Semáforos, placas, buzinas, asfalto, ruas, faixas de pedestre, praças, rotatórias. Estas palavras nos lembram a vida cotidiana em uma grande cidade como Goiânia, que tem como característica, o aumento acelerado da frota de veículos, e consequentemente, grande número de acidentes no trânsito.
Para mudar esta realidade, a Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com Agência Municipal de Trânsito (AMT), desenvolve o projeto Amigos do Trânsito, na tentativa trabalhar a preservação da vida, por meio do respeito às normas de trânsito.
Com metodologias diferenciadas e de acordo com a faixa etária, estes profissionais tentam contribuir com a formação dos alunos, se utilizando de atividades como palestras, debates, dinâmicas, fantoches, contação de histórias, vídeos, jogos, músicas e peças teatrais.
Para a secretária municipal de Educação, Neyde Aparecida, a formação educacional deve valorizar a vida e ir além do conteúdo curricular. "O trânsito não é apenas um conteúdo, deve ser trabalhado de forma a conscientizar o cidadão para a responsabilidade de todos na construção de uma melhor convivência e garantia do direito de ir e vir ”, alerta.
Ivana Alexandre Xavier, chefe de Planejamento e Execução de Projetos do Departamento de Educação para o Trânsito da AMT, acredita na mudança de comportamento a longo prazo. “A Educação para o Trânsito é um processo continuado, com o passar do tempo, as crianças se tornam participantes do trânsito de uma forma mais segura”, afirma.
Educação multiplicada
A educadora Giselda Silva Barros Leal, que trabalha com o projeto em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), reconhece a importância do trabalho com as crianças durante a realização das ações.
“Todas as atividades são desenvolvidas de forma lúdica e com a linguagem mais simples, de forma a ensinar os pequenos medidas como não andar de moto e travessia correta na faixa de pedestre. As unidades educacionais sempre pedem o retorno da visita e percebemos os olhares atentos das crianças”, destaca. Mensalmente são realizados 90 atendimentos na Educação Infantil, Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EAJA) da rede municipal de Educação (RME).
Os agentes da AMT e educadores das áreas de Artes Cênicas, Educação Física, Pedagogia, Letras e Psicologia, visitam e orientam os educandos, trabalhando em valores como cidadania, ética e política.
Nilva Socorro de Sousa Oliveira, coordenadora pedagógica do CMEI Cora Coralina, localizado no Bairro Goiá, acredita que as crianças são grandes multiplicadoras do projeto. “Durante as visitas da equipe do Amigos do Trânsito percebemos o alcance dos resultados quando as crianças passam a ensinar os pais. Em uma dessas oportunidades, uma de nossas crianças não quis ir embora com o pai de moto, demonstrando que as lições foram aprendidas”, ressalta.
A coordenadora também destaca que o projeto não se encerra nas palestras. “Nossa instituição desenvolve o tema durante todo o ano letivo dentro do Projeto Político Pedagógico (PPP) do CMEI. As professoras trabalham a temática com a confecção de carros de materiais recicláveis, utilização de placas de trânsito e outras metodologias”, completa.
Júlia Bonifácio Fernandes de Jesus, 5 anos, do CMEI Cora Coralina, entendeu a lição nas palavras da boneca Bia e da educadora Giselda, durante a realização da palestra. “Gostei do teatro; aprendi que não posso andar de moto, não posso brincar no ônibus nem andar sozinha da rua”, afirma. (Daniela Rezende)
De olho na legislação
A parceria entre SME e AMT, também atende ao cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece no capítulo 6, que “a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito”.
Segundo o CTB, no artigo 1°, trânsito é “a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga”.
O projeto Amigos do Trânsito também se adapta aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que sugerem o trânsito como tema interdisciplinar transversal, e as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9394/96).
Dessa forma, a Educação para o trânsito deve ser promovida desde a pré-escola, incentivando a importância do cumprimento das normas, a construção de uma cidadania ativa e a preservação do meio ambiente. Interessados em receber a equipe da AMT, devem entrar em contato pelo telefone (62) 3524.1238.
Saiba mais...
Em 2010, o projeto Amigos do Trânsito atendeu cerca de 66 mil alunos de CMEIs, escolas municipais e unidades conveniadas. No ano de 2011, esse número subiu para 86 mil educandos. Segundo o Departamento de Educação para o Trânsito da AMT,
a previsão é que 2012 este número aumente, de forma a atender o maior número possível de alunos.
Fonte: http://www.tribunadoplanalto.com.br/escola-capa/13991-blitz-nas-escolas
Nenhum comentário:
Postar um comentário