terça-feira, 7 de abril de 2015

Unidades educacionais promovem ações de combate ao Bullying

Unidades educacionais promovem ações de combate ao Bullying

Atualizado em 07/04/2015 09:43
Temática é trabalhada dentro do projeto político-pedagógico das instituições da rede municipal e tem sua data lembrada no dia de hoje, 7 de abril

Para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, 7 de abril, a Escola Municipal São José trabalha há mais de duas semanas o tema dentro da instituição. Alunos participam de atividades diferenciadas que integram as ações da Política Articulada de Educação da Paz, proposta da Prefeitura de Goiânia, instituída desde 2011.

Rodas de conversa, palestras e filmes trazem para a sala de aula temas como preconceito racial, sexualidade e convívio com os colegas. Além dos professores e educandos, familiares e comunidades escolares também são envolvidos na programação das escolas, que promovem aprendizagem de valores como harmonia, respeito e solidariedade.

Para a coordenadora da instituição, Marlene Rodrigues da Silva, o assunto é polêmico.“É importante que possamos insistir no respeito com o outro, com ajuda também da família. Os alunos têm conseguido absorver e refletir sobre os valores humanos e problemas como bullying”, afirma.

Data
O Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola foi escolhido lembrando o fato que ocorreu no dia 7 de abril de 2011, no qual um ex-aluno adentrou uma escola do Realengo, no Rio de Janeiro, e matou 12 estudantes. O atirador, que foi vítima de bullying na própria escola quando adolescente, cometeu suicídio logo após a ação. A criação de um dia alerta as escolas sobre importância de se combater e de saber lidar com os casos de violência que surgirem nas instituições educacionais.

Por Daniela Rezende, da editoria de Educação - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)


Nenhum comentário:

Postar um comentário