terça-feira, 12 de novembro de 2013

Política Intersetorial de Segurança e Saúde na SME

Cuidando do profissional da educação
Com o propósito de investir na segurança e saúde dos profissionais da Educação, SME realiza trabalho intersetorial na articulação de políticas públicas
Sáb, 09 de Novembro de 2013 08:04 - Daniela Rezende                
















Estresse, transtornos mentais e emocionais, lesões por esforço repetitivo (LERs), traumatismos, doenças osteoarticulares, assédio moral, problemas de relacionamento interpessoais e conflitos são algumas das causas de afastamento trabalhista que acometem profissionais que atuam na área educacional.
De forma a investir na segurança e saúde dos profissionais que atuam em escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmei), a Se­cre­taria Municipal de Educação (SME) de Goiânia tem realizado diversas ações voltadas ao desenvolvimento da atenção integral à saúde desses servidores e professores.
A partir da aprovação da lei n°9149, de 23 de julho de 2012, que dispõe sobre a Política de Segurança e Saúde no Trabalho nos Servidores Municipais, a SME busca implementar, por meio da Política Arti­culada de Educação da Paz (Epaz), a Comissão Inter­setorial de Segurança e Saúde dos Profissionais da Educação.
De acordo com a secretária de E­du­cação, Neyde Aparecida, a Pre­feitura de Goiânia está investindo na qualidade de vida dos servidores públicos municipais. “É importante destacar o compromisso da gestão em minimizar o impacto do trabalho na saúde dos profissionais, e a Educação se sente honrada em participar desse processo”, destaca.
Segundo a coordenadora da Epaz, Genivalda Cravo, as atividades relacionadas à promoção e prevenção da saúde integral e qualidade de vida dos profissionais da educação eram isoladas. “Antes, as ações e projetos de atendimento e assistência aos servidores não eram integrados”, afirma.
Ainda segundo a coordenadora, a Epaz tem possibilitado a implementação da Política de Saúde do trabalhador na Educação. “Com a aprovação da lei, é possível articular essas políticas públicas de forma sistêmica e ampla. Dessa forma, o foco é na prevenção e saúde dos profissionais e não na doença”, completa.
Outro ponto da lei n°9149 é a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI's) e monitoramento de estoque para reposição imediata. Conforme Yara Beatriz Barbosa de Meneses, engenheira de Segurança do Trabalho da Semgep (Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas) e SME, a Educação está fazendo levantamento dos materiais para abertura de licitação.
“O levantamento das especificações de EPI's será baseado no quantitativo de servidores e atividades que executam. Por exemplo, para as merendeiras que atuam na cozinha, é importante utilizar equipamentos de uso permanente como sapato de segurança, bota, avental e luva de PVC e outros quando há necessidade como luva de aço e anti-térmica”, argumenta.
Além das merendeiras, outros servidores também serão contemplados com equipamentos de proteção como agentes educativos e professores de Cmei, porteiros, auxiliares de serviços de higiene e limpeza (ASHA) e servidores técnicos administrativos. Toucas e máscaras descartáveis, luvas de látex, óculos de segurança e capa de chuva também entram no levantamento da SME.
Mirian Rosa de Sousa Siqueira, auxiliar de higiene e limpeza na Escola Municipal Recanto do Bosque, acredita que a segurança no trabalho é de suma importância no cargo que ocupa. “Nossa função inclui a higienização dos banheiros e limpeza da escola, temos exposição a produtos químicos e materiais que podem causar danos. Nesse sentido, a segurança no trabalho nos desperta para os devidos cuidados”, adverte a funcionária.
Trabalho intersetorial
Após aprovação da Lei de 2012, profissionais concursados compõem, desde agosto deste ano, a equipe multiprofissinal do Serviço Especia­li­zado em Saúde e Segurança no Tra­ba­lho na Educação (Sesmt/ Educa­ção). A equipe é composta de engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, psicológos, enfermeiros, fi­sioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e educadores físicos.
De acordo com Yara, a equipe multiprofissional da Educação vai atuar nas instituições com a orientação e promoção da saúde. “Os profissionais especializados atuarão diretamente em escolas, Cmei e unidades que compõem a rede municipal, com estratégias de vigilância e educação em Saúde”, afirma.
Outra ação importante que compõe a Lei n° 9149 é a criação de Co­mi­ssões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas). A Cipa é uma comissão formada por servidores, eleitos e/ou indicados, que atuam na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar permanentemente a qualidade e segurança dos profissionais durante seu período laboral.
Na sede da SME, o processo eleitoral para escolha dos membros já está em andamento com inscrições abertas até o próximo dia 19 e eleições previstas para o dia 19 de dezembro. Em breve, também serão escolhidos os cipeiros das Unidades Regionais de Educação (UREs), Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefpe) e Centros Muni­ci­pais de Apoio à Inclusão (Cmai).
Nas unidades educacionais da rede municipal, a criação das Cipas será em 2014, com intuito de envolver servidores na gestão das ações em saúde no trabalho. Segundo Meneses, é necessário essa participação dos profissionais na construção de ambientes saudáveis. “A Cipa nas unidades educacionais será uma parceira do Sesmt, na identificação dos riscos no processo de trabalho e na solicitação de soluções”, destaca.
Iniciativas de sucesso
Desde a criação da Epaz, a Secretaria de Educação promove ações de orientação sobre as vantagens da Segurança do Trabalho e oficinas de prevenção e promoção da saúde integral e qualidade de vida. Um desses momentos foi realizado na semana de comemoração do dia do professor, nos dias 15, 16 e 17 de outubro.
Professores e servidores tiveram a oportunidade de participar do evento “Cuidando do educador de forma intersetorial”, na SME, no Setor Leste Universi­tário. Arteterapia, estimulação neural, biodança, aferição de pressão e teor de glicose sanguínea, emissão de guias médicas do Instituto Municipal de Assis­tência à Saúde e Social dos Ser­vidores Muni­cipais de Goiânia (IMAS) e outras atividades integraram o cronograma da ação.
Outra ação realizada todo mês de outubro, é o Sarau Itinerante “Saúde e Qualidade de Vida”, em homenagem aos profissionais da educação. Neste ano, a terceira edição do Sarau visitou instituições da rede e levou momentos de convivência fraterna, com apresentações musicais que focam na construção da paz e no relacionamento positivo entre professores e alunos das unidades educacionais.
Também, por meio da Epaz, foi instituída em 14 de agosto deste ano, pela Portaria da SME n° 40, a Comissão de Mediação de Conflito e Convivência Pacífica. A Comissão tem como principais atribuições, incentivar a educação da paz nos locais de trabalho, desenvolver ações de mediação de conflito e acompanhar problemas de relacionamento interpessoal e assédio moral.
Fonte: http://tribunadoplanalto.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17615%3Acuidando-do-profissional-da-educacao&catid=93%3Asecretaria-municipal-de-educacao&Itemid=117

Nenhum comentário:

Postar um comentário