terça-feira, 28 de outubro de 2014

Instituições Educacionais de Goiânia Promovem Ações para Celebrar a Semana da Paz

Instituições educacionais de Goiânia promovem ações para celebrar a Semana da Paz

Escrito em 12/09/2014 11:57
Na semana de comemorações, Prefeitura de Goiânia lança Centro Municipal de Atenção ao Profissional da Educação

Cerca de 250 unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino de Goiânia promovem a partir da próxima segunda-feira, 15, diversas ações educativas em suas instituições e comunidades, voltadas a Semana de Educação da Paz. Passeatas, voltas ciclísticas, atividades artistíco-culturais, gincanas, palestras, debates e outras iniciativas estão programadas até domindo, 21 de setembro.

A realização da Semana está prevista no Calendário Escolar e atende à Lei Municipal n° 8.929, de 20 de julho de 2010, que instituiu o dia 15 de setembro, como o Dia Municipal da Cultura de Paz. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Política Articulada de Educação da Paz (Epaz), a Semana tem como objetivo promover, articular e integrar ações de cultura de paz na rede.

De acordo com a coordenadora da Epaz, Genivalda Cravo, as instituições realizam ações de sucesso que envolvem toda comunidade. “Alunos, profissionais da Educação, pais e até o bairro fica envolvido. Durante a Semana, é possível levantar assuntos relevantes que envolvem valores humanos, igualdade racial, educação ambiental, sustentabilidade, ética, respeito às diversidades, mediação de conflitos, qualidade de vida, justiça e felicidade”, destaca.

No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cecília Meireles, a programação especial conta com confecção de murais da paz pelas crianças, customização de camisetas, passeata pelo bairro, hasteamento de bandeiras, soltura de balões e outras atividades. Outra instituição, a Escola Municipal Mônica de Castro Carneiro, fará panfletagem na feira do Jardim Novo Mundo, caminhada e Festa da primavera.

Seminário da Epaz
Como parte integrante das comemorações do Dia Municipal da Cultura de Paz, a SME promove também o “III Seminário de Educação da Paz: estudos, pesquisas e vivências”, na segunda-feira, 15 de setembro, durante todo dia. O Seminário tem como temática a “Política Intersetorial de Segurança e Saúde dos Profissionais da Educação: desafios e perspectivas” e será realizado no auditório Eli Alves Forte, no Setor Marista.

Na ocasião, será lançado o Centro Municipal de Atenção ao Profissional da Educação (Cemape), órgão que será coordenado pela Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas (Semgep) e SME. Durante o Seminário, estão previstos cinco debates com profissionais das áreas de pedagogia, psicologia, direito, medicina, entre outros. Profissionais da Educação também assistem apresentações culturais e participam de momentos de relaxamento.

Serviço
Assunto: Semana da Paz e III Seminário de Educação da Paz
Data: 15 a 21 de setembro/15 de setembro
Horário: três turnos/7h30 às 22h
Local: Unidades educacionais/ Auditório da OAB (Rua 1021, n° 200, Setor Marista)
Contato: Assessoria de Comunicação: 3524-5054

Por Daniela Rezende, da editoria de Educação - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Alunos da rede municipal pedem paz 
Fonte: http://www.goiania.go.gov.br/portal/home.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário