terça-feira, 12 de novembro de 2013

Conte Até Dez nas Escolas - CNMP/MPGO

Cartilha contra a violência

Projeto do Ministério Público de Goiás incentiva debate sobre violência dentro das escolas
Sáb, 09 de Novembro de 2013 08:11  - Larissa Quixabeira - Estagiária do convênio Tribuna/UFG                              
            
            

















Em momentos de raiva, a recomendação é respirar bem fundo, contar até dez e pensar antes de agir. Partindo deste princípio, a campanha Conte até Dez nas Escolas, iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em parceria com a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), chega às instituições de ensino de Goiânia abrindo o debate para a questão da banalização da violência e da intolerância e suas consequências nos meios social e familiar.
A campanha teve início no ano passado com o objetivo de alertar a população para as consequências de atos impensados em situações de conflito, prevenindo homicídios por motivos banais como brigas em bares, discussões no trânsito ou entre vizinhos.
Como é crescente os índices de assassinatos entre os jovens, a segunda fase do projeto será voltada à conscientização dos adolescentes dentro do ambiente escolar.
Em Goiás, o Ministério Público (MP/GO) lançou o projeto junto às escolas das redes pública e privada de todo o estado. Segundo a coordenadora do Centro de Apoio da Educação e da Infância e Juventude (CAO) do MP/GO, Simone Disconsi de Sá, o alvo inicial da iniciativa são os professores.
Com a elaboração de cartilhas e programas de aulas disponíveis online, o projeto traz sugestões de como abordar o assunto nas classes de Ensino Médio sob a ótica de temas relevantes para o contexto escolar, como bullying, direitos humanos, principalmente de crianças e adolescentes, e as consequências legais de atitudes violentas.
A promotora esclarece ainda que, a partir do ano que vem, a cartilha fará parte da grade escolar das escolas públicas em todo o estado, complementando o conteúdo das aulas de So­ciologia.
Apesar disso, ela ressalta que cabe às escolas o trabalho de aprofundamento no tema, através da promoção de ações de cidadania, semanas de conscientização e palestras.
Mais rigor na legislação
Os casos de violência envolvendo alunos e professores poderão ser punidos com mais rigor pela direção das escolas. A proposta faz parte do projeto de lei nº 267/11, que está sendo analisado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília.
O projeto de lei inclui um novo artigo no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que obrigaria os alunos a respeitarem a autoridade intelectual e moral dos educadores, além de seguirem à risca os códigos de ética e conduta da escola onde estão matriculados.
O estudante que descumprir a lei estará sujeito à suspensão e, no caso de reincidência grave, será encaminhado à autoridade judiciária competente.
A autora do projeto é a deputada Cida Borghetti (PP/PR). Ela justifica que crianças e adolescentes precisam ser responsabilizados por seus atos e a única maneira de resgatar a boa formação de um aluno é “não passar mão em sua cabeça”.
O dispositivo tramita em caráter conclusivo e já foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família. Na Comissão de Educação, o projeto recebeu parecer favorável da relatora.
O projeto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, o documento será enviado para avaliação dos senadores. Se o aval do Senado for positivo, segue para sanção presidencial.

Natal
Cartas ao Noel
Nesta segunda, 11, na sede central dos Correios, na Praça Cívica, será lançada mais uma campanha “Papai Noel dos Correios”, que vem sendo realizada há 24 anos em todo o país.
A proposta da iniciativa é arrebanhar padrinhos que adotem as cartinhas das crianças com pedidos de brinquedos para o Natal. A pessoa ou empresa faz a doação e os Correios entregam na casa da garotada. Para mais informações, ligue 3003.0100.
Fonte: http://tribunadoplanalto.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17616:cartilha-contra-a-violencia&catid=95:se-liga&Itemid=181

Política Intersetorial de Segurança e Saúde na SME

Cuidando do profissional da educação
Com o propósito de investir na segurança e saúde dos profissionais da Educação, SME realiza trabalho intersetorial na articulação de políticas públicas
Sáb, 09 de Novembro de 2013 08:04 - Daniela Rezende                
















Estresse, transtornos mentais e emocionais, lesões por esforço repetitivo (LERs), traumatismos, doenças osteoarticulares, assédio moral, problemas de relacionamento interpessoais e conflitos são algumas das causas de afastamento trabalhista que acometem profissionais que atuam na área educacional.
De forma a investir na segurança e saúde dos profissionais que atuam em escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmei), a Se­cre­taria Municipal de Educação (SME) de Goiânia tem realizado diversas ações voltadas ao desenvolvimento da atenção integral à saúde desses servidores e professores.
A partir da aprovação da lei n°9149, de 23 de julho de 2012, que dispõe sobre a Política de Segurança e Saúde no Trabalho nos Servidores Municipais, a SME busca implementar, por meio da Política Arti­culada de Educação da Paz (Epaz), a Comissão Inter­setorial de Segurança e Saúde dos Profissionais da Educação.
De acordo com a secretária de E­du­cação, Neyde Aparecida, a Pre­feitura de Goiânia está investindo na qualidade de vida dos servidores públicos municipais. “É importante destacar o compromisso da gestão em minimizar o impacto do trabalho na saúde dos profissionais, e a Educação se sente honrada em participar desse processo”, destaca.
Segundo a coordenadora da Epaz, Genivalda Cravo, as atividades relacionadas à promoção e prevenção da saúde integral e qualidade de vida dos profissionais da educação eram isoladas. “Antes, as ações e projetos de atendimento e assistência aos servidores não eram integrados”, afirma.
Ainda segundo a coordenadora, a Epaz tem possibilitado a implementação da Política de Saúde do trabalhador na Educação. “Com a aprovação da lei, é possível articular essas políticas públicas de forma sistêmica e ampla. Dessa forma, o foco é na prevenção e saúde dos profissionais e não na doença”, completa.
Outro ponto da lei n°9149 é a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI's) e monitoramento de estoque para reposição imediata. Conforme Yara Beatriz Barbosa de Meneses, engenheira de Segurança do Trabalho da Semgep (Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas) e SME, a Educação está fazendo levantamento dos materiais para abertura de licitação.
“O levantamento das especificações de EPI's será baseado no quantitativo de servidores e atividades que executam. Por exemplo, para as merendeiras que atuam na cozinha, é importante utilizar equipamentos de uso permanente como sapato de segurança, bota, avental e luva de PVC e outros quando há necessidade como luva de aço e anti-térmica”, argumenta.
Além das merendeiras, outros servidores também serão contemplados com equipamentos de proteção como agentes educativos e professores de Cmei, porteiros, auxiliares de serviços de higiene e limpeza (ASHA) e servidores técnicos administrativos. Toucas e máscaras descartáveis, luvas de látex, óculos de segurança e capa de chuva também entram no levantamento da SME.
Mirian Rosa de Sousa Siqueira, auxiliar de higiene e limpeza na Escola Municipal Recanto do Bosque, acredita que a segurança no trabalho é de suma importância no cargo que ocupa. “Nossa função inclui a higienização dos banheiros e limpeza da escola, temos exposição a produtos químicos e materiais que podem causar danos. Nesse sentido, a segurança no trabalho nos desperta para os devidos cuidados”, adverte a funcionária.
Trabalho intersetorial
Após aprovação da Lei de 2012, profissionais concursados compõem, desde agosto deste ano, a equipe multiprofissinal do Serviço Especia­li­zado em Saúde e Segurança no Tra­ba­lho na Educação (Sesmt/ Educa­ção). A equipe é composta de engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, psicológos, enfermeiros, fi­sioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e educadores físicos.
De acordo com Yara, a equipe multiprofissional da Educação vai atuar nas instituições com a orientação e promoção da saúde. “Os profissionais especializados atuarão diretamente em escolas, Cmei e unidades que compõem a rede municipal, com estratégias de vigilância e educação em Saúde”, afirma.
Outra ação importante que compõe a Lei n° 9149 é a criação de Co­mi­ssões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas). A Cipa é uma comissão formada por servidores, eleitos e/ou indicados, que atuam na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar permanentemente a qualidade e segurança dos profissionais durante seu período laboral.
Na sede da SME, o processo eleitoral para escolha dos membros já está em andamento com inscrições abertas até o próximo dia 19 e eleições previstas para o dia 19 de dezembro. Em breve, também serão escolhidos os cipeiros das Unidades Regionais de Educação (UREs), Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefpe) e Centros Muni­ci­pais de Apoio à Inclusão (Cmai).
Nas unidades educacionais da rede municipal, a criação das Cipas será em 2014, com intuito de envolver servidores na gestão das ações em saúde no trabalho. Segundo Meneses, é necessário essa participação dos profissionais na construção de ambientes saudáveis. “A Cipa nas unidades educacionais será uma parceira do Sesmt, na identificação dos riscos no processo de trabalho e na solicitação de soluções”, destaca.
Iniciativas de sucesso
Desde a criação da Epaz, a Secretaria de Educação promove ações de orientação sobre as vantagens da Segurança do Trabalho e oficinas de prevenção e promoção da saúde integral e qualidade de vida. Um desses momentos foi realizado na semana de comemoração do dia do professor, nos dias 15, 16 e 17 de outubro.
Professores e servidores tiveram a oportunidade de participar do evento “Cuidando do educador de forma intersetorial”, na SME, no Setor Leste Universi­tário. Arteterapia, estimulação neural, biodança, aferição de pressão e teor de glicose sanguínea, emissão de guias médicas do Instituto Municipal de Assis­tência à Saúde e Social dos Ser­vidores Muni­cipais de Goiânia (IMAS) e outras atividades integraram o cronograma da ação.
Outra ação realizada todo mês de outubro, é o Sarau Itinerante “Saúde e Qualidade de Vida”, em homenagem aos profissionais da educação. Neste ano, a terceira edição do Sarau visitou instituições da rede e levou momentos de convivência fraterna, com apresentações musicais que focam na construção da paz e no relacionamento positivo entre professores e alunos das unidades educacionais.
Também, por meio da Epaz, foi instituída em 14 de agosto deste ano, pela Portaria da SME n° 40, a Comissão de Mediação de Conflito e Convivência Pacífica. A Comissão tem como principais atribuições, incentivar a educação da paz nos locais de trabalho, desenvolver ações de mediação de conflito e acompanhar problemas de relacionamento interpessoal e assédio moral.
Fonte: http://tribunadoplanalto.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17615%3Acuidando-do-profissional-da-educacao&catid=93%3Asecretaria-municipal-de-educacao&Itemid=117

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Política de Segurança e Saúde do Profissional da Educação - Cuidando do(a) Educador(a) de Forma Intersetorial


GOIÂNIA NOTÍCIAS
 
16/10/2013 | 08:25

Profissionais da Educação participam de iniciativa para promover a Saúde Mental

Oficinas e terapias serão disponibilizadas aos profissionais da rede municipal no hall e auditório da SME
A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Política Articulada de Educação da Paz (Epaz), promove até esta quarta-feira, dia 17, a ação “Cuidando do Educador de Forma Intersetorial”, no auditório e hall da sede do órgão, localizado no Setor Leste Universitário.

Profissionais da Educação terão oportunidade de participar de oficinas de prevenção e promoção da saúde integral, arteterapia, estimulação neural, reiki e outras terapias. Na ocasião, os presentes poderão prestigiar apresentações musicais durante o III Sarau Itinerante-Saúde e Qualidade de Vida.

De acordo com a coordenadora da Epaz, Genivalda Cravo, a atividade é uma forma de oferecer aos profissionais momentos de relaxamento e descontração. “A ação foi pensada do mês de outubro por se comemorar o dia do professor e funcionário público. Integra a Política de Segurança e Saúde dos Profissionais da Educação”, destaca.

Os profissionais também poderão emitir guias de consulta e exames do Instituto Municipal de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia (Imas). A ação, iniciada ontem, 15, ocorre das 8 às 18 horas.

ServiçoAssunto: Ação “Cuidando do Educador de Forma Intersetorial”
Data: até dia 17 de outubro de 2013
Horário: 8 às 18 horas
Local: Hall e Auditório da SME (Rua 226, com 236, n°794, Setor Leste Universitário)
Contato: Assessoria de Comunicação da SME: (62) 3524-8960
 
Autor: Daniela Rezende, da editoria de Educação - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)