segunda-feira, 27 de maio de 2013

Programas, Projetos e Ações desenvolvidas pela EPAZ



Secretaria Municipal de Educação
Departamento Pedagógico
Política Articulada de Educação da Paz – EPAZ

Programas, Projetos  e Ações desenvolvidas pela EPAZ



OBJETIVO / ESPECIFICAÇÃO AÇÕES REALIZADAS EM 2012 AÇÕES PLANEJADAS PARA 2013
1 Promover a Educação da Paz, por meio de palestras, dinâmicas, vídeos e música. Encontro da EPAZ nas Instituições Educacionais Encontro da EPAZ nas Instituições Educacionais
2 Ampliar a compreensão dos Profissionais da Educação quanto aos diversos temas relacionados à prevenção, enfrentamento e acompanhamento dos conflitos escolares, numa perspectiva da Educação da Paz. Curso: Conflitos nas Relações Humanas: o que cabe às Instituições Educacionais?
3 Ampliar e refletir sobre as estratégias criativas de aplicação da Educação da Paz. Grupo de Trabalho e Estudo de Educação da Paz – GTE/EPAZ Grupo de Trabalho e Estudo de Educação da Paz – GTE EPAZ
4 Refletir sobre as estratégias criativas de Educação da Paz, como prevenção, enfrentamento e acompanhamento dos casos de conflitos e/ou violências; ampliar a tecitura da Educação em Direitos Humanos na promoção da Educação da Paz nas práticas pedagógicas, administrativas e relacionais, a fim de potencializar as estratégias de prevenção, acompanhamento e enfrentamento dos conflitos nos ambientes escolares. I Seminário de Educação da Paz: estudos, pesquisas e vivências II Seminário de Educação da Paz: estudos, pesquisas e vivências
5 Ampliar a tecitura da Educação em Direitos Humanos na promoção da Educação da Paz nas práticas pedagógicas, nas práticas administrativas e relacionais para a construção de estratégias de prevenção e enfrentamento dos conflitos nos ambientes escolares.
Curso: Tecendo Educação em Direitos Humanos na Educação da Paz
6 Incentivar as Instituições Educacionais a manifestarem a Cultura de Paz junto à comunidade educacional, por meio de ações integradas e intersetoriais. Dia Municipal de Cultura de Paz nas Instituíções Educacionais – 15 de setembro Dia Municipal de Cultura de Paz nas Instituíções Educacionais – 15 de setembro
7 Homenagear os Profissionais da Educação. II Sarau Itinerante – Saúde e Qualidade de Vida III Sarau Itinerante – Saúde e Qualidade de Vida
8 Desenvolver habilidade com a flauta, despertar o interesse e a interação com a música, numa perspectiva de formar multiplicadores de canto instrumental. Projeto: Musicalização com Flauta Doce – DIEP/EPAZ Projeto: Musicalização com Flauta Doce
9 Trabalhar com atividades voltadas para o crescimento físico e intelectual da criança/adolescente, por meio de tarefas como: reforço escolar, dança, artes cênicas, música, informática, capoeira, pintura e implementação da horta caseira natural, no contraturno escolar. A Rede Permanente pela Paz oferece a esses jovens a oportunidade de crescimento e ingresso digno na sociedade, sob um olhar mais humanista, conduzindo-os a perceberem o outro como ser integral no universo, através do seu trabalho em Cultura de Paz. Rede Permanente pela Paz – contraturno Rede Permanente pela Paz – contraturno
10 Gerar emprego e renda para jovens em risco social e, para tanto, se propõe discutir as transformações tecnológicas e culturais que fundamentam a crescente democratização da produção audiovisual, a partir de câmeras de vídeo embutidas em dispositivos portáteis, como telefones celulares e máquinas fotográficas digitais. O tema que norteará a concepção do argumento e a produção dos conteúdos será decorrente da Temática Empreendedorismo Sociocultural, com foco em Sustentabilidade e promoção da Cultura de Paz. Telinha de Cinema da Paz
11 Fornecer ferramentas para a promoção da saúde emocional e, assim, prevenir fobias, ansiedade, depressão, transtornos psicológicos, agressividade, uso de drogas e baixa autoestima; estimular o desenvolvimento das funções mais complexas da inteligência humana: pensar antes de reagir, colocar-se no lugar do outro, gerenciar pensamentos, administrar e proteger a emoção; superar perdas e frustrações, além de buscar o desenvolvimento das relações interpessoais: ética e honestidade nas relações sociais, educação para a Cultura de Paz, atitudes de contribuir sem esperar contrapartida, resolução de conflitos de forma amistosa e trabalho em equipe. Programa Escola da Inteligência Programa Escola da Inteligência
12 Compartilhar, de forma festiva, as políticas públicas desenvolvidas pela Política Articulada de Educação da Paz – EPAZ, durante o seu aniversário, de forma intersetorial. Aniversário da EPAZ Aniversário da EPAZ
13 Promover momentos de escuta ativa e de resolutividade pacífica dos conflitos. Rodas de Conversas para mediação de conflito e resolutividade pacífica Rodas de Conversas para mediação de conflito e resolutividade pacífica
14 Promover e desenvolver a integração da equipe, estudos, reflexões, resolução de conflito, operacionalização das atividades e avaliar os encaminhamentos das ações. Reuniões internas com a Equipe da EPAZ Reuniões nternas com a Equipe da EPAZ
15 Promover a integração e articulação das ações na SME/EPAZ. Reuniões com os Departamentos e Divisões da SME, UREs e Parceiros Intersetoriais Reuniões com os Departamentos e Divisões da SME, UREs e Parceiros Intersetoriais
16 Promover a integração, articulação, problematização, acompanhamento técnico; representar a SME nos espaços intersetoriais; socializar as práticas desenvolvidas; participar das ações aprovadas nos espaços das representações e divulgá-las internamente na SME. Representação Intersetoriais: Conselho Municipal de Política sobre Drogas (COMAD); Gabinete de Gestão Integrada (GGIM); Fórum Goiano de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, Programa Crack é Possível Vencer, Comitê de Saúde da População Negra, Festival Craques da Paz, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes, Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas Representação Intersetoriais: Conselho Municipal de Política sobre Drogas (COMAD); Gabinete de Gestão Integrada (GGIM); Fórum Goiano de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas; Programa Crack é Possível Vencer; Comitê de Saúde da População Negra; Festival Craques da Paz; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes; Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; Comissão Intersetorial de Elaboração e Acompanhamento da Rede de Atenção, Apoio e Assistência aos Profissionais da Educação da SME
17 Desenvolver intercâmbio e promoção de ações integradas. Parcerias Intersetoriais Parcerias Intersetoriais
18 Fornecer subsídios às escolas sobre prevenção ao bullying
Programa de Prevenção ao Bullying
19 Promover ações integradas nas Instituições Educacionais, de culminância, dos projetos pedagógicos referentes à Educação da Paz. Semana de Educação da Paz – setembro Semana de Educação da Paz - setembro
20 Reduzir o número de vitimas dos acidentes com linha contendo cerol. Ação coordenada, de conscientização e de prevenção de acidentes e repressão quanto ao uso do cerol; buscar a integração entre a Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Educação e comunidade, em prol do bem-estar da população goianiense; orientar a brincadeira de forma saudáve, por meio de ações coordenadas nas Instituições Educacionais, comando de regionais da AGMG, atividades nas escolas municipais, de maneira didática, com palestras, teatro de fantoche e exibição de material fotográfico das diversas vítimas desta brincadeira, que pode se transformar em “arma fatal”; formar cidadãos cientes dos riscos e dos perigos que envolvem uma mera brincadeira, quando a esta é incorporada um material criminoso; orientar e informar principalmente jovens, adolescentes e crianças, quanto à existência da Lei Municipal nº 8.832, de 2009, que versa sobre a proibição do uso de material cortante em linhas de pipa, tornando estes agentes multiplicadores nas escolas, em casa ou no convívio com outros integrantes de seus grupos sociais. Projeto: Pipa Sem Cerol – SEMDEF e SME Projeto: Pipa Sem Cerol – SEMDEF e SME
21 Mapear,homenagear, divulgar e potencializar as práticas proativas de Educação da Paz que foram desenvolvidas pelos Construtores de Pontes de EPAZ na SME. Construtores(as) de Pontes de EPAZ - Multiplicadores(as) Construtores(as) de Pontes de EPAZ – Multiplicadores(as)
22 Elaborar a proposta da Rede de Atenção, Apoio e Assistência aos Profissionais da Educação; criar as estratégias de acompanhamento e implementação da política de prevenção e segurança da saúde do Profissional da Educação.
Comissão Intersetorial de Elaboração e Acompanhamento da Rede de Atenção, Apoio e Assistência aos Profissionais da Educação da SME
23 Programa do Governo Federal que visa: prevenção nas escolas; capacitação de profissionais das redes de saúde, segurança pública, educação, assistência social, justiça, operadores do direito, lideranças religiosas e comunitárias; disseminação contínua de informações e orientações sobre crack e outras drogas.
Programa Crack é Possível Vencer
24 Ampliar e implementar estratégias de mediação de conflitos e resolutividade pacífica nos ambientes educacionais e promover a saúde e a qualidade de vida dos profissionais da educação por meio da Educação da Paz; tecer a Rede Articulada de Prevenção e Apoio a Saúde do Profissional da Educação; tecer a Rede de Educação em Direitos Humanos na Educação da Paz nos ambientes educacionais; promover trocas de experiências e intercâmbio entre os Profissionais da Educação, a fim de divulgar e potencializar as experiências exitosas e projetos desenvolvidos nas Instituições educacionais, departamentos e divisões; propor instrumentos de mediação de conflito e resolutividade pacífica nos casos de conflitos e violências ocorridos nos ambientes educacionais; implementar, nos ambientes educacionais, o espaço de Mediação e Resolutividade Educacional; otimizar as práticas pedagógicas, administrativas e relacionais, por meio da Educação da Paz; fomentar políticas de prevenção às drogas, ao bullying, à saúde do Profissional da Educação e de mediação de conflito e resolutividade pacífica na comunidade educacional. Programa de Mediação e Resolutividade Educacional Programa de Mediação e Resolutividade Educacional
25 Desenvolver o programa da Academia da Inteligência, do Dr. Augusto Cury, sem custo para a SME, baseado no livro “Mente livre e emoção saudável”, na EAJA, por adesão, nos moldes do Programa Escola da Inteligência
Programa de Prevenção ao Uso de Drogas na EAJA
26 Desenvolver vivências de Biodança para os cursistas das formações continuadas, coordenadas pela EPAZ. Ação voltada para adolescentes do CRAS Floresta e Jardim Curitiba e demais Profissionais da Educação, com o objetivo de promover a saúde e a qualidade de vida.
Projeto: Vivência de Biodança

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