quarta-feira, 31 de julho de 2013

EPAZ - Trabalho Científico Aprovado no III Simpósio Internacional de Saúde Quântica e Qualidade de Vida

III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE SAÚDE QUÂNTICA E QUALIDADE DE VIDA
Trabalho Aprovado. Comentários: Tema relevante na área de saúde pública e educacional
RESUMO DE TRABALHO CIENTÍFICO
Área Temática do Trabalho: 2. Educação como Promoção de Saúde e Desenvolvimento
Autor correspondente: Genivalda Araujo Cravo dos Santos
Endereço eletrônico: genivaldacravo@gmail.com

POLÍTICA ARTICULADA DE EDUCAÇÃO DA PAZ - EPAZ
SANTOS Genivalda Araujo Cravo dos1, SILVA Neyde Aparecida da2

Introdução: Pretende-se apresentar a experiência desenvolvida na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, por meio da Política Articulada de Educação da Paz – EPAZ. Essa política foi criada pela Portaria nº 39 de 02/09/2011, publicada no Diário Oficial nº 5.186, de 12/09/2011 e Portaria nº 61, publicada no Diário Oficial 5.259, de 02/01/2012. A EPAZ desenvolve políticas públicas de integração e de prevenção intersetorial para melhoria dos processos educacionais alusivas aos seguintes eixos temáticos: Concepções de Cultura de Paz; Drogadição, Prevenção e Paz; Promoção da Saúde e Qualidade de Vida; e Mediação de Conflito e Resolutividade Pacífica. Tem-se como objetivo articular, integrar, sensibilizar, disseminar e potencializar de forma transdisciplinar e intersetorial a construção de pontes de Educação da Paz (EPAZ); divulgar e potencializar as experiências exitosas desenvolvidas na SME; desenvolver estratégias de prevenção, enfrentamento e acompanhamento dos casos de conflitos e violências ocorridos nos ambientes educacionais e possibilitar intercâmbio intersetorial; e promover a saúde integral e a qualidade de vida dos profissionais da educação. Entende-se por Educação da Paz as iniciativas alusivas à cultura da paz, valores humanos, igualdade racial, direitos humanos, educação ambiental, sustentabilidade, relações humanas, ética, diálogo interreligioso e transreligioso, mediação escolar, conciliação e resolutividade de conflitos ou violências de forma pacífica, saúde integral, bem estar e qualidade de vida. Objetivos: De que forma a educação pode contribuir para a ampliação da Educação em Direitos Humanos e promover ações pacíficas de convivência e tolerância nesses tempos difíceis e incertos? Quais são as estratégias que podem ser adotadas em situações de conflitos e/ou violências ocorridas nos ambientes educacionais que possibilitem a educação da paz? Quais são os métodos de mediação de conflito e de resolutividade pacífica que podem ser utilizados nas práticas pedagógicas, nas práticas administrativas, nas relações humanas e na promoção da saúde e qualidade de vida? Método: A metodologia adota é qualitativa e participativa dos sujeitos envolvidos nas ações, como por exemplo, formação continuada, roda de conversa e escuta ativa nos ambientes educacionais, promoção de eventos diversos, campanhas de sensibilização, troca de experiência e homenagens aos construtores de pontes de EPAZ. Conclusão: Conclui-se que ações integradas e intersetoriais de prevenção que buscam promover e valorizar a proatividade e o protagonismo dos profissionais da educação, educandos e familiares oportunizam saúde, paz, bem estar e qualidade de vida. Assim como, cria um ambiente educacional de convivência pacífica e possibilita o gerenciamento dos casos de conflitos, adoecimentos e/ou violências.
Palavras-chave: Cultura de paz, Promoção da saúde, Mediação de conflito, Prevenção

1 Doutora em Ciências da Religião pela PUC Goiás, Coordenadora Geral da Política Articulada de Educação da Paz - EPAZ e Conselheira Regional da América Latina e Caribe da URI Global. Goiânia, Goiás, Brasil.

2 Secretária Municipal de Educação de Goiânia e presidenta da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Seccional Goiás e Centro-Oeste. 

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