segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Promoção da Paz: Notícias da EAJA

sinapse

Formação pela TV

 
Servidores administrativos da rede municipal de ensino de Goiânia durante uma das aulas do projeto Telessala

De acordo com o último Censo Escolar, o número de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresentou queda de 5% em 2010. O resumo técnico do levantamento indicou que o atendimento de EJA está aquém do que poderia ser, já que 57,7 milhões de brasileiros, com mais de 18 anos, não frequentam a escola e não têm nem o Ensino Fundamental completo.
O mesmo Censo também apontou que o número de escolas que oferecem EJA tem diminuído, dificultando o acesso de trabalhadores a essa modalidade de ensino. Situação que pode ser resolvida levando a sala de aula até o trabalhador.
É isso que acontece com os servidores municipais de Goiânia desde 2005. Coordenado pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos, o projeto Telessala já atendeu mais de 70 servidores.
Vera Lúcia Antunes Fleury, coordenadora pedagógica do curso, explica que o objetivo é atender servidores de todas as secretarias e que a demanda é grande, apesar de nem sempre todos chegam à formatura.
Sujeito de sua história
O objetivo maior do projeto, segundo ela, é formar um cidadão que encontre condições de construir sua própria história. Prática que promove a autoestima entre os alunos e também mostra a eles que estão sendo valorizados.
Atualmente, uma turma do Ensino Médio está em andamento no Paço Municipal. Outro grupo de alunos, que assistia aulas no Grande Hotel, se formou recentemente.
Vera conta que a organização do projeto já está pleiteando a abertura de uma nova turma na sala disponibilizada no local. Lá, as aulas são ministradas diariamente entre as 17 e 20 horas.
“Como forma de estímulo, os servidores são liberados mais cedo do trabalho para poderem participar. Os horários são elaborados para eles”, informa. No Paço,  o horário é outro, das 13 às 16 horas.
A metodologia utilizada é a do Telecurso 2000. A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza quatro professores que dão as aulas expositivas.
Depois de cada aula presencial, os alunos assistem ao DVD com a teleaula. “Funciona como um reforço de aprendizagem”, acrescenta a coordenadora. O material didático é fornecido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).

Fonte: http://www.tribunadoplanalto.com.br/escola/sinapse/13900-formacao-pela-tv

Nenhum comentário:

Postar um comentário