terça-feira, 9 de agosto de 2016

V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DA PAZ: Estudos, Pesquisas e Vivências - Tema: Por uma nova cultura de saúde integral e qualidade de vida: desafios nas políticas públicas


V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DA PAZ : Estudos, Pesquisas e Vivências
Tema: Por uma nova cultura de saúde integral e qualidade de vida: desafios nas políticas públicas.
Objetivo Geral: Manter a saúde integral, apesar dos conflitos e estresse no mundo do trabalho.
Período: 15/09/2016 - Local: Auditório 3, Área II, Bloco D, PUC Goiás (Av, Universitária 1.440, Setor Universitário, atrás da Igreja da PUC Goiás).

PROGRAMAÇÃO

7:30 às 12:00 hs
Abertura Oficial
Apresentação Cultural
Dia Municipal de Cultura de Paz no Município de Goiânia – Lei nº 8.929 de 20 de julho de 2010 Semana de Educação da Paz na SME: 12 a 16/09
5 Anos de EPAZ – Compartilhando Vivências
Espaço Saúde

PAINEL I – SAÚDE INTEGRAL E QUALIDADE DE VIDA
Mediadora: Marlúcia Rodrigues Coutinho – Licenciada e Bacharel em Artes e Escultura, especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão.

1- Will Eduardo de Goya Campos - O que é saúde integral para a Filosofia Clínica?”
Filósofo Clínico, professor titular da Casa de Estudos Francisco de Assis, do Centro de Filosofia Clínica e coordenador do “Café Filosófico com Will Goya”, em Goiânia.

2- Hélyda Di Oliveira - “A Prática da Vida Integral”
Mestre em Ciências da Religião, especialista em Docência Universitária, diretora geral da Universidade Holística Internacional da Paz - Unipaz Goiás e autora do livro “Amar e Reencantar a Vida”.

PAINEL II – COMPARTILHANDO VIVÊNCIAS E RESULTADOS DAS EXPERIÊNCIAS DO CEMAPE
Mediadora: Cleide Mocó - Mestra em Ecologia, pedagoga, bióloga, educadora ambiental, terapeuta holística em Auriculoterapia, Florais, Aromoterapia, Musicoterapia e Mestre em Reiki Usui Tibetano e Karuna.

1- Claúdio José da Silva – “Enfrentando o estresse do cotidiano na escola por meio das Práticas Integrativas e Complementares”
Pedagogo com especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Faculdade Universo e Metodologia do Ensino Fundamental pela UFG, Diretor no segundo mandato na EM Bárbara de Souza Morais, Mestre em Reiki Usui Tibetano e Karuna.

2- Edina Maria Pinto – "Cuidando de quem cuida"
Pedagoga pela PUC Goiás, Coordenadora Pedagógica da EM Pedro Xavier Teixeira, Mestra em Reiki Usui Tibetano Karuna.

3- Maíra Borges Adorno - "Profissional de Educação, desafios no cotidiano Escola/CMEI."
Pedagoga pela UFG, Diretora do CMEI Jardim Europa II e em substituição da E.M Vicente Rodrigues do Prado, Mestra em Reiki Usui Tibetano Karuna, Membro da Organização Mãos Sem Fronteiras.

13:30 às 17:30 hs
PAINEL III – PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - DESAFIOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Mediadora: Denise Alves da Costa Pires – Licenciada em Letras Neolatinas Português/Espanhol, Terapeuta Holística em ThetaHealing® , Reiki, Estimulação Neural, Auriculoterapia e EFT.

1- Antonieta Bonifácio dos Reis - “Acupuntura e Florais de Bach”
Cirurgiã-dentista, especialista em pacientes com necessidades especiais, docente em Acupuntura pelo Instituto de Pós Graduação de Uberlândia, Terapeuta Floral, facilitadora em Curso de Florais de Bach pela Healingherbs.

2 - Paulo Henrique de Castro Araujo - “Osteopatia da dor”
Osteopata certificado pelo Instituto Brasileiro de Osteopatia W. G. Sutherland e apreciador das “Terapias Naturais”, tendo feito cursos nesta área de interesse.

3 – Genivalda Araujo Cravo dos Santos - "Reiki nas Políticas Públicas e o Gerenciamento do Estresse e da Síndrome de Burnout"
Doutora e Mestre em Ciências da Religião pela PUC Goiás, Historiadora, Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da SME- GERSAU-EPAZ-CEMAPE, Terapeuta Holística em Sistêmica Transpessoal, Reiki Usui Tibetano Karuna, Visualização Positiva, Estimulação Neural, EFT, Florais de Bach, Professional Life Coaching, Membro da Comissão de Mediação de Conflito e Convivência Pacifica da SME e do TJGO.

PAINEL IVCONSTELAÇÕES SISTÊMICAS NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA
Mediadora: Clédia Maria Pereira - Pedagoga, Psicopedagoga, membro da Comissão de Mediação de Conflito e Convivência Pacífica da SME e Instrutora do Curso de Mediação Judicial do TJGO.

1- Vânia Meira e Siqueira Campos "Constelações Sistêmicas e o seu olhar sobre o processo de adoecimento e cura".
Médica anestesiologista, treinamento em Constelações Familiares certificado pelo IAG - Munique/Alemanha, treinamento avançado em Constelações Familiares com Bert Hellinger, especialista em Psicossomática pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo, facilitadora de PSYCH-K® Básico, Avançado e Profissional pelo PSYCH-K® Centre International.

2 - Marta Franco "Causas e Soluções - Depressão, Ansiedade, Burnout e obesidade na visão sistêmica".
Terapeuta Holística em Constelação Familiar e Organizacional, Renascimento, Regressão e Coaching.

3 – Lívia Costa de Andrade - "Educação Sistêmica".
Mestre em Geografia pela UFG, pedagoga, especialista em Educação Infantil pela PUC GO e em Docência Universitária pela Universidade Salgado de Oliveira, professora titular de pós graduação e graduação e Coordenadora do "Curso de Docência Universitária" da UNIVERSO/GO, professora de pós-graduação do IPOG, fundadora e diretora do Instituto Sistêmico En-Volver, prestando consultoria e assessoria às grandes empresas nacionais.

 19:00 às 21:30 hs
PAINEL V – POR UMA NOVA CULTURA DE SAÚDE INTEGRAL E QUALIDADE DE VIDA: DESAFIOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS.
Mediador: Manoel do Bonfim Rodrigues de Souza
Mestre em Ciências da Religião pela PUC Goiás e licenciado em Filosofia e Teologia.

1- Osni Ribeiro de AguiarSaúde e Segurança do Trabalho
Auditor- Fiscal do Trabalho, ex- chefe de Relações do Trabalho, ex- Subdelegado do Trabalho em Anápolis, ex- Subchefe de Saúde e Segurança do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho em Goiás, ex- Coordenador de Investigação e Análise de Acidentes Graves e Fatais.

2- Mário Fernando Maia Queiroz - Finanças Pessoais – O que devo saber sobre nossa relação com dinheiro.
Bacharel em Ciências Contábeis UNB/BSB, especialista em Auditoria pela USP, presidente da Associação de Bancos – Goiânia/GO.

3- Kátia Maria dos Santos – Saúde Integral e Qualidade de Vida: Desafios nas Políticas Públicas.

Graduada em Pedagogia pela UEG e Mestre em Geografia pela UFG. Atualmente é consultora de projetos na área de Sustentabilidade, Gestão Sistêmica, Transdisciplinaridade, Governança e Desenvolvimento Urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário