sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Descrição Resumida dos Setores, Serviços Ofertados e Responsáveis 2016/2017

Descrição Resumida dos Setores, Serviços Ofertados  e Responsáveis:
1. Politica Articulada de Educação da Paz (EPAZ)
Responsável: Genivalda Araujo Cravo dos Santos
Descrição: com o objetivo de tecer, articular e integrar as ações já desenvolvida na Rede Municipal de Educação (RME) referentes a promoção da Cultura de Paz ou Educação da Paz e Prevenção das Violências, Conflitos ou Enfermidades que ocasionam a perda da paz interior e exterior nos ambientes de trabalho. Infelizmente os conflitos, mencionados acima, desdobram-se em perdas salariais para os/as Profissionais da Educação e para a Prefeitura de Goiânia/SME, reverberando em desconfortos não saudáveis e em dificuldades no pedagógico, administrativo e relacional nos ambientes de trabalho.

2. Construtores e Construtoras de Pontes de EPAZ e Multiplicadores e Multiplicadoras de Educação da Paz
Responsável: Vera Ferreira
Descrição: Objetiva homenagear e reconhecer os serviços desenvolvidos, realizados e desempenhados no ano anterior referentes a Educação da Paz. O critério de seleção, as pessoas que concluíram os Cursos da Ecoformação da EPAZ, as instituições educacionais que participaram da Semana de Educação da Paz e os órgãos da SME que cooperaram para a promoção da Paz.

3. Sarau Itinerante Saúde Integral e Qualidade de Vida
Responsável: Gilberto Araújo e Marlucia Rodrigues
Descrição: Homenagear e reconhecer os serviços relevantes desenvolvidos pelos Profissionais da Educação no mês de outubro pelo Dia do Professor e Dia do Servidor Público, assim como homenagear os educandos pelo Dia das Crianças.

4. Música e outros movimentos
Responsável: Gilberto Araujo, Marlucia Rodrigues, Vera Ferreira, Cledia Maria, Gleice Arruda, Márcia Maristela Goiani, Genivalda Cravo
Descrição: Promover por meio da música, da arte, dos movimentos sistêmicos, do canto, das diversas técnicas e metodologias da cultura da paz um ambiente saudável, alegre, descontraído, reflexivo, problematizador na busca de soluções pacíficas aos conflitos identificados nos locais de trabalho, a meditação, o bem-estar, o gerenciamento do estresse e da síndrome de burnout e o prazer no trabalho.

5. Coral Epazear
Responsável: Gilberto Araújo (maestro)
Descrição: Promover o gerenciamento do estresse e da síndrome de burnout por meio do Coral, do canto coletivo, do aprendizado com a música e o despertar e o desenvolvimento de habilidades e talentos e a educação da paz.

6. Cuidando do Educador e da Educadora de Forma Intersetorial
Responsável: Marlucia Rodrigues, Genivalda Cravo, Márcia Maristela Goiani, Vera Ferreira, Maíra Adorno, Vera Fleury, Denise Pires, Cleide Moco, Abadia Helenice, Roberly Freitas, Gleice Arruda, Cledia Maria, Regilene Campos; SESMT e outros parceiros intersetorias
Descrição: Desenvolver ao longo do ano ações que promovam uma atenção integral ao profissional da educação, o gerenciamento do estresse e da síndrome de burnout, a mediação do conflito e a convivência pacífica, o prazer no trabalho, a minimização do impacto do trabalho na saúde do trabalhador e trabalhadora da educação. A culminância das ações se dará no mês de outubro contemplando ambientes educacionais que ainda não foram atendidos ou que façam adesão ou solicitem as ações programadas.

7. Semana de Educação da Paz
Responsáveis: Escolas, CMEIs, CEIs, CREs, CMAIs e demais órgãos da SME
Descrição: Culminância dos Projetos Políticos Pedagógicos sobre Cultura da Paz. Epazear com a comunidade educacional, por meio de ações das mais diversas e criativas. Dar continuidade as Caminhadas, Abraços, Piqueniques, Circuitos de Bicicletas, Pinturas, Teatros, Danças, Músicas, Poesias, Desenhos, Brincadeiras, Jogos Cooperativos, entre outras ações da Paz.

8. Comissão de Mediação de Conflito e Convivência Pacífica (Portaria 040/10/101/2013)
Responsáveis: Genivalda Cravo, Márcia Maristela Goiani, Cledia Maria, Gleice Arruda, Roberly Freitas, Denise Pires, Maíra Adorno, Vera Ferreira
Descrição: Promover e incentivar a Educação da Paz nos locais de trabalho, assim como prevenir, mediar e estimular a convivência pacífica e saudável entre os profissionais da SME; Instituir, formar e acompanhar os Núcleos de Mediação de Conflito e Convivência Pacífica nas Coordenadorias Regionais de Educação e Instituições Educacionais, para o desenvolvimento de ações de mediação de conflito e os seus correlatos; Receber denúncias de suspeitas de conflitos interpessoais entre os profissionais da SME, estudantes e familiares; Acompanhar os casos que evidenciam problemas de relacionamentos interpessoais, assédio moral e outros conflitos nos locais de trabalho entre os profissionais da SME, de forma a prevenir, enfrentar e acompanhar os problemas interpessoais e buscar resolutividade nos casos; Estabelecer os procedimentos e protocolos padrões nos casos denunciados ou suspeitos, assim como estabelecer o acompanhamento do processo de mediação e caso as partes não aceitem a conciliação encaminhar para os órgãos competentes e devidas providências, de forma imparcial, sigilosa e ética; Implementar as ferramentas, instrumentos e metodologia de mediação de conflito e resolutividade pacífica para casos de conflitos com violência ou não, por seguimento, nos ambientes de trabalho e ainda desenvolver ações por meio das ferramentas da mediação de conflito para acompanhar o desenvolvimento dos Projetos Políticos Pedagógicos das instituições da SME; Participar da formação continuada em Mediação de Conflito, Justiça Restaurativa e Resolutividade Pacífica.

9. Comissão Intersetorial de Segurança e Saúde dos Profissionais da SME (Portaria 013/09/04/2014)
Responsáveis: Márcia Maristela Goiani, Genivalda Cravo
Descrição: a fim de monitorar, aprovar e propor mediadas de acompanhamento, encaminhamento e intervenção a saúde e segurança do trabalho na SME.

10. Projeto Faculdade Estácio de Sá (2015 e 2016)
Responsável: Vera Ferreira
Descrição: visa investigar a violência no ambiente escolar e o quanto pode causar danos aos educandos e profissionais da educação. A metodologia aplicada nas escolas que fizeram adesão compreende diagnóstico organizacional, planejamento das atividades conforme necessidades levantadas no diagnóstico, atividades em grupos operativos (professores, educandos, comunidade) e avaliação das atividades desenvolvidas ao longo dos semestres.

11. Programa em Nome da Vida da PUC Goiás, voltado aos Profissionais da SME sobre Prazer e sofrimento no trabalho (2015 e 2016)
Responsável: Vera Fleury, Márcia Maristela Goiani, Genivalda Cravo
Descrição: criar condições que mudem o quadro atual dos profissionais adoecidos e/ou que têm o potencial de adoecer ou que estejam em sofrimento mental. A metodologia do projeto é oferecer um espaço de escuta ativa, no qual os profissionais possam, na roda de conversa e num ambiente seguro gerenciar os conflitos.

12. Programa Escola da Inteligência (2012, 2013 e 2014)
Responsável: Márcia Maristela Goiani, Genivalda Cravo
Descrição: foi direcionado a três segmentos: educandos, professores e familiares, objetivou fornecer ferramentas para a promoção da saúde emocional e, assim, prevenir fobias, ansiedade, depressão, transtornos psicológicos, agressividade, uso de drogas e baixa autoestima; estimular o desenvolvimento das funções mais complexas da inteligência humana: pensar antes de reagir, colocar-se no lugar do outro, gerenciar pensamentos, administrar e proteger a emoção; superar perdas e frustrações, além de buscar o desenvolvimento das relações interpessoais: ética e honestidade nas relações sociais, educação para a cultura de paz, atitudes de contribuir sem esperar contrapartida, resolução de conflitos de forma amistosa e trabalho em equipe.

13. Projeto Saúde Integral e Qualidade de Vida: Atendimento Integrativos Itinerantes/Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs)
Responsável: Denise Pires, Cleide Mocó, Abadia Helenice, Genivalda Cravo, Maíra Adorno, Gleice Arruda, Roberly Freitas, Regilene Campos
Descrição: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) são recursos terapêuticos que atuam no campo da prevenção de doenças, na recuperação e na promoção da saúde integral, harmonização e da paz interior e exterior. Tem uma visão ampliada do processo saúde-doença e promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado. No CEMAPE atuamos com algumas destas PICs, tanto com atendimentos individuais como com a oferta de cursos livres, onde os profissionais de educação são capacitados a aplicar em si mesmos e em outras pessoas.

14. Centro Municipal de Atenção ao Profissional da Educação (CEMAPE) (Portaria 007/30/01/2015)
Responsável: Marlucia Rodrigues, Genivalda Cravo, Márcia Maristela Goiani, Vera Ferreira, Maíra Adorno, Vera Fleury, Denise Pires, Cleide Moco, Abadia Helenice, Roberly Freitas, Gleice Arruda, Cledia Maria, Regilene Campos
Descrição: O objetivo é que o CEMAPE seja uma referência para os profissionais da SME no que tange as politicas públicas de prevenção de conflitos, adoecimentos e acidentes, promoção da saúde integral, da educação da paz e da resolutividade pacífica das violências inerentes ao ambiente de trabalho e a educação e assistência a saúde por meio de intervenções breves, orientações, recomendações, sugestões, sensibilizações e vivências que oportunizem o gerenciamento do estresse, da síndrome de burnout e outros transtornos físicos, emocionais, mentais ou sociais. Nesse sentido a SME espera que de forma lenta, gradual e progressiva vá diminuindo os índices de licenças e atestados médicos, readaptações, sofrimento laboral, conflitos interpessoais, processos de sindicâncias.

15. Ecoformação
Responsável: Vera Fleury e Genivalda Cravo
Descrição: Articular de forma intersetorial a formação continuada para os profissionais da educação sobre a saúde do trabalhador, gerenciamento do stress e da síndrome de burnout, educação em direitos humanos na educação da paz, saúde integral e qualidade de vida, relações intra e interpessoais, saúde emocional e ambientes saudáveis, entre outros temas correlatos.

16. SESMT SME
Responsáveis: Equipe Multiprofissional de Saúde e Técnicos de Segurança do Trabalho e Engenheiro do Trabalho da SEMAD/Gerência de Saúde e Segurança/SESMT Central
Descrição: O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), segundo a Lei Estadual no 19.145, de 29/12/2015, que institui, no âmbito da
Administração Publica direta e indireta do Poder Executivo, a Politica de Segurança e Saúde no Trabalho dos Servidores Públicos, que consubstancia o conjunto de princípios, diretrizes e estratégias para o desenvolvimento de atenção integral a saúde
no trabalho, com ênfase nas acoes de vigilância, assistência e educação em segurança e saúde. A Lei Municipal no 9159, de 23 de julho de 2012 descreve as funções, atribuições e serviços ofertados pelo SESMT na SME, vinculados a Diretoria de Saúde e Segurança do Trabalho da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD)/Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho/SESMT Central.

Prefeitura de Goiânia
Secretaria Municipal de Educação e Esporte - SME
Diretoria de Gestão de Pessoas - DIRGES
Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da Educação - SME/GERSAU - Decreto nº 1417, de 17/06/2015
Política Articulada de Educação da Paz - EPAZ - Portaria nº 61 de 22 de dezembro de 2011 - Publicada no Diário Oficial 5259 de 02/01/2012, p. 25
Centro Municipal de Atenção ao Profissional da Educação - CEMAPE - Portaria nº 007 de 30 de janeiro de 2015 - Publicada no Diário Oficial 6.016 de 03/02/215
Comissão de Mediação de Conflito e Convivência Pacífica - CMCCP - Portaria nº 040 de 14 de agosto de 2013
Comissão Intersetorial de Segurança e Saúde dos Profissionais da Educação - CISSPE - Portaria nº 013 de 09 de abril de 2014
Fones: (62)3524 8261  
 Facebook:  www.Facebook.com.br/cemapesmegoiania; Página: Gerência de Saúde e Segurança Sme Gyn
Endereço: Av. Do Cerrado nº 999, Park Lozandez, Bloco C, Térreo, CEMAPE, CEP: 74884-900
Email SESMT na SME: educacaosesmt@gmail.com

Fone: 35243057 – 35241729, na CRE Central

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