segunda-feira, 17 de outubro de 2016

IV Ação Cuidando do Educador de Forma Intersetorial tem início na próxima semana

IV Ação Cuidando do Educador de Forma Intersetorial tem início na próxima semana

Escrito em 30/09/2016 11:28
Atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Goiânia são voltadas à saúde e qualidade de vida dos profissionais da Educação

Na próxima semana, a partir de segunda-feira, 3, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) dá início ao quarto ano da Ação Cuidando do Educador de Forma Intersetorial. Atividades voltadas à saúde do trabalhador ocorrem o durante todo mês em escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), Gerência de Formação dos Profissionais da Educação, sede e outros locais.
A abertura das ações ocorrem na terça-feira, 4, na Escola Municipal Bárbara de Souza Morais, no Jardim Novo Mundo. A programação inclui o Coral Vozes em Canto, VI Sarau Itinerante, contação de histórias e apresentações de alunos. As ações fazem parte das estratégias desenvolvidas pela Prefeitura de Goiânia para promover bem-estar e garantir qualidade de vida aos professores e funcionários administrativos da rede municipal.
Dentro da semana, das 8 às 10h, na segunda-feira, 3, a Escola Municipal Wilmar da Silva Guimarães, no Conjunto Habitacional Aruanã, recebe a banda da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia. Na mesma manhã, servidores da Coordenadoria Regional de Educação Central, localizado no Setor Leste Universitário, passam por triagem vocal e orientação com profissional de fonoaudiologia.
Serviço:
Assunto: Início da IV Ação Cuidando do Educador de Forma Intersetorial
Data: 04/10
Horário: a partir das 8h
Local: EM Bárbara de Souza Morais (Jardim Novo Mundo)Contato: Assessoria de Comunicação da SME – 3524-5054
Daniela Rezende, da editoria de Educação e Esporte – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Sarau Itinerante visita unidades educacionais de Goiânia

Sarau Itinerante visita unidades educacionais de Goiânia

Atualizado em 13/10/2016 08:35
Ação será realizada durante todo mês de outubro em comemoração ao Dia do Professor e ao Dia do Servidor Público

Escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmei) de Goiânia recebem até o fim do mês de outubro o Sarau Itinerante. A atividade é promovida pela Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da SME (GERSAU) e pela Política Articulada de Educação da Paz (Epaz) da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME). O trabalho integra a 4ª ação Cuidando do Educador de Forma Intersetorial.
Nesta terça-feira, 11, a partir das 14h, a animação na Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes será garantida com a presença do músico Gilberto Araújo, com teclado e voz. Na quinta-feira, 13, a tarde musical será na Escola Municipal Irmã Veneranda e na sexta-feira, 14, na Escola Brice Francisco Cordeiro.
A ação integra o projeto Música e Arte nas Escolas, idealizado pela SME, e busca aproximar a música dos alunos e servidores com a presença de músicos, cantores e compositores goianos e da comunidade em geral. “Estamos realizando especialmente neste mês para comemorar o Dia dos Professores e o Dia do Servidor Público. Estamos tendo bons resultados por onde já passamos. Tem sido bem legal e os alunos estão gostando, participando, cantando”, afirmou a coordenadora da Epaz, Genilvada Cravo.
Além das atrações musicais, o projeto, em parceria com o Centro Livre de Artes, oferece oficinas artísticas de dança, moda e confecção de caixas no artesanato. Outra atração prevista para integrar o projeto é a Orquestra de Violeiros de Goiás, que visitará as instituições educacionais que atendem Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja).
Nesta segunda-feira, 10, foi a vez do Cmei Orlando Alves Carneiro de receber o Sarau Itinerante. “Foi uma iniciativa muito boa. Todos adoraram!”, ressaltou a diretora do Cmei, Cláudia Carolina da Silva Ferrugem.

Serviço
Assunto: Sarau Itinerante
Data: todo o mês de outubro, conforme agendamento
Hora: nos três turnos
Local: escolas e Cmei
Contato: Assessoria de Comunicação da SME – 3524-5054


Lívia Máximo, editoria de Educação e Esporte – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

SME promove I Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho

SME promove I Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho

Atualizado em 14/10/2016 17:03
Programação inclui palestras, debates e mesa redonda com servidores e alunos da rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) promove entre os dias 17 e 21 de outubro a I Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT): Segurança e Saúde no Trabalho. A abertura será realizada durante a cerimônia de posse dos “cipeiros”, presidentes das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes, às 19h, de segunda-feira, 17, no Auditório Jaime Câmara, na Câmara Municipal de Goiânia.

Nos dias 18 e 19, durante os turnos matutino e vespertino, profissionais administrativos e professores da Educação Municipal participam no mesmo horário de palestras e debates sobre a temática Segurança e Saúde no Trabalho. Na quinta-feira, 20, às 19h, o encontro será no Colégio Claretiano Coração de Maria, no Centro, com a participação dos profissionais da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja).

Para encerrar a programação, na sexta-feira, 21, será realizado o “Dia D” nas instituições educacionais. “A proposta é que os educadores levem para as escolas e Cmei o que aprenderem na formação sobre saúde e segurança no trabalho. Assim, os ensinamentos chegarão aos outros professores das unidades, bem como aos alunos, que também participarão das atividades durante os três turnos”, ressalta o diretor pedagógico da SME, Marcos Pedro da Silva.

Em sua primeira edição, a SIPAT tem o objetivo de promover e garantir melhores condições de trabalho para os profissionais da Educação. “Estamos em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, que atua na SME, e com a Gerência de Formação Continuada, também da SME, para que tenhamos bons resultados, e que os nossos servidores trabalhem bem, com saúde e bem-estar”, pontuou Genivalda Cravo, gerente de saúde e segurança do trabalho dos profissionais da Educação.
Serviço
Assunto: I Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho
Data: de 17 a 21 de outubro, segunda a sexta-feira
Hora: matutino, vespertino, noturno
Local: Auditório Jaime Câmara, na Câmara Municipal de Goiânia / Colégio Claretiano / escolas e Cmei
Contato: Assessoria de Comunicação da SME – 3524-5054
Lívia Máximo, editoria de Educação e Esporte – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

I Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT) na SME