Programas, Projetos e Ações desenvolvidas pela EPAZ |
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Nº | OBJETIVO / ESPECIFICAÇÃO | AÇÕES REALIZADAS EM 2012 | AÇÕES PLANEJADAS PARA 2013 | ||||||||||||
1 | Promover a Educação da Paz, por meio de palestras, dinâmicas, vídeos e música. | Encontro da EPAZ nas Instituições Educacionais | Encontro da EPAZ nas Instituições Educacionais | ||||||||||||
2 | Ampliar a compreensão dos Profissionais da Educação quanto aos diversos temas relacionados à prevenção, enfrentamento e acompanhamento dos conflitos escolares, numa perspectiva da Educação da Paz. | Curso: Conflitos nas Relações Humanas: o que cabe às Instituições Educacionais? | |||||||||||||
3 | Ampliar e refletir sobre as estratégias criativas de aplicação da Educação da Paz. | Grupo de Trabalho e Estudo de Educação da Paz – GTE/EPAZ | Grupo de Trabalho e Estudo de Educação da Paz – GTE EPAZ | ||||||||||||
4 | Refletir sobre as estratégias criativas de Educação da Paz, como prevenção, enfrentamento e acompanhamento dos casos de conflitos e/ou violências; ampliar a tecitura da Educação em Direitos Humanos na promoção da Educação da Paz nas práticas pedagógicas, administrativas e relacionais, a fim de potencializar as estratégias de prevenção, acompanhamento e enfrentamento dos conflitos nos ambientes escolares. | I Seminário de Educação da Paz: estudos, pesquisas e vivências | II Seminário de Educação da Paz: estudos, pesquisas e vivências | ||||||||||||
5 | Ampliar a tecitura da Educação em Direitos Humanos na promoção da Educação da Paz nas práticas pedagógicas, nas práticas administrativas e relacionais para a construção de estratégias de prevenção e enfrentamento dos conflitos nos ambientes escolares. | Curso: Tecendo Educação em Direitos Humanos na Educação da Paz | |||||||||||||
6 | Incentivar as Instituições Educacionais a manifestarem a Cultura de Paz junto à comunidade educacional, por meio de ações integradas e intersetoriais. | Dia Municipal de Cultura de Paz nas Instituíções Educacionais – 15 de setembro | Dia Municipal de Cultura de Paz nas Instituíções Educacionais – 15 de setembro | ||||||||||||
7 | Homenagear os Profissionais da Educação. | II Sarau Itinerante – Saúde e Qualidade de Vida | III Sarau Itinerante – Saúde e Qualidade de Vida | ||||||||||||
8 | Desenvolver habilidade com a flauta, despertar o interesse e a interação com a música, numa perspectiva de formar multiplicadores de canto instrumental. | Projeto: Musicalização com Flauta Doce – DIEP/EPAZ | Projeto: Musicalização com Flauta Doce | ||||||||||||
9 | Trabalhar com atividades voltadas para o crescimento físico e intelectual da criança/adolescente, por meio de tarefas como: reforço escolar, dança, artes cênicas, música, informática, capoeira, pintura e implementação da horta caseira natural, no contraturno escolar. A Rede Permanente pela Paz oferece a esses jovens a oportunidade de crescimento e ingresso digno na sociedade, sob um olhar mais humanista, conduzindo-os a perceberem o outro como ser integral no universo, através do seu trabalho em Cultura de Paz. | Rede Permanente pela Paz – contraturno | Rede Permanente pela Paz – contraturno | ||||||||||||
10 | Gerar emprego e renda para jovens em risco social e, para tanto, se propõe discutir as transformações tecnológicas e culturais que fundamentam a crescente democratização da produção audiovisual, a partir de câmeras de vídeo embutidas em dispositivos portáteis, como telefones celulares e máquinas fotográficas digitais. O tema que norteará a concepção do argumento e a produção dos conteúdos será decorrente da Temática Empreendedorismo Sociocultural, com foco em Sustentabilidade e promoção da Cultura de Paz. | Telinha de Cinema da Paz | |||||||||||||
11 | Fornecer ferramentas para a promoção da saúde emocional e, assim, prevenir fobias, ansiedade, depressão, transtornos psicológicos, agressividade, uso de drogas e baixa autoestima; estimular o desenvolvimento das funções mais complexas da inteligência humana: pensar antes de reagir, colocar-se no lugar do outro, gerenciar pensamentos, administrar e proteger a emoção; superar perdas e frustrações, além de buscar o desenvolvimento das relações interpessoais: ética e honestidade nas relações sociais, educação para a Cultura de Paz, atitudes de contribuir sem esperar contrapartida, resolução de conflitos de forma amistosa e trabalho em equipe. | Programa Escola da Inteligência | Programa Escola da Inteligência | ||||||||||||
12 | Compartilhar, de forma festiva, as políticas públicas desenvolvidas pela Política Articulada de Educação da Paz – EPAZ, durante o seu aniversário, de forma intersetorial. | Aniversário da EPAZ | Aniversário da EPAZ | ||||||||||||
13 | Promover momentos de escuta ativa e de resolutividade pacífica dos conflitos. | Rodas de Conversas para mediação de conflito e resolutividade pacífica | Rodas de Conversas para mediação de conflito e resolutividade pacífica | ||||||||||||
14 | Promover e desenvolver a integração da equipe, estudos, reflexões, resolução de conflito, operacionalização das atividades e avaliar os encaminhamentos das ações. | Reuniões internas com a Equipe da EPAZ | Reuniões nternas com a Equipe da EPAZ | ||||||||||||
15 | Promover a integração e articulação das ações na SME/EPAZ. | Reuniões com os Departamentos e Divisões da SME, UREs e Parceiros Intersetoriais | Reuniões com os Departamentos e Divisões da SME, UREs e Parceiros Intersetoriais | ||||||||||||
16 | Promover a integração, articulação, problematização, acompanhamento técnico; representar a SME nos espaços intersetoriais; socializar as práticas desenvolvidas; participar das ações aprovadas nos espaços das representações e divulgá-las internamente na SME. | Representação Intersetoriais: Conselho Municipal de Política sobre Drogas (COMAD); Gabinete de Gestão Integrada (GGIM); Fórum Goiano de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, Programa Crack é Possível Vencer, Comitê de Saúde da População Negra, Festival Craques da Paz, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes, Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas | Representação Intersetoriais: Conselho Municipal de Política sobre Drogas (COMAD); Gabinete de Gestão Integrada (GGIM); Fórum Goiano de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas; Programa Crack é Possível Vencer; Comitê de Saúde da População Negra; Festival Craques da Paz; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes; Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; Comissão Intersetorial de Elaboração e Acompanhamento da Rede de Atenção, Apoio e Assistência aos Profissionais da Educação da SME | ||||||||||||
17 | Desenvolver intercâmbio e promoção de ações integradas. | Parcerias Intersetoriais | Parcerias Intersetoriais | ||||||||||||
18 | Fornecer subsídios às escolas sobre prevenção ao bullying | Programa de Prevenção ao Bullying | |||||||||||||
19 | Promover ações integradas nas Instituições Educacionais, de culminância, dos projetos pedagógicos referentes à Educação da Paz. | Semana de Educação da Paz – setembro | Semana de Educação da Paz - setembro | ||||||||||||
20 | Reduzir o número de vitimas dos acidentes com linha contendo cerol. Ação coordenada, de conscientização e de prevenção de acidentes e repressão quanto ao uso do cerol; buscar a integração entre a Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Educação e comunidade, em prol do bem-estar da população goianiense; orientar a brincadeira de forma saudáve, por meio de ações coordenadas nas Instituições Educacionais, comando de regionais da AGMG, atividades nas escolas municipais, de maneira didática, com palestras, teatro de fantoche e exibição de material fotográfico das diversas vítimas desta brincadeira, que pode se transformar em “arma fatal”; formar cidadãos cientes dos riscos e dos perigos que envolvem uma mera brincadeira, quando a esta é incorporada um material criminoso; orientar e informar principalmente jovens, adolescentes e crianças, quanto à existência da Lei Municipal nº 8.832, de 2009, que versa sobre a proibição do uso de material cortante em linhas de pipa, tornando estes agentes multiplicadores nas escolas, em casa ou no convívio com outros integrantes de seus grupos sociais. | Projeto: Pipa Sem Cerol – SEMDEF e SME | Projeto: Pipa Sem Cerol – SEMDEF e SME | ||||||||||||
21 | Mapear,homenagear, divulgar e potencializar as práticas proativas de Educação da Paz que foram desenvolvidas pelos Construtores de Pontes de EPAZ na SME. | Construtores(as) de Pontes de EPAZ - Multiplicadores(as) | Construtores(as) de Pontes de EPAZ – Multiplicadores(as) | ||||||||||||
22 | Elaborar a proposta da Rede de Atenção, Apoio e Assistência aos Profissionais da Educação; criar as estratégias de acompanhamento e implementação da política de prevenção e segurança da saúde do Profissional da Educação. | Comissão Intersetorial de Elaboração e Acompanhamento da Rede de Atenção, Apoio e Assistência aos Profissionais da Educação da SME | |||||||||||||
23 | Programa do Governo Federal que visa: prevenção nas escolas; capacitação de profissionais das redes de saúde, segurança pública, educação, assistência social, justiça, operadores do direito, lideranças religiosas e comunitárias; disseminação contínua de informações e orientações sobre crack e outras drogas. | Programa Crack é Possível Vencer | |||||||||||||
24 | Ampliar e implementar estratégias de mediação de conflitos e resolutividade pacífica nos ambientes educacionais e promover a saúde e a qualidade de vida dos profissionais da educação por meio da Educação da Paz; tecer a Rede Articulada de Prevenção e Apoio a Saúde do Profissional da Educação; tecer a Rede de Educação em Direitos Humanos na Educação da Paz nos ambientes educacionais; promover trocas de experiências e intercâmbio entre os Profissionais da Educação, a fim de divulgar e potencializar as experiências exitosas e projetos desenvolvidos nas Instituições educacionais, departamentos e divisões; propor instrumentos de mediação de conflito e resolutividade pacífica nos casos de conflitos e violências ocorridos nos ambientes educacionais; implementar, nos ambientes educacionais, o espaço de Mediação e Resolutividade Educacional; otimizar as práticas pedagógicas, administrativas e relacionais, por meio da Educação da Paz; fomentar políticas de prevenção às drogas, ao bullying, à saúde do Profissional da Educação e de mediação de conflito e resolutividade pacífica na comunidade educacional. | Programa de Mediação e Resolutividade Educacional | Programa de Mediação e Resolutividade Educacional | ||||||||||||
25 | Desenvolver o programa da Academia da Inteligência, do Dr. Augusto Cury, sem custo para a SME, baseado no livro “Mente livre e emoção saudável”, na EAJA, por adesão, nos moldes do Programa Escola da Inteligência | Programa de Prevenção ao Uso de Drogas na EAJA | |||||||||||||
26 | Desenvolver vivências de Biodança para os cursistas das formações continuadas, coordenadas pela EPAZ. Ação voltada para adolescentes do CRAS Floresta e Jardim Curitiba e demais Profissionais da Educação, com o objetivo de promover a saúde e a qualidade de vida. | Projeto: Vivência de Biodança |
Prefeitura de Goiânia; Secretaria Municipal de Educação e Esporte - SME; Política Articulada de Educação da Paz - EPAZ; Centro Municipal de Atenção ao Profissional da Educação - CEMAPE; Comissão de Mediação de Conflito e Convivência Pacífica - CMCCP; Comissão Intersetorial de Segurança e Saúde dos Profissionais da Educação - CISSPE;
segunda-feira, 27 de maio de 2013
Programas, Projetos e Ações desenvolvidas pela EPAZ
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