, presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB, Carla Sahium; e outros representantes de entidades parceiras no desenvolvimento da Política Articulada de Educação da Paz (Epaz/SME), os quais puderam apreciar as apresentações musicais do Coral Epaziar da SME e da Banda da Guarda Municipal. Logo em seguida, a secretária Neyde Aparecida anunciou o início dos trabalhos. “Sabemos que é paz não é a inexistência de conflitos, mas a capacidade de mediar e resolver essas situações. Por esta razão, defendemos há três anos o trabalho com a temática dentro das instituições, que desenvolvem a Epaz conforme sua proposta”, explica a secretária.

Ao longo do dia, estão previstos debates com profissionais das áreas de pedagogia, psicologia, direito, medicina, entre outros e também momentos de descontração, meditação e cultura, por meio de apresentações artísticas e de atividades em atenção a saúde do trabalhador, como reiki, aferição de pressão arterial, massagens, entre outras. A programação da manhã contou também com debates sobre a Política Intersetorial de Segurança e Saúde dos Profissionais da Educação e socialização de experiências adotadas na mediação de conflitos. “Entendemos que investir no profissional da educação é investir no educando, na qualidade do serviço prestado e em uma sociedade norteada pela paz”, ressaltou Genivalda Cravo, coordenadora da Epaz.

Cemape
A Prefeitura de Goiânia lançou, ainda durante o seminário, o Centro Municipal de Atenção ao Profissional da Educação (Cemape), órgão que será coordenado pela Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas (Semgep) juntamente com a SME. A unidade de atendimento, instalada no Paço Municipal, Park Lozandes, contará com reiki e demais práticas integrativas complementares, psicologia, comissão de mediação de conflito e convivência pacífica, equipe multiprofissional do Sesmt/Educação, e outros. O secretário Paulo César Fornazier acredita que o Cemape irá auxiliar principalmente a saúde mental do trabalhador. “Estaremos de portas abertas para recebê-los e ajudá-los no que for preciso, pois reconhecemos a importância do profissional da educação na sociedade”, declarou.

Semana da paz
As unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino de Goiânia promovem, a partir de hoje, 15, diversas ações educativas nas instituições e comunidades, voltadas a Semana de Educação da Paz. Passeatas, voltas ciclísticas, atividades artistíco-culturais, gincanas, palestras, debates e outras iniciativas estão programadas até domingo, 21 de setembro.

A realização da Semana está prevista no Calendário Escolar e atende à Lei Municipal n° 8.929, de 20 de julho de 2010, que instituiu o dia 15 de setembro, como o Dia Municipal da Cultura de Paz. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Política Articulada de Educação da Paz (Epaz), a Semana tem como objetivo promover, articular e integrar ações de cultura de paz na rede.

Por Juliana Barcelos, da editoria de Educação - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

III Seminário de Educação da Paz lança Cemape
Fonte: http://www.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=3613&fn=true

Nenhum comentário:

Postar um comentário