IDENTIFICAÇÃO
TÍTULO: I Seminário de Educação da Paz: estudos, pesquisas e vivências
ÓRGÃO RESPONSÁVEL: Secretaria Municipal de Educação de Goiânia
COORDENAÇÃO GERAL: Departamento Pedagógico / Centro de Formação dos Profissionais da Educação / Comissão da Coordenação da EPAZ
PÚBLICO: Profissionais da Educação da Rede Municipal de Educação de Goiânia e Parceiros Intersetoriais Interessados
NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS: 800, sendo 700 profissionais da educação e 100 intersetoriais (Critérios de participação dos profissionais da educação da SME: 01 Professor(a) e 01 Funcionário(a) Administrativo(a) - quem participa do GTE da Educação da Paz vaga garantida)
CARGA HORÁRIA: 20 presenciais
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 15 e 16 de maio 2012
LOCAL: Teatro Madre Esperança Garrido
FONTES ORÇAMENTÁRIAS: Tesouro Municipal e Parcerias
JUSTIFICATIVA
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou no dia 27 de agosto de 2011 durante a 9ª versão da campanha “Quebrando o Silêncio: Abaixo o Bullying”, no Shopping Flamboyant, a Política Articulada de Educação da Paz (EPAZ). Com essa iniciativa a SME amplia as oportunidades na inclusão educacional, a garantia do sucesso escolar, qualidade de vida, a valorização profissional, o respeito à diversidade e às diferenças sociais e a promoção da justiça por meio da Educação da Paz.
Entende-se por Educação da Paz as iniciativas alusivas à cultura da paz, valores humanos, igualdade racial, direitos humanos, educação ambiental, sustentabilidade, relações humanas, ética, diálogo inter-religioso e transreligioso, mediação escolar, conciliação e resolutividade de conflitos ou violências de forma pacifica, educação integral, participativa e democrática, saúde integral e qualidade de vida. Nesse sentido esclarece-se que a EPAZ não é uma nova atribuição a ser desempenhado pelo profissional da educação. Ela é uma política que possibilita estratégias articuladas e integradas de Educação da Paz, nesses tempos incertos e repletos de desafios.
A paz é fruto de justiça, de diálogo, de partilha, de cooperação e de solidariedade. Ela se realiza com a ação das pessoas comprometidas com a educação integral do ser humano na relação consigo, com os outros e com o planeta.
Como cooperar para que a cultura da paz prevaleça? De que forma a Educação pode contribuir para a disseminação de ações pacíficas de convivência e tolerância nesses tempos difíceis e incertos? Quais as estratégias que podem ser adotadas em situações de conflitos e violências ocorridas nos ambientes escolares? Como mediar conflito nas relações humanas?
A EPAZ está alicerçada na Cultura da Paz, nos Valores Humanos, na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Educação Ambiental, no Desenvolvimento Sustentável, no Relatório Dellors, na Carta da Terra e na Carta de Fortaleza, bem como:
- na Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) de 06 de outubro de 1999; na Resolução 52/15 de 20 de novembro de 1997 em que proclamou o ano 2000 Ano Internacional da Cultura de Paz; e na Resolução 53/25, de 10 de novembro de 1998 em que proclamou o período 2001-2010 Década Internacional para uma Cultura de Paz e Não-Violência para as Crianças do Mundo.
- na implementação e execução da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Lei 8.069 de 13.07.1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei 17.151, de 16.09.2010, que dispõe sobre medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate ao bullying em todas as escolas de educação básica, sendo pública ou privada; Lei nº 8.262, de 30 de junho 2004, que dispõe sobre o Plano Municipal de Educação de Goiânia; na Lei Municipal 8.838, de 29.09.2009, que dispõe sobre a Campanha de Esclarecimento a Pais, Alunos e Professores acerca do crime de pedofilia junto aos estabelecimentos de ensino e dá outras providências; Lei Municipal 8.929, de 20 julho de 2010, que institui o dia da Cultura da Paz no Município de Goiânia e adota a Bandeira da Paz; Lei nº 9073, de 19 de setembro de 2011, que dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate ao ‘bullying’ escolar no projeto pedagógico elaborado pelas escolas públicas de educação básica do Município de Goiânia, e dá outras providências e demais resoluções emitidas pelo Conselho Municipal de Educação (CME).
Sendo assim, o I Seminário de Educação da Paz, pretende oportunizar momentos de reflexões sobre as concepções de cultura e de educação da paz, relatos das experiências exitosas e tecer relações intersetoriais que previnem, enfrentam e acompanham os desdobramentos dos conflitos e/ou violências
OBJETIVOS
GERAL
Refletir sobre as estratégias criativas de educação da paz como prevenção, enfrentamento e acompanhamento dos casos de conflitos e/ou violências.
ESPECÍFICOS
- Promover trocas de experiências, a fim de divulgar e potencializar as experiências exitosas e projetos desenvolvidos, referentes à Educação da Paz (EPAZ).
- Conhecer, analisar e propor instrumentos sobre prevenção, enfrentamento e acompanhamento dos casos de conflitos e violências ocorridos nos ambientes escolares a partir da cultura da paz.
- Promover intercâmbio entre as instituições educacionais e os intersetoriais governamentais e não governamentais.
- Tecer redes de relacionamentos entre as instituições educacionais e outras redes de atendimento intersetoriais, por meio da integração das ações para prevenir todas as formas de conflitos e/ou violências às crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos.
- Fomentar política de prevenção à drogadição e outras formas de violência, a fim de promover o resgate da cooperação e a resolutividade pacifica do conflito na família, no ambiente educacional e na sociedade.
- Sensibilizar, integrar e articular os Profissionais da Educação lotados na Rede Municipal de Educação, nas outras Secretarias da Prefeitura de Goiânia e demais intersetoriais para a construção de pontes de paz na cidade.
PROGRAMAÇÃO
- CRONOGRAMA2012CHEVENTOCONTEÚDO PROGRAMÁTICOORGANIZAÇÃO15 e 16 de Maio20 hsI SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DA PAZ: ESTUDOS, PESQUISAS E VIVÊNCIASEIXO I: Concepções de Cultura de PazEIXO II: Drogadição, Prevenção e PazEIXO III: Promoção da Saúde e Qualidade de Vida: numa perspectiva da PazEIXO IV: Mediação de Conflito e Resolutividade PacíficaSME/EPAZCoordenação Geral: Genivalda Araujo Cravo dos Santos (EPAZ/SME GYN)Cecilia Borges Torres (CEFPE)Pe Francisco Prim (DEPE)Marcos Pedro da Silva (DIEP)Comissão de Logística e Infraestrutura: Leila Oliveira Rodrigues (EPAZ/SME)Manoel do Bomfim Rodrigues de Souza (EPAZ/SME)CEFPE; UREs; DAE; DA; DE; DIEPComissão de Cultura e Lazer: Gilberto José de Araújo (DIEP/EPAZ) e Divisão de EventosComissão de Redação e Documentação: Divisão de Apoio OperacionalPREMIAÇÃO: CONSTRUTORES DE PONTES DE EPAZ 2011Carga Horária Presencial: 20 horasPARCERIAS INTERSETORIAISPrefeitura de GoiâniaCAPS Girassol/Divisão de Saúde Mental SMS/Ministério da SaúdeMinistério Público (CAO Educação e Parceiros da Paz)Tribunal de Justiça (Conciliação)UFGPUC GoiásUEGSintegoSindigoiâniaUNIPAZConselho Regional de PsicologiaAmor ExigenteFórum Goiano de Enfrentamento ao Crack e outras DrogasMinistério da EducaçãoConselho Municipal de Educação de GoiâniaUNESCOPalas AtenaFundação Paulo FreireCOMAD GoiâniaSecretaria de Assistência SocialSecretaria de Defesa SocialSuperintendência de DH - SSPJ-GOGGIMComissões de Direitos Humanos (Legislativos)Instituto FlamboyantNETPCOOPEARTRede Permanente pela PazEntre outros
METODOLOGIA
O I Seminário de Educação da Paz constará de apresentações reflexivas, problematizadoras, relatos de experiências exitosas, elaboração e execução de um Plano de Ação e entrega de avaliação dignóstica.
PROPOSTA ORGANIZATIVA DO I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DA PAZ
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Mesas Redondas
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Banners das Experiências Exitosas dos Construtores de Pontes de EPAZ/SME/2011
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Stands dos Parceiros
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EIXOS
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SUBEIXOS
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PARCEIROS INTERSETORIAIS
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I: Concepções de Cultura de Paz
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UNICAMP/Fundação Paulo Freire
UFG
UNIPAZ
Secretaria Nacional de Direitos Humanos
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II: Drogadição, Prevenção e Paz
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CAPS Girassol
Ministério da Saúde
COMAD
Fórum de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas
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III: Promoção da Saúde e Qualidade de Vida: numa perspectiva da Paz
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COOPEART
SME
PUC Goiás
ISMA-BR
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IV: Mediação de Conflito e Resolutividade Pacífica
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Tribunal de Justiça GO
Ministério Público GO
SME
Universidade Salgado de Oliveira
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HOMENAGEM CONSTRUTORES DE PONTES DE EPAZ/SME/2011
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AVALIAÇÃO
Será distribuído instrumento avaliativo diagnóstico aos participantes. Para a certificação as pessoas terão que apresentar frequência mínima de 75% e ter elaborado e executado o plano de ação.
REFERÊNCIAS
CARTA DA TERRA. Disponível em: <http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html>. Acesso em: 02 dez. 2012.
CARTA DE FORTALEZA. Disponível em: < http://www.robertocrema.net/index.php?option=com_content&view=article&id=138:carta-de-fortaleza&catid=57:documentos&Itemid=54>. Acesso em: 02 dez. 2012.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Educação para a paz segundo Paulo Freire, 2006. Disponível em: < http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/449/345>. Acesso em: 02 dez. 2012.
FRIAÇA, Amâncio et al. Educação e transdisciplinaridade III: Encontro catalisador do CETRANS – Centro de Educação Transdisciplinar 3. São Paulo: Triom, 2005.
IPPOLITO, Rita. Guia escolar: método para identificação de sinais de abuso e a exploração sexual em crianças e adolescentes. Brasília: Presidência da República, Secretaria Especial de Direitos Humanos, 2003.
SOMMERMAN, Américo; MELLO, Maria F. de; BARROS, Vitória M. de (Orgs.). Educação e transdisciplinaridade II: encontro catalisador do projeto ‘A evolução transdisciplinar na educação’. São Paulo: Triom, 2002.
TORRE, Saturnino de La; PUJOL, Maria Antonia; MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade e ecoformação: um novo olhar sobre a educação. Tradução de Suzana Vidigal. São Paulo: Triom, 2008.
WEIL, Pierre. A arte de viver em paz: por uma nova consciência e educação. Tradução de Helena Roriz Taveira; Hélio Macedo da Silva. 8. ed. São Paulo: Gente, 2002.
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