Semana de Educação da Paz (15 a 21/09)

DIA MUNICIPAL DA CULTURA DA PAZ – 15/09/2014
SEMANA DE EDUCAÇÃO DA PAZ -15 A 21/09/2014
DIA MUNDIAL DA CULTURA DA PAZ - 21/09/2014

(Atendendo a Lei Municipal n° 8.929, de 20 de julho de 2010 que instituiu o dia 15 de setembro como o Dia Municipal da Cultura da Paz, e conforme Calendário Escolar/201, que institui a Semana de Educação da Paz de 15 a 21/09)
Estado de Goiás
Prefeitura de Goiânia
Secretaria Municipal de Educação
Unidade Regional Brasil Di Ramos Caiado
Escola Municipal D. Angelina Pucci Limongi

PROJETO:
“JUNTOS  CONSTRUINDO UMA CULTURA DE PAZ”
                     
JUSTIFICATIVA         
Diante da  necessidade de  contribuir  para a  construção de uma sociedade onde as    pessoas  possam  agir  de  modo  a colaborar  umas  com as outras, onde a “família” seja considerada realmente a base de toda educação  e  que  contribua  de modo efetivo para a educação dos filhos juntamente com a  escola  e orientá-los no sentido de  que busquem serem agente transformadores da  sociedade onde vivem e que trabalhem para a conquista do bem estar  coletivo. Onde todos se conscientizem sobre a importância e pratiquem a preservação do “Meio Ambiente”.  O presente projeto prevê também orientações sobre  a “Paz no Trânsito” é  preciso  despertar no  cidadão noções de cortesia, solidariedade, gentileza e cumprimento das Leis de trânsito.  Por estas razões  optamos pelo   projeto: “Construindo uma cultura de paz” que está pautado no projeto de  paz da ONU  que  vai  permear    todos  os  níveis  de  reflexão (Sociedade, Meio Ambiente, Cultura, Legislação, Fundamentos Éticos e outros) envolvendo os educandos,    professores e toda comunidade escolar  no  sentido  de  buscar    uma  mudança  de  postura  de  acordo  com  a  necessidade  de  intervenção,  seja  no  meio  ambiente,  seja   nos  convívio  familiar,  na  escola  e  na  sociedade  de  modo  geral, direcionando  as   discussões  buscando   oportunidades  para  que  possamos   refletir  sobre  nossos  atos  levando  em  conta    que  toda   ação  tem   reação,  desta  forma,  seremos  conduzidos  para  a   ação-reflexão-ação.  A noção de Cultura da Paz, provavelmente, foi  formulada de modo mais compreensível a partir da Resolução da Assembléia Geral da ONU 53/243 de setembro de 1999, que teve o título:   Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz.   O ano de 2000 foi proclamado o Ano Internacional da Cultura da Paz, pela Secretaria Geral das Nações Unidas, com o objetivo de celebrar e encorajar a Cultura da Paz.  
Um dos maiores problemas da sociedade hoje é o individualismo e a violência e vemos a escola  como o lugar  onde podemos contribuir para construir relações sociais com o objetivo de formar cidadãos conscientes, solidários e  responsáveis consigo, com o outro e com o meio ambiente. O ser humano é um  ser social, e como tal necessita de relações favoráveis à construção de uma  convivência democrática, justa, respeitosa e solidária. Neste sentido refletir e conscientizar sobre questões relativas à organização social, convivência e ao meio ambiente pode contribuir par o bem estar do ser humano tanto no que se refere a sua individualidade quanto à coletividade na qual está inserido. Este projeto justifica-se portanto, na   Cultura da Paz que  é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados  dentre outros no: respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática da não-violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação; pleno respeito aos princípios de soberania, integridade territorial e independência política dos Estados e de não ingerência nos assuntos que são, essencialmente, de jurisdição interna dos Estados, em conformidade com a Carta das Nações Unidas e o direito internacional;  pleno respeito e na promoção de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais; compromisso com a solução pacífica dos conflitos; esforços para satisfazer as necessidades de desenvolvimento e proteção do meio-ambiente para as gerações presente e futuras; respeito e promoção do direito ao desenvolvimento; respeito e fomento à igualdade de direitos e oportunidades de mulheres e homens. 

APRESENTAÇÃO

          O  presente  projeto esta pautado na  Resolução da Assembléia Geral da ONU 53/243 de setembro de 1999, que teve o título:   Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz e  será  desenvolvido  por   professores, alunos,  coordenação,  funcionários  administrativos,  direção, parceiros/colaboradores  e  toda  comunidade  escolar, envolvendo  todos  no  sentido  de  buscar  mudanças  de  atitudes.  O  projeto  terá  como  eixo  norteador  “O  ser  humano e  suas   relações  interpessoais ”.  Temas  ligados  a  realidade local  será  o  ponto  de  partida, buscaremos  parcerias  com  entidades  governamentais  e  não  governamentais  para   que possamos  desenvolver  juntos  as ações  que  venham   de  alguma  forma  contribuir  para a  melhoria  da  qualidade  de  vida   desta  comunidade.  

OBJETIVO  GERAL

          Envolver toda comunidade  escolar  para  que  possamos  alcançar  resultados positivos  no  que  diz  respeito  a  relação  do  homem  com  o  próprio  homem  e  com o meio ambiente levando   todos  à  uma  reflexão  de   seus  próprios  atos, buscando  melhorar  o  convívio  com  seus  semelhantes  e  com  a  natureza. 
          Promover  a reflexão  sobre a importância  de   se   construir uma cultura de paz em nosso cotidiano , incentivar a  curiosidade investigativa nos alunos  sobre a temática da paz   no  cotidiano,  valorizar  atitudes individuais e coletivas para a promoção da paz  na  sociedade 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Despertar  no  educando  um  olhar  voltado  para  uma  cultuara  de paz.
Resgatar  a  importância  da  Família  como  base da  educação  de todo  ser  humano.
Desenvolver  nos  educando  e  na  comunidade  de modo  geral  atitudes  que  levem  a  preservação  do  meio ambiente  onde  vivem  e  por  onde  passam.
Imprimir nos  educandos  e  comunidade  geral   a  responsabilidade  e  o  hábito  de  respeitar  as  legislações  no  caso  especifico  as  Leis  de  Trânsito.
Oferecer  ao  educando  informações  para  que  este  possa  refletir  sobre  suas  ações.
Discutir  a  lógica  do  capitalismo  (individualismo- imediatista).
Valorizar  o  ser  humano.
Envolver  toda comunidade  escolar.
Criar  na  escola um  ambiente  onde a paz,   o  respeito, a  ética  e a  solidariedade sejam  práticas  constantes  entre  direção, coordenação,  professores, funcionários, alunos,   pais  enfim,  toda  a  comunidade  escolar.

METODOLOGIA

Pesquisas  na  Internet
Criação  de um foro  na  Internet 
Leitura  de reportagens em  jornais e  revistas.
Leitura  de livros  literários 
Aulas  expositivas.
Debates
Palestras
Visitas 
Filmes no  cinema
Construção de Peças teatrais

AÇÕES

-Convidar três representantes de cada agrupamento para trabalhar com o Projeto Cultura da Paz.
- Multiplicar o trabalho de enfrentamento a violência com esses representantes.
- Promover palestras  com:  EPAZ, SEMARH, SMT,  SME (PSF)
- Envolver a família nas ações da escola de forma prazerosa.
- Realizar  um  Simpósio da  Paz  de  22/09  à  27/09
- Realizar  a  festa  da  familia  na   Escola  dia  27/09 
- Promover círculos de debates sobre temáticas relacionada a valores humanos:
- Discussão de acontecimentos para que os próprios alunos reflitam sobre a crise dos valores.
-  Pesquisa sobre pessoas que foram exemplo de vida para a sociedade, 
- Apresentação das temáticas pesquisadas através de slides.
- Resgatar as brincadeiras infantis para o Ciclo I.
-  Trabalhar as cantigas infantis com o Ciclo I.

TEMÁTICAS

- Bullyng
- Gravidez na adolescência;
- DSTs, AIDS,  VACINAS
- Meio Ambiente
-Trânsito
- Indisciplina em sala de aula;
- O Estatuto do Idoso;
- Direitos e Deveres;
- Individualismo e Competitividade;
- O uso consciente da internet.
- Saúde e  qualidade de vida: alimentação, atividades recreativas, jogos, gincanas...

RECURSOS  METODOLÓGICOS

Vídeo, tv e DVD
 Internet
Jornais e revistas
Data show
Aparelho de som
Livros literários
CDs
Cinema
Teatro

PERÍODO

        O projeto  será  desenvolvido  ao  longo  do  ano  letivo  de 2014  com  a  realização  de  um  SIMPÓSIO DA   PAZ  no  periodo  de  22/09/14   à  27/0914

PÚBLICO ALVO

        O presente  projeto  atenderá  os alunos  dos  ciclos  I    II, III  e EAJA     ao  longo  do  ano  letivo de 2014

AVALIAÇÃO

          A  avaliação  será  contínua,  através  de  observações,  relatos orais e  escritos,  em  todas  as   atividades  vivenciadas  pelos  alunos  e  servirá  como  instrumento   para  reelaboração  da prática  pedagógica,  conteúdos  e  atividades  trabalhadas. 

BIBLIOGRAFIA

-Abrindo Espaços, Educação e Cultura para a Paz, Marlova
Jovchelovitch Noleto, Editora UNESCO, Brasília, 2001.
-Aprenda Fazendo — Apoio aos Processos de Educação Ambiental,
Publicação WWF Brasil, 2000.
-Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental, Genebaldo
Freire Dias, Editora Global, São Paulo, 1994.
-Escolas de Paz, Miriam Abramovay (coordenadora), UNESCO,
Governo do Estado do Rio de Janeiro/Secretaria de Estado de
Educação, Universidade do Rio de Janeiro, 2001.

Goiânia, fevereiro de 2014.


ESCOLA MUNICIPAL MARIA ODETE AUGUSTA DE BRITO

PROJETO

Construtores da Paz”
JUSTIFICATIVA:

Este projeto tem o intuito de fomentar uma cultura de paz dentro da Escola, para que nossos alunos possam viver num mundo mais pacífico e harmônico dentro da instituição. Este projeto visa também promover ações práticas em favor da construção de uma cultura de paz, fazendo reflexão sobre a importância da paz nos dias atuais, fazendo com que nesta semana e todos os dias os alunos discutam e compreendam a necessidade de viver em harmonia com os seus pares.

OBJETIVO GERAL:

Conscientizar as crianças quanto à importância da cultura da paz na escola, da boa convivência com os colegas para que possamos viver em harmonia e conhecer um pouco as fontes geradoras da violência para que auxiliem na resolução destes com atitudes pacíficas.

OBJETIVO ESPECÍFICO:
  • Refletir sobre suas ações e comportamentos com as outras pessoas.
  • Conscientizar sobre a cultura da paz na escola.
  • Conhecer as regras e normas de uma boa convivência entre seus pares.
METODOLOGIA E AÇÕES CONCRETAS
  • Roda de conversa e diálogo sobre a paz na escola
  • Leitura e interpretação de textos sobre a paz, propor discussões e debates sobre a paz
  • Dia do ME DÁ UM ABRAÇO?
  • Confecção de cartazes com a participação dos alunos e painéis sobre a paz.
  • Leitura de livros literários envolvendo o tema como: Mundinho da paz e outros
  • Dia do abraço gigante – abraçando a escola de braços dados
  • Promover passeata da paz utilizando placas com frases conscientização no pátio da escola
  • Música e apresentações
  • Recital de poesia da paz
CONTEÚDO:
  • Conceito de paz e a importância desta no ambiente escolar
  • Ações contra agressividade e entre os colegas
  • Bullying
  • Diversidade de gênero
RECURSOS UTILIZADOS:
  • Cartazes
  • Livros literários, revistas
  • Papel craft e cartolina
  • Tesoura e cola
  • Mini-sister
  • Atividade na folha
CULMINÂNCIA:

Fazer uma apresentação das propostas elencadas promovendo a semana da PAZ para que possam agregar esses valores na vida das nossas crianças para que cresçam comprometidos com a construção da paz.

CRONOGRAMA:

Semana 15 a 20 de setembro:

15/09 à 19/09 – Atividades práticas para exposição: pinturas, maquetes, objetos com materiais reciclados, etc; atividade cultural: dança, com o tema: “BRASIL: GENTE QUE FAZ CULTURA, ESPORTE; PROMOVE A PAZ E MUITO MAIS!”...
20/09 – Feira Cultural: apresentação de dança e exposição dos trabalhos para toda a comunidade escolar.

AVALIAÇÃO

A avaliação será quanto ao desempenho, interesse do educando na participação individual das atividades propostas e na mudança de comportamento e atitudes com eles mesmos e na convivência entre seus pares, professores, pais e comunidade.

EM MARECHAL CASTELO BRANCO
Projeto Cultura da Paz -2014

Justificativa

A violência tem sido uma característica comum presente nas relações interpessoais das pessoas que fazem parte das diferentes sociedades deste mundo globalizado. Isto tem se constituído em sérios problemas para a Educação, visto que ela se identifica com um ensino/aprendizado de respeito às diferenças e de respeito ao próximo, sem uso de qualquer forma de violência.
Esta onda de violência mostra que é necessário trabalhar a Cultura de Paz entre os membros da nossa comunidade em geral, buscando construir uma sociedade mais humana e fraterna.

Objetivo Geral

Estimular a uma mudança de mentalidade da atual agressividade para a mudança do olhar – um novo olhar para o amor, a generosidade, o afeto, o compartilhamento, o perdão, o respeito mútuo, a tolerância. Envolver toda a comunidade escolar em ações pacifistas práticas, mostrando que é possível vivenciar os princípios da paz no dia a dia.

Objetivos Específicos

Refletir que a paz mundial só começa com as ações individuais no nosso dia a dia, nos atos cotidianos, nos gestos de gentileza, cortesia, como tratamos o outro.
Estabelecer uma relação de respeito e solidariedade entre os educandos e entre os profissionais da Escola..
Fortalecer a Educação com forte viés sobre a Cultura de Paz.
Ampliar a corrente humana pela opção do estilo de vida pela Cultura de Paz, com todas as suas implicações.

Ações

Aplicar atividades práticas, criadas, pensadas e pesquisadas pelos professores, junto com seus educandos e comunidade.
Trabalhar textos em sala de aula que falem sobre a paz.
Trabalhar oficinas sobre a paz, por meio de faixas, cartazes com os temas abordados:
Apresentação dos filmes (sugestivo aos professores):
12 HOMENS E 1 SENTENÇA – objetiva mobilizar um maior envolvimento da comunidade escolar nas atividades em prol da construção de uma cultura da Paz – este é o  foco principal discutido a partir deste clássico do cinema.
ESCRITORES DA LIBERDADE - O filme (Richard LaGravenese, 2007) aborda, de uma forma comovente e instigante, o desafio da educação em um contexto social problemático e violento. O filme é baseado na história real de Erin, uma professora novata que leciona para uma turma de adolescentes resistentes ao ensino convencional.
BANG BANG – VOCÊ MORREU - O filme (Guy Ferland, 2002) é baseado na peça de teatro de William Mastrosimone, "Bang, Bang, You’re Dead", de 1999. O objetivo principal da peça era denunciar e combater a violência nas escolas. A primeira produção da peça ocorreu 11 dias antes do massacre na escola Columbine, no mesmo dia do aniversário de um dos alunos envolvidos.
A ÚLTIMA FORTALEZA - O brilhante filme do diretor Rod Lurie tem no papel principal o ator Robert Redford como um condecorado militar do exército americano que perde sua patente e sua liberdade após ser injustamente condenado por uma corte militar a passar o resto de sua vida em uma penitenciária de segurança máxima. O filme nos faz refletir sobre liderança, enfocando as consequências dos estilos de liderança adotados. Em meio às maiores adversidades, não devemos nos esquecer de nossa essência.
VEM DANÇAR - Utilizando o filme "Vem Dançar" de Liz Friedlander (2006), inspirado na história real de Pierre Dulaine, proporciona o debate sobre qual estilos de resolução de conflito (arbitragem, mediação e negociação) podem ser melhor utilizados pelos educadores e a postura de um educador frente a alunos considerados problemáticos.
 Trabalhos com músicas jogos e brincadeiras. Culminância do projeto no dia 20 de setembro - Dia Municipal pela cultura da paz, com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano letivo, caminhada pelo bairro com carro de som, roupas e balões brancos, faixas com pedidos de paz, chamando a atenção da comunidade.

Cronograma

Cada professor, em sua respectiva disciplina, desenvolve métodos para abordar e trabalhar os valores/temas do projeto no decorrer de todo o ano letivo do modo que achar melhor. As atividades são desenvolvidas de forma interdisciplinar, com a contribuição de todos os professores e envolvendo as diversas disciplinas.
Avaliação
Por considerar a avaliação como um processo contínuo, ela acontece através da verificação do desenvolvimento das atividades e das ações propostas para saber se estão ou não contribuindo para a mudança de atitudes de violência e comportamentos indisciplinares do aluno. Cada professor, dentro das necessidades específicas de sua disciplina, determinará os aspectos avaliativos que deverá utilizar.

EM MÔNICA DE CASTRO CARNEIRO
Semana da PAZ
(15 a 21 de setembro de 2014)
Programação
  • 15/09 – Cinema na Escola
  • Ciclo III – PATCH ADAMS, O AMOR É CONTAGIOSO ou A VIDA É BELA.
  • Mesa redonda
  • Tema: esperança, felicidade, compaixão e generosidade.
  • Horário: 8 horas
  • Ciclo II – FORMIGUINHAZ
  • Mesa redonda
  • Tema: Respeito à vida
  • Horário: 13 horas
  • 16/09 – Palestra com a coordenadora da Escola da Inteligência profª Eula
  • Tema: Violência
  • Horário: 8: 30 horas
  • 17/09 – Passeata e panfletagem pela Paz
  • Grupo de alunos farão panfletagem na feira do bairro, com a presença dos professores.
  • Caminhada com faixa, cartazes e balões até a Praça Jorge Washington – com o apoio dos batedores da AMT e Policia Militar.
  • Horário – 8 horas
  • 18/09 – Manifestação cultural, na abertura da final do Tênis de mesa (JIMOC) – Ciclo II
  • Apresentação especial com o professor Gustavo (Oficina de música).
  • Tema: Promovendo a Paz
  • Horário: 8 horas
  • 20/09 – Festa da Primavera – toda comunidade escolar
  • Tema: Resgate dos valores essências à vida.
  • Horário: 18 horas
Responsáveis:
Direção: Wdes Wagneton Barco
Coordenação: Gisele da Costa Batista Matias
Márcia Duarte Guimarães
Selvita Maria de Paula
Secretária geral: Rosa Cleide da Silva
Professores: Ciclo II e III
Demais funcionários
Goiânia, 14 de setembro de 2014.

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
TIO OSCAR

Ofício nº. 058/2014. Goiânia, 13 de Agosto de 2014.
Senhora Diretora,
Vimos por meio deste, encaminhar as ações que realizaremos durante a Semana de Cultura da Paz ( 15 a 21 de Setembro):
Matutino:
15/09- Roda de conversas nos agrupamentos para dialogarem sobre a PAZ , o que as crianças entendem sobre a paz e como poderemos fazer um mundo melhor. Mapear os conhecimentos das crianças e suas sugestões. Pedir as crianças que conversem com sua família sobre a forma de fazermos um mundo melhor, e trazer materiais de casa ( Revistas, gravuras, frases, livros , jornais etc, que possam contribuir com o tema).
16/09- Fixar um papel pardo na entrada do CMEI, com os materiais trazidos pelas crianças e família, solicitar que construam um cartaz coletivo colocando suas contribuições no decorrer da semana, enfatizando o “bem, a “ convivência saudável” e deixando sua marca. Disponibilizar pincéis, tinta, canetinhas,cola,etc.
Neste dia, será realizada também a contação de uma história “ Viagens de Papel” da autora Irlanda Silva Gina. A história fala de um menino que imaginou entrar em um avião de papel e viajar por lugares que ele desejava que existisse... Limpos, coloridos, sem violência, com pessoas amigas, cheios de brincadeiras.
Incentivar que as crianças também entrem nessa aventura imaginando o mundo que todos desejamos,pensando em como poderemos construir o mesmo. Música Pazeando.
17/09 – Retomando a história viagens de Papel, estaremos realizando uma oficina de pipas e aviões estimulando a imaginação e criatividade das crianças, brincaremos no pátio com os brinquedos produzidos onde as crianças estarão interagindo de forma lúdica.
18/09 a 19/09 - As crianças, profissionais e famílias serão estimuladas a contribuir com o cartaz coletivo que estará na entrada do CMEI. Nos agrupamentos as professoras estarão trabalhando o tema em roda de conversas e realização de atividades, também nestes dias enriqueceremos as atividades com histórias da coleção “O mundinho”, História “ Menina Bonita do Laço de Fita...”.
Vespertino:
15/09 – Apresentar às crianças a música “Pazeando” da banda Sentido Contrário, conversar sobre a letra e o que a mesma diz sobre a paz.
No pátio, distribuir balões brancos simbolizando a paz para que as crianças dancem e brinquem ao som da música.
16/09 – No pátio, conversar com as crianças sobre: Como podemos oferecer a paz ao nosso próximo? Que gestos seriam necessários para construção de um mundo melhor?
Que ações são negativas? Que ações são positivas?
Levar as crianças a refletir sobre como podemos contribuir para um mundo melhor.
Sugerir que façamos uma grande roda com todas as crianças e funcionários do CMEI.
Realizar a dinâmica da “Gentileza gera gentileza”, iniciar a dinâmica fazendo um gesto de gentileza com meu colega do lado direito e pedir que à medida que a pessoa me faça uma gentileza eu faça com o outro, correndo a roda em um mesmo sentido.
Reafirmar a importância do cuidado com o outro. Dinâmica : “ Eu te vejo”; “Música Ser amigo ter amigo é muito bom.”
17/09 – Conversar com as crianças sobre: “No mundo quais elementos contribuem para um mundo melhor?”
As educadoras estarão disponibilizando material, orientando a produção de desenhos que representem a fala das crianças para que possamos montar um painel coletivo.
18/09 – Montagem do painel coletivo com os elementos produzidos por cada agrupamento. Contação da História : O mundinho.
19/09 – História “A girafa diferente”,enfatizando o respeito as diferenças.
20/09 – Palestra com Joseane das Graças Adorno ( EPAZ – SME) , sobre a “ Importância da Família na Educação da criança, tendo o CMEI como parceiro. Café da manhã especial . Oficinas por agrupamento de brinquedos e brincadeiras afim de proporcionar um momento de convivência e experiências significativas entre as crianças , seus familiares e o CMEI.

Sendo o que nos apresenta para o momento, subscrevemo-nos.
Atenciosamente,
Karla Rocha de Almeida
Ilma. Sra.
Bratislene Assunção
Diretora da URE Bretas
N E S T A
A EPAZ

"E. M. Senador Darcy Ribeiro"
Informamos que nossa escola participará (os três turnos) na caminhada da Paz.
Ações:
Leitura e reflexão de textos;
Produção de texto;
Confecção de cartazes;
Confecção de faixas;
Palestra;
Caminhada pelo bairro até o bosque, dia 20/09, com balões brancos, tiras, faixas TNT branco, etc...
Att.
Valéria Alves da Silva
Diretora

CMEI Jardim Nova Esperança
Iremos realizar uma passeata pela PAZ com as crianças, professores, familiares e comunidade com faixas pelos arredores do CMEI no dia 19 de setembro às 7:00 hs da manhã (as faixas serão confeccionadas pelas crianças e pais). Além disso, iremos trabalhar esse mês na Instituição uma caixa surpresa, contendo objetos e livros que as professoras juntamente com as crianças deverão construir uma proposta de atividade voltada para o tema: PAZ.
Obrigada!


ESCOLA MUNICIPAL MARIA CLARA MACHADO

15/09 - 07:30 - 09:00 EXPOSIÇÃO DE VÍDEOS E DEBATE: EFEITOS DA GUERRA X EFEITOS DA PAZ JOELMA - PAULO E DAIANE
 
17/09 - 07:30 - 09:00 SHOW DE TALENTOS: COMPETIÇÃO DE DANÇA, CANTO E APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA - KAISY, SOLANGE E SHIRLEY

19/09 - 07:30 - 08:30 PALESTRA: ATOS DE PAZ - PALESTRANTE CONVIDADO
AGRUPAMENTOS E1, F1, F2, G1 E G2

19/09 - 10:00 - 11:00 PALESTRA: ATOS DE PAZ - PALESTRANTE CONVIDADO - AGRUPAMENTOS G3, G4, H1, H2 E I


                                                       CMEI JARDIM ANA LÚCIA

O CMEI JARDIM ANA LÚCIA, tem a honra de convidá-lo (a) para CAMINHADA PELA PAZ, que se realizará:
Dia: 20 de Setembro de 2014.
Horário: 07:30
Local de concentração: CMEI JARDIM ANA LÚCIA

(End.: Rua Ponte Nova, esquina com Ouro Preto N⁰ 524 – Jardim Ana Lúcia) 

Escola Municipal Orlando de Morais

A Escola Municipal Orlando de Morais encaminha ações que serão desenvolvidas com seus alunos na Semana da Cultura da Paz.

Dia 15/09  - segunda-feira  - Conversa em sala Professor/Alunos sobre a necessidade de se fazer manifestações pela paz. 
Dia 16/09  - terça-feira  -  Apresentação de artigos de jornal e revistas sobre a violência nas diversas esferas da convivência humana: família, escola, trânsito, esporte, etc.
Dia 17/09  -  quarta-feira   - Atividades relacionadas com o tema: redações, desenhos, etc.
Dia 18/09   -  quinta-feira  -  Apresentações dos alunos no pátio(inter- classes),preparativos para caminhada.
Dia 19/09   - sexta-feira  - Caminhada da Paz pelo setor (matutino), abraço da Paz na escola.

Atenciosamente.
D'Alka Leles


CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL IRMÃ  SCHEILLA 

ENVOLVENDO AS CRIANÇAS E A COMUNIDADE LOCAL, VAMOS MOSTRAR AÇÕES RELACIONADAS COM A NOSSA REALIDADE  EDUCATIVA. .

PARA FINALIZAR AS AÇÕES DA SEMANA DA PAZ , HAVERÁ DISTRIBUIÇÕES   DE FITAS BRANCAS PARA TODOS  COLOCAREM NO  PULSO. SIMBOLIZANDO A PAZ .

PROGRAMAÇÃO:

DIA 15 /09 /2014  - TEATRO A TARDE (15:00 AS 16:00h) COM O AGRUPAMENTO : "CD E C" ( MATERNAL II E MATERNAL III)- (CRIANÇAS DE 2 Á 3 ANOS)

DIA 16/09/2014  - OFICINA DE ARTES  (15:00  AS 16: OO h) COM O AGRUPAMENTO :" E " (JARDIM I) ( CRIANÇAS 4 E 5 ANOS)
  
DIA 17/09/2014 - MUSICALIDADE E COREOGRAFIA  (15:00  AS 16:00 h) COM O AGRUPAMENTO "EF" (JARDIM II) (CRIANÇAS 5 ANOS)
  
DIA  18 /09/2014 - ABRAÇO DA PAZ  (16:00  AS 17:OO h) COM TODOS DA INSTITUIÇÃO E PARTICIPAÇÃO   DA COMUNIDADE E ESCOLA MUNICIPAL SEBASTIÃO ARANTES;
   
DIA 19 /09 /2014 - MUSICALIDADE ( CORAL)   DAS CRIANÇAS SOBRE A MUSICA DA PAZ (15:00   AS 16:00h) COM O AGRUPAMENTO "A B" (BERÇÁRIO E MATERNAL I ) (CRIANÇAS  DE 1 ANO A 2 ANOS)
  
SERÃO  CINCO  DIAS COM AÇÕES CULTURAIS DEDICADOS À PAZ

DESDE JÁ AGRADECEMOS O APOIO E A SUA  PARTICIPAÇÃO PARA O DIA 18/09/2014
  
ENDEREÇO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO IRMÃ SCHEILLA:   RUA CARAMURU, Q.18 L. 8/16, N.  316 JARDIM DA LUZ (PONTO DE REFERÊNCIA PRÓXIMO AO BANCO DE OLHOS)

COORDENADORA PEDAGOGIA:  ANDRÉA BUENO  - DIRETORA: VERA LÚCIA SILVA LIMA



URE CENTRAL
EM Ary Ribeiro Valadão Filho
15 a 20/09/2014
Confecção de cartazes, folders e faixas, músicas, leitura de textos, caminhada pela paz pelo bairro.
EM Benedito Soares de Castro
15 a 19/09/2014
Leitura e produção de textos, entrevistas, discussões sobre fatos reais e do cotidiano, desenhos.
EM Nossa Senhora Aparecida
15/09/2014
Participação de 3 servidores no III Seminário Educação da Pazeando.
15 a 19/09/2014
Atividades musicais, palestras, recital de poesias com o tema Paz, culminância do Projeto Bullying Escolar.
20/09/2014
Festa Primavera da Paz com Mostra Pedagógica das ações realizadas pelos alunos durante o ano de 2014.
EM Alice Coutinho
13/09/2014
Abertura de Semana da Paz (Combate ao uso do cerol).
15/09/2014
Pesquisa e debate sobre: A violência contra a mulher em Goiânia.
16/09/2014
Debate em sala de aula: violência na família.
17/0

9/2014
Confecção de cartazes sobre as notícias de violência em Goiânia.
18/09/2014
Orientações: como evitar a violência.
19/09/2014
EM Bom Jesus
15 a 20/09/2014
Filmes, pintura do muro, resgate de valores esquecidos como Deus, amizade, amor, respeito ao próximo e outros
EM Mal. Getulino Artiaga
15 a 19/09/2014
Dobradura com origami tisuru, pinturas, poesias, reflexões sobre Gandhi e mosaico com pérolas em tela: Pomba da Paz.
EM Grande Retiro
15 a 19/09/2014
Brincadeiras, jogos, contação de histórias, filmes, etc.
EMTI Jardim Novo Mundo
15 a 19/09/21014
Atividades semanais familiares, reflexão do Livro da Paz, confecção de cartões e flores, filme Toy Story 3.
EM João Clarimundo de Oliveira
15 a 19/09/2014
Acidentes de Trânsito (pesquisas), palestra sobre drogas e família, mostra interna da escola.
EM Laurício Pedro Rasmussem
Confecção de cartazes e mural sobre a paz; a paz no mundo, concurso confecção da bandeira da paz; festa da Primavera da Paz.
EM Lions Clube de Goiânia

Estudo sobre valores, poesias, filmes, músicas, leitura de histórias, painéis sobre Bullying.
EM Madre Francisca
15 a 20/09/2014
Leitura sobre paz, desenhos, mensagens por celular, incentivo ao diálogo, oficina de flores brancas, jogos, músicas, poemas e teatro.
EM Mal. Castelo Branco Leitura de textos sobre paz, faixas, cartazes, filmes, músicas e outros.
EM Maria Cândida Figueiredo
15 a 19/09/2014
panfletagem e stands, palestras, abraço da paz, oficinas sobre paz, caminhada da paz III.
EM Maria Genoveva
15 a 19/09/2014
Faixa da Paz na escola, músicas, palestras, abraço da paz, gincana; filmes, produção de textos, cartazes, lanche comunitário.
EM Maria Odete Augusta de Brito
15 a 19/09/2014
Pinturas, maquetes, reciclagem; atividades culturais envolvendo dança; feira cultural.
EM Mônica de Castro Carneiro Mesa redonda sobre esperança, felicidade, compaixão e generosidade, respeito a vida, passeata e panfletagem pela paz, caminhada com faixa, cartazes e balões até a Pc. Jorge Washington. Manifestação cultural, músicas, Festa da Primavera e resgate dos valores essenciais à vida.
EM Patrícia Rodrigues de Paiva
15 a 19/09/2014
Mensagem cantada, video clip, oração de São Francisco, apresentação musical, peça teatral, roda de capoeira.
EM Paulo Teixeira de Mendonça
15 a 19/09/2014
Leitura e produção de textos, produção de textos, cartazes, cartões, canto.
EM Pedro Ciríaco de Oliveira
15 a 19/09/2014
Palestras, leitura e elaboração poesias, dança, músicas e outros; elaboração de um caderno de poesias e outros.
EM Pedro Costa de Medeiros
15 a 19/09/2014
Palestras e jogos, música, teatro e outros.
EM Prof. José Décio Filho
15 a 19/09/2014
Confecção de cartazes, vídeos, produção de textos, jogos da paz e outros.
EM Prof. Lourenço Ferreira Campos
15 a 19/09/2014
Debates, filmes, músicas, confecção de bandeirinhas e outros.
EM Prof. Marilia Carneiro Azevedo Dias
15 a 19/09/2014
Gincana da solidariedade com doações para entidades filantrópicas; lanche coletivo, passeata da paz, pintura de muro e impressão das mãos e abraço da paz.
EM Santo Antônio
15 a 19/09/2014
Discussão de temas sobre solidariedade, palavras, danças, poesias, frases.
EM Senador Darcy Ribeiro
15 a 19/09/2014
Caminhada da Paz, produção e leitura de textos, confecção de cartazes, confecção de faixas, palestras, caminhada pelo bairro.
EM Vicente Rodrigues do Prado
15 a 19/09/2014
Festa da Primavera e abertura, apresentação de vídeos com o tema Paz; confecção de cartazes.
EM Virgínia Gomes Pereira
15 a 19/09/2014
Leitura de textos, confecção de mural, dramatização, poesias, danças e músicas.
EM Wilmar da Silva Guimarães
15 a 19/09/2014
Leitura e interpretação de textos sobre a paz, poesias, músicas da paz.
Escola Padre Lima
15 a 19/09/2014
Apresentações artísticas sobre a Carta da Terra, canções e outras atividades culturais.
CEI Anália Franco
15 a 19/09/2014
Rodas de conversas, cartazes, paz no trânsito, contação de histórias e outros.
CEI Lar de Matilde
15 a 19/09/2014
Trabalhos com textos, fábulas, músicas e dobraduras.
CEI Maria Genoveva
15 a 19/09/2014
Atividades musicais, corporais, estéticas e éticas; confecção de faixas, adesivos e cartazes; palestras, atividades culturais e outros.
CMEI Água Branca
15 a 19/09/2014
Haverá passeatas, cineminhas, confecção de cartazes, contação de histórias e outros.
CEMEI Bairro Feliz Confecção de cartazes, teatros e passeata da paz.
CMEI Bairro Santo Hilário 15 a 19/09/2014
Acolhida, Café da Manhã, atividades musicais, construção de um mural, oficina de origami.
CMEI Cecilia Meireles
15 a 19/09/2014
Exposição de faixas e cartazes, danças, contação de histórias, cineminhas e outros.
CMEI Criança Cidadã
15 a 20/09/2014
Brincadeira de rodas, piquenique com as famílias, passeatas e outros.
CMEI Cristiano Emídio Martins
15 a 20/09/2014
Apresentação musical, vídeos, confecção de cartazes, teatro com fantoches e Passeata da Paz no Sábado.
CMEI Jardim da Aroeiras
15 a 19/09/2014
Murais, biodança, contação de histórias e passeata pelo bairro.

CMEI Jardim Goiás

15 a 19/09/2014
Haverá músicas da Paz, contação de histórias, rodas de conversas e outras brincadeiras.
CMEI Jardim Guanabara I
15 a 19/09/2014
Contação de histórias, jogos cooperativos, teatros, confecção de cartazes e outras atividades recreativas.
CMEI Jardim Guanabara III
15 a 19/09/2014
Rodas de conversas, mural da paz, músicas, teatro sobre paz e caminhada da Paz pelas ruas.
CMEI Minervina Maria de Sousa
15 a 19/09/2014
Rodas de conversa, cartazes, bonecos, contação de histórias, construção da pomba da paz e do globo terrestre.
CMEI OITO DE MARÇO
15 a 19/09/2014
Contação de histórias, confecção de cartazes, cantinhos de pinturas faciais, fantasias, fotografias, modelagem com massinhas e contação de histórias, filmes e outros.
CMEI Padre Vitalis
15 a 19/09/2014
Contação de histórias, confecção de um varal da paz, teatros, passeata da Paz, músicas, piquenique com os pais, confecção e hasteamento da bandeira da paz.
CMEI Primeiros Passos
15 a 19/09/2014
Exposição de telas, atividades musicais e discussões depois de assistir filmes, ouvir músicas, poesias e outras atividades sobre paz.
CMEI Recanto do Saber
15 a 19/09/2014
Atividades musicais, desenhos animados, atividades com massinhas de modelar, pinturas em tecidos e outros.
CMEI Tia Jovita
15 a 19/09/2014
Abraço simbólico, acolhimento, passeata pelo bairro, jantar com atividades culturais.
CMEI Vale dos Sonhos
Jogos Educacionais, caminhada pela paz, festa da família e outras atividades educativas.
CMEI Vila Areião
15 a 19/09/2014
Atividades culturais, musicais, educativas, de ornamentação, construção da pomba da paz e outros.
CMEI Vila Montecelli
15 a 19/09/2014
Exposição de cartazes, atividades musicais, passeata pelo bairro, filmes, rodas de conversas e outras atividades da paz.
CMEI Viver a Infância
15 a 19/09/2014
Festa Cultural, músicas, rodas de conversas e outras atividades sobre a paz.
Creche Caetano Foglia
15 a 19/09/2014
Paz na família, no trânsito, nos estádios, entre as nações, manifesto contra a violência.
CEI Casa Alvorada Cristã
15 a 19/09/2014
Atividades sobre a paz no planeta, violência, valores trânsito e outras atividades culturais.

Unidade Educacional
Programação da Semana da Paz
CMEI BEM ME QUER
16/09 Desenho das crianças na parte interna do muro do CMEI.VESPERTINO.
18/09 Passeata pelo bairro juntamente com o Colégio Donata – Matutino.
CMEI BRISAS DA MATA
15/09 Momento coletivo ''Teatro''.
16/09 Roda de capoeira ''Esporte é vida e PAZ''.
17/09 Palavra e debate (Família e comunidade).
18/09 Apresentação Artística D1,D2.
19/09 Apresentação Artística E1 E2 F.
20/09 Passeata da PAZ.
CMEI CANTINHO FELIZ
15/09 Atividade em sala sobre a Paz.
16/09 Atividade coletiva sobre a Paz na família.
17/09 Sessão Pipoca - Desenhos animados:Aranha Popô rompendo a corrente; Turma da Mônica – Em Busca da Paz.
18/09 Ilustração da música ''Eu quero Paz'' (Patati Patatá)
19/09 Apresentação Teatral: Em busca da Paz.
20/09 Mostra Cultural na Instituição – Tema: Paz na família.
CMEI CIRANDA
15/09- DANÇANDO PELA PAZ (ABERTURA)
16/09- TEATRO- A PAZ NO CMEI
17/09- ABRAÇO DA PAZ
18/09- PASSEATA PELA PAZ
20/09- LIVRO DA PAZ- TODD PAR
21/09- SESSAO PIPOCA FILME
CMEI HUGO DE MORAIS
• Segunda-feira (15/09)
EI-A: música sobre a paz;
EI-B1: contação de história com fantoches: A arca de Noé;
EI-B2: ensaio com coreografia da música A paz do mundo com agrupamento B1;
EI-B2: conversa sobre a paz com dedoches;
EI-C1: Boliche da paz;
EI-C1: organizar as crianças em círculo e apresentar diversas gravuras que demonstram atitudes de alegria, tristeza, amizade, carinho.
EI-C3: confecção de viseira utilizando EVA;
EI-D1: roda de conversa: o que é a paz, como garantir a paz;
EI-D2: roda de conversa sobre a paz. Como podemos fazer a paz?
EI-EF: construção de cartaz coletivo com carimbo das mãos: A paz se faz com nossas mãos;

• Terça-feira (16/09)
EI-A: atividades no pátio com balões brancos;
EI-B1: atividade no cartaz com as mãos e tinta guache branca;
EI-B2: ensaio com coreografia da música A paz do mundo com agrupamento
B1; cartaz coletivo para pintura com tinta guache para exposição;

EI-C1: atividade coletiva de pintura: as crianças preencherão com tinta branca a palavra PAZ;
EI-C1: desenho livre com o tema: a felicidade depende da amizade entre as pessoas e da união de todos ou trazer gravuras de casa de acordo com o tema para fazer um cartaz;
EI-C2: exposição de um cartaz;
EI-C3: cartaz com mensagem da paz; música da paz;
EI-C3: confecção de cartaz;
EI-D1: símbolos da paz: pomba e cor branca;
EI-D2: cartaz com o refrão da música Marcas do que se foi;
EI-EF: passeata pela paz nas ruas próximas ao CMEI com entrega de panfleto com mensagem sobre a paz;

• Quarta-feira (17/09)
EI-A: confecção de um cartaz com as mãos no formato de pombinha;
EI-B1: ensaio com coreografia da música A paz do mundo com agrupamento B2;
EI-B2: ensaio com coreografia da música A paz do mundo com agrupamento B1;
EI-C1: rodinha: conversar sobre a paz, explicando o sentido da palavra. Dar o
abraço da paz nos amigos da turma;
EI-C1: faixa com as mãozinhas pintadas de branco;
EI-C3: trabalho com colagem em cartaz com a palavra paz;
EI-C3: trabalhar músicas referentes a paz: depende de nós;
EI-D1: música A paz cantada pelo grupo Roupa Nova: canto, assistir o vídeo, interpretação oral;
EI-D2: música sobre paz;
EI-EF: exposição de um mural de fotos sobre a passeata pela paz e apresentação de jogral;

• Quinta-feira (18/09)
EI-A: música sobre a paz com gestos e danças;
EI-B1: ensaio com coreografia da música A paz do mundo com agrupamento B2;
EI-B2: ensaio com coreografia da música A paz do mundo com agrupamento B1;
EI-B2: cantar músicas sobre a paz na rodinha;
EI-C1: cantiga de roda – não atire o pau no gato! Levar a paz com as nossas atitudes;
EI-C1: balão branco e faixa na cabeça;
EI-C2: música a escolher sobre o tema;
EI-C3: ensaio da música A paz do mundo;
EI-C3: confecção de viseira;
EI-D1: confecção de uma pomba branca representando a paz; fantoche no palito;
EI-D2: abraço da paz com crianças de outros agrupamentos;

• Sexta-feira (19/09)
EI-A: passeio pelo CMEI com vestimenta branca;

EI-B1: ensaio com coreografia da música A paz do mundo com agrupamento
B2; brincadeiras com balões brancos; colagem com algodão da pomba da paz;
EI-B2: ensaio com coreografia da música A paz do mundo com agrupamento B1;
EI-B2: montar a pomba da paz;
EI-C1: confecção de cartaz sobre a paz. Colagem da frase: A paz começa conosco!
EI-C1: montar um mural com fotos das crianças;
EI-C3: ensaio da música A paz do mundo;
EI-D1: passeio pela paz: crianças e professoras com blusa branca e viseira com a palavra paz;
EI-D2: convidar as famílias para participar de uma atividade com o filho na instituição, no agrupamento;
EI-EF: atividade coletiva: soltar balão branco na área verde próxima ao CMEI com mensagem sobre a paz;

• Sábado (20/09)
Atividades integradas entre agrupamentos, famílias e comunidade, com apresentações e exposições.
CMEI IRMÃ LÍDIA

CMEI ITAMARACÁ

CMEI JD.BALNEARIO MEIA PONTE
15/09 – Abertura da Semana da Paz – Contação de história e árvore da paz – Família e Funcionários colocar mensagens e imagens sobre a paz.
16/09 – Oficina de recorte/colagem para confeccionar cartaz sobre a paz, exposição em Mural.
17/09 – Integração com Escola Amâncio – Coral Canto Pela Paz
18/09 – Visita ao Parque Areão – Abraço da Paz na Natureza
19/09 – Atividade Integrada – Recreação Dirigida – Resgatando Valores Culturais para a Paz
20/09 – Oficina Audio­visual sobre a Paz – Criança e Família
21/09 – Envio de Mensagens de Paz on­line para pais e funcionários, pelo Facebook do Cmei
CMEI LYGIA RASSI
15/09 – Confecção de pulseiras brancas de fitas escritas ''PAZ''
16/09 – Contação de história.
17/09 – Confecção de viseiras para as crianças escritas ''PAZ''.
18/09 – Brincadeiras antigas como pé de latas,petecas,pipas,vai e vem,dentre outras.
19/09 – Plantio de mudas de horta com as crianças e famílias com a dale.
20/09 – Passeata das crianças,profissionais e comunidade com faixas desejando a ''PAZ''.
CMEI PROFESSORA DARLY
15/09 Fazer painel para exposição no CMEI.
16/09 Correio elegante.
17/09 Historia: Mundinho de Paz com atividades para exposição.
18/09 Atividades com os pais sobre a Paz.
19/09 Passeio pela Paz nas ruas do bairro.
20/09 Apresentação musical das crianças para comunidade.
CMEI RES.ORLANDO DE MORAIS

CMEI SANTA LUZIA

CMEI PERIM
15/09: Abertura da semana da Paz com café da manhã e contação de histórias com fantoches.
16/09: Contação de histórias e confecção de uma pombinha para levarem para casa com uma mensagem.
17/09: Oficina para confecção de viseiras e coletes para passeata.
18/09: Confecção de cartazes, faixa para passeata e bandeirinhas.
20/09: Visita ao monumento da paz, no Bosque dos Buritis. Momento Coletivo com vídeos educativos e músicas relacionadas a Paz.
21/09: Coletivo reunido para passeata “Queremos Paz!”.
CMEI PROGRESSO

CMEI TEMPO DE INFANCIA

CMEI TIO OSCAR
Vimos por meio deste,encaminhar as ações que realizaremos durante a Semana Cultura da Paz (15 a 21 de setembro).
Matutino:15/09 Rola de conversas nos agrupamentos para dialogarem sobre a paz,o que as crianças entendem sobre a paz e como poderemos fazer um mundo melhor. Mapear os conhecimentos das crianças e suas sugestões. Pedir as crianças que conversem com sua família sobre a forma de fazermos um mundo melhor, ]e trazer materiais de casa ( Revistas,gravuras,frases,livros,jornais etc,que possam contribuir com o tema).

16/09 Fixar um papel pardo na entrada do CMEI,com os materiais trazidos pelas crianças e família,solicitar que construam um cartaz coletivo colocando suas contribuições no decorrer da semana, enfatizando o ''bem,a'' convivência saudável'' e deixando sua marca. Disponibilizando pincéis,tinta,canetinhas,cola,etc.
Neste dia,será realizada também a contação de uma historia '' Viagens de Papel'' da autora Irlanda Silva Gina. A historia fala de um menino que imaginou entrar em um avião de papel e viajar por lugares que ele desejava que existisse... Limpos,coloridos,sem violência,com pessoas amigas,cheios de brincadeiras. Incentivar que as crianças também entrem nessa aventura imaginando o mundo que todos desejamos,pensando em como poderemos construir o mesmo. Musica Pazeando.

17/09 Retomando a história viagens de papel, estaremos realizando uma oficina de pipas e aviões estimulando a imaginação e criatividade das crianças,brincaremos no pátio com os brinquedos produzidos onde as crianças estarão interagindo de forma lúdica.
18/09 a 19/09 As crianças,profissionais e famílias serão estimuladas a contribuir com o cartaz coletivo que estará na entrada do CMEI. Nos agrupamentos as professoras estarão trabalhando o tema em roda de conversas e realização de atividades,também nestes dias enriqueceremos as atividades com histórias da coleção ''O mundinho'', Historia'' Menina Bonita do Laço de Fita...''.

Vespertino:15/09 Apresentar ás crianças a música ''Pazeando'' da banda sentido Contrário,Conversar sobre a letra e o que a mesma diz sobre a paz. No pátio,distribuir balões brancos simbolizando a paz para que as crianças dancem e brinquem ao som da música.

16/09 No pátio,conversar com as crianças sobre: Como podemos oferecer a paz ao nosso próximo? Que gestos seriam necessários para construção de um mundo melhor?Que ações são negativas?Que ações são positivas?
Levar as crianças a refletir sobre como podemos contribuir para um mundo melhor. Realizar a dinâmica da ''Gentileza gera gentileza'',iniciar a dinâmica fazendo um gesto de gentileza com meu colega do lado direito e pedir que à medida que a pessoa me faça uma gentileza eu faça com outro,correndo a roda em um mesmo sentido.
Reafirmar a importância do cuidado com o outro. Dinâmica: ''Eu te vejo'';''Música Ser amigo ter amigo é muito bom.''

17/09 Conversar com as crianças sobre:''No mundo quais elementos contribuem para um mundo melhor?''As educadoras estarão disponibilizando material,orientando as produção de desenhos que representem a fala das crianças para que possamos montar um painel coletivo.

18/09 Montagem do painel coletivo com os elementos produzidos por cada agrupamento. Contação da Historia: O mundinho.

19/09 Historias ''A girafa diferente'',enfatizando o respeito as diferenças.

20/09 Palestra com Joseane das Graças Adorno (EPAS-SME) sobre a ''Importância da família na educação da criança,tendo o CMEI como parceiro. Café da manhã especial. Oficinas por agrupamento de brinquedos e brincadeiras afim de proporcionar um momento de convivência e experiências significativas entre as crianças,seus familiares e o CMEI.


CMEI VILA FINSOCIAL I

CMEI VILA IZAURA
15/09 – Brincadeiras Variadas sobre a Paz.
16/09 – História sobre a Paz.
17/09 – Fantoches sobre a Paz.
18/09 – Desfile da Paz.
20/09 – Pintura sobre a Paz.
21/09 – Café da manhã e filme sobre a Paz.


CMEI VILA SANTA HELENA

CMEI VILA SANTANA
15/09 segunda-feira
-Matutino: “café da manhã da paz” com a participação de todos profissionais do CMEI do matutino, crianças e responsáveis.
-Vespertino: trabalhar com as crianças o conceito da palavra “PAZ”, conforme o planejamento de cada professor.

16/09 - terça-feira
-Matutino: filmar algumas crianças falando seu depoimento sobre “O que é paz?”.
-Vespertino: fotografar as crianças para montar um painel fotográfico “A PAZ A GENTE QUE FAZ”.

17/09 - quarta-feira
-Matutino: contação de história “Um Mundinho de Paz” – Ingrid Biesemeyer.
-Vespertino: Confecção de cartaz em cada agrupamento para expor no pátio.

18/09 - quinta-feira
-Matutino: entregar para os pais um questionário para responder e montar um painel. “COMO VOCÊ PROMOVE A PAZ EM SUA FAMILIA?”
-Vespertino: entregar para os responsáveis na saída mensagens de PAZ.

19/09 - sexta-feira
-Matutino: recital de poesias sobre a paz.
-Vespertino: as crianças irão registrar através de desenhos o que é PAZ, na parede de azulejo com tinta guache.

20/09 - Sábado
Coletivo com todos profissionais do CMEI, responsáveis e crianças. Com apresentação de power point com as fotos das crianças e com a música do Roupa Nova “ A PAZ”. Apresentação da música “Ninguém é igual a ninguém – música infantil”. Palestra e biodança com o grupo da EPAZ. Gincana com balões. Deverão vir todos de branco e decorar o CMEI com balões brancos.
CMEI VILA SÃO JOSÉ
Haverá atividades desenvolvidas em cada agrupamento no decorrer da semana, envolvendo valores, tais como: amor ao próximo, responsabilidade, respeito, e outros. Tudo isso será trabalhado em forma de música, cartaz, textos, poesia etc, garantindo assim que as crianças aprendam, desenvolvam e afirmem – se humanas.
­ Caminhada em prol da Paz ( SOMOS A PAZ QUE QUEREMOS)ao redor da quadra da instituição no dia 19/09/14 às 16:00 h, com faixas e cartazes.
­ Circuito/oficina de brincadeiras com as crianças e suas famílias,no sábado a partir das 8:00 h.
OBS: As brincadeiras envolvidas enfoca respeito pelo outro e atividades emgrupo.
CEI ASSOCIAÇÃO PROJETO CRIANÇA

CEI ESPÍRITA VOVÓ ISLENA
15/09 – MAT – Todos os agrupamentos irão trabalhar na rodinha a história: ''Um mundinho de Paz'' de Ingrid Biesmeyer.
16/09 – MAT – Faremos um painel escrito a palavra PAZ,sendo que cada letra dessa palavra será construída,pelos agrup. D1,E,F. Com colagens e pinturas. Os agrupamentos,D2 E C,farão mãozinhas brancas simbolizando a paz. Para complementar o painel.(releitura do livro)
17/09 – VESP – Painel coletivo (A paz esta em nossas mãos)
18/09 – VESP – Apresentação da música ''Diga sim a paz''.
19/09 – MAT E VESP – Todos os funcionários virão vestidos de branco e as crianças levarão para a casa,balões brancos escrito a palavra: PAZ.
CEI LUIGINA
16/10 - Palestra sobre relações de gênero
17/10 - Filme – integração pais e filhos
18/10 - Panfletagem no bairro
20/10 - Confraternização com Família
SÃO PIO X
15/09 – Teatro utilizando a história do livro “ O Mundinho de Paz”
16/09 – Oficina coletiva sobre o livro “O Mundinho de paz”
17/09 – Oficina “Pomba da Paz”
18/09 – Confecção de cartazes para a caminhada da Paz/
19/09 – Caminhada da paz. Saindo da instituição até o Parque Jerivá.
20/09 - ----------------------------------------------------------------
WEMERSON
15/09- OFICINA COLETIVA COM AS CRIANÇAS.
16/09 - PALESTRA SOBRE A PAZ NA família PARA OS PAIS.
17/09 - VISITA DO VOVÔ NO CEI;VALORIZAÇÃO DO IDOSO.
18/09 - OFICINA DE ARTESANATO COM AS MÃES.
19/09 - ENCERRAMENTO DA SEMANA DA PAZ COM A CONFECÇÃO DE LEMBRANÇA PARA LEVAR PARA CASA.
20/09 - SÁBADO DE REPOSIÇÃO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário