quinta-feira, 25 de junho de 2015

Presidente da Câmara entrega Plano Municipal de Educação aprovado hoje pela Casa



Presidente da Câmara entrega Plano Municipal de Educação aprovado hoje pela Casa

Atualizado em 24/06/2015 16:23
Documento que prevê metas e estratégias para a Educação nos próximos dez anos tem previsão para ser sancionado ainda hoje

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Anselmo Pereira, fez a entrega oficial do Plano Municipal de Educação (PME) 2015/2025 na tarde desta quarta-feira, 24, ao chefe de gabinete do prefeito Paulo Garcia. Paulo César Fornazier recebeu o documento, que foi aprovado nesta manhã em segunda e última votação, na Câmara de vereadores.

No ato, Anselmo Pereira ressaltou que trata-se de um planejamento que está sendo feito para uma década. 'Você coloca a educação em primeiro lugar, praticamente, na atenção da administração pública. A Câmara quer parabenizar, nesse sentido, o poder Executivo, na pessoa do prefeito Paulo Garcia. E a Câmara deu a sua contrapartida, aprovando em rito sumaríssimo esse nosso plano municipal de educação'. O vereador acredita que, de agora em diante, a Capital tem um plano adequado para fazer com que a Educação na cidade seja uma grande meta da administração.

Antes de chegar ao Paço Municipal, o PME foi aprovado pelos vereadores com cinco emendas, quatro substitutivas e uma de acréscimo. Uma delas substitui os termos “gênero”, “orientação sexual” e “sexualidade”, por sexo. Outra garante a participação da família na instituição educacional. Antes de ir à Câmara, o documento foi avaliado e aprovado durante a Conferência Municipal de Educação, apresentado ao Poder Executivo, e teve parecer do Conselho Municipal de Educação.

Diante da importância do documento para melhorias na Educação de Goiânia, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte solicitou a elaboração do Plano ao FME, órgão legítimo para assumir o trabalho, composto por diversas instituições da esfera educacional e coordenado pelo professor Elcivan França. “O PME propõe a garantia de uma educação de qualidade. Passamos por várias etapas de pesquisas, estudos e elaboração”, ressalta França.

Plano
O PME é uma determinação do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, que determina que os Estados, Distrito Federal e os municípios devem elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas no PNE.

O processo de elaboração do Plano contou com a participação efetiva de representantes da SME, do Conselho Municipal de Educação, do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos, do Fórum Goiano de Educação Infantil, do Conselho de Diretores da Rede Municipal de Educação (Condir), do Senai, do Instituto Federal de Goiás (IFG), do Sintego, do Sinpro, do Sindigoiânia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), da Universidade Federal de Goiás (UFG) e outros órgãos relacionados a educação.

Dentre o total de 20 metas, algumas estão relacionadas aos seguintes temas: universalizar, até 2016, a educação infantil para crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de vagas para atender crianças de 3 anos até o final da vigência do Plano; universalizar o ensino fundamental de 9 anos para toda a população de 6 a 14 anos; alfabetizar todas as crianças no máximo até o terceiro ano do ensino fundamental; manter a política de valorização dos profissionais da Educação; entre outros.

Por Daniela Rezende e Lívia Máximo, da editoria de Educação e Esporte - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) Fonte: http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=7111&fn=true

Nenhum comentário:

Postar um comentário