quarta-feira, 7 de março de 2012

Educação para o Trânsito é Educação para a Paz

Semáforos, placas, buzinas, asfalto, ruas, faixas de pedestre, praças, rotatórias. Estas palavras nos lembram a vida cotidiana em uma grande cidade como Goiânia, que tem como característica, o aumento acelerado da frota de veículos, e consequentemente, grande número de acidentes no trânsito.
Para mudar esta realidade, a Secre­taria Municipal de Educação (SME), em parceria com Agência Municipal de Trânsito (AMT), desenvolve o projeto Amigos do Trânsito, na tentativa trabalhar a preservação da vida, por meio do respeito às normas de trânsito.
Com metodologias diferenciadas e de acordo com a faixa etária, estes profissionais tentam contribuir com a formação dos alunos, se utilizando de atividades como palestras, debates, dinâmicas, fantoches, contação de histórias, vídeos, jogos, músicas e peças teatrais.
Para a secretária municipal de Educação, Neyde Aparecida, a formação educacional deve valorizar a vida e ir além do conteúdo curricular. "O trânsito não é apenas um conteúdo, deve ser trabalhado de forma a conscientizar o cidadão para a responsabilidade de todos na construção de uma melhor convivência e garantia do direito de ir e vir ”, alerta.
Ivana Alexandre Xavier, chefe de Planejamento e Execução de Projetos do Departamento de Educação para o Trânsito da AMT, acredita na mudança de comportamento a longo prazo. “A Educação para o Trânsito é um processo continuado, com o passar do tempo, as crianças se tornam participantes do trânsito de uma forma mais segura”, afirma.
Educação multiplicada
A educadora Giselda Silva Barros Leal, que trabalha com o projeto em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), reconhece a importância do trabalho com as crianças durante a realização das ações.
“Todas as atividades são desenvolvidas de forma lúdica e com a linguagem mais simples, de forma a ensinar os pequenos medidas como não andar de moto e travessia correta na faixa de pedestre. As unidades educacionais sempre pedem o retorno da visita e percebemos os olhares atentos das crianças”, destaca. Mensalmente são realizados 90 atendimentos na Educação Infantil, Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EAJA) da rede municipal de Educação (RME).
Os agentes da AMT e educadores das áreas de Artes Cênicas, Educação Física, Pedagogia, Letras e Psicologia, visitam e orientam os educandos, trabalhando em valores como cidadania, ética e política.
Nilva Socorro de Sousa Oli­veira, coordenadora pedagógica do CMEI Cora Coralina, localizado no Bairro Goiá, acredita que as crianças são grandes multiplicadoras do projeto. “Durante as visitas da equipe do Amigos do Trânsito percebemos o alcance dos resultados quando as crianças passam a ensinar os pais. Em uma dessas oportunidades, uma de nossas crianças não quis ir embora com o pai de moto, demonstrando que as lições foram aprendidas”, ressalta.
A coordenadora também destaca que o projeto não se encerra nas palestras. “Nossa instituição desenvolve o tema durante todo o ano letivo dentro do Projeto Político Pedagógico (PPP) do CMEI. As professoras trabalham a temática com a confecção de carros de materiais recicláveis, utilização de placas de trânsito e outras metodologias”, completa.
Júlia Bonifácio Fernandes de Jesus, 5 anos, do CMEI Cora Coralina, entendeu a lição nas palavras da boneca Bia e da educadora Giselda, durante a realização da palestra. “Gostei do teatro; aprendi que não posso andar de moto, não posso brincar no ônibus nem andar sozinha da rua”, afirma. (Daniela Rezende)
De olho na legislação
A parceria entre SME e AMT, também atende ao cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece no capítulo 6, que “a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito”.
Segundo o CTB, no artigo 1°, trânsito é “a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga”.
O projeto Amigos do Trânsito também se adapta aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que sugerem o trânsito como tema interdisciplinar transversal, e as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9394/96).
Dessa forma, a Educação para o trânsito deve ser promovida desde a pré-escola, incentivando a importância do cumprimento das normas, a construção de uma cidadania ativa e a preservação do meio ambiente. Interessados em receber a equipe da AMT, devem entrar em contato pelo telefone (62) 3524.1238.

Saiba mais...
Em 2010, o projeto Amigos do Trânsito atendeu cerca de 66 mil alunos de CMEIs, escolas municipais e unidades conveniadas. No ano de 2011, esse número subiu para 86 mil educandos. Segundo o Departamento de Educação para o Trânsito da AMT,
a previsão é que 2012 este número aumente, de forma a atender o maior número possível de alunos.
Fonte: http://www.tribunadoplanalto.com.br/escola-capa/13991-blitz-nas-escolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário