quarta-feira, 10 de junho de 2015

Festival de Arte-Educação abre exposição de obras em Artes Visuais

Festival de Arte-Educação abre exposição de obras em Artes Visuais

Atualizado em 10/06/2015 13:23 - FONTE: http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=6987&fn=true
Continuidade da primeira etapa do projeto reúne 15 instituições com obras em diversas expressões e recursos artísticos

Recursos e formas de expressão visuais ganham espaço na continuidade da primeira etapa do Festival de Arte-Educação. Com destaque para artes visuais, 15 escolas e um artista convidado participam com exposição de pintura, desenho, colagem, instalação, escultura, fotografia e assemblage no Centro Cultural Oscar Niemeyer. A programação prossegue até amanhã, 11, e inclui também apresentações culturais com o Coral Vozes Em Canto e visita ao museu do local.

No primeiro semestre, o Festival de Arte-Educação abre espaço para que as instituições exponham o trabalho realizado em sala de aula. Em maio, as apresentações nas linguagens artísticas dança, música e teatro envolveram cerca de cinco mil alunos entre artistas e plateia. Desde 2012, o Festival valoriza e amplia as vivências artísticas e estéticas dos envolvidos, com a oportunidade de expor os resultados das produções elaboradas dentro de um contexto sociocultural.

Com atuação na organização do evento, a apoio técnico-pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, Verusca Bettiol, destacou a diversidade da produção artística exposta. “Temos trabalhos de crianças de dois anos de idade até de alunos da educação de jovens e adultos”, pontuou. A apoio também definiu a função do projeto. “É um momento em que as instituições descobrem um olhar estético e mais criterioso sobre a arte e também de valorização do trabalho realizado pelas instituições”.

Para ver e aprender
A aluna Marília Bispo Neri, 13 anos, é uma das artistas contempladas na exposição. A adolescente, que estuda na Escola Municipal Jalles Machado, foi selecionada com obra em desenho sobre a identidade da mulher. “Fiz um desenho em preto e branco com linhas e curvas. Estou muito feliz por ter sido escolhida”, detalhou.

A produção foi construída durante as aulas de Artes. “Tenho uma oficina de desenho e abordo temas de história da arte”, explicou a professora Karine Melo, que orientou outros três alunos que apresentam trabalhos no local.

Visitante com a Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros, a aluna Gabriela Caroline Gonçalves, 15 anos, se surpreendeu com os materiais utilizados nas obras. “Podemos ver que nada é descartável”, afirmou. A aluna valorizou a iniciativa da Prefeitura de Goiânia. “É importante, pois muitas pessoas que estão aqui nunca ouviram falar de artistas como Goiandira do Couto ou Romero Britto e, com esse momento, podem ter mais interesse”, declarou.

Por Roseneide Ramalho, da editoria de Educação - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Foto 1.
Crédito: Roseneide Ramalho
Legenda: Crianças apreciam obra do artista convidado, Alberto Tolentino de Oliveira

Foto 2.
Crédito: Luiz Fernando Nunes Hidalgo
Legenda: Exposição reúne obras de 15 instituições educacionais

Foto 3.
Crédito: Roseneide Ramalho
Crianças do Cmei Vera Cruz II se encantam diante da própria obra exposta no Festival de Arte-Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário