Descrição
Resumida dos Setores, Serviços Ofertados e Responsáveis:
1.
Politica Articulada de Educação da Paz (EPAZ)
Responsável:
Genivalda Araujo Cravo dos Santos
Descrição:
com o objetivo de tecer, articular e integrar as ações já
desenvolvida na Rede Municipal de Educação (RME) referentes a
promoção da Cultura de Paz ou Educação da Paz e Prevenção das
Violências, Conflitos ou Enfermidades que ocasionam a perda da paz
interior e exterior nos ambientes de trabalho. Infelizmente os
conflitos, mencionados acima, desdobram-se em perdas salariais para
os/as Profissionais da Educação e para a Prefeitura de Goiânia/SME,
reverberando em desconfortos não saudáveis e em dificuldades no
pedagógico, administrativo e relacional nos ambientes de trabalho.
2.
Construtores e Construtoras de Pontes de EPAZ e Multiplicadores e
Multiplicadoras de Educação da Paz
Responsável:
Vera
Ferreira
Descrição:
Objetiva homenagear e reconhecer os serviços desenvolvidos,
realizados e desempenhados no ano anterior referentes a Educação da
Paz. O critério de seleção, as pessoas que concluíram os Cursos
da Ecoformação da EPAZ, as instituições educacionais que
participaram da Semana de Educação da Paz e os órgãos da SME que
cooperaram para a promoção da Paz.
3.
Sarau Itinerante Saúde Integral e Qualidade de Vida
Responsável:
Gilberto
Araújo e Marlucia Rodrigues
Descrição:
Homenagear e reconhecer os serviços relevantes desenvolvidos pelos
Profissionais da Educação no mês de outubro pelo Dia do Professor
e Dia do Servidor Público, assim como homenagear os educandos pelo
Dia das Crianças.
4.
Música e outros movimentos
Responsável:
Gilberto
Araujo, Marlucia Rodrigues, Vera Ferreira, Cledia Maria, Gleice
Arruda, Márcia Maristela Goiani, Genivalda Cravo
Descrição:
Promover por meio da música, da arte, dos movimentos sistêmicos, do
canto, das diversas técnicas e metodologias da cultura da paz um
ambiente saudável, alegre, descontraído, reflexivo, problematizador
na busca de soluções pacíficas aos conflitos identificados nos
locais de trabalho, a meditação, o bem-estar, o gerenciamento do
estresse e da síndrome de burnout e o prazer no trabalho.
5.
Coral Epazear
Responsável:
Gilberto
Araújo (maestro)
Descrição:
Promover o gerenciamento do estresse e da síndrome de burnout por
meio do Coral, do canto coletivo, do aprendizado com a música e o
despertar e o desenvolvimento de habilidades e talentos e a educação
da paz.
6.
Cuidando do Educador e da Educadora de Forma Intersetorial
Responsável:
Marlucia Rodrigues, Genivalda Cravo, Márcia Maristela Goiani, Vera
Ferreira, Maíra Adorno, Vera Fleury, Denise Pires, Cleide Moco,
Abadia Helenice, Roberly Freitas, Gleice Arruda, Cledia Maria,
Regilene Campos; SESMT e outros parceiros intersetorias
Descrição:
Desenvolver ao longo do ano ações que promovam uma atenção
integral ao profissional da educação, o gerenciamento do estresse e
da síndrome de burnout, a mediação do conflito e a convivência
pacífica, o prazer no trabalho, a minimização do impacto do
trabalho na saúde do trabalhador e trabalhadora da educação. A
culminância das ações se dará no mês de outubro contemplando
ambientes educacionais que ainda não foram atendidos ou que façam
adesão ou solicitem as ações programadas.
7.
Semana de Educação da Paz
Responsáveis:
Escolas,
CMEIs, CEIs, CREs, CMAIs e demais órgãos da SME
Descrição:
Culminância dos Projetos Políticos Pedagógicos sobre Cultura da
Paz. Epazear com a comunidade educacional, por meio de ações das
mais diversas e criativas. Dar continuidade as Caminhadas, Abraços,
Piqueniques, Circuitos de Bicicletas, Pinturas, Teatros, Danças,
Músicas, Poesias, Desenhos, Brincadeiras, Jogos Cooperativos, entre
outras ações da Paz.
8.
Comissão de Mediação de Conflito e Convivência Pacífica
(Portaria 040/10/101/2013)
Responsáveis:
Genivalda Cravo, Márcia Maristela Goiani, Cledia Maria, Gleice
Arruda, Roberly Freitas, Denise Pires, Maíra Adorno, Vera Ferreira
Descrição:
Promover
e incentivar a Educação da Paz nos locais de trabalho, assim como
prevenir, mediar e estimular a convivência pacífica e saudável
entre os profissionais da SME; Instituir, formar e acompanhar os
Núcleos de Mediação de Conflito e Convivência Pacífica nas
Coordenadorias Regionais de Educação e Instituições Educacionais,
para o desenvolvimento de ações de mediação de conflito e os seus
correlatos; Receber denúncias de suspeitas de conflitos
interpessoais entre os profissionais da SME, estudantes e familiares;
Acompanhar os casos que evidenciam problemas de relacionamentos
interpessoais, assédio moral e outros conflitos nos locais de
trabalho entre os profissionais da SME, de forma a prevenir,
enfrentar e acompanhar os problemas interpessoais e buscar
resolutividade nos casos; Estabelecer os procedimentos e protocolos
padrões nos casos denunciados ou suspeitos, assim como estabelecer o
acompanhamento do processo de mediação e caso as partes não
aceitem a conciliação encaminhar para os órgãos competentes e
devidas providências, de forma imparcial, sigilosa e ética;
Implementar as ferramentas, instrumentos e metodologia de mediação
de conflito e resolutividade pacífica para casos de conflitos com
violência ou não, por seguimento, nos ambientes de trabalho e ainda
desenvolver ações por meio das ferramentas da mediação de
conflito para acompanhar o desenvolvimento dos Projetos Políticos
Pedagógicos das instituições da SME; Participar da formação
continuada em Mediação de Conflito, Justiça Restaurativa e
Resolutividade Pacífica.
9.
Comissão Intersetorial de Segurança e Saúde dos Profissionais da
SME (Portaria 013/09/04/2014)
Responsáveis:
Márcia
Maristela Goiani, Genivalda Cravo
Descrição:
a
fim de monitorar, aprovar e propor mediadas de acompanhamento,
encaminhamento e intervenção a saúde e segurança do trabalho na
SME.
10.
Projeto Faculdade Estácio de Sá (2015 e 2016)
Responsável:
Vera
Ferreira
Descrição:
visa investigar a violência no ambiente escolar e o quanto pode
causar danos aos educandos e profissionais da educação. A
metodologia aplicada nas escolas que fizeram adesão compreende
diagnóstico organizacional, planejamento das atividades conforme
necessidades levantadas no diagnóstico, atividades em grupos
operativos (professores, educandos, comunidade) e avaliação das
atividades desenvolvidas ao longo dos semestres.
11.
Programa em Nome da Vida da PUC Goiás, voltado aos Profissionais da
SME sobre Prazer e sofrimento no trabalho (2015 e 2016)
Responsável:
Vera Fleury, Márcia Maristela Goiani, Genivalda Cravo
Descrição:
criar
condições que mudem o quadro atual dos profissionais adoecidos e/ou
que têm o potencial de adoecer ou que estejam em sofrimento mental.
A metodologia do projeto é oferecer um espaço de escuta ativa, no
qual os profissionais possam, na roda de conversa e num ambiente
seguro gerenciar os conflitos.
12.
Programa Escola da Inteligência (2012, 2013 e 2014)
Responsável:
Márcia
Maristela Goiani, Genivalda Cravo
Descrição:
foi direcionado a três segmentos: educandos, professores e
familiares, objetivou fornecer ferramentas para a promoção da saúde
emocional e, assim, prevenir fobias, ansiedade, depressão,
transtornos psicológicos, agressividade, uso de drogas e baixa
autoestima; estimular o desenvolvimento das funções mais complexas
da inteligência humana: pensar antes de reagir, colocar-se no lugar
do outro, gerenciar pensamentos, administrar e proteger a emoção;
superar perdas e frustrações, além de buscar o desenvolvimento das
relações interpessoais: ética e honestidade nas relações
sociais, educação para a cultura de paz, atitudes de contribuir sem
esperar contrapartida, resolução de conflitos de forma amistosa e
trabalho em equipe.
13.
Projeto Saúde Integral e Qualidade de Vida: Atendimento Integrativos
Itinerantes/Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs)
Responsável:
Denise Pires, Cleide Mocó, Abadia Helenice, Genivalda Cravo, Maíra
Adorno, Gleice Arruda, Roberly Freitas, Regilene Campos
Descrição:
As
Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) são
recursos terapêuticos que atuam no campo da prevenção de doenças,
na recuperação e na promoção da saúde integral, harmonização e
da paz interior e exterior. Tem uma visão ampliada do processo
saúde-doença e promoção global do cuidado humano, especialmente
do autocuidado. No CEMAPE atuamos com algumas destas PICs, tanto com
atendimentos individuais como com a oferta de cursos livres, onde os
profissionais de educação são capacitados a aplicar em si mesmos e
em outras pessoas.
14.
Centro Municipal de Atenção ao Profissional da Educação (CEMAPE)
(Portaria 007/30/01/2015)
Responsável:
Marlucia Rodrigues, Genivalda Cravo, Márcia Maristela Goiani, Vera
Ferreira, Maíra Adorno, Vera Fleury, Denise Pires, Cleide Moco,
Abadia Helenice, Roberly Freitas, Gleice Arruda, Cledia Maria,
Regilene Campos
Descrição:
O
objetivo é que o CEMAPE seja uma referência para os profissionais
da SME no que tange as politicas públicas de prevenção de
conflitos, adoecimentos e acidentes, promoção da saúde integral,
da educação da paz e da resolutividade pacífica das violências
inerentes ao ambiente de trabalho e a educação e assistência a
saúde por meio de intervenções breves, orientações,
recomendações, sugestões, sensibilizações e vivências que
oportunizem o gerenciamento do estresse, da síndrome de burnout e
outros transtornos físicos, emocionais, mentais ou sociais. Nesse
sentido a SME espera que de forma lenta, gradual e progressiva vá
diminuindo os índices de licenças e atestados médicos,
readaptações, sofrimento laboral, conflitos interpessoais,
processos de sindicâncias.
15.
Ecoformação
Responsável:
Vera
Fleury e Genivalda Cravo
Descrição:
Articular
de forma intersetorial a formação continuada para os profissionais
da educação sobre a saúde do trabalhador, gerenciamento do stress
e da síndrome de burnout,
educação em direitos humanos na educação da paz, saúde integral
e qualidade de vida, relações intra e interpessoais, saúde
emocional e ambientes saudáveis, entre outros temas correlatos.
16.
SESMT SME
Responsáveis:
Equipe Multiprofissional de Saúde e Técnicos de Segurança do
Trabalho e Engenheiro do Trabalho da SEMAD/Gerência de Saúde e
Segurança/SESMT Central
Descrição:
O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do
Trabalho (SESMT), segundo a Lei Estadual no 19.145, de 29/12/2015,
que institui, no âmbito da
Administração
Publica direta e indireta do Poder Executivo, a Politica de Segurança
e Saúde no Trabalho dos Servidores Públicos, que consubstancia o
conjunto de princípios, diretrizes e estratégias para o
desenvolvimento de atenção integral a saúde
no
trabalho, com ênfase nas acoes de vigilância, assistência e
educação em segurança e saúde. A Lei Municipal no 9159, de 23 de
julho de 2012 descreve as funções, atribuições e serviços
ofertados pelo SESMT na SME, vinculados a Diretoria de Saúde e
Segurança do Trabalho da Secretaria Municipal de Administração
(SEMAD)/Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho/SESMT Central.
Prefeitura
de Goiânia
Secretaria
Municipal de Educação e Esporte - SME
Diretoria
de Gestão de Pessoas - DIRGES
Gerência
de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da Educação -
SME/GERSAU - Decreto nº 1417, de 17/06/2015
Política
Articulada de Educação da Paz - EPAZ - Portaria nº 61 de 22
de dezembro de 2011 - Publicada no Diário Oficial 5259 de
02/01/2012, p. 25
Centro
Municipal de Atenção ao Profissional da Educação - CEMAPE
- Portaria nº 007 de 30 de janeiro de 2015 - Publicada no
Diário Oficial 6.016 de 03/02/215
Comissão
de Mediação de Conflito e Convivência Pacífica - CMCCP - Portaria
nº 040 de 14 de agosto de 2013
Comissão
Intersetorial de Segurança e Saúde dos Profissionais da Educação
- CISSPE - Portaria nº 013 de 09 de abril de 2014
Fones:
(62)3524 8261
Endereço:
Av. Do Cerrado nº 999, Park Lozandez, Bloco C, Térreo, CEMAPE, CEP:
74884-900
Email
SESMT na SME: educacaosesmt@gmail.com
Fone:
35243057 – 35241729, na CRE Central
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