III
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE SAÚDE QUÂNTICA E QUALIDADE DE VIDA
Trabalho
Aprovado. Comentários:
Tema relevante na área de saúde pública e educacional
RESUMO
DE TRABALHO CIENTÍFICO
Área
Temática do Trabalho:
2. Educação
como Promoção de Saúde e Desenvolvimento
Autor
correspondente: Genivalda
Araujo Cravo dos Santos
Endereço
eletrônico: genivaldacravo@gmail.com
POLÍTICA
ARTICULADA DE EDUCAÇÃO DA PAZ - EPAZ
Introdução:
Pretende-se apresentar a experiência desenvolvida na Secretaria
Municipal de Educação de Goiânia, por meio da Política Articulada
de Educação da Paz – EPAZ.
Essa política foi criada pela Portaria nº 39 de 02/09/2011,
publicada no Diário Oficial nº 5.186, de 12/09/2011 e Portaria nº
61, publicada no Diário Oficial 5.259, de 02/01/2012.
A
EPAZ desenvolve políticas públicas de integração e de prevenção
intersetorial para melhoria dos processos educacionais alusivas aos
seguintes eixos
temáticos: Concepções de Cultura de Paz; Drogadição, Prevenção
e Paz; Promoção da Saúde e Qualidade de Vida; e Mediação de
Conflito e Resolutividade Pacífica. Tem-se como objetivo
articular, integrar, sensibilizar, disseminar e potencializar
de forma transdisciplinar e intersetorial a construção de pontes de
Educação da Paz (EPAZ); divulgar e potencializar as experiências
exitosas desenvolvidas na SME; desenvolver estratégias de prevenção,
enfrentamento e acompanhamento dos casos de conflitos e violências
ocorridos nos ambientes educacionais e possibilitar intercâmbio
intersetorial; e promover
a saúde integral e a qualidade de vida dos profissionais da
educação.
Entende-se por Educação
da Paz as iniciativas alusivas à cultura da paz, valores humanos,
igualdade racial, direitos humanos, educação ambiental,
sustentabilidade, relações humanas, ética, diálogo interreligioso
e transreligioso, mediação escolar, conciliação e resolutividade
de conflitos ou violências de forma pacífica, saúde integral, bem
estar e qualidade de vida.
Objetivos:
De que
forma a educação pode contribuir para a ampliação da Educação
em Direitos Humanos e promover ações pacíficas de convivência e
tolerância nesses tempos difíceis e incertos? Quais são as
estratégias que podem ser adotadas em situações de conflitos e/ou
violências ocorridas nos ambientes educacionais que possibilitem a
educação da paz? Quais são os métodos de mediação de conflito e
de resolutividade pacífica que podem ser utilizados nas práticas
pedagógicas, nas práticas administrativas, nas relações humanas e
na promoção da saúde e qualidade de vida? Método:
A metodologia adota é
qualitativa e participativa dos sujeitos envolvidos nas ações, como
por exemplo, formação continuada, roda de conversa e escuta ativa
nos ambientes educacionais, promoção de eventos diversos, campanhas
de sensibilização, troca de experiência e homenagens aos
construtores de pontes de EPAZ. Conclusão:
Conclui-se que ações integradas e intersetoriais de prevenção que
buscam promover e valorizar a proatividade e o protagonismo dos
profissionais da educação, educandos e familiares oportunizam
saúde, paz, bem estar e qualidade de vida. Assim como, cria um
ambiente educacional de convivência pacífica e possibilita o
gerenciamento dos casos de conflitos, adoecimentos e/ou violências.
Palavras-chave:
Cultura de paz, Promoção da saúde, Mediação de conflito,
Prevenção
1
Doutora em
Ciências da Religião pela PUC Goiás, Coordenadora Geral da
Política Articulada de Educação da Paz - EPAZ e Conselheira
Regional da América Latina e Caribe da URI Global. Goiânia, Goiás,
Brasil.
2
Secretária
Municipal de Educação de Goiânia e presidenta da União Nacional
dos Dirigentes Municipais de Educação Seccional Goiás e
Centro-Oeste.
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